22 de nov. de 2022

Ao contrário do que a Apple diz, os dados que o iOS recolhe deixam identificar utilizadores

 A privacidade e a proteção sempre foram uma das armas da Apple face ao que a concorrência oferece. Esta é uma garantia que a empresa traz para o seu ecossistema, querendo que seja algo natural e transparente.

Na verdade, esta ideia pode estar errada face ao que tem sido mostrado nos últimos tempos. Mais uma vez surgem informações reais de que a Apple pode estar a recolher dados que pelo iOS que deixam identificar utilizadores.

Apple dados privacidade iOS recolha

Apple pode estar a fazer recolha de dados

A ideia de que a Apple está a recolher dados dos seus utilizadores não é nova. Há já algum tempo que foi descoberto que mesmo com a alteração das configurações de privacidade, o iPhone e o iOS ignoram esta decisão e mantêm a recolha e o envio de dados específicos do utilizador.

Esta questão foi de tal forma importante que levou a que a Apple fosse levada a tribunal. Agora, os mesmos investigadores de segurança foram mais longe e mostraram que esses mesmos dados podem ser usados para identificar os utilizadores do iOS.

Novas provas que pode identificar utilizadores

Depois de terem já provado que a Apple recolhe informações dos utilizadores, estes analistas de segurança foram agora mais longe. Provaram que um dos campos recolhidos permite que seja identificado o utilizador. Para isso é usado um identificador exclusivo do iCloud.

Ao ter acesso ao Identificador de Serviços de Diretório, ou DSID, a Apple consegue depois cruzar dados e ter acesso a muito informação. Aqui temos o nome completo, número de telefone, data de nascimento, endereço de e-mail e muito mais, de acordo com os testes da Mysk.

Como fica então a privacidade, neste caso?

Esta é uma prática que não é linear com o que a Apple apregoa para os seus serviços e os seus equipamentos. Esta contraria a informação da empresa, que reforça nas suas políticas públicasque "esta informação não contém dados de teor pessoal".

Curiosamente, e até agora, a Apple tem estado em silêncio sobre este tema. Com um processo em tribunal sobre este tema, deverá em breve dar mais explicações, que são esperadas por muitos dos utilizadores. Terá de responder à pergunta se afinal recolhe ou não dados e se os está a usar para algo. O curioso é ter bloqueado o acesso a esta informação a empresa como a Meta ou a Google.

Fonte: Pplware.