23 de jun. de 2022

Apple lançou a beta 2 do iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16

 Já com os seus sistemas operativos apresentados, a Apple está agora a afinar cada versão beta r+trazendo algumas das muitas novidades que apresentou. Tal como no passado, cada nova compilação acrescenta algo, até uma versão final repleta de boas funcionalidades. Assim, está já disponível a beta 2 do iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16

Conforme vimos, iOS 16 traz uma série de novos recursos, incluindo a maior atualização de todos os tempos para o ecrã de bloqueio do iPhone, notificações renovadas, novos recursos para mensagens e muito mais. Veja aqui os detalhes completos sobre o que esperar do iOS 16 beta 2.

iOS 16 beta 2 está disponível

A Apple anunciou o iOS 16 na WWDC há duas semanas. Nessa altura lançou simultaneamente a primeira versão beta para os programadores. Ao longo do verão, a Apple lançará novos betas do iOS 16 antes do seu lançamento público em setembro.

Cada novo iOS 16 beta provavelmente trará um número significativo de alterações, correções de bugs e até novos recursos. A Apple quer e precisa do feedback de quem ousa usar as versões beta do iOS 16. Claro, cada beta subsequente visa resolver erros, problemas de desempenho e traz afinações.

Além do iOS 16, estão também já disponíveis as novidades na beta dois para o iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16. Segundo o site de programadores da Apple, o número de compilação das atualizações de hoje é 20A5303i.

No momento, o iOS 16 está disponível "oficialmente" para os programadores registados. Contudo, a empresa de Cupertino referiu que será lançada para o público em geral que esteja registado no programa das beta públicos já em julho, seguida de um lançamento para o público em geral em setembro.

Depois de instalado e testado, iremos trazer as novidades explicadas. Se detetou alguma novidades, deixe-nos nos comentários.

 

iOS 16 beta 2 melhora a filtragem de SMS nas mensagens do iPhone

Esta sempre foi uma área que so utilizadores reclamaram mais atenção da Apple. Nesse sentido e tal como vimos anunciado numa sessão da WWDC 2022, a empresa prometeu adicionar ao iOS 16 12 novas subcategorias à API de filtragem de SMS.

Esta promessa está agora a ser cumprida com estes mecanismos já disponíveis aos programadores nesta versão beta 2. A empresa afirmou que o iOS 16 beta 2 “permite que os programadores classifiquem os SMS recebidos de números desconhecidos em 12 novas subcategorias nas categorias de Transação e Promoção para melhor organização”.

Além disso, os utilizadores do iPhone com dual-SIM agora podem filtrar as suas mensagens com base nos seus SIMs. Podem optar por exibir "Todas as Linhas", ou apenas o seu número SIM principal ou segundo.

iOS 16 beta 2 adiciona suporte de backup do iCloud sobre LTE e 5G

Outra novidade nesta versão tem a ver com a possibilidade agora dos utilizadores poderem fazer backup dos seus dispositivos no iCloud em redes LTE e 5G.

De acordo com as notas de lançamento do iOS 16 beta 2, a atualização permite o backup do iCloud numa rede móvelpara todos os utilizadores. Anteriormente, o backup do iCloud estava disponível apenas em redes Wi-Fi e 5G suportadas - mas isso exigia que a operadora oferecesse esta opção.

Fonte: Pplware.







iOS 16 vai livrar-nos das irritantes verificações CAPTCHA da internet

 Não temos dúvidas que o nosso smartphone será cada vez mais a chave para o mundo que leva o garante da nossa identidade. Como tal, a Apple quer não só transformar o iPhone num computador pessoal e intransmissível, como quer que seja o passaporte para circularmos livremente sem estarmos sujeitos a constantes verificações CAPTCHA quando navegamos na internet. O iOS 16 vem trazer a solução para os irritantes testes de "eu não sou um robô"!

A Apple criou um mecanismo capaz de informar os sites que o utilizador é, de facto, um utilizador legítimo e não um robô. Por sua vez, isso permite que as etapas CAPTCHA sejam ignoradas de forma automática.

iOS 16 vai livrar-nos das irritantes verificações CAPTCHA da internet

Os que pensaram que o iOS 16 era apenas uma "nova pintura" no iOS 15 estão muito enganados. A Apple tem dezenas de novidades e algumas delas vão mudar a forma como o utilizador interage como o mundo cibernético.

Vimos já várias novidades na primeira beta do novo iOS e muito ainda falta aparecer.

Não há mais CAPTCHAs no iOS 16

O recurso, que foi visto no Reddit, foi detalhado pela Apple numa sessão da WWDC 2022 intitulada “Substituir CAPTCHAs por Token de Acesso Privado”. Aos programadores, a Apple explica:

Os Tokens de Acesso Privado são uma alternativa poderosa que o ajuda a identificar pedidos HTTP de dispositivos e pessoas legítimas sem comprometer a sua identidade ou informação pessoal. Vamos mostrar-lhe como a sua aplicação e o seu servidor podem tirar partido desta ferramenta para acrescentar confiança às suas transações online e preservar a privacidade.

Como se espera da Apple, este processo é feito tendo em mente a privacidade. Os servidores são uma bênção para solicitar tokens utilizando um novo método de autenticação HTTP chamado "PrivateToken". Estes tokens são então utilizados como parte de um processo criptográfico para confirmar ao servidor que o "cliente foi capaz de passar uma verificação de autenticidade".

iOS 16 da Apple vai livrar-nos das irritantes verificações CAPTCHA da internet

A Apple explicou que estas situações criptográficas são desvinculáveis, o que significa que "os servidores que recebem tokens apenas podem verificar se são válidas, mas não podem descobrir identidades de clientes ou reconhecer clientes ao longo do tempo".

Os fatores de processo nos certificados armazenados no iPhone, iPad, ou Mac Secure Enclave, verificam então que o Apple ID associado a estes certificados está em boa situação.

A Apple nota que as empresas, incluindo Fastly e Cloudflare, já estão a desenvolver apoio para esta nova norma de Privacy Pass. Na realidade, ambas as empresas já capacitaram os seus serviços. Outras empresas poderão inscrever-se no final deste ano através do website da Apple.

Esta nova funcionalidade "Verificação Automática" é ativada nativamente nas primeiras betas do iOS 16, iPadOS 16, e macOS Ventura. Pode encontrá-la ao navegar nas definições do Apple ID, na opção "Palavra-passe e segurança", e depois seguindo até ao final desse menu estará a opção "Confirmação automática".

Na explicação, a Apple diz "Ignore os CAPTCHA nas apps e na web ao permitir que o serviço iCloud confirme de forma automática e privada o seu dispositivo e a sua conta".

Portanto, nos serviços como o Cloudflare e o Fastly, que já ativaram o suporte para este novo padrão de Privacy Pass, já deve ser capaz de contornar CAPTCHAs em sites e aplicações que dependem destes CDNs.

Fonte: Pplware.