19 de nov. de 2021

Atualização do WatchOS 8.1.1 para o Apple Watch Series 7

 Uma das vantagens de ter controlo total no seu ecossistema é poder atualizar os seus sistemas operativos em qualquer altura e com grande adesão dos utilizadores. A Apple faz isso permanentemente deixando os seus equipamentos mais ágeis e seguros. Como tal, a empresa disponibilizou agora mais uma versão para corrigir um problema no software do Apple Watch Series 7 GPS+Cellular.

A nova versão, watchOS 8.1.1 saiu há algumas horas e deve ser instalada para o utilizador tirar mais proveito do seu smartwatch de última geração.

Imagem Apple Watch Series 7 com watchOS 8.1.1

WatchOS 8.1.1 está disponível para Apple Watch Series 7 GPS+Cellular

A Apple lançou uma nova versão do watchOS, neste caso, é a versão 8.1.1 e ao que parece, para já, é apenas exclusiva para os utilizadores que possuem um modelo Apple Watch Series 7 GPS+Cellular. Neste caso, esta é a solução para um erro detetado no software do relógio que não permitia que essas máquinas fossem carregados de forma "normal".

Apesar da Apple deixar esta indicação, a verdade é que não houve eco sobre esta falha. Se alguns utilizadores experienciaram este problema, foi muito residual ou então foi a Apple que detetou e corrigiu.

Para descarregar esta nova versão 8.1.1 lembre-se que tem que ter o Apple Watch com bateria no mínimo nos 50%. Também é necessário tê-lo ligado ao carregador durante o download da atualização e leva algum tempo para atualizar. Em qualquer caso, podemos atualizar o relógio a partir das suas definições na app do iPhone, então vá a Watch > Geral > Atualização de software.

A atualização vem depois do lançamento do iOS 15.1.1, que incluiu correções para problemas com chamadas perdidas no iPhone 12 e 13.

A Apple afirma que watchOS 8.1.1 e iOS 15.1.1 não incluem atualizações de segurança.

Fonte: Pplware.

Dica: Internet lenta no seu Mac? Porque não testa com a app secreta do macOS Monterey

 Nos dias que correm, é essencial ter uma boa ligação à Internet, seja para ligar todos os tipos de equipamentos, seja um Mac, um PC ou um Android. Os utilizadores querem o máximo de velocidade, o que nem sempre conseguem.

Normalmente recorremos a várias apps para poder medir esta velocidade, mas nem sempre isso é necessário. Muitos sistemas operativos têm apps para esse fim e hoje mostramos uma nova e secreta, que está no macOS Monterey pronta a ser usada.

Internet Mac macOS Monterey app teste

Muitos utilizadores usam as suas ferramentas preferidas e a que se habituaram para medir a velocidade de acesso à Internet. Outros, provavelmente até a maioria, recorre a sites da Internet para fazer estas mesmas medições, sem apps ou qualquer dependência.

Nova app escondida no macOS Monterey

A verdade é que muitos sistemas têm as suas apps próprias para este fim e dispensam qualquer extra. É o caso do novo macOS Monterey da Apple, que tem dentro de si, no Terminal, a app networkQuality, que pode ser usada e que tem alguns extras importantes.

Internet Mac macOS Monterey app teste

Esta ferramenta tem uma vantagem grande, uma vez que faz testes de forma diferente de forma nativa. Falamos de testar a ligaçaõ à Internet de forma simultânea, ou seja, upload e download em simultâneo, o que garante um cenário real.

Testes de velocidade à Internet

Ao darem o comando networkQuality no Terminal vão ter logo o teste a correr em tempo real, com informação útil. Podem ver logo ali os valores de upload e download, que vão alterando ao longo do tempo.

Internet Mac macOS Monterey app teste

No final, e ao fim de alguns segundos, temos os resultados, com várias métricas conhecidas, com o mais importante a ser a velocidade de upload e download. Podem ver ali também o número de flows (número de pacotes de testes enviados e recebidos) enviados e recebidos no teste.

O Mac tem mais ferramentas para descobrir

Quem não quiser fazer estes testes de forma simultânea, pode alterar esta forma. com a flag s, podem controlar isso. Assim, o comando passará a ser networkQuality -s e tudo decorre de forma quase igual.

Internet Mac macOS Monterey app teste

A grande diferença é que os testes neste caso vão ser realizados primeiro num sentido e depois noutro. Também nos resultados vão encontrar diferença, havendo valores definidos para upload e para download.

Esta é uma ferramenta muito simpática e que a Apple trouxe ao macOS Monterey de forma silenciosa e sem o anunciar. Dá ao utilizador a liberdade de saber a velocidade de acesso à Internet, sem depender de qualquer app ou site na Internet.

Fonte: Pplware.

Apple quer ter o seu carro completamente autónomo nas estradas já em 2025

 Há vários anos que o rumor de que a Apple estaria a criar um carro tem vindo a ganhar forma. Esta ideia que foi apresentada por diversas vezes, está cada vez mais perto de se tornar uma realidade, mesmo que a empresa não o tenha assumido.

Com provas quase irrefutáveis, surgem periodicamente novas informações. A mais recente vem dar conta de que a Apple quer ter o seu carro completamente autónomo nas estradas já em 2025, ou seja, antes do previsto.

Apple carro autónomo 2025

Carro da Apple volta a ser tema

O carro que a Apple está (supostamente) a criar tem sido alvo de muitas informações, muitas delas dadas como certas e fidedignas. A gigante de Cupertino nunca admitiu que tem mesmo este projeto a acontecer e assim, tudo o que surge é mera especulação.

Ainda assim, e das evidências apresentadas, estará mesmo a ser criado. Os planos iniciais apontavam para que este carro fosse apresentado em 2027, com a Apple a assumir a criação da maioria dos componentes a serem usados nos vários sistemas.

Apple carro autónomo 2025

Chegará ao mercado em 2025 e é autónomo

Uma nova informação está agora a ser avançada e dá conta de uma mudança importante neste projeto. O novo gestor deste projeto, Kevin Lynch, quer mudar o foco e criar uma proposta diferente. Inicialmente seria apenas um carro convencional e com caraterísticas semi-autónomas.

A nova proposta, do que é revelado, aponta para um carro elétrico e totalmente autónomo. Este será, aparentemente, uma mudança do que era planeado e que chega também mais cedo. Os planos foram acelerados e a Apple quer esta proposta nas estradas já em 2025, ou seja, dentro de 4 anos.

Apple carro autónomo 2025

Esta será uma grande mudança de planos

A confirmação desta mudança dos planos para 5 ou 7 anos apenas será possível mediante uma condição essencial. Para isso, a Apple tem de conseguir terminar a tempo o seu sistema autónomo. Esta empresa já terá, entretanto, terminado a maior parte do trabalho associado ao processador do carro.

A mesma fonte revelou também que a Apple já terá idealizado os interiores desta sua futura proposta. Quer poltronas para os passageiros, um ecrã central para o sistema de entretenimento e sem qualquer pedal ou volante. Está a ser discutida ainda a presença de um sistema de emergência para assumir o controlo em caso de problemas.

Fonte: Pplware.