20 de abr. de 2022

Apple terá que indemnizar cliente por venda de iPhone sem carregador

 A decisão da Apple em vender o iPhone sem adaptador de corrente foi tomada sob a premissa de diminuir o lixo tecnológico no mundo, levando os utilizadores a reciclar os carregadores que teriam de outros dispositivos. No entanto, esta jogada da Apple continua a gerar controverteria. 

Num caso recente, uma cliente brasileira deverá ser indemnizada em cerca de 1000 € (5 mil reais) pela Apple, por tê-la obrigado a comprar um carregador à parte aquando da compra de um novo iPhone.

Imagem iPhone 11 Pro Max com carregador e earPods Apple

Venda de smartphones com ou sem corredor?

A Apple em 2020 decidiu que os seus smartphones não seriam mais vendidos com carregado, nem com outros acessórios. Na caixa apenas vem o smartphone e o cabo Lightning para USB‑C. 

Esta decisão muito contestada por uns e aplaudida por outros teria como objetivo minimizar o impacto ambiental da empresa, mas como já foi conhecido, retirar o carregador e os EarPods da caixa do iPhone rendeu muito dinheiro à Apple.

Não é a primeira vez que a retirada dos acessórios da caixa do iPhone chega ao tribunal, mas este caso poderá abrir um precedente, perante a lei do Brasil.

Apple terá que indemnizar cliente

Uma cliente levou a Apple a tribunal por ter sido obrigada a comprar um carregador à parte, no momento da compra do iPhone. Neste caso, o juiz que avaliou o caso, deu razão à cliente, com base no artigo 39 do Código do Consumidor (CDC), por "venda casada".

A "venda casada" é uma prática abusiva e proibida no Brasil e é referida porque a cliente alega que para usar o iPhone estava a ser obrigada a comprar o carregador, por não ter nenhuma opção compatível.

No texto da decisão, segundo avança o Tecmundo, pode ler-se:

Trata-se a venda casada por dissimulação ou 'às avessas', de prática comercial abusiva e ilegal, atentando contra o disposto no Código de Defesa do Consumidor. O CDC visa proteger a parte mais fraca da relação contratual, assegurando-a contra práticas e cláusulas abusivas no fornecimento de produtos e serviços

A empresa norte-americana deverá, assim, pagar uma indemnização à cliente no valor de 5 mil reais, cerca de 1000 € à taxa de câmbio atual.

De relembrar que, já há um ano, a Apple foi multada em cerca de 1,9 milhões de dólares pela não inclusão de carregador, sob acusações de que a Apple estaria a enganar os consumidores com a publicidade feita ao dispositivo. Além disso, a empresa foi obrigada pelo Procon-SP em dezembro, a fornecer um carregador para quem comprasse o iPhone e o solicitasse.

Fonte: Pplware.

Apple lança novo firmware para a bateria MagSafe

 A Apple lançou em julho do ano passado uma bateria externa para o iPhone 12, e seguintes, que faz uso do MagSafe. Esta bateria facilita o carregamento em viagem e o alinhamento perfeito dos ímanes mantém-a fixa aos iPhones suportados, permitindo carregamentos wireless. Agora, este dispositivo recebeu uma atualização de firmware.

Esta atualização da bateria MagSafe é compatível com os modelos iPhone 12 e iPhone 13.

Apple atualiza firmware da bateria MagSafe

O firmware atualizado estará já disponível para todos os utilizadores proprietários da ‌bateria MagSafe. Estes deverão ver um número de versão 2.7.b.0 na aplicação Definições após a instalação do firmware.

As atualizações do software são feitas silenciosamente via OTA e a Apple não fornece notas de versão, portanto, não sabemos quais recursos ou correções de bugs podem ser incluídos no software.

Não há um método claro para atualizar o firmware da "MagSafe Battery", mas este dispositivo tem de estar ligado a um iPhone para que a atualização seja iniciada.

Imagem bateria MagSafe

Como verificar a versão de firmware da bateria MagSafe?

Tal como acontece com a maioria dos dispositivos e acessórios da Apple, a bateria MagSafe, projetada para os modelos iPhone 12 e 13, pode ter o seu software atualizado via OTA, o que permite que a Apple introduza melhorias de desempenho mesmo após o lançamento do produto.

Para verificar a versão do firmware do seu ‌MagSafe Battery Pack‌ faça o seguinte:

1 - Ligue a bateria ‌‌MagSafe a um ‌iPhone compatível; 2 - Abra a aplicação Definições; 3 - Clique em Geral; 4 - Selecione Informações e depois procure a opção Bateria externa MagSafe; 5 - Agora verifique a informação na Versão do firmware.




A Apple atualizou pela última vez o firmware ‌MagSafe Battery Pack‌ em dezembro, e o firmware anterior é 2.5.b.0.

Fonte: Pplware.

O planeta agradece! Equipamentos da Apple produzidos com 50% mais materiais reciclados

 A Apple deixou bem clara a sua posição ambiental ao longo dos anos e como está mais amiga do planeta. Quer usar cada vez mais materiais reciclados e isso têm-se visto na forma como aborda os processos de fabrico dos seus equipamentos e das embalagens destes.

No seu relatório anual de progresso ambiental, a Apple revelou o progresso que tem realizado nesta área. Está cada vez mais amiga do ambiente e no último ano usou 50% mais materiais reciclados na produção de equipamentos.

Apple reciclados materiais equipamentos planeta

Apple cada vez mais amiga do ambiente

Um dos maiores passos dados pela Apple para ajudar na proteção ambiental foi tomada com a remoção do carregador do iPhone. Claro que este não foi a única medida e há vários anos que a empresa tem uma responsabilidade grande nesta área.

O seu relatório anual de progresso ambientalagora apresentado, mostrou que em 2021 a Apple usou 18% de materiais reciclados em toda a sua produção. Este é o valor mais elevado de sempre, com algumas das suas linhas a atingirem valores mais elevados, de 20%.

Aumentou a utilização de materiais reciclados

Ainda mais importante que este número é o valor de crescimento que houve entre 2020 e 2021. No ano passado a Apple registou um crescimento de 50% na utilização destes materiais, isto comparado com os 12% do ano anterior.

Nos materiais usados está agora incluída uma novidade. A Apple passou a usar ouro reciclado certificado (nas motherboards e câmaras do iPhone 13 e 13 Pro), enquanto a reutilização de cobalto, elemento raro, e tungsténio mais que dobraram neste período.

A Apple reduziu quase toda a utilização de plástico. Este material representou apenas 4% das embalagens em 2021, e os novos iPhones foram os primeiros dispositivos da marca sem nenhum material de embalagem plástica. A Apple espera eliminar o uso de plástico nas suas embalagens até 2025.

Apple reciclados materiais equipamentos planeta

O planeta agradece esta postura da marca

Curiosamente, o que este relatório não incluiu foi a resposta da Apple às preocupações de reparabilidade. A marca registou que os seus equipamentos estão mais fáceis de reparar nos seus centros de reparação e usam designs mais duradouros. Falou do seu programa Self Service Repair, mas sem revela a data de lançamento.

Após apontar as suas metas para ser neutra em carbono até 2030, a Apple tem estado mais ativa na apresentação destes valores. Quer mostrar o seu empenho na proteção do planeta, mesmo que seja acusada de estar a mascarar as suas práticas mais agressivas de poluição com estas medidas e estes valores.

Fonte: Pplware.