23 de abr. de 2020

Tudo o que sabemos sobre o 'iPhone 12'

Muito antes de ser lançado, o próximo smartphone da Apple já tem a missão de diminuir os possíveis impactos que a crise do novo coronavírus pode causar à companhia. A pandemia da covid-19 pode até mesmo fazer com que o lançamento do dispositivo seja adiado. Com base nos rumores que surgiram desde o ano passado até aqui, reunimos as informações que temos a respeito da nova linha de celulares iPhone.

Modelos, projeto interno e recursos

Alguns sites têm listado os seguintes modelos para o próximo celular da Maçã: "iPhone 12", "iPhone 12 Pro" e "iPhone 12 Pro Max". No entanto, é possível que outros sites ainda citem um “iPhone 12 Lite”.
O chip dos smartphones deverá ser o A14 Bionic, que vai inaugurar o processo de fabricação em 5 nanômetros. Isso deve favorecer um grande incremento de desempenho e eficiência energética ao dispositivo. A bateria poderá ter um formato mais largo e retangular, em vez do antigo formato em L.
O novo padrão de conexão sem fio, chamado Wi-Fi 802.11ay, também poderá ser introduzido ao novo iPhone.
Outros dois recursos cotados para fazer parte do iPhone 12 são o scanner LiDAR, que já faz parte do iPad Pro, e o novo padrão de redes móveis: 5G. Rumores ainda indicam a introdução de novos alto falantes, que poderão ser de 10% a 15% mais altos.

Design

Segundo rumores, o iPhone 12 terá um design inspirado no iPad Pro, com bordas mais finas e laterais planas.
O notch também deverá estrear um tamanho reduzido, enquanto a tela do smartphone poderá ficar menos larga e mais comprida, com o modelo Pro Max saindo das 6,5” para as 6,7”.
A Apple ainda pode apresentar um novo conector, mas ninguém ainda sabe como ele vai funcionar, nem se vai herdar funcionalidades do iPad.
Os iPhone 12 Pro e 12 Pro Max devem ganhar a cor azul meia-noite, no lugar da verde meia-noite da geração anterior. Já o iPhone 12 comum, pode vir nas cores violeta, laranja claro e azul claro, além de manter os cantos arredondados.

Lançamento

Tradicionalmente, o mais comum seria a Apple lançar o iPhone 12 no mês de setembro. Contudo, ainda é cedo para dizer se a companhia vai manter sua agenda como nos anos anteriores, ou se o lançamento do smartphone será adiado devido à pandemia do coronavírus.

Fonte: Tecmundo.

Hackers exploram brecha grave no iPhone desde 2012

Uma nova falha crítica de segurança em dispositivos da Apple foi identificada por pesquisadores da ZecOPS. Segundo eles, a falha permite que iPhones e iPads possam ser invadidos pelo aplicativo nativo de e-mail, o 'Mail'.
De acordo com os pesquisadores, a vulnerabilidade permite que um invasor execute um código malicioso e infecte um dispositivo remotamente. Eles explicam que um e-mail simples pode consumir uma grande quantidade de RAM para tornar o uso do app inviável.
Estas "armadilhas", como relatado, podem dar acesso de leitura, modificação ou exclusão dos e-mails da vítima. A suspeita é de que os atacantes possam combinar esta falha com outra, que concede controle do dispositivo.
A análise da ZecOPS identificou que a vulnerabilidade atinge, por exemplo, dispositivos desde o iOS 6 (lançado em 2012), mas que vem sendo explorada desde 2018 no iOS 11.2.2 – nessa versão do sistema, o atacante pode acionar um golpe que sequer precisa que o e-mail seja aberto, e "o usuário não notará nada de anormal" no uso.
A falha também é abordada no iOS com a mesma função de clique-zero, quando o app está aberto em segundo plano, por exemplo.
Como destacado, a falha não é explorada amplamente por atacantes, mas sim em ataques direcionados. "O escopo do ataque consiste em enviar um e-mail especialmente criado para a caixa de entrada da vítima", dizem os pesquisadores. Entre os prováveis alvos identificados, eles destacam:
  • Indivíduos de uma organização listada na 'Fortune 500' da América do Norte
  • Um executivo de uma transportadora no Japão
  • Uma figura importante da Alemanha
  • Empresas de serviços gerenciados de segurança (MSSPs) da Arábia Saudita e Israel
  • Um jornalista na Europa
  • Alvo suspeito: um executivo de uma empresa suíça

Falha já "corrigida"

Os pesquisadores informaram a Apple sobre a falha no final de março, e a empresa lançou uma correção no iOS 13.4.5 beta em 15 e 16 de abril. Até o momento que esta nota era escrita, esta versão do sistema não havia sido liberada para o público.
A ZecOPS alerta que, para contornar a vulnerabilidade, "você pode usar a versão beta mais recente disponível" ou "considerar usar outros aplicativos de e-mail até que um patch esteja disponível". A análise identificou que Macs não são afetados.
Eles citam que, no iOS 13, os usuários não precisam realizar nenhuma ação para que a vulnerabilidade seja explorada. Já no iOS 12, é preciso que a vítima clique no e-mail malicioso. "Se um invasor controlar o servidor de e-mail, o ataque também poderá ser realizado sem nenhum clique no iOS 12", dizem os pesquisadores.
Atualmente sob investigação, eles tentam identificar como um invasor pode utilizar uma vulnerabilidade de kernel adicional que "forneceria acesso total ao dispositivo".
Neste momento, o ideal é deixar de usar o aplicativo Mail até que o iOS 13.4.5 seja disponibilizado. Atualmente, a versão pública do sistema está na versão '13.4.1'.
Fonte: Tecmundo.

Mac com chip ARM baseado no iPhone pode chegar em 2021

Assim como acontece nos iPhones, a Apple quer assumir a fabricação de mais componentes dos Macs, e a chegada de computadores e notebooks com um processador próprio da marca pode não estar distante. Segundo fontes da agência Bloomberg, o primeiro computador com logo da Maçã trazendo um chip feito pela marca pode ser lançado em 2021.
De acordo com a publicação, a Apple está trabalhando em diferentes designs de chip para Mac. O primeiro lançamento seria um modelo ARM de 5 nanômetros com 12 núcleos baseado no ainda não lançado Apple A14 Bionic. Segundo a Bloomberg, oito das unidades seriam focadas em desempenho, enquanto as outras quatro miram na eficiência.

Projeto Kalamata

Apesar da aposta alta, o primeiro dispositivo Mac com chip ARM deve ser um modelo de entrada, de acordo com a Bloomberg. Com isso em mente, talvez a Apple traga seu próprio chip ao mercado para brigar inicialmente com notebooks e computadores com processador Snapdragon e modelos da linha Intel Core i3.
Além de tomar o controle da fabricação, o desenvolvimento de um processador próprio também seria parte de um plano maior da Apple chamado "Kalamata". A iniciativa teria como objetivo unificar a arquitetura dos chips utilizados em computadores e celulares, garantindo mais controle não apenas na parte de hardware, mas também de software.
Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto e não deu detalhes sobre os futuros computadores e notebooks da linha Mac.

Fonte: Tecmundo.

Apple Music chega a TVs Samsung com 90 dias de teste gratuito

Ampliando sua biblioteca de aplicativos, as smart TVs da Samsung trouxeram uma novidade e tanto para os amantes da música. Dispositivos fabricados a partir de 2018 contam, agora, com a Apple Music, plataforma de streaming da empresa da maçã. O melhor? Os primeiros 90 dias podem ser aproveitados de graça.
Aderir ao serviço, segundo a Samsung, também é simples, sendo que o cadastro pode ser feito pela própria TV.
Além disso, aplicativos dedicados à prática de exercícios estão nos planos da sul-coreana, que foram adiados por conta da covid-19. Ainda assim, é possível assistir a mais de 250 aulas gratuitamente, tudo no conforto de seu lar.
Uma das grandes vantagens de contar com facilidades do tipo é não precisar se preocupar em espelhar a tela de seu celular ou bater a cabeça com conexões que nem sempre funcionam de acordo com o esperado. Ter tudo ao alcance do controle remoto é uma comodidade bem-vinda para quem utiliza várias plataformas para consumir conteúdo.

Caso você não tenha um iPhone nem pense em investir em produtos da Apple, esta é uma maneira de saber o que a empresa pode oferecer em serviços. Se tiver uma smart TV da Samsung, dê uma conferida na loja de aplicativos e veja se o Apple Music já chegou ao seu equipamento. Depois, conte para nós o que achou.

Fonte: Tecmundo.

JBL lança novo fone intra-auricular baratinho no Brasil

JBL lançou mais um fone de ouvido intra-auricular focado no mercado de entrada, o JBL C50HI. Os pequenos fones de ouvido ressaltam graves imersivos, enquanto proporcionam conforto por longas horas de uso.
Conhecida pelos seus aparelhos sonoros de alta qualidade, a JBL introduz ao mercado brasileiro mais um dos seus fones baratinhos. O JBL C50HI já está disponível no site da marca, prometendo conforto, durabilidade, versatilidade e, acima de tudo, a qualidade da JBL para seus portadores.
a. Harman/Divulgação
O fone tem preço sugerido de R$ 49. Sua conexão é pelo conector de fone de ouvido convencional (P2) — portanto, celulares sem essa entrada precisam do conector para USB-C. No cabo de 1.2 m, o JBL C50HI conta com microfone integrado e controle remoto universal, permitindo controlar a reprodução de músicas, gerenciar chamadas e outras funções (no Android e iOS).
O produto vem também com três diferentes ponteiras para ajustar o fone de acordo ao seu ouvido. No Brasil, o JBL C50HI está disponível somente na cor preta; mas quem for importar encontrará o fone de ouvido nas cores azul e branca.

Especificações:

  • Alto falantes: 8.6mm;
  • Reposta de frequência: 20-20khz;
  • Impedância: 30±4.5 ohms;
  • Sensibilidade do driver: 101 ± 3dBSPL, 1mW;
  • SPL máximo: 10mW;
  • Entrada de potência nominal: 3mw;
  • Comprimento do cabo: 1.2m;
  • Plug: 3.5mm.
Fonte: Tecmundo.

iPhone da Apple pode estar vulnerável a invasões através da app Mail

Apesar de não serem frequentes, as falhas no iOS existem e têm o mesmo grau de criticidade de qualquer outro sistema. A Apple, por norma, corrige rapidamente estes problemas, mas para isso tem de estar consciente deles.
A sua segurança quase nativa foi agora colocada em causa, segundo o que foi revelado pela empresa ZecOps. Segundo esta a app Mail pode estar a comprometer o iOS e permitir que malware entre neste sistema e no iPhone de forma silenciosa.
iPhone Apple Mail malware falhas

Uma falha grave de segurança no iPhone

Não existe ainda uma confirmação ou uma certeza, mas o que está a ser avançado pela empresa de segurança ZecOps aponta para uma falha grave na app Mail do iOS. Segundo esta, existe uma aforma simples e silenciosa de infetar um iPhone ou um iPad com malware.
Do que é descrito, basta uma mensagem de email criada de forma específica para que o ataque aconteça. Rapidamente podem correr código aleatório e roubar dados. O problema maior nesta situação está no facto de não requerer qualquer intervenção do utilizador, sendo completamente autónoma neste processo.
iPhone Apple Mail malware falhas

A app Mail é a porta de entrada do malware

Sabe-se também que este poderá não ser um problema recente e que deverá estar a ser explorado há alguns anos no iPhone. Sem ter ainda informações concretas, apontam que os alvos destes ataques sejam empresas de telecomunicações, empresas de tecnologia e até jornalistas e utilizadores comuns.
O problema que a ZecOps em provar esta falha está em não conseguir ter acesso às mensagens. Estas são normalmente eliminadas passado algum tempo. Há também apenas indícios destes ataques, sem que existam provas concretas e definitivas.
iPhone Apple Mail malware falhas

A Apple estará a tratar do problema

Outro problema para a deteção e identificação deste problema está na forma como é explorado. Não está a ser explorado de forma alagada, mas sim dirigida a um conjunto relativamente pequeno de utilizadores. Assim, torna-se mais difícil fazer a sua análise.

Do que é revelado, este problema está em versões várias versões do iOS, como a 12 ou a mais recente 13. A Apple, supostamente, terá também já tratado da sua resolução, mas por agora estará apenas na versão 13.4.5, que está ainda em testes.
Fonte: Pplware.