29 de mar. de 2023

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (29/03)


 Bom dia! Separamos as principais notícias do mundo da Ciência e Tecnologia para você saber tudo o que aconteceu na última terça-feira (28). Para conferir cada notícia na íntegra, basta clicar nos links a seguir.

1. MCU: os 9 piores CGIs da história dos filmes e séries da Marvel. Cheia de bons filmes, a Marvel está fazendo cada vez mais filmes com efeitos especiais duvidosos.

2. Justiça condena Apple a fornecer carregador para iPhone no Brasil. A Justiça acolheu pedido da AGU, que argumenta que a Apple está ferindo os direitos dos consumidores ao vender iPhone sem carregador.

3. Antiga rival da Netflix, locadora Blockbuster pode retornar; entenda. A Blockbuster, que foi a maior locadora de filmes do mundo, pode retornar? Entenda a situação da companhia!

4. Microsoft lança novo Teams com IA e avatar 3D; veja as novidades. Além de ser mais rápido, o novo Microsoft Teams usa avatares 3D para tornar a experiência de reuniões virtuais mais imersiva.

5. Volkswagen anuncia primeiro carro elétrico da marca para o Brasil. Modelo estará disponível no segundo semestre, sendo parte importante na estratégia de mobilidade sustentável da Volkswagen na América Latina.

6. E3 2023 pode ser cancelada após novas saídas de Sega e Tencent. A E3, que é a feira de games mais tradicional do mundo, pode ser cancelada na edição 2023! Nintendo, Xbox, PlayStation e Ubisoft já disseram que estão fora da feira!

7. Justiça condena Facebook a indenizar 8 milhões de brasileiros por vazamento. Cada uma das pessoas afetadas pelo vazamento no Facebook terá o direito a receber R$ 500; mas calma que a história é mais complexa que isso; entenda!

8. Mortes causadas por covid-19 chegam a 700 mil no Brasil. Número é alcançado três anos após o registro da primeira morte causada pela doença no país.

9. Neymar é hackeado no Twitter, posta aleatoriedades e gera memes. A conta de Rafaella, irmã de Neymar, também foi atacada e publicou uma mensagem para Bruna Marquezine, ex-namorada do jogador de futebol!

10. Síndrome de burnout: aumento de casos no mundo gera alerta. Pesquisa revela que a incidência do Burnout em trabalhadores de diversos países superou a registrada no período da pandemia de covid-19.

Fonte: Tecmundo.

Cuidado com o MacStealer, o novo malware dedicado a roubar dados sensíveis do macOS

 Apesar de ser un dis sistemas mais seguros, o macOS não está imune e o malware MacStealer é a prova disso mesmo. Esta nova ameaça tem estado a ganhar força e a atacar os utilizadores do sistema da Apple, para lhes roubar dados sensíveis e muito importantes.

macOS Apple MacStealer malware dados

A Apple tem proteções no macOS para a quase totalidade dos problemas de segurança que são apresentados. A única para a qual não tem solução é mesmo para os seus utilizadores e para as asneiras que estes acabam por cometer quando estão distraídos.

É com esta certeza que o MacStealer ataca e procura ter acesso aos dados dos utilizadores. Depois de instalada a app Weed, ao executá-la pela primeira vez, esta irá pedir ao utilizador que coloque a sua palavra-passe do sistema, ficando assim com acesso pleno a todas as áreas macOS.

macOS Apple MacStealer malware dados

Este malware está ainda na sua fase inicial e está a ser vendido num fórum de hackers para qualquer utilizador. Por apenas 100 dólares é possível ter acesso a uma versão para ser usada pelos atacantes nas suas campanhas contra os utilizadores dos sistemas da Apple.

Do que é revelado, são muitas as versões do macOS onde o MacStealer pode ser usado e explorado. No fórum onde foi apresentado, era possível ler que tanto o macOS Catalina, Big Sur, Monterey e Ventura podiam ser atacados e os seus dados roubados.

macOS Apple MacStealer malware dados

Quanto informação que o MacStealer procura roubar, esta é também conhecida. O mais importante e aparentemente dado sensível é mesmo o conteúdo do Keychain, a área protegida do sistema da Apple onde muita informação está guardada.

  • Palavras-passe de contas, cookies e detalhes de cartões de crédito do Firefox, Chrome e Brave.
  • TXT, DOC, DOCX, PDF, XLS, XLSX, PPT, PPTX, JPG, PNG, CSV, BMP, MP3, ZIP, RAR, PY e arquivos DB
  • Extrair a base de dados de chaves (login.keychain-db) no formato codificado em base64
  • Recolhe informações do sistema
  • Recolhe informações de senha das Chaves
  • Coinomi, Exodus, MetaMask, Phantom, Tron, Martian Wallet, Trust wallet, Keplr Wallet e carteiras de criptomoedas Binance

Ao requerer a intervenção dos utilizadores, o MacStealer mostra-se como um perigo menor. Ainda assim, e caso entre no macOS, este é perigoso e complicado. Como sempre, os utilizadores devem ter cuidado e não instalar apps fora da loja da Apple e evitar colocar a sua password dentro das aos sen controlo.

Fonte: Pplware.

Apple é processada por demissão de trabalhadores pró-sindicato


 A Apple está sendo acusada novamente de reprimir organizadores sindicais. A união Communications Workers of America (CWA) acusa a empresa de ter demitido ilegalmente e intimidado trabalhadores das lojas de Houston e Kansas City, em Missouri, em retaliação por seus esforços de organização trabalhista.

Segundo o relato, os funcionários demitidos em Kansas City foram dispensados por chegarem ligeiramente atrasados, faltar ao trabalho ou cometerem erros nas planilhas de ponto, mas também foram obrigados a assinar um "termo de quitação de todos os direitos"para receberem a rescisão contratual. Ou seja, eles não poderiam questionar as práticas da companhia após seu desligamento.

Em Houston, a empresa supostamente questionou os empregados individualmente sobre seu apoio ao sindicato e ofereceu melhores condições caso abandonassem a associação trabalhista. Aqueles que não aceitaram esse acordo foram supostamente disciplinados e ameaçados com piora nas condições de trabalho, alega a CWA.

Histórico da Apple

Apple historicamente se opõe a esforços de reivindicação de diretos trabalhistas e supostamente realiza reuniões anti-sindicais obrigatórias. Além disso, a empresa teria retido benefícios de indivíduos sindicalizados na loja de Towson, Maryland, enquanto afirmava que eles precisavam assinar um acordo coletivo de trabalho. A companhia tem tentado impedir esses movimentos aumentando salários, ampliando benefícios e flexibilizando os horários.

Vale ressaltar que confrontos entre gigantes tecnológicas e seus colaboradores não são uma novidade. A organização trabalhista na área tecnologia atingiu seu auge em 2022, com funcionários de empresas como Activision Blizzard, Amazon e Microsoft se sindicalizando ou manifestando seu descontentamento. Enquanto isso, essas marcas frequentemente tentaram bloquear essas tentativas de organização.

Até o momento, a Apple ainda não prestou uma declaração sobre as acusações feitas pela CWA. Resta agora esperar para ver como este caso irá se desenrolar nos próximos meses.

Fonte: Tecmundo.


Apple revela datas do WWDC23, que pode ter iOS 17 e novo headset


 A Apple confirmou a data do Worldwide Developers Conference 2023 (WWDC23). A tradicional conferência para desenvolvedores será realizada entre os dias 5 e 9 de junho de 2023.

Com transmissão online, os painéis terão novidades sobre os sistemas operacionais iOS, iPadOS e macOS. Os desenvolvedores e estudantes americanos também terão uma experiência presencial no Apple Park, em Cupertino, na Califórnia, no 1º dia do evento.

Segundo a Apple, o WWDC23 tem o compromisso de ajudar os desenvolvedores a criar apps inovadores. Assim, a conferência possibilita que os profissionais conversem com os engenheiros da big tech e tenham mais informações das novas tecnologias e ferramentas.

“A WWDC é uma das nossas épocas favoritas do ano porque é a oportunidade de nos conectarmos com os profissionais talentosos de todo o mundo que tornam esta comunidade tão extraordinária”, revela Susan Prescott, vice-presidente mundial de relações com desenvolvedores da Apple.

A companhia também cita que o WWDC23 é uma chance de apoiar desenvolvedores estudantes do Swift Student Challenge. O programa tem o objetivo de elevar as habilidades de jovens de todas as idades que amam programar.

Os alunos usam o app educacional Swift Playgrounds para iPad e Mac para aprender linguagem de programação de forma interativa e divertida. Durante a conferência, a ferramenta estará disponível para os aspirantes a desenvolvedores de todo o mundo.

O que esperar da WWDC23?

Mais informações sobre os painéis do WWDC23 serão divulgados no site Apple Developer em breve. Além de novidades dos softwares da Maçã, o evento também pode apresentar novos dispositivos.

Rumores indicam que a empresa deve anunciar o aguardado óculos de realidade mista durante o evento para desenvolvedores. Supostamente batizado de Reality Pro, o acessório terá suporte do novo sistema operacional xrOS.

Fonte confiável sobre assuntos da Apple, o jornalista Mark Gurman revelou que o headset foi apresentado recentemente em um evento interno para executivos. Com isso, há grandes chances da primeira aparição pública do produto acontecer no WWDC23.

Fonte: Tecmundo.



Truques para blindar o seu iPhone. Dê luta aos ladrões

 Os criminosos perceberam que a parte mais lucrativa de roubar o iPhone de outra pessoa não é o dispositivo em si, mas sim o que está lá dentro. Procuram sobretudo o acesso às palavras-passe guardadas no Porta-chaves do dispositivo. Isto porque lá dentro poderá estar a credencial para entrarem na aplicação bancária. Mas é possível blindar o smartphone com alguns truques.

O seu telefone sabe mais de si que os seus pais, proteja-o!

Se no passado os ladrões queriam o iPhone para o venderem no mercado negro, agora quase nem o querem para peças. A Apple desenvolveu forma de cifrar tudo dentro do equipamento (e na plataforma iCloud) e isso levou a que o interesse caísse, pois era inútil ter um iPhone sem a palavra passe do Apple ID.

Como tal, os criminosos tornaram-se mais agressivos. No Brasil, por exemplo, os iPhones foram roubados e os utilizadores obrigados a desbloquear o equipamento e a entregar as credenciais. Mas há forma de conseguirem essas palavras-passe de forma mais "discreta".

Os larápios começam por observar os utilizadores a usar o iPhone. Ficam atentos para tentar descobrir o código de acesso ao sistema operativo, o chamado código de desbloqueio. Normalmente as pessoas optam por ter apenas 4 ou 6 dígitos. Que com uma breve observação são fáceis de memorizar.

Depois, quando o utilizador está distraído, os criminosos roubam o iPhone visado. Com este código de acesso, agora é só ir ao local certo: Definições > [nome do utilizador] > Alterar palavra-passe. Sim, este é o primeiro passo que fazem. Nesta altura os larápios vão mudar a palavra-passe do Apple ID. Este é o momento em que o utilizador perde o acesso ao seu equipamento.

A partir daqui os larápios podem ter acesso a tudo o resto. Por um lado a palavra-passe de desbloqueio dá acesso ao Porta-chaves, por outro o Apple ID dá aceso a tudo deste utilizador, desde aos emails, palavras-passe de aplicações de terceiros, acesso a mudar configurações, acesso a mensagens privadas, acesso a movimentos, documentos, entre tantas outras informações.

Rapidamente procuram forma de ter acesso às aplicações bancárias, sobretudo apps tipo o Paypal, entre outras, que normalmente permitem o acesso através do nome de utilizador (gravado na app local) e palavra-passe gravada no Porta-chaves do iOS.

As aplicações bancárias em Portugal exigem um PIN ou identificação biométrica, pelo que mesmo tendo acesso à palavra-passe do Porta-chaves, estes códigos PIN não estarão lá gravados. O erro, muitas das vezes, é o utilizador ter o mesmo PIN de acesso à app e ao iPhone.

E a autenticação de dois fatores (2FA)? Mesmo com a segurança de 2 fatores, o código será enviado via SMS ou via email. Ora, o ladrão tendo o telefone desbloqueado na mão, tem acesso a este código de segurança.

 

Então... como podemos impedir alguém de ter acesso à palavra-passe do iPhone?

Há um leque de procedimentos que temos de os conhecer e, sobretudo, fazer. Tal como noutros casos fomos obrigados a mudar velhos hábitos, hoje também o temos de fazer no smartphone. Afinal, este dispositivo sabe mais de nós que os nossos próprios pais!

Aqui estão algumas dicas e truques para impedir que alguém veja a sua palavra-passe do iPhone e mesmo que a consiga, não tenha as portas escancaradas da sua vida.

  1. Usar Face ID ou Touch ID: Com uma fechadura biométrica, ninguém pode ver a sua palavra-passe;
  2. Optar por palavras-passe mais complexas: Não utilize uma opção de quatro ou seis dígitos que combinem os mesmos números ou ordens lógicas, tais como 111111 ou 123456. Nas definições do seu iPhone, pode utilizar uma palavra-passe mais complexa com números e letras;
  3. Ative o desbloqueio do iPhone com máscara. Vá a Face ID e código e ative Face ID com máscara;
  4. Desbloqueie o seu iPhone com o seu Apple Watch. Vá a Face ID e código e ative Desbloquear com o Apple Watch (neste grupo deve estar o seu Apple Watch);
    1. Desative as opções Permitir acesso quando bloqueado > Central de notificações e Central de controlo.

    Obs: Há lugares que podem ser privilegiados para os criminosos captarem o utilizador a introduzir o código. Hospitais, centros de saúde e sítios onde o uso de máscara ainda é obrigatório pode levar a que as pessoas sejam mais descuidadas.

    Estas opções referidas em cima estão todas numa área muito importante: Face ID/Touch ID e código. Esta é uma área que deve conhecer bem, até porque tem outras informações igualmente pertinentes para manter os eu iPhone seguro.

    Além destas dicas, podemos ainda ir muito mais fundo, isto é, podemos colocar um outro nível de segurança, que deixará os assaltantes a desesperar. Para isso basta colocar no Tempo de ecrã um limitador de tempo de uso nas aplicações dos bancos, ou nas apps que sejam mais "importantes".

     

    O que fazer antes de alguém roubar o seu iPhone

    Dando continuidade às dicas em cima, saiba que pode ainda fazer mais para evitar que alguém que tenha roubado o telefone, o possa usar para ter acesso a mais conteúdo privado e sigiloso. Como referimos, a partir do momento em que o criminoso descobre a sua palavra-passe, significa que pode redefinir o Apple ID, aceder a todas as suas aplicações, mesmo aquelas que utilizam Face ID/Touch ID, descarregar os seus dados iCloud e restaurar o seu iPhone. Mas podemos atacar com mais artilharia!

    • Adicione Tempo de Ecrã para aplicações bancárias e de correio eletrónico: Nas definições do seu iPhone, abra o Tempo de ecrã, e adicione o menor tempo limite na secção de Limites da aplicações. Dito isto, os criminosos têm apenas um minuto para abrir estas aplicações antes que a Apple lhes exija que digitem uma palavra-passe de quatro dígitos que deverá fazer diferente da sua palavra-passe de seis dígitos. O guia que deixamos a seguir mostra como pode ativar esta defesa.
    • Adicione as aplicações bancárias a um dispositivo diferente: Não sendo uma opção mais oportuna, por vezes pode ser a mais segura. Se tiver um iPhone de reserva em casa, certifique-se de que só tem aplicações bancárias lá. Desta forma, pode impedir que outros acedam à sua informação bancária a partir do seu dispositivo principal;
    • Confie no eSIMJá explicamos aqui como o fazer. Isto porque a maioria dos criminosos, uma vez que roubam o seu iPhone, removem o seu cartão SIM, de modo que o seu iPhone se torne inalcançável à rede Encontrar. Com um eSIM, o larápios não o podem retirar e mesmo desligado, um iPhone pode ser detetado, especialmente se estiver a executar o iOS 15 ou posterior;
    • Bloqueie algumas funções enquanto o seu iPhone estiver bloqueado: Esta é útil se o criminoso não souber a sua palavra-passe. Tal como referimos em cima, convém explorar a área Face ID e código. Lá pode desligar algumas funcionalidades, como o ter acesso enquanto bloqueado à Central de controlo e central de notificações, Carteira e Acessórios;
    • Bloqueie as suas definições iCloud: Na secção Tempo do ecrã, vá a Conteúdo e privacidade e restrinja Serviços de Localização, Alterações ao código e Alterações a contas. Desta forma, mesmo que um criminoso possa aceder ao seu iPhone desbloqueado, não podem alterar a sua ID ou palavra-passe Apple ou desativar a opção Encontrar;
    • Adicionar um Membro da Família: Ao contrário do partilhar a sua localização com a aplicação Encontrar, adicionar um membro da família permite-lhe ver os dispositivos da pessoa. Com isso, pode marcar um produto como perdido, reproduzir som, e seguir a sua localização - o que pode ser muito útil se alguém que conhece acabou de ser assaltado.

     

    Ajuda... roubaram-me o iPhone, o que devo fazer?

    Se o pior cenário acabou de acontecer, é preciso agir rapidamente. Eis o que precisa de fazer:

    1. Alterar a sua palavra-passe: Altere o seu Apple ID (vá aqui para o fazer online), as redes sociais, e as palavras-passe de e-mail;
    2. Ligue para o seu banco: Diga que o seu iPhone foi roubado, bloqueie o seu cartão de crédito e diga que o banco não deve permitir quaisquer transações;
    3. Faça a participação do roubo à polícia: Contacte as autoridades locais e partilhe a informação relativa à localização do seu iPhone graças à aplicação Encontrar (vá aqui ao link online).
      1. Pode também solicitar ajuda e denunciar o caso à Polícia Judiciária.

    Deve ainda contactar o seu operador (VodafoneMEONOS) e dar indicações para desativar o cartão SIM, ou eSIM ativo evitando que os larápios tenham acesso aos SMS. Peça uma segunda via para ter acesso às SMS que vai necessitar para mudar algumas palavras-passe.

    Por último, pode contactar a Apple para informar o que se passou e verificar se a empresa poderá ajudar de alguma forma na proteção dos seus dados.

    Fonte: Pplware.