24 de nov. de 2023

iOS 18: tudo o que sabemos até agora sobre a próxima atualização do iPhone

 A Apple está já a desenvolver o iOS 18, como é normal em temos de calendário de produção. Como é já tradição, há algumas funcionalidades que poderão ser incluídas no sistema operativo de 2024. Tudo não passa de rumores com base em indícios, suposições e lógica de evolução de certas ferramentas. Mas até ao dia de apresentação, ainda nada é oficial. No entanto, estas poderão ser já as primeiras novidades que serão uma revolução no iOS.

Ilustração iOS 18

Enquanto se aguarda o anúncio e o lançamento oficial do iOS 18, surgem rumores sobre uma atualização que promete ser revolucionária.

O iOS 18 já está a gerar expectativas muito elevadas graças a esses mesmo rumores. A revelação oficial é esperada durante a conferência anual de programadores da Apple, WWDC24, que se realiza normalmente em junho, com o lançamento das primeiras versões beta antes de chegar à versão final em setembro.

Abaixo, recapitulamos todos os rumores e informações relativos à atualização até ao momento.

Novas funcionalidades importantes

Na sua newsletter informativa deste mês, Mark Gurman, da Bloomberg, disse que o iOS 18 poderia ser uma atualização "relativamente inovadora" com "novos recursos e designs importantes", embora ele não tenha compartilhado muitos detalhes específicos. Gurman acrescentou que a alta administração da Apple descreveu internamente os seus próximos sistemas operacionais como "ambiciosos e atraentes".

Siri mais inteligente

Gurman disse que o iOS 18 contará com tecnologia de IA generativa que "deve melhorar a forma como o Siri e o aplicativo Mensagens podem responder a perguntas e completar frases automaticamente". Além disso, foi igualmente referido que a Apple explorou novos recursos de IA generativa para outras aplicações nas suas plataformas, incluindo Apple Music, Pages, Keynote e Xcode.

A publicação The Information relatou que a Apple planeia incorporar grandes modelos de linguagem no Siri para permitir que os utilizadores automatizem tarefas complexas, um recurso que envolveria uma integração mais profunda com a aplicação Shortcuts. O relatório disse que este recurso deve ser lançado numa atualização de software do iPhone no próximo ano, que pode ser o iOS 18.

A IA generativa ganhou popularidade no ano passado, quando a OpenAI lançou o ChatGPT, um chatbot capaz de responder a perguntas e outras solicitações. A Google e a Microsoft lançaram chatbots semelhantes no início deste ano, à medida que mais empresas se lançam neste espaço. Os chatbots são treinados com base em grandes modelos linguísticos, o que lhes permite responder como um ser humano.

A Apple confirmou publicamente o seu interesse na IA generativa e mencionou a tecnologia em anúncios de emprego publicados no seu sítio Web nos últimos meses.

Há anos que trabalhamos em IA generativa e fizemos muita investigação. E vamos abordá-lo com muita atenção e pensar profundamente sobre isso, porque estamos totalmente cientes dos usos não bons que ele pode ter, e as questões em torno de preconceito e alucinação e assim por diante.

Disse o CEO da Apple, Tim Cook, numa entrevista à Forbes em setembro.

 

Mensagens de texto melhoradas com utilizadores de Android

Em meados deste mês, a Apple anunciou que finalmente oferecerá suporte ao padrão de mensagens multiplataforma RCS na aplicação Mensagens no iPhone, a começar "no final do próximo ano", então provavelmente será um recurso do iOS 18 com base neste cronograma.

O suporte RCS deve resultar em várias melhorias na experiência de mensagens padrão entre iPhones e dispositivos Android:

  • Fotos e vídeos de alta resolução;
  • Mensagens de áudio;
  • Indicadores de escrita;
  • Recibos de leitura;
  • Mensagens Wi-Fi entre iPhones e dispositivos Android;
  • Conversas de grupo melhoradas, incluindo a possibilidade de os utilizadores do iPhone saírem de uma conversa que inclua utilizadores do Android;
  • Encriptação melhorada em comparação com o SMS.

Estas funcionalidades já estão disponíveis para conversas iPhone-a-iPhone com bolhas azuis, através do iMessage (app Mensagens), e muitas das funcionalidades também estão disponíveis em aplicações de mensagens de terceiros, como o WhatsApp e o Telegram.

O suporte RCS no iPhone alargará as funcionalidades às bolhas verdes na aplicação integrada Mensagens, proporcionando uma experiência de mensagens iPhone/Android muito melhor do que a atual norma SMS.

Fonte: Pplware.

Fuzzy Feelings: o filme de Natal da Apple de sentimentos difusos

 A história é uma história como muitas que se perfilam nesta época de Natal. Contudo, a essência do vídeo tem como protagonistas um iPhone 15 Pro Max e um MacBook Air.

Ilustração do filme de Natal da Apple

As ferramentas do filme de Natal da Apple

A Apple estreou o seu anúncio anual de férias para a época de 2023, ou "Holiday Film". Este vídeo da Apple de 2023, intitulado "Fuzzy Feelings", segue alguns dos típicos contos de Natal.

A história centra-se numa jovem mulher que parece não gostar muito do seu patrão, um homem mais velho, que aparece como um patrão estereotipado.

Todas as noites, ela vai para casa para realizar fantasias de vingança contra o homem, que não parece ser de muitos amigos. A jovem cria animações em stop-motion (quadro-a-quadro) do seu patrão a sofrer vários atos de "puro azar"... que ela tempera com laivos de violência e infortúnios, desde ser atropelado por um carro, até ser eletrocutado.

Eventualmente, os seus sentimentos pelo patrão mudam, depois de este lhe dar o que parece ser um presente de natal. Umas meias tecidas à mão. Isso traz-lhe mais combustível à imaginação para voltar a criar as suas animações, mas agora o sentimento de vingança está menos presente e acaba por ser até simpática com a personagem.

A vida segue e ela descobre que afinal... o homem é apenas um humano sozinho, abandonado de companhia. E entra aqui todo o espírito de uma época marcada pela amizade e fraternidade.

O texto que acompanha o vídeo no YouTube diz:

A criatividade tem o poder de mudar a forma como nos vemos uns aos outros e ao mundo. Por vezes, ver as coisas através de uma nova lente pode fazer toda a diferença.

You make the holidays.

O interessante neste trabalho é que a Apple refere que a animação em stop-motion foi gravada num iPhone 15 Pro Max e editada num MacBook Air.

E no canal da empresa de Cupertino está um outro vídeo, por trás das cenas, onde mostra todo o trabalho de criatividade para filmar as cenas do próprio filme:

Fonte: Pplware.