9 de mai. de 2021

AirTag é “hackeado” poucos dias depois de ter chegado ao mercado [Vídeo]

 Os AirTags da Apple ainda agora chegaram ao mercado e são já um sucesso. Apesar de ser uma tecnologia e um conceito já existente há muitos anos, a empresa transformou o que era trivial, num dispositivo com uma rede enorme de utilizadores, a rede Encontrar.

Conforme é tradição, estes sistemas da Apple despertam sempre a curiosidade dos investigadores de segurança. Assim, mesmo com pouco tempo de mercado, um AirTag já foi “hackeado”.

Imagem AirTag da Apple hackeada por um hacker

AirTag da Apple já foi “hackeado”

A Apple lançou o AirTag no passado dia 20 de abril, no evento de primavera. Os primeiros começaram a chegar aos utilizadores no dia 30 desse mês e já apareceram alterações, modificações e testes que exploram todo o potencial desta etiqueta de localização.

Agora, um investigador de segurança foi capaz de “hackear” o acessório, modificando a sua URL que é disparada pelo NFC, quando o dispositivo está em modo perdido.

Segundo o especialista em segurança alemão Stack Smashing, é possível fazer algumas alterações e invadir o microcontrolador do AirTag. Então, no controlo deste componente, o “hacker” pode alterar o URL que é mostrado e até é possível modificar elementos do software localizador de objetos.

Segundo o investigador, um microcontrolador é um circuito integrado (IC) usado para controlar dispositivos geralmente através de uma unidade de microprocessamento, memória e outros periféricos. De acordo com AllAboutCircuits, “estes dispositivos são otimizados para aplicações incorporadas que requerem funcionalidade de processamento e interação ágil e responsiva com componentes digitais, analógicos ou eletromecânicos”.

Portanto, quer isto dizer que se o AirTag for desbloqueado o hacker pode decidir o que quer que o dispositivo faça. Por exemplo, o investigador de segurança foi capaz de modificar o seu URL NFC. No vídeo, ele compara um AirTag normal com um modificado.

Conforme podemos ver, enquanto o localizador de objetos normal abre o site Encontrar, o localizador de objetos modificado abre um site que nada tem a ver com o sistema da Apple.

O mais relevante neste teste é que quem se aproximar de um AirTag modificada e usar o NFC para descobrir a quem pertence, essa etiqueta pode encaminhar o utilizador para um site de phishingou qualquer outra coisa.

Apesar de ser possível, não é algo que seja “prática simples de implementar” e que seja algo “proveitoso”, tendo em conta o preço dos AirTags.

Contudo, temos que esperar para ver se a Apple será capaz de implementar um mecanismo de bloqueio do lado do servidor para evitar que um AirTag modificado tenha acesso à rede Encontrar.

Fonte: Pplware.




Novo MacBook Air pode ter cores variantes semelhantes ao iMac


 Inspirado no recente redesenho do iMac, o próximo MacBook Air pode ter várias opções de cores. A informação foi revelada recentemente pelo leaker Jon Prosser, famoso por trazer notícias em primeira mão sobre os produtos da Apple.

Em um vídeo publicado no canal Front Page Tech, Prosser conta que uma fonte “enigmática” viu há pouco tempo um protótipo de um MacBook Air azul. Além disso, ela revelou que o notebook pode trazer o processador M2.

Imagem da conversa entre Jon Prosser e a fonte.Imagem da conversa entre Jon Prosser e a fonte.Fonte:  Front Page Tech/Reprodução 

O leaker explica que a fonte enviou uma mensagem com a frase “cores para o consumidor comum” ao lado de uma imagem de um antigo evento da Apple. Algo que sugere que as versões profissionais só estarão disponíveis nas cores cinza e prata.

É possível presumir que os novos MacBook Air terão opções de cores semelhantes aos iMac de 24 polegadas revelados em abril no Spring Loaded. No caso, o computador traz um painel traseiro com cor saturada e um tom mais suave na área frontal.

Durante o vídeo, Prosser mostrou imagens conceituais do protótipo azul do notebook. Entretanto, a máquina apresenta o acabamento completo em tom pastel.

Arte conceitual apresentada por Prosser.Arte conceitual apresentada por Prosser.Fonte:  Render by Ian/Reprodução 

Transição para o Apple Silicon

Durante o WWDC 2020, a Apple anunciou que a transição para a arquitetura Apple Siliconduraria cerca de dois anos. Até o momento, os novos produtos anunciados pela marca foram direcionados para o consumidor em geral.

Então, o próximo passo deve ser as atualizações dos Macs profissionais. Portanto, é esperado que o MacBook Air com um novo design e processador da série M chegue ao mercado após a estreia da linha profissional.

Fonte: Tecmundo.

Qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple?

 No passado dia 20 de abril, a Apple desvendou ao mundo mais um a panóplia de produtos que se encontrava a desenvolver até então. Para além de alguns equipamentos já esperados, a marca da maçã lançou também os seus AirTags, um gadget diferente daquilo que a empresa de Cupertino nos habituou até agora. Este produto pode ser associado a qualquer objeto como forma de o conseguirmos encontrar quando o perdemos.

Assim, na nossa questão desta semana queremos saber qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple. Participe.

Qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple?

Os AirTags da Apple são produtos que têm provocado alguma curiosidade nos consumidores. Trata-se de um pequeno acessório que permite aos utilizadores encontrarem algum objeto que possam ter esquecido ou perdido. Por exemplo, com os AirTags pode então facilmente encontrar as suas chaves, malas, porta-moedas ou qualquer outro objeto que esteja associado a este novo gadget da maçã.

Mas para além de produzir um som, que ajuda a encontrar o objeto perdido, os AirTags também orientam o utilizador, com grande precisão, através do ecrã do seu smartphone, para conseguirem chegar ao objeto pretendido.

Leia também: AirTags – Tudo o que precisa saber

Contudo, esta não é propriamente uma invenção nova a chegar ao mercado. Isto porque outros produtos, como os Tile, já existiam há algum tempo. E, neste caso específico, estes já acusaram mesmo a Apple de concorrência desleal.

Do lado dos consumidores, as opiniões dividem-se em relação à novidade e utilidade deste novo gadget da empresa da maçã. Assim sendo, queremos então que nos diga qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Qual a sua opinião sobre os novos AirTags da Apple?

  •  
  •  
  •  
  •  

Ver Resultados


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Fonte: Pplware.

Finalmente o Fortnite vai voltar ao iOS já em outubro, mas não pela App Store

 Em agosto do ano passado um conflito entre a Epic Games e a App Store deu início a um rol de processos em tribunal que ainda hoje dão o que falar. O problema envolveu o jogo Fortnite e as manobras da Epic para se esquivar às taxas aplicadas pela Apple. Como consequência, o título foi removido da loja de aplicações da maçã.

No entanto, passado quase um ano, o Fortnite vai voltar ao iOS. A chegada do jogo acontecerá no próximo mês de outubro, no entanto não será através da App Store.

Imagem Fortnite no Safari do iPhone voa Nvidia Geforce Now

Fortnite vai regressar ao iOS!

Se tem um iPhone/iPad e é um grande fã do jogo Fortnite, então pode festejar! O popular título da criadora Epic Games vai finalmente voltar ao sistema operativo da Apple, depois do conflito entre as duas empresas.

O regresso irá acontecer no próximo mês de outubro, de acordo com o diretor de produto da Nvidia Aashish Patel. No entanto não será através da App Store. Isto porque ainda decorre o processo judicial entre a Epic e a Apple e, como tal, isso implica algumas limitações.

Assim, o Fornite regressará através da plataforma de jogos GeForce NOW da Nvidia. Ou seja, os jogadores vão poder aceder ao jogo de Battle Royale pelo Safari e partilhar a sua experiência com os outros 100 milhões de jogadores.

Então, e como já se previa anteriormente, depois da remoção do jogo da loja oficial de aplicações da Apple, a GeForce NOW torna-se assim numa alternativa e na primeira plataforma onde será possível jogar Fortnite no iOS.

Até que o processo em tribunal tenha um ponto final, esta será então a única forma de poder entrar novamente nesta aventura através do seu iDevice.

Mas se gosta deste género de jogos e procura outras alternativas, deixamos aqui 5 sugestõesdisponíveis para os sistemas operativos iOS e Android.

Fonte: Pplware.

Como rastrear um iPhone com os serviços da Google

 

Em caso de perda ou roubo do iPhone, é possível localizá-lo através de outro aparelho que tenha o aplicativo Buscar iPhone (ou Find My iPhone, em inglês). A Apple, no entanto, não disponibiliza o app para Android. Esse sistema fechado está sujeito a muitas críticas, mas a boa notícia é que se você não tiver um modelo da Apple dando sopa por aí, é possível localizar seu celular através dos serviços do Google.

Vale lembrar que, embora o site iCloud.com seja restrito a iPhones e iPads, é possível acessá-lo através do computador e localizar o aparelho perdido. No entanto, se essa não for uma possibilidade, o recurso Linha do Tempo do Google Maps será muito útil para você. Confira abaixo como utilizar a ferramenta para localizar seu celular:

Histórico de Localização do Google

a Unsplash/Reprodução 

O Google coleta e armazena em tempo real a posição de todos os dispositivos em que o usuário estiver logado com a sua conta e, embora isso não seja uma novidade, poucos usuários usufruem do registro.

Através do recurso Linha do Tempo do Google Maps, é possível obter uma série de informações detalhadas, incluindo os locais onde o dispositivo esteve, horários e fotos tiradas nesses momentos. A ferramenta ainda vai além dos registros, informando inclusive a localização em tempo real do dispositivo, se ele estiver ligado.

É bom lembrar, contudo, que para obter dados detalhados, é necessário que o Histórico de Localização tenha sido ativado anteriormente.

Como ativar o recurso?

Caso queira se prevenir, ativando o histórico, acesse o site da Linha do Tempo do Google informado acima e, na página inicial, clique sobre o botão "Gerenciar Histórico de Localização", posicionado na parte inferior da tela.

a Kris Gaiato/Reprodução 

Ao lado do título "Histórico de localização", você verá um botão. Toque sobre ele, role a página para ler as informações exibidas na tela, e confirme a ação, clicando na opção "Ativar".

a Kris Gaiato/Reprodução 

Como encontrar o iPhone pelo Maps?

Para conferir o "itinerário" do seu aparelho, siga os passos abaixo:

Passo 1: Acesse o site da Linha do Tempo do Google (https://www.google.com.br/maps/timeline) através do computador. Se estiver em um celular Android, abra o aplicativo Google Maps e acesse o "Menu", clicando sob o ícone de três linhas paralelas. Feito isso, toque sobre "Sua Linha do Tempo";

Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 2: Essa ação, feita no computador ou no celular, abrirá um mapa. Na aba "Dia", você verá os históricos do dia e a localização em tempo real do aparelho, se ele estiver ligado. Em "Lugares", é possível conferir os estabelecimentos onde o iPhone foi levado e, na aba "Cidades", você verá as cidades percorridas, a frequência de visitas e as datas;

a Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 3: Caso o iPhone esteja desligado, o mapa exibirá um trajeto feito pelo dispositivo até a última posição conhecida;

Passo 4: Se quiser alterar a data de exibição dos dados, supondo que o aparelho foi perdido ou roubado dias atrás, clique na seta para baixo do mapa.

Dados importantes

Na hipótese de o aparelho estar ligado, observe no mapa se ele está se movendo. Afinal, isso sugere que ele pode estar em posse de outra pessoa. Reúna as informações de localização, bem como capturas de tela que comprovem seu paradeiro, e informe as autoridades. Assim, as chances de encontrar o iPhone serão maiores em caso de roubo ou furto. Se, por outro lado, o dispositivo estiver parado, será muito mais fácil e seguro resgatá-lo, por exemplo, no caso de perda.

Fonte: Tecmundo.

Mulher compra um iPhone 12 Pro Max, mas recebeu um azulejo partido

 Infelizmente não são raras as situações de consumidores enganados depois de comprarem produtos online. Sobretudo no que respeita a equipamentos tecnológicos, estes engodos acontecem especialmente na compra de smartphones de elevado valor.

A notícia que trazemos hoje é sobre uma mulher no Reino Unido que comprou um iPhone 12 Pro Max. Mas, em vez do telefone da Apple, a vítima recebeu em sua casa um azulejo partido.

Volta e meia surge uma notícia sobre algum comprador que foi engando. E ao comprar determinado produto, chegou a sua casa algo completamente diferente.

Em fevereiro surgiram duas situações deste género a envolver os telefones da maçã. Uma mulher do Brasil comprou um iPhone 12 Pro, mas recebeu um saco de areia. Noutro caso, outra mulher encomendou um iPhone 12 Pro Max e recebeu o pacote de uma bebida de maçã. E há agora mais um embuste para juntar a este e a tantos outros casos.

Comprou um iPhone 12 Pro Max… e recebeu um azulejo partido

Olivia Parkinson, residente no Reino Unido comprou recentemente um iPhone 12 Pro Max através da loja Virgin Media. Já a entrega ficaria a cargo da transportadora britânica Yodel.

No entanto, ao abrir a embalagem, a mulher teve uma desagradável surpresa. Ou seja, em vez do tão aguardado topo de gama da Apple, Olivia Parkinson descobriu que tinha recebido um azulejo partido dentro da caixa onde deveria estar o iPhone.

Para conhecimento de todos, a lesada partilhou a situação na sua conta da rede social Twitter:

Como se não bastasse, a loja Virgin Media terá dito que a mulher deveria arcar com os custos, alegando que Olivia estaria a mentir. A empresa disse que deu início a uma investigação sobre o caso, e confirmou que “o pacote estava lacrada na embalagem original quando foi entregue”.



iPhone terá sido trocado por azulejo antes da entrega

Aparentemente, durante o trajeto da entrega, o iPhone terá sido trocado pelo azulejo. Numa entrevista ao site Cult of Mac, a britânica disse que acredita que o pacote estaria totalmente lacrado quando chegou ao armazém. No entanto suspeita que a troca tenha acontecido “antes de chegar à Virgin Media ou já dentro do armazém”.

Um porta-voz da Virgin Media deu o caso como encerrado, alegando que Olivia havia sido vítima de fraude. O valor gasto pela lesada foi-lhe depois restituído. Por sua vez, a britânica já resolveu o assunto ao comprar um outro exemplar que, desta vez, chegou ao destino como deveria.

Fonte: Pplware.