9 de jun. de 2020

Processadores ARM no MacBook? Apple poderá apresentar esta novidade na WWDC

Apple deverá apresentar o novo design do iMac 2020 na WWDC

O iMac é uma máquina icónica na oferta da Apple. É um computador com um design “tudo-em-um” que serve para os trabalhos mais leves, aos mais pesados. Contudo, o seu aspeto deverá mudar novamente, ser atualizado para linhas modernas. Assim, após 8 anos de serviço bom e leal, o iMac finalmente sofrerá uma grande mudança.
Segundo um mais recente rumor, este computador desktop da Apple deve perder as bordas negras e ficar mais ao estilo “da escola quadrada”.
Imagem ilustração iMac 2020

Preâmbulo da história de vida do iMac

Se pretende comprar um iMac deverá esperar. Para uns, o esperar poderá significar apostar num iMac com novo design, para outros o esperar poderá significar uma poupança no preço de compra de uma versão corrente desta máquina, sem ser a nova.
Segundo reza a história, o iMac é um modelo de computadores Macintosh projetado e construído pela Apple. Este equipamento foi lançado no dia 7 de maio de 1998. O seu diferencial face ao que o mercado apresentava baseava-se num design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.

21 anos de um computador icónico da Apple

Fazendo uma resenha histórica, rápida, dos lançamentos desta máquina, podemos começar pelo princípio. Tal como vimos no vídeo anterior, a apresentação da primeira máquina iMac foi no dia 15 de agosto de 1998. Ainda na era dos PowerPC G3.
Sai a 7 de janeiro de 2002 uma nova versão, mas agora equipada com o processador PowerPC G4. Dois anos depois, no dia 31 de agosto de 2004, a Apple apresentou o último iMac com PowerPC, agora com o G5.
No dia 10 de janeiro de 2006, a Apple lança o primeiro iMac com tecnologia Intel. No ano seguinte, a 7 de agosto, a empresa de Cupertino dá um toque mais elegante e lança esta máquina em alumínio. O salto no ano seguinte foi o chamado unibody, criou um grande impacto na apresentação feita no dia 20 de outubro de 2009.
No ano de 2012, a Apple apresentou no dia 30 de novembro um modelo muito parecido, mas com novidades de hardware e um corpo mais fino (slim unibody). A aposta aumentou de nível quando em outubro de 2014 apareceu algo ainda mais arrojado, um slim unibody com erã Retina 5K. Posteriormente, o salto foi mais ao nível do coração da máquina e nasceu no dia 14 de dezembro de 2017 o iMac Pro.
Bom, de lá até cá, pouco mudou em termos de design que marcasse um salto considerável, apesar da máquina ser sempre atualizada com o que de melhor existia de hardware. Ao longo dos 21 anos, as máquinas passaram do Mac OS 8, Mac OS X até ao atual macOS Catalina.

Novo design, integração do chip T2 e GPUs AMD Navi

A empresa de Cupertino fez várias alterações no seu hardware de topo. Basta ver que mudou o aspeto do único ecrã que comercializa. Reina agora a linha quadrada, margens finas e tons diversificados no alumínio.
Assim, para o seu novo iMac, a Apple deve se aproximar do que já existe no Pro Display XDR. A espessura dos 5mm já não é novidade, espera-se algo mais. O tamanho de 27 polegadas está batido, pode aparecer uma nova medida para o catálogo!
Segundo um “leaker” que atende ao mundo Apple, a empresa irá revelar dia 22 de junho, em plena WWDC 2020 um novo, rejuvenecido iMac.
Conforme referiu via Twitter, as mudanças não serão apenas externas, mas também internas. Espera-se que a Apple inclua novas GPUs Navi da AMD e descontinue os discos rígidos mecânicos. O iMac 2020 também deve integrar o coprocessador T2. As velocidades de leitura / gravação serão mais rápidas e a segurança melhorada.
New iMac incoming at WWDC. iPad Pro design language, with Pro Display like bezels. T2 chip, AMD Navi GPU, and no more fusion drive
218 pessoas estão falando sobre isso

Portanto, numa conferência dedicada aos developers e ao software, este ano em moldes diferentes, a cereja em cima do bolo será este iMac e o primeiro MacBook com processador ARM?
Fonte: Pplware.

Apple muda de novo os nomes e apresenta a ‘beta 2’ do iOS 13.6 e iPadOS 13.6

Alguns incidentes de segurança obrigaram a Apple a atuar de forma firme no seu sistema operativo mobile e algumas portas foram fechadas. Contudo, a empresa entregou para trabalhos no dia 1 deste mês a versão iOS 13.5.5 beta e agora baralha tudo de novo e volta a dar, mas agora chega-nos a beta 2,só que do iOS 13.6 e iPadOS 13.6.
A poucos dias da apresentação do iOS 14, o que anda a fazer com o iOS 13?
Imagem atualização do iOS 13.6 beta 2 da Apple

Apple salta as versões e lança a iOS 13.6 beta 2

A empresa de Cupertino está a lançar hoje uma nova versão developer beta do iOS 13.6. Isto segue-se ao lançamento na semana passada de uma beta do iOS 13.5.5 para programadores e utilizadores públicos da beta. A Apple está a renomear agora esta beta e a referir-se ao lançamento de hoje como iOS 13.6 beta 2.
Esta não é a primeira vez que a Apple altera a numeração de uma versão beta do iOS. Ainda no mês passado, saltámos do iOS 13.4.5 para o iOS 13.5 quando a empresa introduziu a API de Notificação de Exposição à COVID-19. Na altura, a Apple explicou que qualquer revisão do iOS que utilize um novo SDK deve ter o seu número menor da versão alterado.
O que há de novo nesta versão do iOS?
Possivelmente e tendo como base a mesma explicação, será isso que hoje aconteceu. Contudo, a esta altura ainda não são muito percetíveis as alterações incluídas. As notas de lançamento da Apple para a atualização são vagas: “Esta versão beta do iOS 13.6 contém correções de bugs e melhorias”.
Conforme referimos acima, com o iOS 14 a poucos dias, o que andará a Apple a fazer? Assim e recapitulando um pouco o que tem acontecido, esta é uma pequena resenha do que tem acontecido:
  • 20 de maio: o iOS 13.5 foi lançado com a nova API Apple e Google COVID-19 Exposure Notifications;
  • 1 de junho: iOS 13.5.1 lançamento para todos com a correção de segurança à vulnerabilidade unc0ver jailbreak;
  • 1 de junho: iOS 13.5.5 beta 1 lançado para programadores e utilizadores públicos beta com “correções e melhorias”;
  • 9 de junho: iOS 13.5.5 renomeado para iOS 13.6, beta 2 lançado para programadores:
  • Resta saber se a Apple irá ou não divulgar o iOS 13.6 ao público em geral antes da introdução do iOS 14. Caso contrário, a Apple teria aparentemente duas apostas disponíveis ao mesmo tempo.

Para além do iOS 13.6 e do iPadOS 13.6, a empresa também lançou hoje o beta 2 do tvOS 13.4.8, bem como a segunda beta do macOS Catalina 10.15.6.
Fonte: Pplware.

iOS 14: Novo rumor dá conta de uma curiosa novidade nas chamadas do iPhone

A Apple está a poucos dias de anunciar ao mundo as novidades que desenvolveu para o iOS 14, assim como para os outros sistemas operativos. São várias as possíveis inovações dentro do ecossistema, novas ferramentas e tecnologias. Da Realidade Aumentada à redesenhada app de meteorologia, são já muitos os rumores disponíveis. Agora, fala-se que o iOS 14 poderá trazer uma funcionalidade que permite no iPhone ter um controlo diferente no que toca ao conteúdo e teor das chamadas feitas e recebidas.
Esta ferramenta há muitos anos que era solicitada pelos utilizadores e a Apple sempre fez “ouvidos de mercador”. A legalidade não reúne consensos!
Imagem suposto menu que permite gravar chamadas no iPhone com iOS 14

iOS 14 pode facilitar a gravação de chamadas no iPhone

A gravação de chamadas por telefone e FaceTime com iPhones com iOS 14 pode ser tão fácil quanto deslizar um botão. Isto, claro, se uma informação não confirmada estiver correta. Supostamente caberá aos utilizadores fazer isso legalmente. Claro que esta altura, sem nada oficial, tudo não passa de um rumor. Mas quantos rumores não são depois confirmados?
Segundo o que se sabe, as informações partiram de um suposto screenshot de um menu do iOS 14. A tal versão que “vazou” na China há uns meses poderá estar na base destas notícias. Conforme é dado a conhecer “A ativação deste comutador permitirá a gravação de todas as chamadas recebidas e efetuadas neste dispositivo”.
Pois bem, é preciso enquadrar esta funcionalidade agora na lei. A lei em Portugal, por exemplo, diz claramente que “é crime a interceção, gravação, registo, utilização, transmissão ou divulgação de conversas e de comunicações telefónicas, se estas condutas forem praticadas sem consentimento e com intenção de devassar a vida privada das pessoas visadas”.

Mas haverá forma de gravar uma chamada legalmente?

Sim há. Aliás, como temos visto, com a utilização das videoconferências, as chamadas de vídeos podem ser gravadas. Contudo, há que informar todos e ter a sua autorização para o fazer. O mesmo acontece nas chamadas telefónicas.
De tal forma que esta funcionalidade que agora poderá integrar o iOS 14 também parece ter esse alerta. Esta opção tem um aviso de que é responsabilidade do proprietário do iPhone usar este recurso de maneira legal. As leis sobre esta prática variam amplamente.
Cada país tem as suas leis e mesmo dentro dos países, como nos Estados Unidos, há estados que apresentam a lei diferente de outros estados. Portanto, havendo esta possibilidade de usar uma funcionalidade para gravar as chamadas, o ónus do cumprimento da lei deverá estar do lado do utilizador.
Mas atenção, esta funcionalidade, a existir, poderá não estar disponível para todos. Conforme sabemos, alguns países, incluindo a Austrália e a Índia, proíbem completamente estas gravações.
O recurso supostamente cobrirá “Chamadas telefónicas e Facetime”. A razão mais óbvia para questionar a veracidade deste relatório é que o FaceTime está incorreto. Dito isto, a imagem supostamente vem de uma cópia do iOS 14 de dezembro de 2019 obtida por hackers chineses. Não é impossível que haja um erro de ortografia numa versão tão antiga.

Portanto, nada como esperar o dia 22 deste mês, tudo isto e muito mais será revelado.
Fonte: Pplware.

Apple devia comprar o DuckDuckGo? Analista traça este caminho como o mais lógico