20 de jul. de 2020

Usuários baixaram quase 38 bilhões de apps no 2º trimestre

De acordo com dados da Sensor Tower, os usuários de dispositivos móveis, juntando as lojas do Android e do iOS, baixaram 37,8 bilhões de aplicativos em todo o mundo, neste segundo trimestre de 2020. É um recorde histórico para o segmento, que registrou um crescimento de mais de 31%. Foi o trimestre mais bem sucedido para plataformas desse tipo em todos os tempos.
Na Play Store, o crescimento foi de 34,9%, com o número de instalações chegando a mais de 28 bilhões. Já na App Store, o crescimento foi de 22,6%, indo para o patamar de 9,1 bilhões de instalações.
Se somarmos o desempenho das duas plataformas, alcançamos um crescimento de 31,7%, com 37,8 bilhões de apps instalados.

Zoom e TikTok no topo

Quem está por dentro das notícias de tecnologia, pode imaginar quais foram os apps mais baixados desse período: exatamente o TikTok e o Zoom.
O Zoom, inclusive quebrou o recorde de downloads na App Store, que era do TikTok. O app de videoconferências teve quase 94 milhões de instalações neste segundo trimestre, sendo que o recorde do TikTok era 67 milhões de instalações.
Na Play Store, o Zoom cresceu 200%, atingindo mais de 200 milhões de downloads. Mesmo assim, ainda não conseguiu ultrapassar a marca do TikTok, que acabou ficando com a coroa, tanto na plataforma do Android como quando consideramos as duas lojas juntas.
Agora, se isolarmos os downloads provenientes dos EUA e da Europa, o Zoom se destacou como app mais baixado, tanto na Play Store quanto na App Store.

A pandemia ditou as regras

De acordo com a Sensor Tower, os downloads foram fortemente influenciados pela condição de pandemia do novo coronavírus, tanto em números quanto em relação às categorias das aplicações mais bem-sucedidas.
As categorias de apps que mais cresceram foram as de negócios, educação e saúde & fitness. Já as categorias que amargaram declínio, presumivelmente, foram as de navegação, esportes e viagens.
Mais que downloads, os dados também registraram um aumento significativo na receita global de aplicativos neste primeiro semestre de 2020.
Fonte: Tecmundo.

Apple poderá apresentar OLED com toque integrado nos iPhones de 2021

A Apple está paulatinamente a apostar nos ecrãs OLED e em breve poderá ter toda a sua gama de iPhones com esta tecnologia. Segundo informações, a empresa, já no próximo ano, terá um novo OLED com toque integrado para todos os seus smartphones. A gigante tecnológica fez uma encomenda de grandes quantidades desta variante dos ecrãs OLED tradicionais.
A Samsung continuam com um papel importante no fornecimento de ecrãs OLED à Apple. Apesar do iPhone 12 ter outras empresas na lista de fornecedores, há uma nova tecnologia que poderá enriquecer a oferta.
Imagem ecrã OLED iPhone da AppleNovos ecrãs p/ os iPhones 2021 e alguns em 2020?
De acordo com um novo relatório, a gigante baseada em Cupertino encomendou ecrãs OLED com toque integrado para a série 2021 do iPhone. Por outras palavras, os iPhones que serão lançados no próximo ano poderão todos apresentar os novos ecrãs tácteis integrados.
Um painel OLED táctil integrado é uma variante do ecrã OLED. Enquanto os OLED tradicionais fixam uma película de sensor táctil (TFE) no painel, a variante integrada tem este sensor táctil incorporado no próprio painel. Ou seja, não é necessário acrescentar uma camada separada.
Assim, os ecrãs tácteis integrados são mais finos do que as variantes convencionais. Isto também dá aos OEM e fornecedores mais flexibilidade para as suas ofertas, ao mesmo tempo que se torna mais rentável.
Até agora, a Apple tem utilizado os ecrãs tradicionais que têm uma película táctil adicionada, embora isso possa mudar em breve com o lançamento da próxima série iPhone 12 no final deste ano. Alguns poderão já trazer esta novidade!

Samsung está por trás deste fornecimento

Além da novidade do novo material, as fontes revelaram que existem também diferentes tamanhos. Assim, a Apple estará a comprar estes novos ecrãs com um painel de 5,4 polegadas, 6,1 polegadas, e 6,7 polegadas. Conforme temos vindo a perceber, estes são os tamanhos da oferta do iPhone 12.
Imagem com os tamanhos dos ecrã OLED com toque integrado encomendados pela Apple
Tabela com os tamanhos dos ecrã OLED com toque integrado encomendados pela Apple

Os novos OLED com toque integrado estão a ser fornecidos pela Samsung Display, isto porque só recentemente é que a LG começou a trabalhar nesta tecnologia (poderá no próximo ano começar a fornecer). Espera-se que os preços destes ecrãs sejam competitivos e que a marca sul-coreana, já em atividade num grande cliente como a Apple, só irá aumentar a popularidade da tecnologia também dentro da indústria.
Fonte: Pplware.

Brasil: campanha da Apple incentiva troca do Android por iPhone

Uma recente campanha da Apple no Brasil está a gerar polémica, devido à marca da maçã estar a incentivar os utilizadores a trocar do smartphone Android para iPhone.
Na campanha foram inseridos testemunhos de pessoas que mudaram para iPhone e que comprovam, pela sua experiência, que este é melhor que outros smartphones.
Nova campanha da Apple no Brasil incita à troca do Android por iPhone
A Apple acaba de lançar uma campanha no Brasil em que, dissimuladamente e através de vários conteúdos, incentiva os utilizadores Android a mudarem para iPhone.
A campanha conta com vários aspetos publicitários, como por exemplo vídeos com o depoimento de clientes que comprovam, através da sua experiência, que mudar para iPhone é a melhor escolha.
Confira abaixo um dos vídeos da campanha com testemunho de quem mudou para iPhone:
Esta técnica publicitária é uma das mais eficazes para dar provas de confiança e credibilidade aos consumidores e, por conseguinte, levá-los a fazer a mudança. Neste caso o objetivo é incentivar os utilizadores a adquirir o smartphone da Apple.
Esta campanha já foi divulgada noutros países, como o México, onde são utilizadas as mesmas estratégias de marketing.
Na página da campanha podemos encontrar o destaque para vários recursos e funcionalidades chave para convencer os consumidores a optar pelo iPhone. Entre eles encontramos a menção às atualizações do sistema, a câmara mais popular do mundo, a simplificação, os chips mais rápidos para smartphone, a App Store, a longevidade do equipamento, a Apple TV+, entre outros.
Há ainda uma secção dedicada especialmente à migração do Android para iOS, através do recurso App Move.
Possivelmente os utilizadores Apple ficaram felizes com esta campanha da empresa de Cupertino.

Mas, por outro lado, os utilizadores e fãs do sistema operativo da Google não gostaram nada desta comparação que deixa sobressair o iPhone em relação ao Android.
Fonte: Pplware.