29 de jul. de 2023

Apple: desenvolvedores precisarão dar mais detalhes sobre coleta de dados nos aplicativos


 A Apple vai ampliar medidas de privacidade digital de usuários ao mesmo tempo em que reforça as responsabilidades de desenvolvedores de aplicativos para suas plataformas.

A partir de agora, a companhia vai solicitar a todos os donos de jogos e ferramentas da App Store que expliquem exatamente o motivo para coletar ou rastrear informações de usuários. Isso será feito a partir de um formulário com respostas prontas.

O objetivo da Apple é impedir que aplicativos coletem informações de forma exagerada, fugindo da sua proposta inicial — como uma ferramenta de calculadora que deseja acessar a sua biblioteca de mídias ou a localização do usuário, por exemplo.

Isso é feito a partir da utilização de APIs de forma inadequada, em uma prática que gera uma "impressão digital" do usuário com dados como modelo do aparelho, sistema operacional e resolução da tela, por exemplo.

Quando começam as novas regras da App Store?

As novas políticas de privacidade passam a valer a partir de setembro de 2023 para todos os novos apps que forem publicados via App Store Connect e usem uma API que faz algum tipo de coleta de informações.

A data coincide com a chegada dos novos sistemas operacionais da empresa iOS 17iPadOS 17tvOS 17watchOS 10 e macOS Sonoma. Parte da documentação sobre os motivos para uso de APIs externas já pode ser visualizada no site da Apple para desenvolvedores.

O iOS 17 ainda está na versão Beta.O iOS 17 ainda está na versão Beta.Fonte:  Apple 

Esse formulário será opcional até o segundo trimestre de 2024, quando o cadastro vira obrigatório para todos os aplicativos novos ou atualizações em softwares já presentes na loja.

Fonte: Tecmundo.