25 de mai. de 2021

Apple lança o iOS 14.6 com algumas novidades para Podcasts e não só!

 Como estava prometido, a Apple lança agora uma nova versão do iOS. Depois de 3 rondas de melhoramentos em versões beta, a empresa colocou na semana passada a versão RC e agora está, para todos, disponível o iOS 14.6.

Uma das grandes novidades é o lançamento de assinaturas de podcasts para canais e programas individuais. Mas há mais!

iOS 14.6 está cá fora…

Esta atualização, além das assinaturas dos canais individuais de Podcasts, traz pequenas alterações no funcionamento dos Airtags. Além disso, adiciona também algo interessante ao grupo de Acessibilidade. É hora de atualizarem o vosso sistema operativo do iPhone.

Podcasts

  • Suporte para assinaturas de canais e programas individuais.

AirTag e Encontrar

  • Opção no modo perdido para adicionar um endereço de e‑mail em vez de um número de telefone para AirTags e acessórios da rede Encontrar.
  • Visualização do número de telefone parcialmente dissimulado do proprietário quando se toca no AirTag com um dispositivo compatível com NFC.

Acessibilidade

  • Os utilizadores do controlo por voz podem desbloquear o iPhone pela primeira vez após reiniciar o dispositivo usando apenas a voz.

Esta atualização também resolve os seguintes problemas:

  • Podia não ser possível desbloquear com o Apple Watch depois de usar Bloquear iPhone no Apple Watch.
  • Os lembretes podiam aparecer como linhas em branco.
  • As extensões de bloqueio de chamadas podiam não aparecer nas Definições.
  • Os dispositivos Bluetooth podiam ocasionalmente terminar a ligação ou enviar áudio para outro dispositivo durante uma chamada ativa.
  • O iPhone podia ter um nível de desempenho reduzido durante o arranque.

 

Shazam App Clip

Outras novidades encontram-se, por exemplo, no Shazam. Este serviço, que foi adquirido pela Apple em 2017,  foi totalmente integrado ao iPhone e iPad no ano passado com o iOS 14.2.

Conforme vimos na altura, o serviço tem, desde então, um novo botão para identificar as músicas diretamente da Central de Controlo. Agora com o iOS 14.6, a Apple expandiu essa integração e a transformou num App Clip com informações sobre a música.

O processo de identificação de músicas usando o Shazam permanece o mesmo. Tudo o que o utilizador tem de fazer é ir à Central de Controlo e tocar no ícone Shazam. Agora, em vez de receber uma notificação que o redireciona para um site. Dentro, o utilizador verá os detalhes da música através de uma aplicação de clips do Shazam.

 

Apple Music Lossless

O Apple Music Lossless será lançado em junho, mas para desfrutar do Dolby Atmos, Áudio Espacial ou até mesmo da qualidade de áudio Lossless, os utilizadores têm de atualizar para o iOS 14.6. Se é assinante do Apple Music, este é outro motivo para atualizar o seu iPhone agora, antes do lançamento oficial do recurso em junho.

Além deste sistema operativo, a Apple atualizou também as versões iPadOS 14,6, watchOS 7,5, tvOS 14.6, macOS Big Sur 11,5 e HomePod 14.6.

Fonte: Pplware.

iPhone 12 captura um terço das receitas dos smartphones no início de 2021

 Todos os dados que têm surgido, oficiais ou não, têm mostrado que os diferentes modelos do iPhone 12 estão a ser um sucesso de vendas. Sendo o mais recente smartphone da Apple é também o que traz as melhores tecnologias integradas desenvolvidas pela marca e pelos seus parceiros.

Com vantagem clara sobre a concorrência, o iPhone 12 conquistou um terço das receitas dos smartphones no início de 2021.

iPhone 12 vendas receitas smartphones

Mercado de smartphones em crescimento

Os dados mais recentes da Counterpoint Research revelam algo que é natural. Fruto do volume de vendas que os diferentes modelos do iPhone 12 têm, estes conseguiram destacar-se no campo das receitas que o mercado dos smartphones conseguiu.

Esta é uma área em que o crescimento está bem patente, depois de meses com quebras muito significativas. A Counterpoint Research aponta que no primeiro trimestre de 2021 foram geradas 100 mil milhões de receitas.

iPhone 12 captura um terço das receitas

Focando-se nos equipamentos de topo (+ de 400 dólares), os dados apresentados mostram que contaram como 65% das receitas globais. No top 10, apresentado na imagem abaixo, estão 46% das receitas globais totais, ainda que tenham representado apenas 21% das unidades vendidas globalmente.

iPhone 12 vendas receitas smartphones

Aqui é claro o domínio da Apple e dos diferentes modelos do iPhone 12. A Apple ocupa os 3 primeiros lugares, com o iPhone 12 mini a ter apenas a 6.ª posição e o iPhone 11 a ter a 4.ª posição. Temos o S21 Ultra 5G e o S21 5G mais abaixo. O destaque aqui vai para o Huawei Mate 40 Pro, que é um sucesso na China.

Números bem diferentes nas vendas de smartphones

Ao olhar para o segundo gráfico, com volume de vendas, o cenário é ligeiramente diferente. A posição da série iPhone 12 é mantida, mas alguns lugares invertem-se, com o modelo base do iPhone 12 assumir o topo e o iPhone 11 a manter-se. No meio da tabela as mudanças são também significativas.

É curioso ver como um conjunto limitado de equipamentos consegue assumir um valor tão grande de receitas. No caso da gama média (150-250 dólares) este lugar fica atribuído à Samsung e a gama de entrada (- de 150 dólares) está nas mãos da Xiaomi.

Fonte: Pplware.