2 de jun. de 2020

Apple: iOS 14 será compatível com os mesmos iPhones do iOS 13

É uma excelente notícia se se vier a confirmar esta informação que partiu de supostas fontes confiáveis. Tal cenário irá dar a equipamentos com 5 anos um sistema operativo moderno. O iOS 14 traz várias novidades que necessitam de hardware recente. No entanto, o sistema operativo também trará muitas outras funcionalidades que foram otimizadas, melhoradas e afinadas que correm perfeitamente numa máquina como o iPhone 6S. Assim, tal cenário dá muito mais vida a um vasto leque de iPhones, entre eles o que faz 5 anos em setembro deste ano.
Este sistema operativo que a Apple apresentará dentro de poucos dias, mais precisamente no evento WWDC 2020, que começa dia 22 de junho, irá mostrar novas apostas. A realidade aumentada é uma dessas tecnologias que toca em muitas ferramentas que usamos no dia a dia.
Imagem iOS 14 concept

iPhones suportados no iOS 13 serão também suportados no iOS 14

A Apple abandonou o suporte a vários iPhones antigos com o lançamento do iOS 13. Isso incluiu o popular iPhone 5s e a série iPhone 6. Dado o grande número de novos recursos que o iOS 13 trouxe para a mesa, fazia sentido para a empresa abandonar o suporte a dispositivos mais antigos.
Assim, e seguindo pela mão dos rumores e supostas fugas de informação, o iOS 14 não terá pesadas novidades. A Apple apostará sim em afinar ferramentas, mecânicas que já tinha, otimizar conjuntos de processos para os tornar mais práticos e aumentar a usabilidade.
Claro que algumas novidades, como a Realidade Aumentada, apenas correrão no hardware mais recente e até outras funcionalidades, como as que necessitarão do chip U1, só mesmo nas máquinas de ano passado e deste final de ano.
Imagem dos iPhones suportados no iOS 14

Que iPhones serão suportados?

Seguindo o boato, se o iOS 14 acabar por suportar o mesmo conjunto de dispositivos que o iOS 13, os seguintes iPhones seriam compatíveis com ele:
  • iPhone 6s series
  • iPhone SE “Original”
  • iPhone 7 e iPhone 7 Plus
  • iPhone 8 e iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XS e iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max
  • 2020 iPhone SE
Além destes, como certamente será normal, ainda acresce os novos modelos a apresentar no outono deste ano.
Segundo a informação avançada, o iOS 14 será a última versão do iOS para as séries iPhone SE e iPhone 6s. Aliás, não é a primeira vez que ouvimos falar do iOS 14 com suporte para o mesmo conjunto de dispositivos do iOS 13.
Não está claro se o iPadOS suportará o mesmo conjunto de dispositivos que o iPadOS 13. Com a Apple a ramificar o iOS e o iPadOS em sistemas operativos separados, existe a possibilidade de a Apple abandonar o suporte para alguns iPads mais antigos, se o iPadOS apresentar muitos recursos novos.

A Apple anunciará o iOS 14, iPadOS 14 e a próxima versão do macOS, watchOS e tvOS na WWDC 2020, que está programada para acontecer virtualmente.
Fonte: Pplware.

Já pode ter o seu cartão Millennium BCP no Apple Pay

O Millennium BCP atualizou a sua aplicação, assim como a do ActivoBank, para iOS permitindo agora o que já havia prometido há uns dias. Assim, depois de instalar ou atualizar a app poderá configurar o serviço Apple Pay no seu iPhone, iPad, Apple Watch… entre outros.
Este método de pagamento vem aumentar em Portugal os vários sistemas contactless que já estão disponíveis. Mais clientes poderão agora pagar com o olhar… basicamente!
Imagem do cartão Millennium BCP no Apple Watch

O que é o Apple Pay?

Apple Pay é o pagamento moderno do mundo atual. A ideia do sistema de pagamentos Apple é permitir ao utilizador substituir a sua carteira ou cartão de crédito/débito físico por compras sem fio (via NFC).
Para segurança, a empresa de Cupertino adicionou a autenticação da transação a partir do sensor biométrico da empresa, o Touch ID ou Face ID.

Millennium BCP já permite Apple Pay

Hoje, o BCP atualizou a sua aplicação Millennium e ActivoBank e passou a disponibilizar pagamentos via Apple Pay.
Segundo a instituição, através da sua app, a versão 6.6 vem com uma novidade há muito esperada. É mesmo isso: o Apple Pay já está na app Millennium e app ActivoBank! Já pode adicionar os seus cartões Millennium e ActivoBank à app Wallet e pagar com o seu iPhone, Apple Watch, iPad ou Mac. Fácil, rápido e seguro.
Mas há mais: também já pode cancelar e substituir o seu cartão por perda ou roubo e simular quanto pode pedir para comprar casa. Além disso, já não precisa inserir o PIN novamente quando sair e voltar a entrar na App, por breves instantes.
Imagem Apple Pay com ActivoBank
Portanto, agora, além do Crédito Agrícola, do Revolut, Monese e do N26, iremos ter também este serviço via Millennium BCP.

Como podemos adicionar o cartão Millennium e ActivoBank ao Apple Pay?

Adicionar um cartão no iPhone
  1. Aceda à app Wallet e toque em o botão Adicionar.
  2. Siga os passos para adicionar um cartão novo. Veja esta demonstração para ver como funciona. Se lhe for pedido para adicionar o cartão que utiliza com o ID Apple, cartões noutros dispositivos ou cartões que tenha removido recentemente, selecione-os e, em seguida, introduza os códigos de segurança dos cartões. Poderá ter de descarregar uma app do seu banco ou emissor do cartão para adicionar um cartão à Wallet.
  3. Toque em Seguinte. O banco ou o emissor do cartão irá verificar as suas informações e decidir se pode utilizar o cartão com o Apple Pay. Se o banco ou emissor necessitarem de mais informações para verificar o cartão, ser-lhe-ão solicitadas. Quando tiver essas informações, regresse à app Wallet e toque no cartão.
  4. Depois de o banco ou emissor verificar o cartão, toque em Seguinte. Em seguida, comece a utilizar o Apple Pay.
Assim, a Apple estende a mais clientes em Portugal o seu serviço. Portanto, agora é usar e tirar proveito de mais tecnologia que pode controlar com um toque… ou dois!

Apple pede aos utilizadores que atualizem o iPhone o mais depressa possível

Apple investe $330 milhões numa fábrica de Taiwan. A prioridade é fabricar ecrãs MicroLED

Conforme sabemos, a Apple depende muito de terceiros no que toca aos ecrãs. No passado, por exemplo, a empresa de Cupertino dependia totalmente da Samsung para equipar os seus smartphones com OLED. Segundo informações, para o novo iPhone 12, vão entrar também no leque de fornecedores OLED a LG e a BOE. Contudo, como já vimos no passado, a Apple não quer ficar por aqui.
Assim, ficamos a saber agora que a gigante da tecnologia está a investir cerca de 300 milhões de euros numa fábrica para produzir ecrãs LED e MicroLED. Mas, que equipamentos irão receber estes ecrãs?
Imagem iPhone 11 Pro Max ilustração ecrã MicroLED

Apple investe numa unidade fabril para ter os seus próprios ecrãs MicroLED

A Apple desde 2017 que tem vindo a procurar unidades e tecnologias para produzir os seus próprios ecrãs e deixar a dependência de terceiros. Conforme é sabido, a Apple depende bastante da Samsung, LG e outras empresas mais pequenas para fornecimento de ecrãs que são usados no seu vasto leque de produtos.
Este investimento tem como finalidade cativar a produção para o desenvolvimento de ecrãs LED e MicroLED para futuros iPhones, iPads, MacBooks e outros dispositivos. De acordo com o Taiwan Sourcing Service Provider (CENS), a Apple está a unir-se a duas empresas, a fabricante de LED Epistar e a fabricante de painéis LCD AU Optronics.
A Apple está a unir-se à nova fábrica Epistar, a maior produtora de LED de Taiwan e a fabricante de painéis LCD de Taiwan, AU Optronics. A planta estará localizada na filial de Longtan do Parque Científico de Hsinchu e o investimento total da Apple é estimado em 10 mil milhões de NT (Novo Dólar Taiwanês), cerca de 300 milhões de euros.
A nova fábrica será uma expansão das operações da Apple, e a empresa enviou uma equipa de desenvolvimento para Taiwan para trabalhar no projeto. Há muito que se espera que a Apple use o Mini-LED e o MicroLED numa variedade de produtos, incluindo o Apple Watch 2020 e agora uma atualização futura do MacBook Pro de 16 polegadas.

Há vantagens, muitas, no uso destas tecnologias

O relatório destaca as vantagens dos ecrãs ‌Mini-LED‌ e MicroLED em relação aos ecrãs LCD e OLED, incluindo ser mais fino e mais eficiente em termos de energia. Por exemplo, o consumo de energia dos ecrãs MicroLED é apenas um décimo do dos LCD e a saturação das cores é próxima à tecnologia OLED.
Como o OLED, o MicroLED é autoluminoso. No entanto, comparado com o OLED, o MicroLED pode suportar um brilho mais alto, uma faixa dinâmica mais alta e uma gama de cores mais ampla, ao mesmo tempo em que obtém uma taxa de atualização mais rápida, maior ângulo de visão e menor consumo de energia, todas as qualidades favorecidas pela Apple.
De acordo com o relatório, devido às dificuldades envolvidas no desenvolvimento da tecnologia MicroLED, os projetos iniciais contarão com Mini-LEDs. Esta tecnologia está a meio caminho entre a tradicional tecnologia LED e o MicroLED. No entanto, a Apple ainda considera a tecnologia MicroLED a “principal prioridade”.
Imagem com comparativo entre o LED e o MicroLED para ecrãs

Que dispositivos poderá a Apple equipar com estas novas tecnologias?


A Apple tem seis produtos de mini-LED em produção que devem estrear em 2020 e 2021, de acordo com o analista da Apple, Ming-Chi Kuo. Segundo alguns rumores, a empresa irá equipar os topos de gama iPad Pro de 12,9 polegadas, que lançará em outubro. Além deste, também equipará um iMac Pro de 27 polegadas, um MacBook Pro de 14,1 polegadas, um MacBook Pro de 16 polegadas, um iPad de 10.2 polegadas, e um iPad Mini de 7,9 polegadas.

Fonte: Pplware.

Dica: faça com que o seu Apple Watch anuncie a hora em qualquer mostrador

O Apple Watch é uma máquina com muito potencial e a Apple ainda o quer tornar mais útil ao utilizador. A próxima versão trará várias novidades para o segmento da saúde e bem-estar. Contudo, o que trazemos hoje é algo mais simples e útil, em vários cenários. Seguramente sabe que o seu Apple Watch anuncia as horas quando dá dois cliques em cima do mostrador com o Rato Mickey ou com a Minnie, verdade? Então, e se afinal todos os mostradores lhe oferecerem essa funcionalidade?
Sim, poderá ter todos os mostradores disponíveis a anunciar a hora através do Siri, no seu idioma. Sim, o Siri fala português de Portugal, mas só quando quer! Vamos ver como o podemos fazer?
Imagem Apple Watch que anuncia as horas pela voz do Siri em qualquer mostrador
O Apple Watch é um ótimo relógio inteligente, traz ao utilizador um sem número de vantagens e adiciona muita usabilidade dentro do ecossistema Apple. Além disso, o sistema de monitorização dos sinais vitais do utilizador tem-lhe atribuído o bónus de salvar vidas.
No entanto, dentro das funcionalidades do seu software, existem algumas pouco exploradas. Por exemplo, sabia que pode ter as horas anunciadas pela voz do Siri?

Anunciar as horas em qualquer mostrador do Apple Watch

É muito fácil. Primeiro tenha a certeza que o seu Apple Watch não está em silêncio. Vá à Central de controlo e ative o som:
Para chegar à Central de controlo, no mostrador puxe, com o dedo, o mostrador para cima.
Voltando ao ecrã principal, agora coloque dois dedos em cima do ecrã. Não precisa fazer muita pressão. Veja o vídeo a seguir para perceber como é fácil:
Reprodutor de vídeo


Fonte: Pplware.