28 de jan. de 2022

Futuros AirPods podem verificar a sua identidade através do formato do canal auditivo

 Cada pessoa é única e não há duas iguais, isso é uma certeza. Como tal, para lá dos pontos biométricos convencionais usados, o ser humano pode fornecer muitos outros até hoje por explorar. Por exemplo, o batimento cardíaco, as ondas eletromagnéticas ou a forma do nosso canal auditivo. Nunca pensou nisso? Pois bem, a Apple pensou e já fez o pedido para a respetiva patente para equipar, eventualmente, os AirPods.

A ideia parece querer sair do convencional. Depois de ter desenvolvido tecnologia para a identificação do utilizador através da impressão digital ou do reconhecimento facial, a Apple poderá adicionar uma nova identificação biométrica nos futuros auscultadores in-ear.

Patente poderá trazer aos AirPods um sensor biométrico

Já não é a primeira vez que são atribuídas, aos futuros AirPods, novas funcionalidades e tecnologias. Por exemplo, há alguns meses falou-se na possibilidade destes dispositivos da Apple incorporarem sensores para detetar a frequência cardíaca. Os rumores muitas vezes partem ds informações que as patentes que a Apple regista fornecem.

Assim, um novo pedido de patente descreve duas maneiras possíveis de os AirPods confirmarem a sua identidade antes de permitir o acesso a dados confidenciais, como pedir à Siri para ler as suas mensagens.

Imagem do pedido de patente dos AirPods com sensor biométrico

Conforme podemos ver, o pedido de patente da Apple descreve um risco potencial de segurança com auscultadores sem fio. Isto é, segundo a empresa de Cupertino, qualquer pessoa pode usar os auscultadores enquanto estiverem ligados a um dos seus dispositivos, e com isso ter acesso a informações privadas e dar comandos à Siri.

Os auscultadores podem ser utilizados para ouvir áudio de outro dispositivo e executar outras funções diversas, tais como fornecer comandos de voz para o dispositivo [...]

Podem também ser fornecidas várias saídas ao utilizador através dos auscultadores. Por exemplo, ao receber uma mensagem no dispositivo móvel, tal como uma mensagem instantânea, uma representação audível da mensagem pode ser fornecida ao utilizador através dos auscultadores.

No entanto, os sistemas convencionais não abordam se o utilizador que usa os auscultadores está autorizado a interagir com características pessoais do dispositivo, tais como a receção de mensagens do dispositivo. Consequentemente, são desejados sistemas melhorados de identificação do utilizador que utilizem auscultadores.

Portanto, a Apple poderá usar diversas tecnologias hoje existentes para equipar os seus AirPods. Entre essas tecnologias estarão os sinais ultrassónicos como uma espécie de sonar, para detetar a forma do canal auditivo do utilizador.

Imagem AirPods

Tecnologia pode "ler" o canal interno do ouvido

Segundo a Apple, com acesso a esta tecnologia poderá ser possível determinar várias características, únicas, do ouvido do utilizador. Com o "sonar", o auscultador poderá fornecer um eco do sinal ultrassónico que é único para o utilizador. Variações na superfície do canal auditivo do utilizador podem fazer com que o sinal ultrassónico reflita da superfície e possa gerar um eco com uma assinatura que está associada a esse mesmo utilizador.

Mas há outras ideias. Por exemplo, os AirPods poderiam utilizar dados de movimento do seu iPhone e/ou Apple Watch para construir uma compreensão da forma como o utilizador caminha - o seu andar - e utilizá-los para confirmar a sua identidade.

Nesse sentido, tais informações recolhidas poderão incluir, por exemplo, informações relativas às características da marcha e/ou corrida da pessoa, tais como características relacionadas com o passo, ritmo e afins. A informação sobre a marcha pode ser ainda comparada com a informação de referência sobre a marcha.

Em resumo, a Apple tem uma ideia de equipar os AirPods com mais tecnologia de segurança, numa resposta à crescente utilização deste gadget. Afinal, os auscultadores podem ser uma porta de acesso à nossa informação privada.

Fonte: Pplware.

Apple vai permitir usar o Face ID do iPhone com máscara na próxima atualização do iOS

 Apesar de ser uma proteção de segurança única e muito eficaz, o Face ID do iPhone tem estado limitado durante os tempos de pandemia. A presença das máscaras limita a possibilidade de reconhecer os utilizadores do iPhone e assim desbloquear.

Claro que a Apple quer contornar esta limitação e parece estar a dar grandes passos nesse sentido. A mais recente versão de testes do novo iOS 15.4 tem novidades neste campo, com a presença de uma nova opção que permite usar o Face ID com uma máscara.

Face ID iPhone iOS 15.4 Apple máscara

A Apple tem explorado ao máximo o que consegue tirar do Face ID. Esta é atualmente a sua funcionalidade mais segura e a empresa deposita nela toda a proteção do iPhone e dos utilizadores. Isto claro, se estes não usarem uma máscara, o que os deixa impossibilitados de serem reconhecidos.

Mesmo com algumas opções adicionais para contornar esta limitação, recorrendo ao Apple Watch e a outras formas, os utilizadores pediam mais. Isso parece estar prestes a ser conseguido, segundo o que a versão beta do iOS 15.4 apresentou agora.


Após a instalação desta versão de testes, os utilizadores reportaram que o iPhone está a pedir uma nova configuração do Face ID, agora com a indicação de que pode ser usado com máscara. A Apple alerta que este é mais seguro sem máscara, mas revela também que permite usar desta nova forma.

Para fazer a autenticação com a máscara, a Apple assenta no reconhecimento de traços caraterísticos em torno da zona dos olhos. A marca recomenda também que os utilizadores usem óculos, pois o Face ID funciona melhor com este complemento.

Apesar de usar o Face ID, algo que existe desde o iPhone X, nem todos os smartphones vão suportar a autenticação com a máscara. Esta funcionalidade está apenas disponível nos modelos mais recentes e limita-se ao iPhone 12 e ao iPhone 13.

É sem qualquer dúvida uma excelente novidade que o iOS 15.4 traz. Dispensa o Apple Watch para desbloquear o iPhone e ao mesmo tempo garante que os utilizadores continuam protegidos, quer contra acessos não autorizados, quer contra a COVID-19.

Fonte: Pplware.




Apple lançou primeiras betas do iOS 15.4, iPadOS 15.4 e watchOS 8.5

 Como já é normal, a Apple depois de lançar a versão final dos vários sistemas operativos, coloca novas betas para os programadores. Assim, depois de lançar a versão final do iOS 15.3, iPadOS 15.3, watchOS 8.3, tvOS 15.3, entre outros, lança agora novas betas. O que haverá de novo no iOS 15.4?

Estas versões trazem muitas novidades. Finalmente serão apresentadas as promessas há muito feitas.

Imagem iOS 15.4 beta

A Apple lançou a primeira versão beta do iOS 15.4 e inclui várias mudanças e melhorias para utilizadores do iPhone. Ou seja, agora há suporte para usar o Face ID enquanto estiver a usar uma máscara, Controlo Universal, novo emoji e muito mais.

O que há de novo no iOS 15.4?

Suporte para máscara de identificação facial

Uma das maiores mudanças no iOS 15.4 é o suporte ao uso do Face ID enquanto o utilizador estiver a usar uma máscara. A Apple, ano passado, lançou o suporte para desbloquear o iPhone com o Apple Watch enquanto usava uma máscara. Contudo, agora a Apple leva o recurso para um próximo nível e remove completamente o requisito do Apple Watch.

Assim, ao inicializar o iOS 15.4 pela primeira vez, o utilizador terá a opção de configurar o sistema para usar o Face ID mesmo com o utilizador a usar máscara.

A Apple explica que o Face ID é "mais preciso quando configurado apenas para reconhecimento de rosto inteiro", mas também é capaz de "reconhecer os recursos exclusivos ao redor da área dos olhos" para autenticá-lo se estiver a usar uma máscara.

Portanto, quando iniciar a configuração, o sistema que a Apple introduziu irá guiar o utilizador para fazer uma nova captura do rosto. Além disso, poderá agora fazer esta leitura da face com e sem óculos.

O Face ID está agora noutro nível de segurança e usabilidade.

Controlo Universal

Este foi um recurso prometido há vários meses e foi sempre adiado até agora. Assim, finalmente, está disponível o Controlo Universal.

Este recurso permite ao utilizador controlar o seu Mac e iPad usando o mesmo teclado e rato/trackpad. O Controlo Universal é ativado por predefinição nas versões beta mais recentes do iPadOS 15.4 e do macOS Monterey 12.3.

Outras novidades

Além das novidades mais sonantes referidas acima, as novas betas trazem outras novidades. Por exemplo, há um novo widget para a aplicação Carteira.

Esta mostra agora o saldo e os detalhes do seu Apple Card.

Imagem widget Carteira no iOS 15.4 beta

Outra novidade passa pela utilização dos AirPods, assim como outros auscultadores Bluetooth.

Assim, a partir desta atualização, quando o utilizador receber uma chamada, a qualidade do áudio durante a reprodução do toque será a qualidade de áudio Bluetooth normal. Além disso, a qualidade do áudio só cairá quando a chamada for atendida.

Para quem gosta dos emojis, há mais de 30 novos no iOS 15.4 e o iPadOS 15.4.

Imagem dos novos emojis do iOS 15.4

O iOS 15.4 permite, finalmente, que os utilizadores adicionem notas às suas palavras-passe do iCloud Keychain. Isto replica um recurso popular dos gestores de palavras-passe de terceiros.

O tvOS 15.4 inclui uma nova forma inteligente de usar o iPhone para entrar nas redes Wi-Fi cativas na Apple TV. Estes são os tipos de redes frequentemente encontrados em hotéis e prédios de escritórios.

O cartão flutuante AirPods agora mostra um pequeno ícone (R)/(L), assim como mostra informação sobre o carregamento da caixa dos auscultadores.

Além destas novidades, existem muitas outras. É de facto uma atualização que traz mais que correções, traz melhorias e mais ferramentas.

À medida que forem saindo as próximas betas, iremos destacar cada uma destas novidades.

 Fonte: Pplware.




Mais um recorde para a Apple! Nunca tinha gerado tanta receita num único trimestre

 A cada novo trimestre os resultados financeiros da Apple são muito esperados. A empresa tem batido recordes em bolsa e isso revela a sua saúde em termos de vendas e do interesse dos consumidores.

Com o final do ano de 2021, era esperado novamente resultados acima do normal para a Apple. Estes não dececionaram e desta vez, a empresa voltou a bater recordes e gerou a maior receita de sempre num único trimestre.

Apple receita trimestre iPhone vendas

Mais um recorde para a Apple

O ano de 2021 é um ano que será sempre associado a problemas para as grandes empresas. Com a escassez de componentes, esperava-se que as vendas fossem reduzidas e que, por associação, as recitas caíssem da mesma forma.

Para o último trimestre do ano passado, a Apple destacou-se de forma positiva, tendo apresentado 123,9 mil milhões de dólares de receita, crescendo 11% face ao mesmo período de 2020. Este valor superou os 118,66 mil milhões de dólares previstos pelo mercado. Também no campo do lucro, a Apple bateu um máximo, com 34,6 mil milhões de dólares.

Apple receita trimestre iPhone vendas

Vendas do iPhone 13 foram responsáveis

Estes resultados únicos foram guiados por uma altura única da Apple no período das festas, com as vendas a disparar. Além disso, a prestação do iPhone 13, com o seu primeiro trimestre completo no mercado, foi também memorável e este smartphone foi responsável por 71,63 mil milhões, um aumento de 9% face ao mesmo período de 2020.

Em sentido oposto ao do iPhone está o iPad, que aparentemente foi sacrificado nas linhas de produção. O tablet da Apple teve uma quebra de 14% face ao mesmo período de 2020 e rendeu apenas 7.25 mil milhões de dólares à empresa.

Apple receita trimestre iPhone vendas

Mac e vestíveis sustentaram as receitas

Os Mac, nas suas várias propostas, seguiram a linha do smartphone da Apple e mantiveram o crescimento das vendas. Estes viram as receitas crescerem 25% face a 2020 e a terem um valor associado de vendas de 10,85 mil milhões de dólares.

Os vestíveis, casa e acessórios, uma área em clara expansão junto dos utilizadores da Apple, acabou por não contrariar o resto, mantendo o crescimento. O que ressalta é mesmo o valor deste, que atingiu os 24%, com uma receita de 14,7 mil milhões de dólares.

Apple receita trimestre iPhone vendas

Serviços tiveram relevo neste trimestre

Por fim, e na área em que a Apple tem crescido de forma mais visível, temos os serviços da empresa para os seus equipamentos e utilizadores. Esta área conseguiu atingir os 13% de crescimento face a 2020 e arrecadou 19,5 mil milhões de dólares.

Com estes valores, a Apple eleva a fasquia para si mesma e será difícil de bater num futuro próximo. O último trimestre do ano é sempre um momento especial e tem associado um fluxo de compras acima do normal. A situação das cadeias de distribuição prometiam problemas, mas aparentemente a Apple conseguiu contorná-los e apresentar resultados únicos.

Fonte: Pplware.