6 de dez. de 2021

Quer comprar um Mac? Calma, veja o que a Apple estará a preparar

 Estamos numa altura muito propícia para investir numa máquina nova. Natal, fim de ano e promoções que vão surgindo para incentivar o consumidor. Contudo, se a ideia é comprar um Mac, saiba que a Apple planeia lançar cinco novos Macs em 2022.

Além dessas máquinas, as informações referem também a atualização do MacBook Pro de nível básico. Mas há mais!

Novos Macs para 2022... escolha um!

Segundo informações veiculadas pelo conhecido analista do mercado Apple, Mark Gurman da Bloomberg, a Apple está a trabalhar em cinco novos Macs para lançamento em 2022.

Na última edição do seu boletim informativo "Power On", Gurman disse que espera que a Apple lance cinco novos Macs em 2022, incluindo:

  • Um iMac de última geração com Apple Silicon, na oferta acima do ‌iMac‌ de 24 polegadas;
  • Uma renovação significativa do MacBook Air com o chip "M2" e um novo design;
  • Um Mac mini atualizado;
  • Uma nova versão do MacBook Pro básico;
  • Um novo Mac Pro com Apple Silicon.

 

Rumores que podem ser certezas...

Embora tenha havido um grande número de rumores sobre as atualizações do iMac, MacBook Air, Mac mini e Mac Pro da Apple, a menção de Gurman de um novo MacBook Pro básico destaca-se.

O analista mencionou anteriormente que um MacBook Pro básico de próxima geração seria equipado com o mesmo chip ‌M2‌ que o ‌MacBook Air‌ de próxima geração, apresentando o mesmo número de núcleos de CPU que o chip M1, até 10 núcleos gráficos e desempenho aprimorado. Contudo, é a primeira vez que a máquina é mencionada nestes últimos 6 meses.

A introdução dos mais recentes modelos de MacBook Pro de última geração da Apple, que apresentam ecrãs maiores, eliminou a Touch Bar e adicionou mais portas, parece ter deixado o MacBook Pro básico numa posição estranha na linha de Mac, o que terá já levantado a especulação de que poderia ser descontinuado e substituído por uma versão de ponta do ‌MacBook Air‌.

Contudo, a nova menção de Gurman sugere que um novo MacBook Pro básico ainda está a caminho para 2022.

 

Como ficam alinhados os Macs depois destas entradas em jogo?

Como sabemos, a Apple não tem por hábitos criar ofertas que se canibalizem. Portanto, pese o facto dos detalhes sobre a nova máquina não serem ainda  claros, há, contudo, questões significativas a colocar relacionadas com as novas entradas.

Assim, será interessante perceber como o novo MacBook Pro básico irá ocupar o meio-termo entre o novo ‌M2‌ ‌MacBook Air‌ e o atual MacBook Pro de última geração, e se aspetos como a Touch Bar permanecerão.

Também, as atualizações do ‌iMac‌ de 24 polegadas e do MacBook Pro de última geração estavam visivelmente ausentes da lista de expectativas de Gurman para 2022. Embora estas máquinas tenham sido atualizadas este ano, a sua ausência na lista de Gurman pode adicionar influência à teoria de que a Apple não planeia atualizar os seus Macs Apple Silicon anualmente.

Além do Mac, Gurman mencionou que também espera ver um iPhone SE com 5G, novos auscultadores AirPods Pro e a introdução dos primeiros óculos de realidade virtual e aumentada (realidade mista) da Apple em 2022.

Portanto, 2022 pode ser mais um ano de muita atividade vindo do lado de Cupertino.

Fonte: Pplware.

iPhone 6 Plus será considerado vintage até o final do ano

 Quando a Apple deixa de vender um dispositivo através dos seus canais de distribuição normais, estes produtos são classificados em duas categorias. Assim, o dispositivo ou passa a ser Vintage, ou Obsoleto. Como tal, o próximo dispositivo a entrar na categoria Vintage é o iPhone 6 Plus.

Segundo um memorando interno, a Apple vai integrar o seu primeiro Plus na lista de produtos Vintage da empresa, já que se passaram mais de 5 anos desde que ele foi oficialmente retirado do mercado.

Imagem iPhone 6 Plus Pplware

Sobre os produtos vintage e obsoletos

Os produtos são considerados vintage quando a Apple deixou de os distribuir para venda há mais de 5 anos e menos de 7 anos.

Como tal, os produtos são considerados obsoletos quando a Apple deixou de os distribuir para venda há mais de 7 anos. Os produtos Beats da marca Monster são considerados obsoletos, independentemente de quando foram adquiridos.

Assim, conforme é referido pela empresa, é descontinuada toda a assistência a hardware para produtos obsoletos, com a única exceção dos portáteis Mac que sejam elegíveis para um período adicional de reparação, apenas de baterias. Os centros de assistência não podem encomendar peças para produtos obsoletos.

iPhone 6 Plus está prestes a ser um "Vintage"

Se tiver um iPhone 6 Plus a descansar numa gaveta com um problema e estiver relutante em se desfazer dele, pode ainda assim dar-lhe uma segunda oportunidade ao repará-lo antes do final do ano, embora a reparação, seja de que tipo for, custará provavelmente mais do que aquilo a que o aparelho é valorizado no mercado de segunda mão.

Fonte: Pplware.

AirTags da Apple ligados ao aumento do número de roubos de automóveis

 Os AirTags são um equipamento que permite localizar um objeto perdido recorrendo a uma gigante rede de iPhones. A Rede Encontrar, contudo, pode ser usada para o bem, mas também para o mal.

Segundo um relatório da polícia canadiana, estes dispositivos estão a ser usados para ajudar no roubo de carros.

Imagem AirTags da Apple

AirTags usados para detetar carros para serem roubados

Os AirTags da Apple estão a ser utilizados num número crescente de roubos de automóveis no Canadá, de acordo com a polícia local.

Segundo um comunicado da Polícia Regional de York, os investigadores identificaram um novo método que está a ser utilizado pelos ladrões para localizar e roubar veículos topo de gama que tira partido das capacidades de localização do AirTag.

Embora o método de roubo dos carros seja largamente convencional, o objetivo do AirTag é rastrear um carro topo de gama até à residência da vítima, onde pode ser roubado da entrada da garagem.

Desde setembro de 2021, só na Região de York, os agentes da polícia investigaram cinco incidentes em que suspeitos utilizaram os AirTags em roubos de veículos topo de gama.

Conforme foi explicado, os ladrões visam quaisquer veículos particularmente valiosos que encontrem em locais públicos e parques de estacionamento, colocando um AirTag numa área fora de vista, como no engate do reboque ou no tampão de combustível, na esperança de que este não seja descoberto pelo proprietário do carro.

Imagem AirTags

Utilizadores têm de atuar quando alertados pelo anti-tracking

Os ladrões não têm forma de desativar as características anti-tracking da Apple que alertam os utilizadores quando um AirTag não familiar próximo está a monitorizar a sua localização, mas nem todas as vítimas recebem ou agem com base na notificação, ou têm um iPhone.

Embora apenas cinco roubos tenham sido diretamente ligados ao AirTags até agora, mais de 2.000 veículos foram roubados em toda a região no último ano, e é provável que o problema se estenda a outras localidades e países em todo o mundo.

A polícia espera ver os AirTags utilizados a uma escala mais alargada num número crescente de furtos de veículos no futuro.


Os AirTags são de grande valia e a Apple tem apertado o cerco a uma utilização não convencional. Conforme vimos recentemente, a empresa de Cupertino adicionou uma nova funcionalidade à app Encontrar que interage com as etiquetas localizadoras.

Fonte: Pplware.

Dica: Como ativar texto em negrito no Apple Watch

 O Apple Watch recebeu na sua versão Series 7 um ecrã mais avantajado. Assim, com jeitinho e boa vontade, conseguimos até usar um teclado para elaborar uma mensagem escrita percorrendo os carateres com o dedo. Contudo, não deixa de ser um texto ainda difícil de ler em certas ocasiões, e o que recebemos de mensagens torna-se complicado de ler se formos, por exemplo, a correr ou a fazer um desporto que nos permita levantar o braço para ler. Há, contudo, uma forma de termos este texto bem mais visível.

Hoje, este simples, mas útil guia prático, vem mostrar como e onde ativar tal funcionalidade no seu Apple Watch.

Imagem Apple Watch

Já desejou que o texto no Apple Watch fosse mais fácil de ler? Saiba então que pode aumentar a legibilidade enquanto olha para o seu Apple Watch ativando o texto em negrito no seu relógio.

Conforme referimos, o Apple Watch tem um ecrã muito pequeno e, ao contrário do seu smartphone ou tablet, não fica tão perto do rosto com o uso normal. Portanto, navegar pelo menu do Apple Watch às vezes pode ser complicado se não tiver uma visão perfeita, muitas vezes é exigido que se esforce para ler o texto exibido no ecrã.

Portanto, usar texto em negrito em vez de texto normal pode aliviar este problema até certo ponto. Aliás, esta funcionalidade já existe há muitos anos no iOS e iPadOS.

 

Como ativar texto em negrito no Apple Watch

O procedimento a seguir é idêntico para todos os modelos do Apple Watch e versões watchOS.

1 - Pressione a coroa digital no seu Apple Watch para ter acesso ao ecrã inicial. Role e encontre a aplicação Definições. Clique em cima do ícone da app para continuar.

Imagem Definições do Apple Watch

2 - No menu de Definições, role para baixo e toque em “Ecrã e brilho”.

Imagem Ecrã e Brilho do Apple Watch

3 - Aqui, se for até o final, encontrará a opção para ativar o texto a negrito. Basta tocar uma vez no botão e notará imediatamente a diferença.


Agora que já ativou o texto a negrito, os itens do menu e qualquer texto escrito nas complicações do mostrador do relógio serão mostrados a negrito, tornando-o um pouco mais fácil de ler sem forçar os seus olhos.

No entanto, se esta definição não trouxe nada de útil à leitura, vá então a Definições > Ecrã e brilho > Tamanho do texto e, aqui dentro, poderá aumentar até se sentir confortável.


Observe que isto aplica-se apenas a textos e não torna o mostrador do relógio maior.

 

No iPhone existem também mais acessibilidades

Considerando que praticamente todos os utilizadores do Apple Watch também possuem um iPhone, também poderá ter interesse em ativar o texto a negrito no seu smartphone. Então, pode ir a Definições > Acessibilidade > Tamanho do texto e visualização > Negrito

Já que está nesta secção do iOS, dê uma vista de olhos, poderá ter mais algumas boas funcionalidades para o ajudar.

Portanto, se precisar de tirar proveito de algumas funcionalidades da Acessibilidade, poderá moldar os mostradores à sua medida para ler com mais conforto.

Fonte: Pplware.