9 de set. de 2020

Apple contra-ataca e leva a Epic Games a tribunal por quebra de contrato no Fortnite

A guerra que coloca frente a frente a Epic Games e a Apple parece estar longe de estar resolvida. Ambas as empresas advogam as suas razões e argumentações sobre o caso do Fortnite.

Se até agora era a empresa que criou um dos jogos de maior sucesso do iOS a tomar as ações, a Apple parece ter mudado o rumo. A gigante de Cupertino resolveu abrir um caso em tribunal e acusa a Epic Games de quebrar o contrato que tinha.

Apple Epic Games Fortnite tribunal App Store

Apple contra-ataca e leva a Epic Games a tribunal

Sem um fim à vista, a batalha legal entre a Epic e a Apple parece estar a aquecer. Os primeiros passos foram dados há poucos dias, mas sem o fim que a criadora do Fortnite pretendia.

A Apple resolveu agora tomar uma atitude e deu entrada num tribunal com mais um processo que pretende mostrar que a Epic Games violou as regras e que quebrou o contrato estabelecido entre as duas empresas. Procura que o tribunal tome medidas para a compensar e para punir a empresa dos jogos.

Fonte: Pplware.

Eyedrive, o sistema da Apple para criar mapas e testar a condução autónoma

 A Apple tem aperfeiçoado o seu serviço de Mapas e, nos últimos anos, conseguiu mesmo ter algumas funcionalidades que são superiores ao Google Maps. Contudo, a empresa de Cupertino tem investido milhões em tecnologia e recursos para não ficar longe do líder. Muita da dinâmica e logística na operação de cartografar e fotografar o planeta é desconhecida do mundo em geral. Agora, um utilizador do Twitter, @ YRH04E, partilhou algumas novidades muito interessantes sobre este processo.

Além dos carros que vamos percebendo que andam pelas localidades, a Apple tem outros procedimentos que usa nesta operação.

Imagem do carro Subaru da Apple Mapas

Como é a logística das equipas Mapas da Apple?

A Apple tem tentado, com algum sucesso, acompanhar a qualidade e utilidade da Google no que diz respeito aos mapas do nosso planeta. A empresa coloca nas estradas carros especiais com sensores e os protocolos que a equipa do serviço Mapas da Apple tem de seguir para captar as imagens e outros dados das ruas.

Há uns anos, a empresa de Cupertino tinha nas estradas carrinhas modificadas e adaptadas para os funcionários do serviço. Contudo, segundo as informações, atualmente a frota conta com carros Subaru Impreza brancos. Estes são internamente conhecidos como “Ulysses”. As viaturas fazem parte da equipa 3D Vision da Apple. É este o departamento responsável por combinar vários dados com tecnologias de visão computacional e aprendizagem automática para fornecer imagens 3D no Mapas da Apple.

Apesar de ter na génese um carro convencional Subaru, este é modificado com dezenas de peças de hardware. Por exemplo, estes carros trazem uma torre no topo do veículo com câmaras avançadas de alta resolução e lentes Zeiss, scanners LiDAR e dentro um Mac Pro 2013 que processa todos os dados captados em tempo real.

 

EyeDrive, o software que gere as captações para os Mapas Apple

Tudo é controlado pela unidade EyeDrive. Esta unidade não é mais que um iPad modificado com a aplicação EyeDrive que fornece as atribuições a serem feitas e também permite que os operadores façam a gestão dos dados recolhidos.

Imagem iPad Pro com aplicação Eyedrive para Apple Mapas

Os veículos também são equipados com 4 SSDs de 4 TB cada, que são preenchidos em cerca de uma semana de trabalho. Estas unidades de armazenamento, depois de recheadas, são transportadas até ao quartel-general da empresa através da entrega noturna da UPS. A entrega é feita e trazem de volta uns SSD para substituição.

Além destes Subaru, a empresa de Cupertino conta também com um Lexus autónomo que é usado para testar a tecnologia para veículos autónomos da Apple. Ainda segundo a mesma fonte, este carro tem o nome de código “Tyche”. Cada veículo modificado tem a sua própria versão da aplicação EyeDrive, conforme mostram as imagens em baixo:

 

Trabalho discreto e com procedimentos rigorosos

A Apple, só por si, tem políticas de total sigilo, embora que nem sempre consiga manter as informações dentro de portas. Contudo, estes carros alterados são guardados em locais seguros. A empresa usa uma outra empresa “externa” para alugar as viaturas tendo como objetivo manter o anonimato do verdadeiro proprietário dos veículos.

As unidades Ulysses são normalmente operadas por um condutor e outra pessoa que faz a gestão do sistema EyeDrive. Estes operacionais não agem por conta própria, eles seguem à risca o plano indicado pelo sistema para recolher os dados programados.

Outro dado interessante diz respeito à luz, ou ângulo do sol para que as imagens tenham a qualidade pretendida. Assim, a equipa tem indicações para iniciar a captação das imagens pela manhã quando o sol estiver a 30 graus. Depois, a captação irá ser feita todo o dia até que, ao final da tarde, o sol volte a estar a 30 graus.

Estas indicações são importantes, dado que o sol interfere no funcionamento dos sensores LiDAR. A Apple também exige que as captações sejam feitas em condições climáticas perfeitas para fornecer imagens consistentes. Além disso, cada carro é inspecionado cuidadosamente antes do trabalho de campo, para garantir que todo o equipamento está a funcionar conforme o esperado.

 

Conduzir em modo visita guiada

Quando as equipas estão na estrada, a aplicação EyeDrive no iPad diz-lhes por onde devem conduzir para captar as imagens e informações desses locais. O operador pode verificar as imagens em tempo real pelo iPad e confirmar se a captação parece boa ou se apresenta algum problema. As ruas por onde o carro é conduzido são marcadas com um contorno verde, e o operador pode marcar se uma determinada rua está inacessível por ser uma área privada ou uma via com obras.

Todos esses dados são usados ​​principalmente para aprimorar recursos como Flyover e Look Around, onde os utilizadores podem explorar cidades 3D no Apple Maps.

Fonte: Pplware.

Apple oficializa apresentação do novo Apple Watch e iPad para o dia 15 de setembro

 O mundo está curioso para saber quando é que a Apple realizará finalmente o seu evento de lançamento dos novos iPhone 12. Contudo, e como temos estado a ver, a empresa parece primeiro querer mostrar novidades no iPad e no Apple Watch. Hoje a empresa veio oficializar a apresentação virtual destes produtos que irão acompanhar o iPhone 12. Este último terá apresentação mais tarde.

Atualização: Embora algumas informações iniciais sugerissem que o evento de setembro se iria focar no iPhone 12 ao lado do novo Apple Watch e iPad, há nova informação que dá conta que o evento de setembro incluirá apenas detalhes do iPad e do Apple Watch.

Apple oficializa apresentação do iPhone 12 para o dia 15 de setembro

Evento da Apple marcado para 15 de setembro

A Apple anunciou hoje, de forma oficial, que tem evento marcado ainda para setembro. No dia 15, pelas 18 horas (horário de Lisboa), decorrerá então um evento, onde se espera que venha a ser revelada a nova família do iPad Air e Apple Watch.

O iPhone 12, que continua apontado apenas para outubro, aguardará assim agenda oficial.

O evento não contou com nenhum convite enviado à imprensa para presença física no Steve Jobs Theater. Será, portanto, um evento online, nos moldes do WWDC de junho.

#AppleEvent com maçã azul intrigante

Hoje mesmo, no Twitter, havia sido associada uma maçã azul à hashtag #appleevent. Esta pequena imagem tinha data de 28 de setembro como tempo para expirar. Dada essa informação, começou a especular-se se não poderia haver evento para esse dia.

Passado pouco tempo, a Apple acabou com a curiosidade, anunciado a data oficial do seu evento de setembro.

O foco é o iPhone 12…

Deste evento, espera-se evidentemente o lançamento da nova linha destes produtos. Mas o foco é o novo smartphone. Para já, teremos de esperar que algumas pistas possam ser deixadas no evento do próximo dia 15.

Algumas imagens e rumores têm alimentado, contudo, as novidades iPhone 12. Assim, além do iPhone 12 de 5,4″, a empresa de Cupertino, em outubro, poderá anunciar um iPhone 12 Max de 6,1″, um iPhone 12 Pro de 6,1″ e ainda um iPhone Pro Max de 6,7″. Sendo que este ano, finalmente, haverá uma versão 5G.

Imagem divulgada no suposto novo iPhone 12, com uma nova cor (a tal maçã azul)

Portanto, vamos esperar pelas novidades do Apple Watch Series 6 e a uma nova linha de iPads. Há rumores ainda que apontam para o novos AirPods Studio, e um carregador sem fios para mais do que um dispositivo, além de um HomePod de baixo custo.

Fonte: Pplware.