11 de mai. de 2021

iPhone 12 Pro Max é o smartphone premium com melhor bateria segundo a DxOMark

 A DxOMark é uma “entidade” muito conhecida no campo dos smartphones. Os testes que realiza são o padrão da indústria e revelam a qualidade de cada equipamento, em cenários próximos do real e de forma igual e equilibrada.

Após terem dado cartas no campo da fotografia e do ecrã, apostam agora na bateria. Com testes já realizados, surgem agora os resultados que todos esperavam. No campo dos smartphones premium há um vencedor claro. Este título está agora com o iPhone 12 Pro Max.

iPhone 12 Pro Max bateria DxOMark smartphones energia

Bateria é o novo teste da DxOMark

Com uma bateria de testes bem definida e traçada para avaliar qualquer bateria, a DxOMark tem agora este componente nos seus testes. Quer juntar esta métrica à sua lista de avaliações e passar a usar este valor para dar uma nota aos smartphones que testa.

De todos os valores já presentes das avaliações, há um que se destaca. O iPhone 12 Pro Max é o smartphone premium com melhor bateria, segundo a DxOMark. Com uma pontuação de 78 valores, tem 67 na autonomia, 74 no carregamento e 94 na eficiência.

iPhone 12 Pro Max bateria DxOMark smartphones energia

iPhone 12 Pro Max bate concorrência na energia

Na análise da DxOMark o iPhone 12 Pro Max acabou por usar menos bateria em diversas situações, quer em horas ativas como não ativas. O consumo de energia foi consideravelmente menor em comparação com os competidores do mesmo nível em diversas situações.

Em termos de duração, em uso moderado, este iPhone 12 conseguiu atingir os 2 dias um valor muito interessante. De entre os pontos menos positivos, sobressai a baixa eficácia no carregamento geral e a demora elevada para alcançar os 100% de bateria após os 80%.

iPhone 12 Pro Max bateria DxOMark smartphones energia

Há smartphones com melhor pontuação

Curiosamente, este iPhone 12 não está no topo da lista da DxOMark, no campo da bateria. Este lugar pertence ao Samsung Galaxy M51, que conseguiu 88 pontos. No campo dos smartphones Premium, e depois do equipamento da Apple, temos o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G e o Oppo Find X3 Pro.

Este é mais um ponto de destaque que o iPhone 12 Pro Max conquista. Os restantes pontos da DxOMark colocam-no perto do topo, sendo assim reforçada a sua posição.

Fonte: Pplware.

7 fornecedores da Apple acusados de usar trabalho forçado na China

 O mundo da tecnologia é de facto uma paixão para a maioria de nós, mas é importante alertar que também tem o seu lado mais negro. Em concreto falamos do trabalho ilegal e abusivo que muitas fabricantes e indústria infelizmente praticam.

Nesse seguimento, 7 fornecedoras da Apple foram agora acusadas de recorrer a trabalhos forçados na China.

Fornecedores da Apple com ligações a trabalho forçado na China

De acordo com uma recente investigação do canal The Information, sete fornecedores da Apple são acusados de terem recorrido a programas de trabalho forçado na China. Estes programas incluíam o uso de muçulmanos uigures de Xinjiang e outros grupos de populações oriundas dessa região.

Segundo o canal, destes sete fornecedores acusados, apenas um deles se encontra em Xinjiang, a região oeste da China, onde consta predominantemente a população muçulmana uigur, nativa da zona. Já outros trabalhadores terão sido enviados para empresas como, por exemplo, a Luxshare, um dos maiores fornecedores chineses da Apple.

A Avary Holding, responsável pelo fabrico de placas de circuito para equipamentos Apple, localizada na cidade chinesa Huai’an, colocou mais 400 trabalhadores de Xinjiang entre 2019 e 2020 numa das suas fábricas, de acordo com os dados. Contudo, a Avary negou as acusações.

Já a Shenzhen Deren Electronic, que fabrica antenas e cabos interno para a marca da maçã, terá contratado 1.000 trabalhadores de Xinjiang. E também a Lens Technology, que fornece os vidros para iPhone, terá recebido 600 trabalhadores da região chinesa desde 2018.

A Apple não revela publicamente a lista de fornecedores com quem trabalha, no entanto foi possível constatar através de ligações à empresa presentes em documentos oficiais, ou referidas por funcionários. No entanto, já anteriormente, a empresa de Cupertino descartou acusações de que os seus fornecedores usavam trabalho forçado. Mas um relatório de março de 2020, do Australian Strategic Policy Institute, encontrou ligações entre os fornecedores da Apple e trabalhos forçados de uigures.

Para além da empresa de Cupertino, também a Amazon, Google, Microsoft e Facebook apresentam ligações a estes fornecedores. Contudo, a marca da maçã ainda não respondeu a um pedido de esclarecimento do Insider.

O drama da população uigur na China

A Human Rights Watch estima que 1 milhão de muçulmanos uigures sejam perseguidos na China. O país tem-nos detidos em campos onde os força a trocar a sua cultura pelos costumes chineses, como a aprender mandarim. Por outro lado, a China demarca-se e designa estes como campos de ‘reeducação’. No entanto, caso esta população se recuse a participar nos problemas de trabalho, são levados para a prisão onde há alguns relatos de práticas de tortura.

Os defensores dos direitos humanos internacionais, assim como vários países do mundo, condenam as ações da China. Já a Human Rights Watch disse em abril que a China está a cometer “crimes contra a humanidade” através dos centros prisionais para uigures.

Fonte: Pplware.

Documentos vazados da Apple podem melhorar manutenção do MacBook Pro


 A Apple foi vítima de uma invasão nas últimas semanas que resultou no pedido de um resgate de US$ 50 milhões para que esquemas de engenharia e fabricação de seus dispositivos não fossem liberados na internet. Mesmo antes do fim do prazo, parte dos documentos foram liberados — e eles agora podem ter uma consequência positiva e acidental.

Segundo uma reportagem da Vice, especialistas em manutenção do MacBook Pro estão utilizando as informações divulgadas para melhorar a qualidade da assistência técnica de laptops da Apple. Isso porque as informações ajudam os profissionais de manutenção a compreender melhor o funcionamento e a conexão entre componentes internos do modelo, em detalhes que a própria Maçã não fornece normalmente.

Ao compreender melhor as placas lógicas dos MacBooks, que são algumas das peças mais complexas do modelo e que podem resultar em procedimentos de reparo caros, o grupo alega que pode realizar ajustes menos danosos e sem afetar os dados armazenados.

Escolha difícil

A questão ética é complicada: os especialistas estão compartilhando os PDFs por fora para aprender mais sobre os modelos e melhorarem os reparos, mesmo sabendo que a forma de obtenção é ilegal.

"Eu não estou dizendo que sou a favor de pessoas hackeando computadores para conseguir essa informação. Eu preferiria ter ela indo até a Apple e dando US$ 1 mil todo ano para ter essa informação", disse Louis Rossmann, chefe de um grupo de reparos nos Estados Unidos que foi consultado pela reportagem original.

Outro profissional da mesma área afirma que os diagramas sozinhos não podem causar problemas para a marca e só provam como ela muda poucos elementos internos a cada geração.

Fonte: Tecmundo.

Apple poderá lançar os seus próprios modems 5G já em 2023

 A Apple tem um compromisso com a Qualcomm para o fornecimento de chips 5G. Contudo, o acordo estará já no fim do prazo e a empresa de Cupertino irá avançar com a sua própria tecnologia para modems 5G. Segundo o analista de mercado Ming-Chi Kuo, 2023 será o ano em que a Apple já não dependerá da Qualcomm para equipar o iPhone e iPad com 5G.

Com este passo, a Apple deixará de depender da Qualcomm e, por sua vez, a Qualcomm terá um novo desafio pela frente.

Ilustração Apple Modem 5G

A transição da Apple do uso de modems Qualcomm para os seus próprios designs 5G pode acontecer nos próximos dois anos, conforme sugere o analista da TFI Securities Ming-Chi Kuo. No entanto, conforme é sabido, a Apple é um grande cliente visto ter equipado toda a sua linha do iPhone 12 com 5G. Tal cenário levará a Qualcomm a procurar novos mercados.

Como as vendas do Android no mercado dos smartphones 5G de topo de gama estão lentas, a Qualcomm será forçada a competir com mais pedidos no mercado de baixo custo para compensar a perda de pedidos da Apple. Quando as restrições de fornecimento melhorarem, a MediaTek e a Qualcomm terão menos poder de regatear sobre as marcas, resultando numa pressão competitiva significativamente maior no mercado de médio a baixo custo.

Referiu o analista.

Imagem iPhone 5G

 

5G: Apple quer deixar de depender da Qualcomm

A Apple projeta os seus próprios chips móveis desde 2007. Como vimos ano passado, com o lançamento da linha Apple Silicon, a empresa de Cupertino não quer depender de tecnologias de terceiros para equipar os dispositivos. No entanto, até ao momento, a Qualcomm é quem domina o mercado dos chips modem 5G.

Desde 2017 que existem rumores a dar conta que a gigante tecnológica estará a desenvolver o seu próprio modem 5G. No entanto, como é sabido, a Apple teve um desentendimento com a Qualcomm sobre o pagamento de royalties a partir daquele ano. As duas empresas acabaram em tribunal e houve necessidade da Apple chegar a um acordo com a Qualcomm.

O acordo entre as duas empresas deverá estar a chegar ao fim num futuro próximo. Para reforçar a estratégia de fabrico próprio dos chips em causa, a empresa liderada por Tim Cook adquiriu em 2019 o negócio dos modems da Intel por mil milhões de dólares.

Conforme é sabido, esta não é a primeira vez que ouvimos a data de 2023 para a Apple começar a fazer os seus próprios modems. A empresa deu a conhecer em março de 2021 um investimento de mil milhões de euros num projeto de investimento na Europa para design de chips 5G e tecnologias sem fio. Além disso, foi também veiculado por analistas que a empresa de Cupertino poderia estar em conversações com Broadcom e com a Qorvo para estas empresas produzirem os chips 5G desenhados pela Apple.

Fonte: Pplware.

Apple teria concedido APIs de funções extras para favorecer Uber e Zoom


 Os usuários do iPad que utilizam o recurso multitarefa split-view sabem que não é possível deixar a câmera ligada em uma videochamada ao mesmo tempo em que usam a ferramenta. Mas, ao que tudo indica, usuários do Zoom podem. Isso porque a Apple teria fornecido uma API exclusiva para o app aperfeiçoar seu serviço. As informações foram reveladas pelo desenvolvedor Jeremy Provost, que desenvolve aplicativos para as plataformas da Apple, no blog Think Tap Work.

O tratamento preferencial permitia que o Zoom tivesse acesso a uma API do iPadOS que possibilitava o modo de tela dividida do split-view. Além do software de videochamadas, a Uber também se beneficiou das ferramentas da Apple. Segundo Provost, a empresa de mobilidade conseguiu um API para acelerar o desenvolvimento de suporte ao Apple Watch em 2015.

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith explicou em seu Twitter: "O Zoom tem um direito privado não documentado para permitir que ele grave sua câmera em tela dividida no iPad, uma função que outros aplicativos, como Cisco WebEx, que a própria Apple utiliza, não têm".

Privilégio ou recurso?

Em resposta ao desenvolvedor, o Zoom explicou que o benefício é oferecido pela Apple por meio dos chamados entitlements ("direitos"). Com ele, os desenvolvedores conseguem acesso a funções privadas dos aparelhos da Maçã. No site oficial, a Appleexplica:

"Um entitlement (direito) é um privilégio que concede recursos específicos para executar capacidades particulares. Por exemplo, um aplicativo precisa do direito ao HomeKit — junto ao consentimento explicito do usuário — para acessar a rede automatizada da casa de um usuário".

A utilização de APIs privadas é permitida e a empresa deixa as regras transparentes em seu site. Porém, as ferramentas utilizadas pelo Zoom e pela Uber não fazem parte do programa de entitlements ou, pelo menos, não são citadas em nenhum documento da Apple. Assim, grandes companhias estariam ganhando privilégios da fabricante e mais vantagem em relação a desenvolvedores menores.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: Tecmundo


Apple lança iOS 14.6 e iPadOS 14.6 beta 3 para programadores

 No caminho de mais uma versão do iOS, a Apple lançou agora o iOS 14.6 beta 3. Esta versão está disponível para programadores e vem com algumas novidades quer para o iPhone, quer para o iPad. A Apple tem atualmente como versão oficial o iOS 14.5 que foi uma grande revolução no que toca à monitorização do utilizador por parte das aplicações para os sistemas operativos móveis da empresa de Cupertino.

Agora, numa versão ainda um pouco desconhecida quanto aos seus intentos, já se pode instalar esta beta.

Imagem iOS 14.6 beta 3 no iPhone 12 Pro

iOS 14.6 sairá antes da apresentação do iOS 15

Não seria previsível que o iOS 14.6 saísse antes da apresentação do iOS 15. Isto é, em breve, no próximo evento WWDC 2021, como é costume, a Apple irá apresentar o novo sistema operativo para iPhone (e consequentemente para iPad, Apple Watch, Mac, Apple TV e HomePod).

Contudo, e tendo em conta que esta é já a beta 3, no final de junho, início de julho poderá ser lançada a versão final do iOS 14.6.

Hoje, a nova versão do iOS 14.6 beta 3 está disponível para programadores através de uma atualização over-the-air que pode ser descarregada e instalada em Definições > Geral > Atualização de Software. Conforme pode ser visto, esta atualização tem o número de compilação 18F5065a.

 

O que há de novo?

Para já, não são percebidas alterações de maior. Contudo, poderão aparecer novos recursos na app Apple Podcasts para a plataforma de assinatura que será lançada ainda este mês. Há seguramente correções normais.

A Apple também lançou o tvOS 14.6 beta 3 para programadores, bem como o HomePod Software versão 14.6. Existem também atualizações de software para Apple Watch e Mac.

Se depois de instalarem esta atualização encontrarem novidades, coloquem-nas nos comentários.

Fonte: Pplware.

Ladrão usa iPhone para rastrear vítima antes de roubá-la


 Um suspeito de assassinato usou um iPhone como rastreador para localizar o homem que pretendia roubar, após vê-lo fazendo compras em lojas de grife de um shopping em Orlando (EUA). O caso ocorreu em fevereiro, mas só foi desvendado no início de maio.

De acordo com o The Washington Post, o suspeito Derrick Maurice Herlong viu a vítima carregando sacolas da Louis Vuitton e da Gucci e decidiu que ela seria um bom alvo. Junto com um comparsa, ele o seguiu até o estacionamento e fixou um iPhone no carro do consumidor.

Em seguida, Herlong acionou o app Buscar para rastrear o celular da Apple e foi ao local indicado pela ferramenta. Chegando lá, os dois homens mascarados invadiram o apartamento onde o dono do automóvel estava, junto com outras pessoas, assaltando-as e atirando.

O smartphone também ajudou a localizar o criminoso.O smartphone também ajudou a localizar o criminoso.Fonte:  Unsplash 

Uma das balas atingiu Jacariz Rozier, que não era o comprador no shopping. Ele morreu no local, enquanto os assaltantes fugiram no carro rastreado, levando as compras do proprietário e outros objetos roubados durante a invasão ao imóvel.

Rastreando o suspeito

Momentos após o crime, a dupla abandonou o carro, mas se esqueceu de um detalhe importante: eles não retiraram o celular usado como rastreador. O aparelho foi encontrado pelos policiais em uma bolsa com imãs presa no chassi do veículo.

A polícia conseguiu desbloquear o iPhone, que havia sido registrado com os dados de outra vítima de assalto, e descobriu o telefone do suspeito na agenda de contatos. Ele foi preso em sua casa, em Orlando, onde estavam os itens roubados e a arma usada no tiroteio.

O suspeito se declarou inocente de todas as acusações (assassinato, invasão de casa, roubo de carro e outras), apesar de estar com os materiais e a arma. No julgamento, marcado para outubro, Herlong pode pegar 25 anos de prisão caso seja condenado pelo assassinato.

Fontes: Tecmundo.