6 de fev. de 2024

Apple Watch ajudou a revelar coágulos de sangue pulmonares não detetados pelo hospital

 A história repete-se e o valor da tecnologia soma-se às vidas potencialmente salvas. O caso revelado mostra-nos como o Apple Watch ajudou um xerife a descobrir coágulos sanguíneos nos pulmões que o hospital não tinha detetado.

São muitos os casos que creditam no Apple Watch vidas salvas, quer pela sua ação preventiva, detetando anomalias no padrão normal dos sinais vitais, quer no auxílio de socorro solicitado pelo dispositivo quando o utilizador já não consegue pedir ajuda.

Na verdade, há quase uma década que o Apple Watch ajuda os utilizadores a descobrir doenças que podem salvar vidas. A última novidade é uma situação ocorrida na Flórida que envolveu um xerife e um aviso persistente do relógio.

Como detetou o relógio este quadro clínico?

Segundo informações da WFLA a história do xerife-adjunto de Sarasota, Luke Heyman é um exemplo de como não devemos descuidar os alertas do relógio da Apple. Após três alertas de ritmo cardíaco elevado e duas visitas ao hospital, o Apple Watch de Heyman levou-o a descobrir coágulos de sangue em ambos os pulmões.

Verifiquei o meu ritmo cardíaco, estava a cerca de 160. Pensei que fosse apenas um mau funcionamento do relógio ou apenas uma leitura errada.

Disse o xerife-adjunto.

Dois dias depois, Luke Heyman disse que se sentia mal e que as suas pernas pareciam gelatina. Nessa altura recebeu o mesmo alerta.

Nessa altura, pensei: "Bem, dois alertas numa semana... é melhor ir fazer um exame."

Comentou o visado.

Na ida ao hospital e após consulta com os médicos, estes excluíram a hipótese de um ataque cardíaco, mas não conseguiram diagnosticá-lo. Heyman disse que foi para casa e voltaram as náuseas. O seu coração em repouso estava novamente a 160 batimentos por minuto, pelo que regressou ao hospital.

Quando fui para as urgências, fizeram-me uma TAC com algum contraste. Descobriram que eu tinha vários coágulos de sangue em cada um dos meus pulmões.

Recorda Heyman.

De acordo com o seu médico, Heyman poderia ter desmaiado ou algo pior se os coágulos não fossem tratados. Conhecedor do caso, Dr. Pavan Kapadia, cardiologista, referiu que "esta foi talvez uma vida salva como resultado" do Apple Watch.

Os alertas de frequência cardíaca elevada do Apple Watch são acionados quando a frequência cardíaca excede um determinado nível durante demasiado tempo fora de um treino. O Apple Watch Series 1 e mais recentes, incluindo o Apple Watch SE, suportam a funcionalidade para utilizadores a partir dos 13 anos.

Saiba mais sobre as formas como o Apple Watch pode monitorizar a saúde do coração:

Fonte: Pplware.

Apple lança iOS 17.4 beta 2 e traz 5 novas funcionalidades

 A Apple acaba de lançar a beta 2 dos iOS 17.4, iPadOS 17.4, watchOS 10.4, tvOS 17.4 e macOS Sonoma 14.4. Também não podemos esquecer a beta 1.1 para o visionOS. Dito isto, saiba que o iOS 17.4 beta 2 traz 5 novas funcionalidades. Sabe quais são?

A Apple está agora a distribuir o iOS 17.4 beta 2 aos programadores, uma vez que a empresa pretende lançar esta atualização do sistema operativo em março.

Existem várias mudanças no iOS 17.4, incluindo funções exclusivas para clientes europeus, abrindo o iOS para pagamentos de terceiros, lojas de aplicações e muito mais.

Antes de mais, todos os utilizadores do iPhone poderão tirar partido destas cinco funcionalidades principais do iOS 17.4:

  • Alterações na aplicação de jogos: as aplicações de jogos em streaming estarão disponíveis na App Store a nível global, o que inclui o Xbox Cloud Gaming e o GeForce NOW, oferecendo jogos dentro das suas próprias aplicações.
  • Mensagens com a Siri: a Siri pode ler as mensagens recebidas em vários idiomas, incluindo espanhol, português, francês, alemão e muito mais.
  • Transcrições de podcasts: a aplicação Podcasts oferece agora transcrições de todos os episódios de podcasts.
  • Novos emojis: mais de 100 novos emojis estão disponíveis no iOS 17.4. Pode descobri-los aqui.
  • Alterações na proteção de dispositivos roubados: a Apple adicionou uma opção para que seja sempre necessária uma autenticação dupla em vez de apenas em locais desconhecidos.

Para além destas novas funcionalidades, a Apple também atualizou as aplicações Apple Music e Apple Podcasts, renomeando o separador Ouvir Agora para Início.

Para os utilizadores europeus, o iOS 17.4 beta 2 adiciona algumas alterações importantes, tais como:

  • Marketplaces - ou lojas de aplicações alternativas: os programadores de aplicações na UE podem optar por oferecer as suas aplicações em lojas de aplicações alternativas, desde que cumpram os critérios da Apple em matéria de experiência do cliente, apoio e prevenção de fraudes, entre outras alterações.
  • Notarização para aplicações iOS: uma revisão de base que se aplica a todas as aplicações, independentemente do canal de distribuição, centrada na integridade da plataforma e na proteção dos utilizadores. A autenticação envolve uma combinação de verificações automatizadas e revisão humana.
  • Opções do navegador predefinido: Os utilizadores da UE podem escolher um novo navegador predefinido a partir de uma lista dos navegadores mais descarregados em dispositivos iOS logo após a atualização para o iOS 17.4.
  • Acesso NFC de terceiros: os bancos e os serviços de pagamento de terceiros podem ser oferecidos aos iPhones europeus.
  • Mais acesso: os programadores podem solicitar funcionalidades adicionais de hardware e software para a Apple.

De referir que algumas destas alterações mais profundas para o mercado europeu ainda estão a ser testadas, podendo na versão final existir algumas diferenças.

Fonte: Pplware.