25 de out. de 2022

iPhone 14 Pro: vendas excederam em muito as expectativas da Apple, diz a Trendforce

 O iPhone 14 trouxe algumas novidades a um segmento já ele carregado de tecnologias. A Apple, apesar de ter lançado uma aposta, aparentemente, sem grande sucesso, o modelo Plus, estará a vender mais do que o esperado na sua gama mais cara. Quem o diz é a Trendforce, empresa de análise de mercado. A culpa é o iPhone 14 Pro.

Segundo a Trendforce, a Apple esperava que, do total de fabrico, 50% fossem os modelos Pro. Contudo, essa marca foi já aumentada para 60%. Os consumidores estão a procurar aquele que é um dos melhores produtos do mercado mobile.

Imagem iPhone 14 Pro Max

Apple manda aumentar a produção dos modelos Pro

Com a menor procura do iPhone 14 Plus, que tem um ecrã de 6,7 polegadas e começa nos 1189 euros, os utilizadores parecem ter-se focado nos modelos Pro. O iPhone 14 Pro, com um ecrã de 6,1 polegadas e com um preço a começar nos 1349 euros poderá ser o que mais interessa ao consumidor que procura um equipamento fora da versão convencional.

Quem o afirma é a Trendforce que aponta mesmo a fasquia dos 65% de todas as compras para os smartphones de 2022 com chancela Pro.

Apesar dos vários relatórios apontarem até ao momento para uma forte procura do modelo iPhone 14, é sabido que os Pro e Pro Max estão a vender muito bem.

A Apple pediu à Foxconn para aumentar a produção do iPhone 14 Pro em 10%, de acordo com o último inquérito do analista da Apple Ming-Chi Kuo. Esta análise vem depois de outro relatório afirmar que os modelos Pro estavam a vender melhor do que as versões regulares.

Esta mudança é também evidente na disponibilidade da Apple Store, uma vez que os modelos do iPhone 14 Pro estão amplamente indisponíveis e o stock do iPhone 14 é abundante.

Refere o relatório da empresa de análise de mercado.

Imagem Apple iPhone 14 Pro

 

iPhone 14 Pro e 14 Pro Max são mais aliciantes

A Trendforce analisa os dados da cadeia de fornecimento da Apple para recolher rácios de produção entre os quatro modelos da linha deste ano. Com esses valores a empresa concorda que a procura do iPhone 14 Pro é muito maior do que a Apple previa.

A empresa Cupertino disse inicialmente aos seus fornecedores que o iPhone 14 Pro e Pro Max iriam significar 50% da produção, mas parece ter desde então aumentado este valor para 60%.

Apesar de nos mercados internacionais o iPhone 14 Pro e Pro Max terem um preço acima dos seus antecessores da linha 13, a verdade é que nos EUA isso não aconteceu. Como tal, quem no ano passado comprou o modelo Pro do iPhone 13, este ano tem o 14 com mais tecnologia e ao mesmo preço.

Além disso, a Apple manteve na sua oferta o iPhone 12 (599 dólares), o iPhone 13 (699 dólares) e o iPhone 14 (799 dólares). Todos estes têm preços diferentes, mas tecnologias muito parecidas, com ligeiros incrementos no SoC e noutros chips do dispositivo. Muitas pessoas ainda não consideram dar mais por um iPhone 14 quando este difere pouco do iPhone 13, por exemplo.

Em relação ao arrefecimento do consumo, a Apple não deverá passar entre os pingos desta chuva. Os utilizadores estão a abrandar as suas compras. No entanto, tal como vimos, apesar do mercado dos smartphones estar a cair, a Samsung e a Apple ainda conseguem crescer.

 

Especificações do iPhone 15 Pro

Este ano foi a primeira vez que a Apple criou uma diferenciação entre os modelos standard e Pro, dando-lhes diferentes processadores, o que muitos têm tomado como um sinal de que a empresa planeia alargar o fosso entre os modelos Pro e base ao longo do tempo.

A Trendforce apoia esta visão, prevendo que uma lente periscópica para uma maior capacidade de zoom ótico será um dos principais diferenciadores no iPhone 15 Pro, e poderá ser exclusiva do Pro Max.

Em termos de especificações, para além da mudança abrangente do Lightning para ligações tipo C que já é conhecida, são grandes as probabilidades de a série Pro apresentar uma actualização da RAM para 8GB para corresponder ao seu novo processador e continuar a melhorar as especificações da câmara, incluindo a actualização da sua câmara principal para 8P (eight plastic lenses) e a utilização de uma lente periscópica no modelo Pro Max.

Referiu a empresas no seu relatório.

"8P" aqui é uma referência ao número de elementos na lente. Há prós e contras em adicionar elementos a uma lente, mas quando um fabricante pega num desenho de lente existente e adiciona elementos, isto é geralmente feito para reduzir a distorção, o que é especialmente importante em lentes de grande ângulo.

Conforme já foi anteriormente abordado, uma lente periscópica permite um alcance de zoom ótico muito mais elevado do que as lentes convencionais. Portanto, os utilizadores ainda aguardam o primeiro iPhone com uma lente de periscópio a oferecer um zoom ótico até 10x.

Fonte: Pplware.

WhatsApp está fora do ar no mundo inteiro nesta terça-feira (25)


 WhatsApp está fora do ar em um problema que parece afetar o mundo inteiro no início da manhã desta terça-feira (25). No aplicativo para smartphones, usuários se depararam com uma mensagem de que o aplicativo está "conectando", enquanto no WhatsApp Web a mensagem exibida é de que o computador está sem conexão.

WhatsApp fora do ar

Em testes realizados pelo TecMundoa falha de funcionamento impede que os usuários do WhatsApp, além de se conectarem ao aplicativo ou enviar e receber mensagens, possam fazer qualquer tipo de alteração ou ajuste no aplicativo. A Meta já reconheceu que há um problema e prometeu uma correção.

No Downdetector, ferramenta de monitoramento da atividade de serviços online, as primeiras reclamações sobre a queda do WhatsApp foram registradas por volta das 3:50 da madrugada (horário de Brasília). As buscas por termos como "WhatsApp fora do ar" também se intensificam na ferramenta Google Trends.

WABetaInfo, site que monitora as alterações do WhatsApp, informa que o problema em questão está relacionado ao servidor do aplicativo e que é preciso uma correção remota por parte da Meta.

Um dos aplicativos mais utilizados do mundo todo, com cerca de dois bilhões de usuários, o WhatsApp é o principal mensageiro do Brasil, sendo mais popular até mesmo do que Instagram e Facebook.

Meta confirma problemas com WhatsApp

Em nota ao The Verge, o porta-voz Joshua Breckman, da Meta, confirmou que o aplicativo de mensagens passa por um problema no começo do dia de hoje. "Nós estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível", disse, sem dar detalhes sobre a queda do aplicativo.

Nas redes sociais, entretanto, usuários que amanheceram sem o serviço no ar já acumulam mensagens e reclamações. No Twitter, o termo "WhatsApp" é o mais comentado com mais de 770 mil tweets na manhã de hoje, enquanto o "Telegram" vem ganhando notoriedade.


Já voltou a funcionar

Após cerca de duas horas fora do ar, o WhatsApp voltou a funcionar. Em nota, a empresa confirmou que restabeleceu o serviço, mas ainda não revelou qual problema em questão pode ter afetado o seu funcionamento.

“Estamos cientes de que algumas pessoas tiveram problemas para enviar mensagens no WhatsApp hoje. Corrigimos o problema e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, diz o WhatsApp.

*Esta matéria foi atualizada em 25/10/2022, às 08:20, com nota oficial do WhatsApp confirmando que o serviço havia voltado a funcionar.

Fonte: Tecmundo.


Procon de Uberaba multa lojas vendendo iPhones sem carregador


 Lojas estão sendo multadas por descumprirem determinação oficialde que não se pode vender um iPhone sem o carregador. O Procon de Uberaba visitou dez lojas na cidade após receber denúncias a esse respeito, e nove delas foram multadas. Os valores a serem pagos variam de R$ 10 mil a R$ 20 mil para cada estabelecimento.

A ação do Procon de Uberaba foi feita em conjunto com a divisão estadual do órgão, o que resultou em pelo menos uma das lojas sendo duplamente autuada, em âmbito municipal e estadual.

A Apple começou a tirar os carregadores da caixa dos iPhone em 2020, com a família iPhone 12, com a desculpa de que isso reduziria a "pegada de carbono" da empresa no mundo. No Brasil, órgãos de defesa ao consumidor determinaram a suspensão da venda dos celulares da Apple em nosso território se eles não viessem com carregador.

O que vem na caixa dos novos iPhone, de acordo com a Apple.O que vem na caixa dos novos iPhone, de acordo com a Apple.Fonte:  Apple 

Para o lançamento da geração atual dos celulares, os iPhone 14, a Apple entrou com um pedido de liminar para conseguir vender seus produtos por aqui, depois da proibição da comercialização dos iPhone sem carregador. A liminar foi concedida, e assim os iPhone 14 puderam ser comercializados desde seu lançamento - mas a venda tinha que ser com carregador.

O Procon de Uberaba diz que recebeu 16 reclamações de consumidores acusando lojas de venderem o iPhone sem o acessório. O órgão vai continuar agindo no recolhimento dessas reclamações e na verificação das lojas, o que pode resultar em mais multas futuras.

Em sua defesa, a Apple declarou ao site Mobile Time que "todos os modelos de iPhone vendidos no Brasil estão em conformidade com os regulamentos locais".

Fonte: Tecmundo.

A Apple não quer mesmo deixar morrer o carregador sem fios AirPower

 A Apple tem muitos dispositivos de sucesso, vários deles líderes há mais de uma década no seu segmento. No entanto, nestes 48 anos de vida, coleciona também alguns fracassos. Um dos mais recentes, apesar de não ter chegado sequer ao mercado, é a base de múltiplos carregadores AirPower. Dado como morto e enterrado, o projeto, anunciado em 2017, aquando da apresentação do iPhone X, parece ainda mexer nas catacumbas do Apple Park.

Foi concedida à Apple uma patente (número 11476719) para um "sistema de carregamento sem fios com deteção de objetos". Isto indica que o projeto AirPower poderá voltar a viver.

Imagem AirPower da Apple

AirPower da Apple parece não estar enterrado

O AirPower (retratado numa imagem lançada pela Apple há cerca de quatro anos) foi originalmente anunciado em setembro de 2017 com o iPhone X.

Era suposto poder carregar um iPhone compatível com Qi, um Apple Watch e um par de AirPods (num caso especial de carregamento sem fios) em simultâneo, independentemente do local onde fossem colocados na almofada.

Contudo, havia constantes rumores de dificuldades de produção, engenharia e fabrico. Parece que estes rumores estavam certos, dado que a Apple anunciou em março de 2018 que o trabalho no dispositivo estava cancelado.

Segundo comunicou a empresa na altura o equipamento "não irá atingir os nossos elevados padrões". Portanto, estava a ser descartado.

Na patente, a Apple observa que, num sistema de carregamento sem fios, um dispositivo de transmissão de energia sem fios, tal como um dispositivo com uma superfície de carregamento, transmite energia sem fios a um dispositivo eletrónico portátil.

Assim, o dispositivo eletrónico portátil recebe a energia transmitida sem fios e utiliza esta energia para carregar uma bateria interna ou para alimentar o dispositivo.

Para ter um espaço múltiplo de carregamentos, a Apple teve de montar diversas bobinas espalhadas pela superfície do AirPower. Contudo, esta quantidade de bobinas gerou um problema que se tornou insolúvel: o superaquecimento do carregador era constante, a ponto de trazer perigos ao utilizador.

Portanto, todos estes cenários colocaram e colocam desafios quando se realizam operações de transmissão de energia sem fios. Era aí que a Apple tinha a intenção de ultrapassar tais problemas com o seu dispositivo AirPower. Talvez ainda o faça.

Foi concedida à Apple patente de carregamento sem fio, AirPower +

Um dispositivo transmissor de energia sem fios transmite sinais de energia sem fios a um dispositivo recetor de energia sem fios. O dispositivo recetor de energia sem fios tem uma bobina de receção de energia sem fios num circuito ressonante que ressoa numa frequência ressonante do circuito recetor de energia sem fios. O dispositivo transmissor de potência sem fios tem bobinas.

As bobinas são fornecidas com um sinal de atuação em impulsos para detetar objetos externos.

Conforme refere o sumário da patente.

O circuito de medição inclui um oscilador para fornecer os sinais de atuação, um detetor de picos e um conversor analógico-digital para recolher medições nas bobinas às quais os sinais de atuação foram fornecidos. A filtragem por taxa é aplicada aos sinais de saída do conversor analógico-digital para distinguir entre efeitos de desvio de temperatura e efeitos de colocação de objetos.

A frequência dos sinais de atuação é ligeiramente maior do que a frequência ressonante do circuito de receção de energia sem fios.

Como se pode ler na patente 11476719.

Fonte: Pplware.

BuhoCleaner: Uma ferramenta para uma limpeza profunda no seu Mac

 O macOS é um sistema operativo que prima pela organização e práticas simples. As aplicações são "pastas" e a simplicidade da gestão do espaço leva muitas vezes o utilizador a negligenciar essa tarefa. Como todos os utilizadores são nativamente recoletores de tudo e mais alguma coisa, passados uns anos o Mac poderá precisar de uma boa limpeza. Para isso, o utilizador poderá fazer manualmente ou pedir ajuda. É aqui que entra o BuhoCleaner.

Esta ferramenta simplifica tarefas como limpar ficheiros abandonados, duplicados, rejeitados e até libertar o computador de material que apenas se pendura nos recursos. Vamos conhecer esta aplicação.

Ilustração BuhoCleaner para Mac

Com o passar do tempo, por mais que o macOS seja eficaz na gestão de instalações, desinstalações, gestão de espaço e simples no armazenamento, acabamos por guardar lixo que não faz qualquer sentido estar a ocupar espaço e recuso.

Podemos fazer manualmente uma limpeza, mas nunca vamos aos cantos e recantos do nosso computador esvaziar as pastas que contêm estes fragmentos de software, ficheiros duplicados, aplicações abandonadas e muito mais desperdício de disco.

Assim, nada como recorrer a ferramentas para tratar deste assunto. Hoje vamos falar numa dessas ferramentas que encontramos para esta tarefa e que nos trouxe bons resultados, falamos do BuhoCleaner.

Para que serve então o BuhoCleaner?

De forma resumida e elencada, estes são os pontos essenciais de ação desta ferramenta de limpeza e gestão do seu Mac:

  1. Limpeza de ‘ficheiros inúteis’ para libertar espaço
  2. Desinstalar aplicações não usadas
  3. Gestão de ficheiros grandes
  4. Procura por ficheiros e pastas duplicadas
  5. Gestão de Itens de Início ao ligar o Mac
  6. Ferramentas de otimização
    1. Gestão (visual) do armazenamento
    2. ‘Triturador’ de ficheiros
    3. Limpeza de memória RAM
    4. Reindexação da Pesquisa Spotlight
    5. Limpeza de cache

Portanto, estas são as linhas mestras que o utilizador vai encontrar ao usar a aplicação.

1# Limpeza de ‘ficheiros inúteis’ para libertar espaço

O primeiro botão da lista lateral de ferramentas do BuhoCleaner é o “Limpeza Flash”. Depois do utilizador escolher a opção “Analisar”, o software encontra e limpa os ficheiros que considerar inúteis para o funcionamento da sua máquina.

Este é o recurso que, essencialmente, tem a função de limpar o Mac.

Imagem BuhoCleaner

Depois que o programa corre a tarefa de analisar a máquina, as opções mostradas oferecem um relatório com o "Lixo do Sistemas", também o Lixo do Utilizador e ainda "Lixo do navegador".

A partir daqui, o utilizador pode seguir dois caminhos:

  • Clicar no botão “Remover”, que vai apagar os ficheiros selecionados automaticamente pelo BuhoCleaner;
  • Clicar em “Ver detalhes” para selecionar, manualmente, os tipos de ficheiros a serem apagados.

Se quiser que esta ferramenta passe a pente fino os ficheiros do seu Mac, terá de dar autorização de administrador para um avanço mais profundo. Para fazer isso, clique em “Dar Acesso” na janela que aparecerá no ecrã.

2# Desinstalar aplicações não usadas

O segundo menu principal dá-nos acesso à opção Desinstalar Aplicação.

Mais não é que uma ferramenta para:

  • Lista de todas as aplicações instaladas (e quanto espaço cada uma ocupa);
  • “Restos” de aplicações movidas para o Lixo;
  • Uma lista com tudo que o que utilizador selecionou nesta janela para apagar (tanto ficheiros quanto aplicações);
  • Uma lista de aplicações “grandes e velhas” (que pesam mais de 100 MB e/ou que não abriu nos últimos três meses;
  • Uma lista de aplicações organizada por procedência (App Store e outros);
  • Uma lista de aplicações organizada por programadores.

No fundo, esta aplicação de limpeza imita aquilo que conhecemos do Painel de Controlo do Windows e serve como facilitador para o utilizador se livrar tanto de aplicações quanto de “restos” delas.

3# Gestão de ficheiros grandes

A ferramenta “Ficheiros Grandes”, tem como objetivo mostrar ao utilizador os seus ficheiros que pesam mais que 50 MB.

Estes itens ficam separados nas seguintes categorias:

  • Áudio;
  • Vídeo;
  • Imagens;
  • Documentos;
  • Ficheiros;
  • Outros ficheiros.

Claro que estes ficheiros não estão na mesma categoria que o lixo descartado anteriormente. São ficheiros que podem ter todo o interesse figurar no disco, como podem ser dispensáveis. O objetivo desta ferramenta é funcionar como um gestor de ficheiros pesados, para facilitar a libertação de espaço no Mac.

Ou seja, analise com cuidado cada ficheiro que considerar apagar quando usar esta ferramenta do BuhoCleaner.

4# Procura por ficheiros e pastas duplicadas

Este é sempre um problema em todos os computadores. Somos, por natureza, seres que recolhem, armazena e deixa para a vida coisas guardadas que não se sabe se alguma vez serão necessárias. Mais que isso, porque há momentos que nunca mais se repetem, temos a tendência de duplicar, por vezes triplicar o material digital que hoje é alvo da nossa ânsia de armazenar.

Assim, esta ferramenta tem isso em consideração e criou a opção “Duplicados”. Basicamente é um funcionalidade que funciona de forma diferente das citadas até agora nesta lista. Aqui, o utilizador terá de selecionar as pastas que o BuhoCleaner vai analisar, na procura de ficheiros e subpastas duplicadas – isto é, com o mesmo tamanho e conteúdo.

Para fazer isso, o utilizador precisa clicar no grande botão com o símbolo “+”. Ao fazer isso, o programa mostra recomendações de pastas para executar a sua análise. Pode escolher alguma delas e/ou clicar em “Escolher Pasta Personalizada”, que fica logo abaixo, para escolher outra. Feito isso, clique em “Escolher”.

Após a análise, o BuhoCleaner mostra tudo que encontrou na condição de duplicado no Mac. Os itens ficam separados nos separadores: todos os itens, pastas, documentos e outros ficheiros. Aí basta escolher quais quer apagar e clicar em “Remover”.

5# Gestor de Itens de Início

O “Itens de Início” é o quarto botão da barra lateral do BuhoCleaner. Mostra os programas que abrem automaticamente quando o utilizador liga a sua máquina e faz login no Mac.

Inclusive, o relatório gerado por esta ferramenta mostra estas aplicações separadas em duas categorias.

  • Itens de Login do Utilizador: estão as aplicações que iniciam automaticamente quando é feito o login, isto é, quando escreve a palavra-passe ou usa o Touch ID;
  • Serviços de Início: programas que abrem automaticamente quando liga o Mac.

Nas duas listas, cada item tem à frente um seletor.

Ao clicar nessa seletor será ativada ou desativada essa aplicações na execução inicial do sistema operativo (no arranque da máquina).

6# Ferramentas de otimização

O último botão da barra lateral do BuhoCleaner traz um nome simpático: “Kit de Ferramentas“. Este “kit” traz cinco ferramentas voltadas para a otimização da sua máquina. Trocando por outras palavras, a ideia é com estas ferramentas deixar o Mac mais rápido na generalidade das suas tarefas.

Vamos explorar cada uma delas abaixo:

Analisador do espaço em disco

As unidades de medida – MB (megabyte), GB (gigabyte) etc – servem para o utilizador ter consciência do tamanho dos ficheiros. Isto porque algumas pessoas precisam que o espaço ocupado seja "quantificado" de forma visual para perceberem o que está em uso.

Por exemplo, é importante mostrar o quão menor é um ficheiro de 200 MB face a um de 1 GB. É isso que essa ferramenta faz. Ela analisa a unidade de armazenamento (ou pasta à escolha) e mostra visualmente os valores de ocupação de espaço de cada ficheiro, pastas ou subpastas. Veja aqui detalhadamente como pode Limpar o Armazenamento de Dados do Sistema no Mac.

Isso fica exposto num painel na metade à direita da janela.

 

Triturador de ficheiros

Esse é o tipo de ferramenta que o utilizador deve usar com muito cuidado. É que este “triturador”, como o nome já sugere, apaga completamente os ficheiros sem garantia alguma de recuperação. Se for algum ficheiro essencial para uma aplicação funcionar... já foste!

O próprio BuhoCleaner recomenda que esta ferramenta seja utilizada nas seguintes situações:

  • Quando o utilizador necessitar de apagar dados confidenciais;
  • Quando quiser apagar “ficheiros persistentes” (aqueles que, em princípio, não se deixam remover).

Limpeza de memória RAM

É a memória RAM que armazena temporariamente os dados que o Mac usa para executar os programas.

Ou seja, esta memória é responsável, em parte, pela velocidade da execução das aplicações no sistema operativo. É por isso que quando a memória RAM está sobrecarregada, a máquina fica mais lenta.

É isso que essa ferramenta promete ajudar a resolver. Ela é uma das que servem para deixar o Mac mais rápido. O BuhoCleaner recomenda que você use essa ferramenta se:

  • Tiver problema de desempenho no Mac;
  • Ocorrer latência ao escrever (digita texto e ele demora a aparecer);
  • O Mac encrava durante algum tempo quando está a carregar aplicações ou até nas páginas web.

Reindexação da Pesquisa Spotlight

A Pesquisa Spotlight é aquela ferramenta que o utilizador ativa teclando comando e espaço para fazer uma pesquisa rápida no Mac. Essa busca faz uma varredura tanto nos arquivos do sistema operativo quanto na internet para responder ao que você pesquisou. E, às vezes, ela dá problema.

 

O intuito desta ferramenta é resolver os problemas de funcionamento da Pesquisa Spotlight, reconstruindo o seu índice.

O BuhoCleaner recomenda que o utilizador use esta opção se não aparecerem resultados após a pesquisa e/ou se a ferramenta de procura “comportamento estranho”.

Limpeza de cache

Esta ferramenta também funciona de maneira parecida à limpeza de memória RAM. E também é uma opção para deixar o Mac mais rápido. Basicamente esta opção limpa os endereços de IP e outros registros DNS.

Segundo o BuhoCleaner, entre os problemas que esta ferramenta ajuda a resolver estão os relacionados à segurança e conectividade com a internet. O programa recomenda que ela seja usada caso o utilizador tenha problemas no carregamento de sites e/ou com conectividade. Para usá-la, é só clicar no botão “Começar”.

Em resumo...

Esta é uma ferramenta simples de usar, fácil de perceber e muito competente. Não é gratuita, custa 20 euros para toda a vida e vai ser útil... de facto toda a vida. Poderá obter um desconto de 20% ao utilizar o cupão PPL20PT10, válido para as edições de Plano Individual e Plano Família, para as 100 primeiras utilizações.

Fonte: Pplware.