10 de abr. de 2022

WristChat traz a experiência do WhatsApp ao seu Apple Watch

 O Apple Watch assume-se cada vez mais como um computador de pulso com praticamente tudo o que um utilizador precisa. Além do que um relógio faz de forma nativa, a parte de redes sociais está cada vez mais desenvolvida. Ao ponto de podermos ter não só os alertas, as notificações, mas também uma interação com os nossos contactos. Por voz ou por texto, sem esquecer a escrita manual, a app WristChat faz agora a ponte entre o WhatsApp e o nosso smartwatch.

Assim, a sugestão de hoje é para perceber se esta app lhe será útil.

Imagem do Apple Watch com o WristChat para gerir mensagens do WhatsApp

Leia e responda às mensagens WhatsApp no Apple Watch com o WristChat

O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo. Contudo, quando se trata do suporte aos dispositivos Apple, a empresa Meta só desenvolveu aplicações para iPhone e Mac.

Agora, graças ao programador Adam Foot, os utilizadores poderão finalmente ter acesso ao WhatsApp através do seu pulso, com a app WristChat para o Apple Watch.

O WristChat pretende colmatar a lacuna da falta de app. Com a sua integração única com WristBoard, o utilizador poderá ler e até escrever. O WristChat usa a API da Web do WhatsApp para ter acesso às mensagens do utilizador numa app do watchOS. No entanto, a aplicação foi construída com recurso ao SwiftUI para fornecer uma interface projetada para o Apple Watch.

Depois de instalar a app no Apple Watch, basta ir ao WhatApp, no iPhone, e adicionar um dispositivo, irá ser mostrado o QR Code necessário para emparelhar o WristChat com o Apple Watch.

Após a primeira configuração, a aplicação mostra uma lista de todas as suas mensagens recentes, semelhante ao que obtém na aplicação Mensagens da Apple. Em seguida, pode tocar numa conversa para ver as mensagens e até mesmo enviar uma nova, é tudo muito simples.

A app permite também algumas opções para personalizar a interface. Por exemplo, a aplicação permite que escolha se deseja ou não ver as fotos do perfil dos seus contactos na lista de mensagens e até mesmo alterar a cor das bolhas das mensagens.

O software também possui feedback tátil integrado e dicas para ajudar os utilizadores a navegar pela aplicação.

 

Interagir com o ecrã do WristChat

Uma das boas vantagens é podermos responder às mensagens a partir do ecrã do Apple Watch. Para isso, o WristChat usa o tal teclado WristBoard ou então as opções nativas, como o ditado ou o desenho manual.

Com o WristBoard, o utilizador pode não apenas digitar num teclado completo, mas também ter acesso à autocorreção e sugestões. Melhor ainda, funciona com qualquer modelo de Apple Watch, não apenas com a Série 7.

Para rematar, resta referir que a app WristChat custa 2,99 € e a app WristBoard custa também 2,99 €. Se comprarem as duas, há um preço promocional.

Fonte: Pplware.

Estudo aponta que apps continuam rastreando dados no iPhone


 Segundo o estudo "Goodbye Tracking? Impact of iOS App Tracking Transparency and Privacy Labels" ("Adeus rastreamento? O impacto da transparência de rastreamento de apps e dos rótulos de privacidade no iOS", em tradução livre), acadêmicos da Universidade de Oxford concluíram que, mesmo com a premissa de que a Apple tem sido cada vez mais criteriosa em relação à transparência do rastreamento de dados no iOS, a discussão ainda deve se estender.

Ao analisar o comportamento no rastreamento de dados de 1.759 aplicativos da App Store do Reino Unido antes e depois do iOS 14 — a atualização que prometia uma maior transparência e visibilidade em relação ao tema —, a pesquisa afirma que ainda existe pouca diferença entre os resultados obtidos. Ou seja, as novidades apresentadas no iOS 14 não têm sido tão eficazes para bloquear o rastreamento de atividades entre apps como a empresa afirma.

O que o iOS 14 prometia

Lançado em setembro de 2020, o iOS 14 anunciava uma enorme evolução em relação à proteção da privacidade do usuário ao navegar entre aplicativos. Além do recurso App Tracking Transparency  ("Transparência de Rastreamento de Apps", em tradução livre) — que permite ao usuário definir quais apps podem ou não monitorar suas atividades —, houve também a introdução de notificações Push para quando o conteúdo da Área de Transferência for acessado pelo app aberto.

apple rastreamento dados appsO iOS 14.5 introduziu a ferramenta obrigatória de permitir que apps possam ou não rastrear os dados.

Meses depois, a atualização do iOS 14.5 ainda complementou essas novidades, tornando obrigatório aos aplicativos que solicitem a permissão do usuário para ativar o rastreamento de atividades entre apps no iPhone.

O que a pesquisa afirma

"Muitos apps ainda coletam informações do dispositivo, que podem ser usadas para rastrear usuários ao nível de grupo ou identificar indivíduos através de probabilidades", explicam os acadêmicos. Assim, apesar da propaganda da Apple em relação à transparência da privacidade dos usuários, ainda existe um longo percurso a ser trilhado neste tema.

Fonte: Tecmundo.

A segunda geração dos AirPods Pro só verá a luz no final de 2022

 Um dos mais rentáveis segmentos da Apple é o dos auscultadores. Este dispositivo tem conseguido um lugar de destaque no mercado e todas as versões são alvo da curiosidade. Informações referem que a Apple já vendeu mais de 27 milhões de AirPods. A pergunta que não quer calar é: quando chegam os AirPods Pro 2?

Ming Chi-Kuo, analista que segue o mercado da empresa de Cupertino, refere que a segunda geração virá ainda este ano.

Em outubro de 2019, a Apple apresentou o seu novo e principal produto relacionado ao áudio: os AirPods Pro.

Estes auscultadores são de excelente qualidade e trazem ótimas capacidades, como cancelamento de ruído ativo, com um design bem diferente dos AirPods originais, assim como outros pormenores.

Desde essa altura, praticamente, começou-se a falar na sua segunda geração. No entanto, quase um ano e meio depois, ainda não tivemos notícias deles.

O famoso analista, que segue o mundo Apple, garantiu que a segunda geração do AirPods Pro chegará no segundo semestre de 2022 com um chip substancialmente aprimorado e um design novo e mais compacto. Será?

Ilustração dos AirPods 2 Pro

AirPods Pro 2 ainda este ano... hmmm será?

O analista em questão é o conhecido Ming Chi-Kuo, encarregado de lançar previsões sobre o futuro da Apple e os seus produtos cuja taxa de sucesso é bastante alta.

Num tweet publicado na sua conta oficial, Kuo forneceu informações sobre a linha AirPods da Big Apple.

Aparentemente os AirPods 3 não estão a ter tanto sucesso quanto a procura atual pelos AirPods 2. Isso fez com que a Apple reduzisse em 30% o pedido da terceira geração aos seus fornecedores.

Por outro lado, garantiu que a segunda geração dos AirPods Pro chegará finalmente no segundo semestre de 2022 depois de muitos rumores sobre eles.

Estes auscultadores são realmente muito falados. Isto porque devem apresentar um chip substancialmente melhor em comparação com o H1 original. Isso permitirá melhorar o cancelamento de ruído ativo e a eficiência dos auscultadores, aumentando assim a vida útil da bateria.

O suporte para Apple Losseless no Apple Music também é esperado, pois, atualmente, nenhum AirPods sem fio suporta este codec sem perdas da Apple.

Por fim, também é relatado que, ao contrário do que aconteceu com os AirPods 3, o lançamento da segunda geração do AirPods Pro removerá a primeira geração, eliminando-os do mercado.

Lembre-se que agora, por exemplo, os auscultadores originais de segunda e terceira geração (os AirPods originais) são vendidos mesmo tendo tecnologias diferentes.

Fonte: Pplware.



Apple vaza próprio carregador USB-C duplo de 35W

Na última sexta-feira (8) a Apple acidentalmente vazou um carregador duplo de 35W em seu site oficial. A publicação ficou pouco tempo no ar e depois foi removida pela empresa. Por ser um vazamento da própria marca, é possível que a Maçã esteja planejando um lançamento em breve.

Disponível por pouco tempo, o documento acidentalmente vazado revela um adaptador com duas portas USB-C. O cabo USB, como seria de esperar, não vem incluso nesse pacote.

Essa seria a primeira vez que a Apple lança um adaptador duplo, e de acordo com a capacidade de 35W, seria teoricamente possível carregar dois iPhones simultaneamente, ou um smartphone e um Apple Watch, por exemplo. O iPhone 13 Pro Max tem suporte para carregamento rápido de 27W, o que significa que daria para carregar tanto o celular quanto algum outro gadget mais leve.

Apple quer investir em mais carregadores

O lançamento do aparelho faz bastante sentido, uma vez que a empresa estava interessada em expandir sua linha de adaptadores e carregadores. Inclusive, rumores apontavam que a Apple estaria trabalhando em carregadores do tipo GaN (nitreto de gálio), que aquece menos durante o processo e carrega os dispositivos mais rapidamente.

No entanto, o arquivo não comenta nada sobre o aparelho ser a base de GaN, e nem sequer dá pistas que será realmente lançado. Mesmo sendo um "vazamento oficial", é necessário esperar por um anúncio forma da Apple sobre o carregador, e até lá tudo não passa de especulação.

Fonte: Tecmundo.