9 de mar. de 2021

Apple lança iOS 14.4.1 e macOS 11.2.3 para resolver uma vulnerabilidade do WebKit

 A Apple trata normalmente dos seus problemas de segurança de forma discreta e muito rápida. Depois de reportados, estes seguem uma avaliação criteriosa e de forma célere surgem as necessárias atualizações.

É precisamente isso que está agora a acontecer, com duas novas atualizações lançadas. Tanto o iPhone e o iPad como os Mac têm atualizações, para tratar de problemas de segurança. Chegou o iOS 14.4.1 e o macOS 11.2.3 para resolver uma vulnerabilidade do WebKit.

Apple iOS macOS WebKit segurança

Novas versões do iOS e do macOS

Há já algum tempo que se esperam novidades da Apple no campo dos seus sistemas operativos. A casa de Cupertino tem estado a desenvolver e a testar as novas versões do iOS e do macOS, com várias melhorias e algumas novidades.

Assim, e de forma surpreendente, a Apple lançou agora duas novas atualizações para os seus 2 sistemas operativos. Estas foram criadas de forma muito rápida e são essenciais, por tratarem de resolver um problema de segurança grave no WebKit.

Apple iOS macOS WebKit segurança

Falha de segurança encontrada no WebKit

Apesar da descrição das novas versões não ser muito detalhada e concisa, a Apple não deixou de revelar o que trata na sua página de suporte. Aqui é possível ver que estas duas novas versões estão focadas em resolver uma falha do WebKit, o motor que alimenta o Safari.

Esta foi uma falha relatada por investigadores de segurança da Google e da Microsoft (CVE-2021-1844) e está apenas a afetar o browser da Apple. Do que é revelado, existe a possibilidade de causar uma corrupção de memória e assim correr código aleatório no Mac, iPhone ou iPad da vítima.

Apple iOS macOS WebKit segurança

Apple recomenda que todos instalem as novas versões

Estas novas versões do iOS e do macOS estão criadas e disponíveis não apenas para os modelos mais recentes. Caso tenha um iPhone 6s ou posterior, um iPad Air 2 ou posterior, um iPad mini 4 ou posterior, ou iPod touch de 7.ª geração deve instalar a nova versão.

A recomendação da Apple é o iOS 14.4.1 e o macOS 11.2.3 sejam instalados de forma imediata. A empresa quer assim garantir que os seus equipamentos estejam protegidos e sem qualquer vulnerabilidade de segurança que comprometam os utilizadores e os seus dados.

Fonte: Pplware.

Apple poderá lançar em 2022 um produto diferente dos demais por mil dólares

 No início do ano, vários relatórios disseram que a Apple estaria a desenvolver uns óculos de Realidade Aumentada e outros de Realidade Virtual, ou uns que combinassem as duas tecnologias. Aparentemente, um “leaker” alegou que este dispositivo vestível chegará no próximo ano.

Apesar de ser ainda um rumor, o “leaker” revelou que os tais óculos de RA e RV estarão disponíveis pelo preço de 1000 dólares.

Óculos de RV e RA da Apple

RV e RA nos dispositivos Apple

Em janeiro, a Apple anunciou que John Ternus iria substituir Dan Riccio, enquanto vice-presidente sénior de engenharia de hardware. Então, Riccio estaria a trabalhar num projeto novo e misterioso com Tim Cook e, como direto interessado nos avanços do dispositivo, comunicar-se-ia diretamente com o CEO.

Juntando alguns rumores, depreendeu-se que o projeto nada mais era do que o desenvolvimento dos óculos de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). Então, tudo batia certo, sendo que haviam relatórios que confirmavam o desenvolvimento desses dispositivos.

Óculos da Apple

Um headset “tipo capacete”

De acordo com uma nota do analista Ming-Chi Kuo, estará disponível, em 2022, um headset “tipo capacete” com funcionalidades de RA e RV. Posteriormente, em 2025, uns óculos de RA e, entre 2030 e 2040, umas lentes de contacto com RA.

Embora não tenha entrado em detalhes sobre o design, Ming-Chi disse que o headset com RV utilizaria ecrãs micro-OLED da Sony, e teria um “poder computacional independente e armazenamento”. Dessa forma, os óculos não precisariam de estar ligados a nenhum dispositivo, posicionando-se como um produto móvel.

Óculos da Apple

Além disso, Kuo referiu que a Apple poderá integrar alguns dos seus serviços de vídeo nos novos produtos:

Apesar de a Apple ter estado concentrada na RA, pensamos que as especificações de hardware deste produto podem proporcionar uma experiência imersiva que é significativamente melhor do que os produtos RV existentes. Acreditamos que a Apple pode integrar neste capacete aplicações relacionadas com vídeo (por exemplo, Apple TV+, Apple Arcade, etc.) como um dos principais pontos-chave de venda.

Segundo Ming-Chi, os atuais protótipos de headset com RV estão entre as 200 e 300 gramas. No entanto, “se a Apple conseguir resolver os problemas técnicos significativos, o peso final do produto será reduzido para 100-200 gramas.”

Aparentemente, de acordo com um relatório de fevereiro, a experiência de RV não se excluirá nem se verá excluída pela experiência de RA. Além disso, a Apple produzirá os dois dispositivos em massa e em simultâneo.

Fonte: Pplware.