6 de abr. de 2023

iOS 17: Apple afinal poderá não deixar cair o iPhone 8/8 Plus e X

 Com o aproximar da apresentação do iOS 17, os rumores sobre os novos aspetos, design, suporte e funcionalidades começam a encher a internet. Numa dessas informações ficamos a saber que o novo sistema operativo iria deixar de ter suporte para alguns iPhones... importantes na oferta Apple. Contudo, poderá não ser bem bem assim!

Ilustração iPhone com iOs 17

O rei não morreu... vida longa ao X

Um dos icónicos iPhones é sem dúvida o iPhone X. Marca o décimo aniversário do mais famoso dispositivo da Apple, a apresentação do Face ID, do ecrã OLED e de um design muito apreciado pela legislação de fãs da marca. Claro, o tempo joga sempre contra o hardware antigo e com o aproximar do lançamento de mais uma versão do iOS, o X (e os seus irmãos iPhone 8 e iPhone 8 Plus) estará "condenado".

Agora, há uma informação que parece contrariar os rumores anteriores, onde era afirmado que o iOS 17 deixaria de ser compatível com vários modelos, entre eles o iPhone 8, 8 Plus e iPhone X (também o iPad Pro de 9,7 e 12,9 polegadas de 1.ª geração, bem como para o iPad de 5.ª geração).

Segundo um "leaker" dito confiável, tudo indica que os iPhones compatíveis com iOS 16 também serão compatíveis com iOS 17. Isso inclui todos os dispositivos com chipsets A11, ou seja, o iPhone 8/8 Plus e o iPhone X.

Imagem iPhone X

 

Rumores vindos de uma fonte confiável

A informação contrastante vem da mesma fonte que descreveu com precisão no ano passado, a chegada da Dynamic Island aos modelos do iPhone 14 Pro antes do lançamento.

A referida fonte afirmou recentemente que os modelos do iPhone 15 Pro empregarão um novo chip de consumo ultra baixo. O mesmo que permitirá que os botões de status continuem a funcionar mesmo quando o smartphone estiver desligado ou sem bateria. Além disso, mencionou que o iOS 17 incluirá uma nova configuração de sensibilidade para estes botões, que serão liga/desliga e volume.

A confirmar-se, não seria de estranhar, já que não é a primeira vez que a Apple mantém a mesma lista de dispositivos compatíveis entre as principais versões do iOS. Já vimos como o iOS 15 é compatível com todos os dispositivos capazes de suportar o iOS 14, embora alguns dos seus recursos não estejam disponíveis para iPhones mais antigos.

No iOS 16, como vimos também, a Apple tirou suporte a alguns dispositivos antigos como iPhone SE, iPhone 6s/6s Plus, iPhone 7/7 Plus e iPod touch.

A menos que este boato seja corroborado por alguma outra fonte nos próximos dois meses, teremos que esperar até 5 de junho para saber se é verdade. Bem, é a data em que está prevista a realização da WWDC, onde se espera que a Apple anuncie o iOS 17.

Fonte: Pplware.

Não vai poder usar serviços Apple num iPhone, MacBook ou outros se estiverem desatualizados

 Mesmo com toda a garantia de atualizações para os equipamentos da Apple, muitos chegam ao fim de vida ou simplesmente não lhes é instalada a mais recente versão do seu SO. Isso em breve passará a ser um problema, com a Apple a bloquear o acesso aos seus serviços a estes dispositivos.

Apple serviços desatualizados equipamentos

Os serviços da Apple são atualmente uma das suas maiores fontes de rendimento da empresa. Ainda assim, a marca de Cupertino parece estar focada em manter os seus equipamentos atualizados ou, pelo menos, garantir que os que não estão têm limitações.

A mais recente informação que escapou do círculo mais privado da Apple vem mostrar isso mesmo, revelando que em breve vão surgir limitações no acesso aos serviços. Estes vão passar a estar bloqueados em equipamentos que não estejam atualizados.

Como se pode ver na informação acima, a Apple não irá requerer as mais recentes versões destes sistemas, mas irá impor limites. Tanto no iOS como no macOS, tvOS e watchOS os utilizadores vão precisar de ter pelo menos a versão certa. Falamos do iOS 11, macOS 10.13 (High Sierra), watchOS 4 ou tvOS 11.

Será essa versão que dará a garantia mínima para acesso aos serviços da Apple e em caso contrário será mostrada uma notificação aos utilizadores. Esta deverá indicar para a necessidade da atualização caso seja possível. Importa referir que a Apple não irá bloquear o acesso a todos os seus serviços, permitindo que o iCloud seja usado.

Apple serviços desatualizados equipamentos

Curiosamente, a Apple já apresenta esta informação num documento de suporte. Nele a marca explica como poderá atualizar o iPhone, iPad ou Mac para recuperar a compatibilidade dos serviços nesses dispositivos. O único serviço que não seria desativado é o iCloud, pois faz parte da sincronização básica dos dados pessoais.

A Apple deverá ativar este novo modelo de acesso já em maio, perto da WWDC. É uma forma de garantir uma limpeza nos seus serviços e garantir mais uma onda de atualizações ou novos equipamentos.

Fonte: Pplware.