9 de abr. de 2021

Vendas de smartphones devem crescer 12% em 2021


 Um estudo divulgado neste mês de abril pelo Cuponation revelou que, mesmo com a pandemia do coronavírus, o número de vendas de smartphones deve encontrar um crescimento considerável até o final de 2021.

De acordo com os dados levantados pelo site, podemos esperar um aumento de 12% na venda de dispositivos móveis nos próximos meses, o que representaria aproximadamente 1,53 milhão de unidades saindo das lojas para as casas dos consumidores.

Histórico de vendas

O estudo ainda mostra um expressivo aumento na venda de smartphones desde 2007, quando foram adquiridas cerca de 122 mil unidades. De lá para cá, os aumentos foram expressivos e bastante consideráveis – especialmente em 2018, onde foram registrados os números mais altos.

Entretanto, é válido mencionar que de 2015 até o presente ano, 2020 foi o que teve menos destaque nessa conta. Sendo esse um período de maiores incertezas por conta da pandemia, foram adquiridos “apenas” 1,37 milhão de aparelhos (o que evidentemente não é uma marca baixa, mas notavelmente atrás do que foi visto em períodos um pouco mais recentes).

E você, adquiriu algum smartphone recentemente e contribuiu para esta conta? Compartilhe conosco a sua opinião utilizando o espaço mais abaixo destinado aos comentários.

Fonte: Tecmundo.



Compra acertada? iPhone 12 desvaloriza muito menos que Samsung Galaxy S21

 Com valores cada vez mais elevados, os smartphones de topo, como o iPhone 12 ou o Galaxy S21, são objetos de desejo de muitos utilizadores. Por isso, espera-se que durem muito tempo sem que percam muito valor de mercado, de forma a ainda poderem render uns bons euros no momento da troca por um novo modelo.

A Apple tem uma reputação única neste campo, com o iPhone a desvalorizar muito pouco ao longo do tempo. A comparação com o concorrente da Samsung é óbvia e agora surgiu uma informação muito relevante. O iPhone 12 desvaloriza muito menos que o Samsung Galaxy S21.

iPhone 12 Galaxy S21 Apple Samsung desvalorização

Algo que se reconhece ao iPhone é o seu valor ao longo dos anos. Este smartphone desvaloriza, é certo, mas a um ritmo muito mais lento do que a concorrência. Parte desta valorização vem dos próprios utilizadores e do desejo de ter um destes equipamentos.

iPhone 12 mantém o seu valor com o tempo

Uma análise recente, realizada pela empresa SellCell, veio revelar o cenário atual sobre a desvalorização do iPhone e da sua concorrência. Para comparação direta, foi usado o Samsung Galaxy S21, o concorrente com maior peso no mercado.

iPhone 12 Galaxy S21 Apple Samsung desvalorização

Dos dados apresentados pela SellCell, os diferentes modelos do iPhone 12 desvalorizaram até agora entre 18,1% e 33,7%. Os modelos que mais perderam até agora foram o iPhone 12 de 64 GB e o iPhone 12 Pro de 512 GB, ambos com 33,7%.

Desvalorização do Galaxy S21 é maior

No que toca ao Samsung Galaxy S21, estes valores são muito mais elevados. Em média, os Galaxy S21 perderam um valor entre 44,8% e 57,1%. O modelo da Samsung que mais valor perdeu foi o S21, nas versões de 128 GB e 256 GB, um com 50,8% e o outro com 57,1%, respetivamente.

iPhone 12 Galaxy S21 Apple Samsung desvalorização

Importa lembrar que os Samsung Galaxy S21 chegaram ao mercado em janeiro deste ano. São mais novos que o iPhone 12 que chegou em outubro. A desvalorização por mês, que dá uma ideia mais precisa, oscila em 6% no caso do iPhone e 16% no caso do Samsung S21, uma diferença relevante de 10%.

Este é, na verdade, um cenário que já foi visto diversas vezes. O iPhone tende a reter o seu valor e a revelar-se ser uma melhor escolha com o tempo. Os dados da SellCell devem ser encarados com alguma cautela, dado que estão focados nos EUA, um mercado naturalmente mais direcionado aos produtos da Apple.

Fonte: Pplware.

iOS 14.5: maioria dos usuários bloqueará rastreamento de apps


 Aproximadamente 68% dos usuários pretendem acionar a ferramenta App Tracking Transparency (ATT) para bloquear o rastreamento de anúncios no iOS 14.5, assim que a nova versão do sistema operacional da Apple for lançada. É o que aponta uma pesquisa da AppsFlyer, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Adweek.

Para chegar a este número, representando mais de dois terços dos usuários, a agência analisou dados de 300 aplicativos em 2 mil dispositivos. Ela verificou que em alguns serviços, a taxa de rejeição ao rastreamento pode chegar a quase 100%, como no caso do app de namoro Bumble.

A empresa descobriu ainda que entre os 32% de usuários que pensam em liberar o rastreamento dos dados para as empresas oferecerem publicidade direcionada, 40% deles pretendem conceder a permissão apenas para os apps com os quais têm maior afinidade.

Com o ATT, o usuário terá mais controle sobre sua privacidade, segundo a Apple.Com o ATT, o usuário terá mais controle sobre sua privacidade, segundo a Apple.Fonte:  Apple/Reprodução 

Caso seja confirmado na prática, o resultado pode representar uma enorme queda no faturamento com publicidade digital gerado pelos proprietários de iPhones. Para o diretor de da empresa de marketing Epsilon Loch Rose, por enquanto não é possível saber qual será o impacto do ATT, mas ele estima uma redução de 50% no valor do custo médio por mil visualizações de anúncio (CPM).

Em busca de alternativas

Preocupadas com as perdas que o bloqueio da coleta de dados do sistema da Maçã pode provocar, grandes empresas buscam alternativas para contornar o problema. Uma das iniciativas anunciadas é a ferramenta CAID, já em teste por companhias chinesas como a ByteDance, dona do TikTok.

A novidade é capaz de driblar o identificador de publicidade online IFDA da Apple, segundo os desenvolvedores, mas precisa ser aprovada pela gigante de Cupertino, o que não há nenhuma garantia de acontecer.

Conforme o MacRumors, também existe a possibilidade de muitos anunciantes se retirarem do iOS e direcionar os investimentos para o Android e sistemas de smart TVs.

Fonte: Tecmundo.

Brasil faz primeira videochamada em '5G de verdade' da América Latina


 O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, realizaram na manhã desta sexta-feira (9) a primeira videochamada com 5G "de verdade"da América Latina.

A ligação foi realizada no formato standalone e de ponta-a-ponta, ou seja, a partir de uma rede totalmente nova e dedicada somente ao tráfego de dados da próxima geração de conectividade móvel.

Confira:

A finlandesa Nokia foi a empresa que colaborou nos testes para a primeira ligação. Faria estava na sede nacional da marca, em São Paulo, enquanto Bolsonaro atendeu a videochamada no Palácio do Planalto, em Brasília. O ministro ainda mostrou um exemplo de antena 5G da marca, que é menor e mais econômica que os equipamentos atuais.

O 5G ainda não tem data para ser implementado no país, mas o edital para o leilão de frequências foi recentemente aprovado pelo conselho da Anatel e a promessa do ministro é implementar ao menos 20 pontos de conexão em 2021. Outras fabricantes de equipamentos devem realizar demonstrações similares junto ao governo em breve.

Fonte: Tecmundo.

Apple expande a sua rede Encontrar a terceiros

 Já se sabia que a Apple estaria a preparar novidades para a sua rede Encontrar. Esta rede, que foi das primeiras no mundo a usar um sistema de georreferenciação de dispositivos num sistema operativo, permite localizar o iPhone, o iPad, os AirPods, os Macs e os Apple Watch que sejam perdidos ou roubados. Agora, a empresa quer expandir esta tecnologia a terceiros. As AirTagsserão uma nova vertente, mas a empresa de Cupertino trabalha já com fabricantes para “embutir” a tecnologia diretamente nos produtos.

Um caso já apresentado é o das e-bikes da VanMoof, mas há mais. Vamos conhecer um pouco mais desta rede.

Imagem rede Encontrar da Apple

Rede Encontrar da Apple

A Apple lançou a aplicação Encontrar atualizada, permitindo assim que produtos de terceiros usem os recursos de localização privada e segura da rede Encontrar da Apple que compreende centenas de milhões de dispositivos Apple.

O programa de acessórios da rede Encontrar abre esta vasta ferramenta a fabricantes de dispositivos de terceiros para construir produtos utilizando o serviço. Assim, os seus clientes passam a poder usar o Encontrar para localizar e controlar os itens importantes nas suas vidas. Novos produtos que funcionam com a aplicação Encontrar da Belkin, Chipolo e VanMoof estarão disponíveis a partir da próxima semana.

Há mais de uma década que os nossos clientes confiam no Encontrar para localizar os seus dispositivos Apple perdidos ou roubados, ao mesmo tempo que protegem a sua privacidade.

Agora estamos a levar os poderosos recursos de localização do Encontrar, um dos nossos serviços mais populares, para mais pessoas com o programa de acessórios da rede Encontrar. Estamos entusiasmados em ver como a Belkin, Chipolo e a VanMoof estão a utilizar esta tecnologia e mal podemos esperar para ver o que os outros parceiros criarão.

Disse Bob Borchers, vice-presidente de Marketing Mundial de Produto da Apple, num comunicado à imprensa.

 

Apple estende programa de acessórios da rede Encontrar

Como parte do programa Made for iPhone (MFi), o programa de acessórios da rede Encontrar foi projetado para qualquer fabricante de acessórios que deseje ligar um produto novo ou existente à rede Encontrar. Os produtos de terceiros devem aderir a todas as proteções de privacidade da rede.

Os produtos aprovados podem ser adicionados ao novo separador Objetos e apresentarão um emblema “Funciona com a Apple Encontrar” para comunicar claramente aos utilizadores que o produto é compatível com a rede Encontra e com a app Encontrar.

A Apple também revela um conjunto de especificações para os fabricantes de dispositivos que será lançado no final deste semestre. Com isto, os fabricantes de produtos de terceiros poderão tirar proveito da tecnologia Ultra Wideband em dispositivos Apple equipados com U1. Assim, o resultado será uma experiência mais precisa e direcional na utilização destes produtos.

 

Bicicletas, auscultadores e outros produtos inovadores

Conforme podemos ver nas páginas das marcas, há já vários produtos prontos a funcionar com esta plataforma de localização.

As mais recentes e-bikes S3 e X3 da VanMoof, os auscultadores sem fio SOUNDFORM Freedom True da Belkin e o localizador de objetos Chipolo ONE Spot constituem o primeiro grupo de acessórios inovadores de terceiros que funcionam com o Encontrar.

Estes produtos permitirão que os utilizadores localizem onde deixaram o carro, os seus auscultadores, a mochila e muito mais. Outros fabricantes de dispositivos de terceiros oferecerão produtos e acessórios habilitados para Encontrar em breve, de acordo com a Apple.

Os programadores e fabricantes de acessórios interessados ​​podem visitar o site da Apple para saber mais sobre o Programa MFi e ter acesso às especificações mais recentes do programa de acessórios da Rede Encontrar.

aplicação Encontrar no iPhone, iPad, iPod touch e Mac torna mais fácil localizar dispositivos Apple perdidos, bem como manter contacto com amigos e familiares, tudo isso enquanto protege a privacidade do utilizador.

Se um utilizador perder o seu dispositivo Apple, a aplicação Encontrar permite que ele o localize num mapa, reproduza um som para apontar a sua localização, coloque-o no Modo Perdido para o bloquear imediatamente e exiba uma mensagem com um número de contacto. Além disso, este recurso também permite que os dispositivos “perdidos” sejam apagados remotamente, para que nada caiam em mãos erradas.

A rede Encontrar estende estes recursos, ao localizar dispositivos ausentes, mesmo que eles não possam ou não se liguem à Internet. A rede Encontrar é uma rede crowdsourced (colaborativa) de centenas de milhões de dispositivos Apple que usam o Bluetooth para detetar dispositivos ou itens ausentes nas proximidades e relatar a sua localização aproximada ao proprietário.

A Apple diz que todo o processo é criptografado de ponta a ponta e anónimo, para que ninguém mais, nem mesmo a Apple ou o fabricante terceiro, possa ver a localização ou as informações de um dispositivo.

Fonte: Pplware.