7 de abr. de 2022

Apple: 5 aplicações fantásticas para o seu iPhone

 Atualmente, o smartphone é o objeto mais indispensável na vida da grande maioria das pessoas. Aliás, podem sair de casa sem casaco num dia de frio, sem guarda-chuva num temporal, mas nem pensar sair sem o telemóvel. Na verdade, hoje este dispositivo sabe mais sobre si do que os seus próprios pais. Portanto, só por isso, e por tudo o que lá está "dentro", imagine-se a relevância. Tudo isto vive de aplicações. E hoje trazemos 5... de luxo para o seu iPhone!

Das cinco que apresentados, há pelo menos duas que vão desafiar a sua imaginação. Mas podem ser muito úteis.

A riqueza dos sistemas operativos são as aplicações. Um smartphone sem aplicações não faz sentido existir. Portanto, num enorme manancial de software que existe devemos conhecer a oferta para podermos descarregar o que nos faz realmente falta.

Um dos problemas é haver tantas aplicações e que são totalmente desconhecidas para o utilizador. Por isso trazemos estas sugestões, para poder perceber o tanto que desconhece e que pode passar a usar.

1 - Braille Scanner

Reprodutor de vídeo


á pensou em aprender Braille? Bom, com esta aplicação vai poder traduzir rapidamente algo escrito em Braille, mas, infelizmente, só para inglês. No entanto, é melhor que nada e temos esperança que um dia apareça para português.

A app Braille Scanner permite que os utilizadores tirem uma foto de um pedaço de papel com Braille através dos seus iPhones e, em segundos, o software traduz em texto.

O programador explica a sua intenção por trás do projeto e também as limitações até agora:

Braille Scanner foi criado para ajudar a transcrever de Braille para texto. O software usa uma combinação de aprendizagem automática e visão para conseguir o resultado final. O modelo de transcrição atual usa Unified English Braille, grau 1, e planeio adicionar mais nas próximas atualizações da aplicação.

Estas são as características da ferramenta:

  • Tradução Braille através do Unified English Braile (UEB), grau 1;
  • Braille/texto para fala;
  • Exportar texto traduzido;
  • Exportar caracteres Braille;
  • Dezessete ícones de aplicativos diferentes

 

2 - Split Screen - Dual Window

Imagem Split Screen para iOS

O iOS à semelhança do iPadOS, também permite dividir o ecrã e ter várias tarefas em simultâneo mostradas no ecrã. Podemos mesmo dividir o ecrã em duas janelas e nelas correr diversos conteúdos. Para isso a Apple abriu a porta aos programadores para criarem soluções. Estas aplicações, que existem às dezenas na App Store, permitem dividir o ecrã com um browser e um jogo, uma app de conversa com uma rede social... Enfim, há um manancial de opções.

Uma que trazemos hoje, de exemplo, é a Split Screen. Esta app gratuita (que tem pub na abertura) permite ter duas páginas web em simultâneo, sem necessidade de alternar entre separadores. Dividindo o ecrã, pode navegar na sua rede social favorita e ver vídeos engraçados ao mesmo tempo.

Esta app é apenas um dos exemplos disponíveis, mas poderá encontrar outras do género e até mais evoluídas. Neste caso, a app permite remover a pub pelo pagamento de 2,99 euros. Fica a dica.


 

3 - Remini - Realçador de Fotos IA

Esta aplicação pode, nalguns cenários, fazer milagres. Por exemplo, quando temos texto indecifrável, com esta app, passamos a poder ler o que lá diz. Mas vamos à descrição.

Segundo o criador da app, com o software Remini - Realçador de Fotos IA, o utilizador poderá transformar as suas fotos antigas e esborratadas em HD lindas e nítidas em apenas um toque. Assim, com esta simples app, poderá dar uma nova vida às suas fotos granuladas, pixelizadas, danificadas e de baixa resolução.

Utilize o Remini para:

  • Transformar fotos faciais em alta definição
  • Aprimorar os retratos e selfies do dia a dia para obter resultados impressionantes no estilo de influenciador
  • Reparar fotos antigas/borradas/arranhadas
  • Criar conteúdo viral digno de ser compartilhado com comparações antes/depois
  • Tudo produzido por tecnologia de IA de ponta

A app está disponível em: inglês, hindi, japonês, coreano, português, russo, chinês simplificado e tradicional, espanhol e tailandês. Poderá ter acesso a tudo, assinando a versão premium. Esta assinatura poderá ser semanal, mensal, anual.


 

4 - Fita Métrica

Esta aplicação é nativa no seu iOS. Isto é, pode encontrar a app no iPhone e vai descobrir muitas funcionalidades que nem imagina poder ter no bolso. Assim, com esta ferramenta, transforme o seu iPhone ou iPad num instrumento de medida com a aplicação Fita Métrica.

Esta aplicação permite medir o tamanho de objetos reais, a altura de uma pessoa e pode indicar automaticamente as dimensões de objetos retangulares.

No iPhone 12 Pro (e posterior), iPad Pro de 11 polegadas (2.ª geração e posterior), iPad Pro de 12,9 polegadas (4.ª geração e posterior) é possível ver as guias horizontais e verticais ao medir objetos grandes para medições mais simples e exatas. Use também para medir instantaneamente a altura de uma pessoa desde o chão até ao limite superior da cabeça, do cabelo ou do chapéu.

Guarde as medidas de uma sessão, juntamente com capturas de ecrã, para ter acesso fácil e partilhe-as sempre que for necessário.


 

5 - 3d Scanner App™

3D Scanner App é uma ferramenta para processar fotos e vídeos em modelos 3D usando o poder da Fotogrametria. Perfeito para Design 3D, CAD, arquitetura, Jogos, AR, VR, XR, etc... A app permite ainda partilhar modelos USDZ através do iMessage para que amigos e familiares possam ver os seus modelos em Realidade Aumentada.

A fotogrametria é feita usando o novo Object Capture API no hardware suportado.

Fonte: Pplware.

iOS 15.5 traz suporte para apps com pagamentos externos

 Após os reguladores um pouco por todo o mundo terem pressionado a Apple a aceitar pagamentos externos dentro da sua App Store, a empresa teve de redefinir a sua estratégia e adaptar as suas plataformas. Agora, foi descoberto na versão beta do iOS 15.5, que a Apple adicionou suporte para apps com compras externas.

Este alerta que é disparado tem como objetivo informar o utilizador que a aplicação que está a descarregar poderá ter no seu interior compras associadas, mas com pagamento em lojas de terceiros.

Imagem de alerta para compras externas no iOS 15.5

iOS 15.5 trará alertas para pagamentos externos na App Store

A versão beta mais recente do sistema operativo da Apple traz suporte total para a nova obrigação imposta à empresa de Cupertino. Agora, o utilizador poderá ser confrontado com a hipótese das compras dentro de certas apps serem pagas em serviço fora da plataforma Apple.

Isto traz aqui algumas informações importantes que o utilizador necessitará de estar ocorrente. Por exemplo, se descarregou uma aplicação e dentro desta tiver comprado algumas funcionalidades, quando remover essa aplicação vai receber um alerta a informar que não é possível gerir compras e assinaturas pela App Store.

Imagem ícone da App Store da Apple

A diferença é que enquanto a App Store permite que os utilizadores façam a gestão de todas as suas compras num único lugar, a Apple não tem controlo sobre o que os utilizadores compram fora da plataforma – por isso é importante ter um lembrete.

As compras externas de [nome da aplicação] ainda podem existir. Não pode gerir ou cancelar nenhuma compra externa através da App Store. Para obter mais informações, entre em contacto com o programador.

O código interno do iOS analisado pelo site 9to5Mac também mostrou que a Apple está a implementar outro alerta que aparecerá quando o utilizador abrir uma app que oferece compras externas pela primeira vez. No entanto, vale a pena notar que este recurso não estará disponível para todas as aplicações.

As diretrizes da App Store deixam claro que o “direito de conta de link externo” está disponível apenas para “aplicações de leitura”, que são apps que oferecem conteúdo digital, como revistas, livros, músicas ou vídeos. Outro requisito é que a aplicação não possa oferecer compras na app usando a plataforma da Apple. Ainda assim, cada solicitação deve ser aprovada pela Apple.

Fonte: Pplware.