3 de mar. de 2021

Apple Pencil poderá ter uma nova versão, segundo as imagens partilhadas na internet

 A “caneta” da Apple poderá sofrer uma nova atualização depois da empresa ter já lançado duas versões deste acessório. Assim, segundo as imagens supostamente reais, a Pencil de terceira geração apareceu no Twitter na conta de um leaker. O aspeto não é dissonante ao que já conhecemos e é em linha com que a Apple tem criado, mas traz uma novidade que se consegue de imediato perceber.

A tecnologia deverá ser a mesma que carrega a versão de segunda geração, isto é, carrega por indução na lateral de um iPad.

Imagem da suposta nova Apple Pencia

Apple estará a preparar uma nova Apple Pencil para o iPad

Conforme mostra a imagem, esta ‌Apple Pencil‌ atualizada parece ter um acabamento brilhante. Isto é, ao contrário da segunda versão, que tem um aspeto mate, este é muito parecido com o acabamento usado no ‌Apple Pencil‌ ou AirPods de primeira geração.

A outra diferença notável é a ponta do ‌Apple Pencil‌. A primeira e segunda gerações ‌Apple Pencil‌ têm pequenas pontas de rosca que podem ser facilmente substituídas quando gastas. Este modelo atualizado parece ter um componente de ponta consideravelmente maior, com uma sessão muito mais longa que é aparafusada no próprio ‌Apple Pencil‌.

Não está claro qual será o objetivo desta nova versão do ‌Apple Pencil‌ ter uma ponta redesenhada. Contudo, poderá ter a ver com a alteração de design do seu interior e com a própria sensibilidade.

A ponta redesenhada poderá indiciar que estará a aparecer uma nova funcionalidade. Em julho do ano passado, a Apple solicitou uma patente relativa a uma ponta ‌Apple Pencil‌ que permitiria ao dispositivo obter amostras de cores reais através de um sensor de cores. Será que a Apple irá expandir a utilidade da sua caneta?

Se juntarmos estes factos, poderemos conjeturar que as alterações deverão ser mais na questão interna, técnica, e não no seu design. No entanto, é razoável esperar que alguma funcionalidade adicionada ao modelo atual justifique uma nova iteração do dispositivo.

Se adicionarmos esta informação à probabilidade da Apple lançar este mês novos iPads, então o rumor ganha um peso maior. Este leaker, de seu nikename Mr. White, tem conseguido informações corretas dos produtos Apple antes destes serem de facto apresentados oficialmente. A nova Apple Pencil poderá outro desses casos.

Fonte: Pplware.

Dica: Como digitalizar documentos no iPhone ou iPad e transformar num PDF

Os sistemas operativos dos smartphones são cada vez mais “canivetes suíços” com ferramentas para tudo. O iOS, por exemplo, tem sido equipado com muitas funcionalidades que podem ser uma ajuda importante no desempenhar das nossas funções profissionais ou académicas. Por exemplo, com um clique podemos digitalizar um documento, assiná-lo e enviar o ficheiro em PDF por email. Há várias formas de o fazermos e vamos explorar isso hoje.

Para digitalizar um documento no iPhone ou iPad, podemos usar a app Notas ou a app iCloud. Mas como temos acesso a essas opções?

Imagem iCloud Drive com a opção digitalizar documentos no iPhone

A Apple adicionou um recurso de digitalização à sua aplicação Notas lá atrás no iOS 11. No entanto, também existe a opção para digitalizar documentos diretamente para o iCloud Drive. Vamos então mostrar as duas formas para escolher o que realmente lhe interessa, dependendo, claro, do cenário de trabalho.

 

Digitalizar via iCloud Drive no seu iPhone ou iPad

O recurso de digitalização da Apple inserido na aplicação Notas no iOS e iPadOS é útil. Contudo, o seu objetivo é colocar os ficheiros digitalizados numa nota. Depois, o processo de os colocar no iCloud Drive ou guardar numa pasta local, torna-se redundante. Contudo, existe uma maneira mais rápida para digitalizar, guardar ou partilhar.

A aplicação Ficheiro é muito completa e deveria ser alvo

de análise da parte do utilizador. Conforme poderão ver,

esta tem integração de digitalização, tal como na 

aplicação Notas. O que o vai surpreender é a velocidade

desta digitalização.

  1. Abra a aplicação Ficheiros no iPhone ou iPad;
  2. Selecione o separador Explorar no canto inferior direito > iCloud Drive se ainda não estiver selecionado;
  3. Como alternativa, pode selecionar o local “No meu iPhone” se quiser guardar diretamente no armazenamento local;
  4. Toque no círculo azul com três pontos no canto superior direito;
  5. Escolha Digitalizar documentos;
  6. Faça uma digitalização do documento e toque em Manter digitalização após cada página.

O utilizador poderá usar a opção de captura automática que irá

rapidamente detetar e digitalizar o documento. Contudo, 

também poderá usar o botão no ecrã para captar manualmente.



Se necessário, arraste para ajustar os cantos da digitalização.

Então, com todos os documentos digitalizados e ajustados,

clique no botão Guardar no canto inferior direito.

Este é um recurso que lhe interessa ter sempre à mão.

Aliás, a Apple deveria ter um acesso mais direto a 

esta ferramenta, tendo em conta a quantidade de 

documentos que hoje temos de assinar digitalmente

e enviar por email.

 

Digitalizar via app Notas no seu iPhone ou iPad

Conforme referimos acima, esta foi a opção para digitalizar mais publicitada aquando da sua aparição no iOS 11. Apesar de já a termos dado a conhecer aqui, vamos novamente compilar os passos para que possa ter as duas opções juntas. Depois, decida qual será melhor para si.

  1. Abra a app Notas e selecione uma nota ou crie uma nova;
  2. Toque no botão Câmara para começar a digitalizar um documento na app Notas;
  3. De seguida, toque no ícone Digitalizar documentos;
  4. Coloque o documento à vista da câmara.
  5. Se o dispositivo estiver no modo Auto, o documento será digitalizado automaticamente. Se precisar de digitalizar 
  6. manualmente, toque no botão
  7. Obturador para digitalizar
  8. ou num dos botões de volume.
  9. Caso o documento precise de um ajuste nos limites, arraste os cantos para ajustar a digitalização de forma a que esta se adapte ao tamanho da página;
  10. Agora toque em Manter digitalização;
  11. Toque em Guardar ou adicione mais digitalizações ao documento.

    Em resumo, o iOS traz boas ferramentas, mas muitas vezes temos de “navegar pelas zonas ocultas” de forma a descobrir estas pérolas. Explore mais esta app iCloud Drive que vai gostar de outras ferramentas que poderá usar no dia a dia.

    Fonte: Pplware.