14 de jul. de 2023

iOS 17 traz finalmente uma novidade importante nas capturas de ecrã de página inteira

 Com o lançamento da última beta do iOS 17, a Apple acrescentou mais uma pitada de utilidade ao seu iOS. Como tal, os programadores e os utilizadores do programa beta testers da Apple já têm acesso a mais uma opção no menu de captura de ecrã feitas para páginas completas. Vamos perceber esta novidade.

Ilustração de imagem iOS 17 que trouxe novidade na app de captura de ecrã

O iOS 17 permite agora guardar capturas de ecrã de várias páginas de conteúdo como imagens JPG regulares na aplicação Fotografias do iPhone, expandindo as suas opções além da opção PDF existente. Este era um pedido que os utilizadores já reclamavam desde a versão iOS 16.

Vejamos então onde está esta nova opção e como a usar.

Como salvar capturas de ecrã de páginas inteiras na app Fotografia no iOS 17

O iPhone e o iPad permitem que o utilizador faça capturas de ecrã de conteúdo que não cabe no ecrã inteiro, seja um documento longo do Pages ou uma página comprida da Web no Safari.

Assim, para usar esta ferramenta, comece por fazer um "screenshot, vulgo captura de ecrã". Para isso, pressione os botões Aumentar volume e botão de ligar/desligar o ecrã (os iPhones mais antigos usam diferentes combinações de botões de captura e até pode usar os dois toque na traseira do iPhone para fazer as capturas de ecrã, como mostramos aqui) e, em seguida, pressione a miniatura que aparece no canto inferior esquerdo para entrar na interface de captura de ecrã.


A interface pós-captura fornece os botões Ecrã e Página inteira na parte superior, permitindo alternar entre a captura de ecrã normal e a sua variante de página inteira.

Selecione Página inteira e role a imagem arrastando o contorno pela miniatura. Opcionalmente, use as ferramentas integradas para retocar a imagem. Quando terminar, clique em OK no canto superior esquerdo. Agora, os leitores mais atentos irão identificar uma opção Guardar em Fotografias que não estava presente ao salvar capturas de ecrã nas versões mais antigas do iOS.

Com essa alteração, o utilizador pode capturar e salvar um screenshot de página inteira como uma imagem JPG na app Fotografia. Como antes, o utilizador também poderá guardar uma captura de ecrã de página inteira na aplicação Ficheiros como um documento PDF, se desejar, usá-lo como ponto de partida para uma nova nota rápida, etc.

Fica mais este pequeno, mas muito útil pormenor adicionado ao iOS 17.

Fonte: Pplware.





AirPlay da Apple pode estar prestes a chegar aos carros elétricos da Tesla

 Uma parte importante dos carros elétricos da Tesla é o seu software do sistema de entretenimento. Este tem já muitos serviços presentes e em breve poderá ter mais um. O AirPlay da Apple pode estar prestes a chegar aos carros elétricos da Tesla.

AirPlay Apple Tesla carros elétricos

Não é novidade que a Tesla quer ter nos seus carros elétricos uma panóplia de serviços associados aos seus sistemas de entretenimento. Aqui podemos encontrar o Spotify, o Youtube e muitas mais propostas, que a marca quer atualizar de forma recorrente

Agora, e do que foi revelado, pode estar a chegar uma mudança importante. A análise do código presente na mais recente versão do software destes carros revelou que o AirPlay da Apple pode fazer a sua chegada muito em breve, com tudo associado.

Não é novidade que a Tesla quer ter nos seus carros elétricos uma panóplia de serviços associados aos seus sistemas de entretenimento. Aqui podemos encontrar o Spotify, o Youtube e muitas mais propostas, que a marca quer atualizar de forma recorrente

Agora, e do que foi revelado, pode estar a chegar uma mudança importante. A análise do código presente na mais recente versão do software destes carros revelou que o AirPlay da Apple pode fazer a sua chegada muito em breve, com tudo associado.

Esta novidade já tinha sido referenciada pelo próprio Elon Musk no passado. Num tweet, o homem forte da Tesla concordou com a necessidade do suporte para esta tecnologia e que iria "discutir esta e outras melhorias com a engenharia de áudio da Tesl". A ideia era melhorar a qualidade de áudio sem fios para a música dos iPhones.

Já se passou mais de um ano desde que Elon Musk disse que a Tesla consideraria adicionar suporte AirPlay para melhorar a qualidade de áudio sem fio para música de iPhones. Na época, Musk twittou que iria “discutir esta e outras melhorias com a engenharia de áudio da Tesla” quando questionado sobre trazer o suporte do AirPlay para os Teslas.

Fonte: Pplware.



Boris Johnson esqueceu-se da password do seu iPhone e complicou as investigações

 Os mais "maldosos" vão dizer que foi propositado este esquecimento. Até porque sem a palavra-passe do iPhone antigo de Boris Johnson, a investigação relacionada com a Covid-19 no Reino Unido fica comprometida. Os dados que estão no iPhone parecem importantes para o desenrolar do inquérito, mas o smartphone, com demasiadas introdução da palavra-passe errada poderá apagar tudo o que tem no seu interior.

Imagem de Boris Johnson com o seu iPhone

Ingleses não acreditam no "esquecimento" da palavra-passe do iPhone

Boris Johnson não pôde fornecer ao inquérito sobre a Covid-19 as mensagens do WhatsApp do seu antigo iPhone porque se esqueceu do código de acesso. Isto é dececionante para o inquérito Hallett sobre a Covid - e para qualquer pessoa que esteja à espera de mexericos políticos - porque estas mensagens cobrem a primeira fase da pandemia, uma fase de pânico e vital, quando estavam a ser consideradas as grandes decisões sobre confinamentos, encerramento de fronteiras, entre outras medidas polémicas.

Sabendo que Boris Johnson tinha uma segurança elevada no seu iPhone, há receios de que tentativas infrutíferas de desbloquear o equipamento possam levar à sua desativação, possivelmente apagando dados, incluindo mensagens WhatsApp importantes da pandemia.

Aliás, basta o antigo primeiro ministro britânico ter ativada uma opção do iPhone que à décima tentativa falhada (Definições -> Face ID e código -> Apagar dados), leva o iOS a apagar totalmente, sem hipótese de recuperação, os dados do iPhone.

Mas como chegamos até este ponto?

As mensagens do WhatsApp no ​​iPhone antigo de Boris Johnson ainda não foram entregues ao Inquérito Covid-19 do Reino Unido porque ele "não se consegue lembrar" da palavra-passe, conforme relatado. Segundo o The Times, o ex-primeiro-ministro não conseguiu entregar o material ao inquérito, exigido depois que o governo perdeu a licitação para impedir a sua libertação.

Downing Street disse na segunda-feira que "todo o material necessário" foi enviado, depois que foi dado um prazo às 16h para cumprir uma decisão da Suprema Corte de entregar os cadernos não editados de Johnson, mensagens de WhatsApp e diários do seu tempo no 10 Downing Street.

O seu telefone antigo, contendo correspondência anterior a maio de 2021, foi objeto de preocupações de segurança, mas novos relatórios sugerem que o problema é que o Sr. Johnson não se consegue lembrar do código de acesso.

Um porta-voz de Boris Johnson disse à ITV News que o telefone está na posse dos advogados de Johnson, com especialistas técnicos nomeados pelo governo agora a trabalhar para recuperar o material com segurança do dispositivo.

Ele lutou contra o pedido da presidente do inquérito, a Baronesa Heather Hallett, para libertá-los, argumentando que não deveria ter que entregar material que é “inequivocamente irrelevante”.

Mas o argumento foi rejeitado na semana passada pela justiça, referindo que o facto de um pedido de material produzir "alguns documentos irrelevantes" não o "invalida" ou significa que "não pode ser legalmente exercido". O caso agora aguarda desenvolvimento sobre o "entrar" no iPhone de forma convencional ou... pensar numa alternativa!

Fonte: Pplware.