10 de out. de 2021

Google quer ajudar Apple a trazer as mensagens RCS para o iOS e o iPhone

 A Google pegou no serviço de SMS e fê-lo crescer para algo completamente novo e ainda mais seguro e funcional. O RCS está já a crescer de forma exponencial e querer tornar-se um padrão na indústria, com o apoio de muitas marcas e operadores.

Tudo parece estar a conjugar-se para ser um sucesso, mas tem ainda uma falha importante. Precisa de ter a Apple do seu lado, algo que o RCS ainda não conseguiu. Para tentar de novo, a Google ofereceu-se agora para ajudar Apple a trazer as mensagens RCS para o iOS e o iPhone.

Google RCS Apple Android mensagens

A aposta da Google no RCS, Rich Communication Services, é clara e bem assumida. A gigante das pesquisas pegou no conhecido protocolo que está na base das SMS e trouxe novas funcionalidades e muito mais segurança, para criar um padrão na indústria.

Com o suporte de muitos gigantes da indústria, esperava-se que fosse já um padrão. A Google tem conseguido aproximar de si os fabricantes Android e até operadores, cujas redes vão ser usadas para cursar as mensagens do RCS.

Mesmo com todo este apoio, há uma ausência de peso que a Google quer agora tentar trazer para este serviço. Falamos da Apple e o tweet publicado por Hiroshi Lockheimer vem convidar a criadora do iPhone para esta novidade importante, o RCS.

A origem desta nova tentativa de aproximação vem de um tweet do Android, que dá conta de um conhecido golfista ser o único do seu grupo que não usa o iMessage por não usar um iPhone. Isto foi tomado como positivo e ganhou força.

Google RCS Apple Android mensagens

Como resposta, o responsável do Android apresentou o que poderia ser a solução para a integração do sistema da Google com o iOS da Apple. Seria assim criada a solução (quase) perfeita para comunicação entre os dois sistemas, sem os problemas que existem hoje.

Claro que na base desta possível evolução está a Apple e a sua vontade de aderir ou não ao RCS. A sua solução, ainda que fechada ao seu sistema operativo, funciona da forma como quer e sem depender de terceiros. Assim, o mais provável é que nunca aconteça, por muito que os utilizadores beneficiassem.

Fonte: Pplware.


Apple recorre da sentença no caso Epic Games e as mudanças na App Store podem ser adiadas

 A Apple obteve uma vitória importante no início de setembro quando o tribunal deu razão à empresa de Cupertino no caso da expulsão da Epic Games da App Store. Contudo, a empresa ficou obrigada a aceitar pagamentos de outras origens nas apps do iOS e teria de fazer alterações na sua loja de aplicações já no início de dezembro.

Agora a Apple recorreu da sentença e as mudanças na loja podem ser adiadas.

Imagem Tim Cook no tribunal no processo Epic Games vs Apple

Apple quer ganhar tempo no caso Epic Games e nas políticas da App Store

Em setembro, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers finalmente anunciou a sua decisão no caso Apple vs. Epic Games. Assim, o tribunal decidiu que a Apple não poderá mais proibir os programadores de redirecionar os utilizadores para sistemas de pagamento de terceiros, mas a Apple não concorda e está a recorrer da sentença - o que poderá atrasar estas alterações durante muitos anos.

A empresa enviou o recurso no caso da Epic Games na sexta-feira a pedir a suspensão da liminar que permitirá aos programadores adicionar outros sistemas de pagamento dentro das suas aplicações, além do método da Apple. Se a gigante da Califórnia for bem-sucedida na sua solicitação, a mudança no sistema de pagamento da App Store pode não entrar em vigor até o final do caso - o que pode levar anos.

Assim, o tribunal irá apreciar o recurso em novembro. Enquanto isso, a decisão proferida pela juíza Yvonne Gonzalez Rogers fica suspensa e já não deverá entrar em vigor no dia 9 de dezembro de 2021, conforme estava obrigada pela decisão de setembro.

 

Sistema de pagamentos in app (na aplicação) têm de mudar

Segundo o que foi anunciado pela Apple, no mês passado, a empresa prevê que haja alteração na política dos seus pagamentos, permitindo que os programadores possam redirecionar os seus utilizadores para serviços fora da App Store.

No entanto, esta alteração aplica-se apenas a aplicações que oferecem conteúdo de assinatura para revistas digitais, jornais, livros, áudio, música e vídeo. A decisão da juíza Rogers afirma que esta mudança se deve aplicar a todas as aplicações e não apenas aquelas consideradas “leitoras”.

A Apple Inc. e os seus diretores, agentes, servidores, funcionários e qualquer pessoa em concerto ou participação ativa com eles ("Apple"), estão permanentemente impedidos de proibir os programadores de (i) incluir nas suas aplicações e botões de metadados, links externos ou outras chamadas à ação que direcionam os clientes para mecanismos de compra, além de compras na aplicação e (ii) comunicação com os clientes através de pontos de contacto obtidos voluntariamente dos clientes via registo na conta da aplicação.

Disse juíza Yvonne Gonzalez Rogers.

Imagem Fortnite no Safari do iPhone voa Nvidia Geforce Now

 

Atualmente ainda é como a Apple quer e não como a Epic Games quer

Neste momento, os programadores ainda têm de pagar à Apple uma comissão de 30% para cada venda feita através do sistema da App Store. A Epic Games processou a Apple depois de tentar burlar o sistema de compras dentro da aplicação inserida na App Store, o que resultou na proibição do popular jogo Fortnite das plataformas da Apple.

Apesar da sentença referente à loja de software, a juíza também decidiu que a Apple não será forçada a deixar a Epic Games voltar a colocar o Fortnite na App Store.

Fonte: Pplware.

iOS 15: Como ativar o resumo de notificações no iPhone

 O iOS 15 foi um salto significativo ao seu antecessor, o iOS 14. O sistema operativo móvel da Apple está mais robusto, mais elegante e incorporou muitas novas funcionalidades.

Com o iOS 15 passou a ser possível ter um resumo de notificações. Saiba como funciona e como ativar.

iOS 15: Como ativar o resumo de notificações no iPhone

Com o iOS 15 e iPadOS 15, pode programar o horário para receber um resumo de notificações todos os dias, para se manter informado quando lhe for conveniente. O resumo é personalizado e ordenado por prioridade com base na forma como utiliza as apps, com as notificações mais relevantes na parte superior.

As notificações não urgentes podem ser agrupadas num resumo e apresentadas à hora que lhes for mais conveniente. É possível programar o horário de resumo, escolhendo quando gostaria de receber o resumo de notificações ou Receber o que é importante (chamadas, mensagens diretas e notificações importantes serão apresentadas, mesmo que sejam de aplicações incluídas no resumo).

Como programar um resumo de notificações?

  1. Aceda a Definições > Notificações > Resumo programado e, em seguida, ative Resumo programado.
  2. Em Aplicações no resumo, selecione as apps que pretende incluir no resumo de notificações.
  3. Em Programar, toque no botão Adicionar  para adicionar um novo programa ou no botão Remover  para remover um programa. Em seguida, ajuste o tempo de cada resumo programado que configurou.

  4. Para adicionar novas apps ao resumo, volte a Definições > Notificações > Resumo programado e selecione as apps em Aplicações no resumo. Cada app é apresentada com um número que mostra o número médio de notificações que recebe por dia dessa app.

    A Apple disponibiliza um conjunto de funcionalidades e opções para as notificações. Pode ver aqui toda a informação.

    Fonte: Pplware.