24 de dez. de 2022

Riscos no ecrã no arranque do iPhone? Apple já reconheceu o problema e a culpa está no iOS 16

 A chegada de novas versões do iOS aos iPhones, nem sempre correu bem. Há pequenas falhas que surgem, muitas vezes sem os utilizadores darem conta disso nos primeiros dias de utilização dos novos sistemas do iPhone.

Por norma, a Apple trata destas questões de forma rápida, com atualizações e correções. Um desses cenários parece estar em cima da mesa, com muitas queixas de riscos no ecrã de arranque do iPhone, mas a gigante de Cupertino já confirmou que é mesmo apenas uma falha do iOS.

iPhone iOS riscos Apple atualização

Novas queixas do iPhone 14

As queixas parecem crescer de dia para dia e cada vez mais utilizadores relatam que estão a encontrar riscos anormais ao reiniciar o iPhone. Estas linhas amarelas aparecem apenas durante o arranque, mas não têm qualquer impacto aparente na utilização do iPhone.

Da análise destes relatos, é possível perceber que se trata maioritariamente de um problema que afeta o iPhone 14 Pro Max. Entende-se também que a Apple já avaliou estes casos, com visitas às suas lojas por parte de alguns queixosos, e que não existe assim qualquer problema com o hardware presente.

iOS traz riscos no ecrã ao acordar

Algumas descrições feitas mostram que este problema poderá surgir ocasionalmente ou de forma constante, sem que exista um padrão definido. Alguns reportam que terá mais probabilidade de acontecer caso seja visto um vídeo antes do ecrã ser desligado.

O que é revelado pelas partilhas feitas, a empresa aponta para que o problema esteja no novo iOS 16 e que assim poderá ser resolvido de forma simples, com uma simples atualização. Não existe, no entanto, qualquer indicação de estar a ser preparada qualquer nova versão do sistema do iPhone.

Atualização da Apple deve resolver problema

Naturalmente que já muitos tentaram as normais soluções aplicadas nestes casos. Tanto o desligar do ecrã sempre ligar, o desligar manualmente o ecrã do iPhone ou até a reposição do mesmo não tiveram qualquer sucesso em eliminar o problema.

Tal como dissemos antes, a Apple deverá conseguir eliminar o problema com uma atualização do iOS, focada nesta situação. Provavelmente irá acumular com outras situações que existam e assim criar uma nova versão muito mais completa.

Fonte: Pplware.

Modelos 2022 do Apple Watch já têm independência GPS

 O Apple Watch possui o seu próprio GPS desde que a Série 2 chegou, há seis anos. No entanto, o relógio sempre que pode usa o GPS do iPhone. Tal comportamento mudou com a última rodada de modelos do Apple Watch. Como tal, os modelos Apple Watch Ultra, Series 8 e SE (2.ª geração) usam GPS integrado mesmo quando o iPhone está próximo.

Então, se no passado já poderia ser independente, porque não o fazia? Essa questão é simples, tem a ver com a gestão de bateria.

Apple Watch 2022 com GPS independente

A Apple documentou que os três modelos mais recentes do Apple Watch estão agra a usar o seu GPS integrado, mesmo quando o iPhone está próximo. Isso inclui o Ultra, Series 8 e, surpreendentemente, até o SE 2.

Esta informação foi adicionada pela Apple numa explicação ao seu documento de suporte“Calibrar o Apple Watch para melhorar a precisão de cada Treino e Atividade” algumas semanas atrás.

O Apple Watch Ultra, Series 8 e SE (2.ª geração) utilizam o GPS integrado do Apple Watch mesmo quando o iPhone está por perto. Para preservar a duração da bateria, os modelos mais antigos do smartwatch utilizam o GPS do iPhone, quando disponível.

Existir esta nova arquitetura no Ultra, isso seria fácil de perceber, tendo em conta que este smartwatch tem uma bateria maior e está com outro nível de hardware. Agora, sem mexer no tamanho da caixa e conseguir ainda mais opções a correr dentro do sistema do Apple Watch, já demonstra que a otimização foi grande quer no novo sistema operativo, quer (sobretudo) nas escolha dos novos componentes do Series 8 e SE 2.ª geração.

Face ao Series 7, aparentemente não havia grande diferenças, afinal não é bem assim. Há mais e melhores componentes. Isso permite mais opções com o mesmo nível de bateria.

 

Um salto no tempo... da bateria!

O Apple Watch original foi lançado em 2015 e dependia totalmente do iPhone para GPS. Isso continuou no ano seguinte para o iWatch Series 1, mas cada smartwatch desde a Série 2 incluiu GPS.

Conforme a explicação da Apple, a decisão de extrair dados de GPS do iPhone quando possível visa preservar a vida útil da bateria do relógio. As séries 2 e posteriores só ativam o GPS quando necessário se o relógio estiver fora do alcance do telefone.

No futuro, os dados de GPS captados no seu pulso serão alimentados pelos exercícios ao ar livre. Isso cria uma oportunidade melhor para obtermos dados de GPS mais precisos sem obstruções.

Fonte: Pplware.