18 de jul. de 2022

SSD dos novo MacBook Air com M2 de entrada de gama podem desapontar os utilizadores

 Apresentados na última WWDC, os novos MacBook Air estão já a tirar partido do novo SoC M2 da Apple. Este traz uma melhoria de desempenho considerável face ao SoC anterior e à sua concorrência, mas poderá ter um problema.

Agora que estão finalmente a chegar às mãos dos utilizadores e os primeiros testes e avaliações estão a surgir, há um elemento que poderá desapontar. Falamos do SSD que equipa o modelo base, que terá um desempenho inferior ao do modelo do ano anteriores e a outros dentro da mesma gama.

SSD MacBook Air desempenho desapontar Apple

Foi na passada sexta-feira que os novos MacBook Air com M2 começaram a chegar ao mercado. Os utilizadores podem agora ter acesso a esta nova máquina e ao que esta pode oferecer. Tal como aconteceu com o MacBook Pro com o M2, os ganhos são visíveis e percetíveis.

Algo que tem estado a ser entretanto reportado é que o SSD que equipa o modelo base, de 256GB, poderá ter um problema de desempenho, em especial na leitura. Os testes realizados revelaram isso mesmo e iso tem estado a gerar alguma polémica.

Do que é possível observar, as diferenças existem e são bem visíveis, indo mais longe que o modelo de 512GB de SSD. Comparado com o modelo similar do ano anterior, equipado com o SoC M1, os resultados são também visíveis e colocam este SSD num patamar muito inferior.

A Apple, entretanto, já veio a público justificar esta diferença e explicar a sua razão. A marca aposta agora num SSD que tem uma nova NAND de maior densidade, o que leva a que não possam ser usadas tecnologias de escrita e leituras paralelas, algo normal em situações de 2 ou mais NANDS.

Graças aos avanços de desempenho do M2, o novo MacBook Air e Pro de 13” são incrivelmente rápidos, mesmo comparados com o poderoso chip M1. Estes novos sistemas usam uma nova NAND de maior densidade que oferece armazenamento de 256 GB usando um único chip. Embora os benchmarks do SSD de 256 GB possam mostrar uma diferença em relação à geração anterior, o desempenho desses sistemas baseados em M2 é ainda mais rápido nas atividades do mundo real.

Michelle Del Rio Porta-voz da Apple

Provavelmente, e para a maioria dos utilizadores, esta diferença não será percetível. No entanto, revela que há mudanças que podem estar a limitar este modelo de entrada de gama e que se vão refletir noutras áreas.

Os testes mostram melhorias neste modelo com o SoC M2, que bate o modelo anterior e até se equipara ao MacBook Pro com o M2. No entanto, há que ter em conta algumas limitações, como a ausência de um sistema de ventilação e refrigeração ativo, o que poderá levar a situações mais complicadas.

Fonte: Pplware.


Como impedir o bloqueio de ecrã automático no iPhone

 Certamente já reparou que quando fica algum tempo sem mexer no seu iPhone, o seu ecrã escurece, desliga-se, e bloqueia automaticamente. Para leitores, por exemplo, isto pode ser chato, uma vez que têm de estar sempre a clicar no ecrã para "acordar" o telemóvel. Contudo, isto pode ser evitado alterando o tempo que o ecrã do seu iPhone demora a bloquear devido à inatividade.

Portanto, descubra hoje como impedir o bloqueio de ecrã automático no iPhone.

Por predefinição, a função de bloqueio automático do ecrã nos dispositivos iOS desliga o ecrã após 30 segundos de inatividade, a fim de preservar a bateria. Sempre que isto acontecer, terá de desbloquear novamente o seu iPhone para continuar a interagir com ele, quer esteja a ler, fazer uma receita ou a fazer qualquer outra coisa, o que pode ser irritante.

Portanto, descubra como prolongar o tempo de permanência ativa do ecrã do seu iPhone.

 

Como impedir o ecrã do iPhone de desligar automaticamente

Pode impedir o ecrã do seu iPhone de se desligar, alterando a duração de "Bloqueio automático". Isto é de facto muito fácil de fazer. Portanto, sem mais demoras, vamos dar uma vista de olhos aos passos necessários:

1. Vá às "Definições" a partir do ecrã inicial do seu iPhone.

2. No menu de definições, desça e clique em "Ecrã e brilho" para alterar as definições do seu ecrã.

3. Aqui, encontrará a opção de "Bloqueio automático" localizada mesmo por baixo da funcionalidade "Night Shift". clique nela para prosseguir.

4. Agora, basta selecionar "Nunca" se não quiser que o seu iPhone desligue o ecrã e volte a bloquear automaticamente.

Isto é tudo o que precisa de fazer. O seu iPhone já não desligará o ecrã automaticamenteenquanto estiver a ler algo. Embora neste artigo estivéssemos concentrados principalmente nos iPhones, pode seguir exatamente os mesmos passos para desativar o bloqueio automático no seu iPad.

Devido a preocupações de segurança, algumas pessoas podem não querer impedir que os seus iPhones bloqueiem automaticamente. Isto porque isso permitiria a qualquer pessoa aceder ao dispositivo se o utilizador se esquecesse de o bloquear manualmente. Nesses casos, é possível prolongar a duração do bloqueio automático definindo um valor como 4 ou 5 minutos, o que deverá ser suficiente para a maioria dos leitores.

Se o ecrã do seu iPhone ainda estiver a escurecer automaticamente, então poderá ser devido a algo que não esteja relacionado com o Bloqueio automático. Tenha em mente que os iPhones têm a luminosidade automática ativada por predefinição e, portanto, o brilho do ecrã muda constantemente, dependendo da iluminação do seu ambiente.

Fonte: Pplware.