21 de jun. de 2023

Apple lança iOS 16.5.1 com várias correções para o seu iPhone

 A Apple não para de atualizar e melhorar os seus sistemas operativos mesmo já estando a trabalhar nas novas versões. Nesse sentido e para corrigir pequenos problemas, a empresa lançou agora o iOS 16.5.1 para o seu iPhone.

O que há de novo no iOS 16.5.1?

A Apple é curta e direta:

Esta atualização fornece correções de segurança importantes e é recomendada a todos os utilizadores. Resolve igualmente um problema que impedia o carregamento com o adaptador de câmara Lightning para USB 3.

Portanto, os cerca de 246 MB são sobretudo para corrigir esses problemas que haviam sido detetados anteriormente.

Conforme foi referido, após o lançamento do iOS 16.5, no entanto, alguns utilizadores relataram alguns bugs e problemas. Talvez o mais notável seja que a atualização quebrou a compatibilidade com o dongle Lightning para USB 3 da Apple, que é um acessório essencial para muitos utilizadores de iPhone e iPad. O iOS 16.5.1 corrige esse problema.

Outras atualizações:

  • watchOS 8.8.1
  • iOS 15.7.7
  • macOS Monterey 12.6.7
  • mac OS Ventura 13.4.1
  • watchOS 9.5.2

Neste momento a Apple tem em desenvolvimento a versão iOS 16.6 beta 3 e o iOS 17 beta 1, este último que terá a versão final só em setembro deste ano.

Fonte: Pplware.

Esqueceu-se do código de acesso ao iPhone? Saiba como o pode desbloquear sem senha

 O smartphone tem hoje todas as nossas informações pessoais e por isso o acesso é crucial para o dia a dia. Mas nunca lhe aconteceu ter problemas com o acesso ao smartphone e não conseguir aceder-lhe de maneira nenhuma? O iPhone é bastante seguro e existem mecanismos que permitem aceder-lhe sem uma palavra de acesso. Conheça algumas soluções para desbloquear o iPhone sem senha.

Esqueceu-se da senha de acesso ao iPhone? Saiba como o pode desbloquear

O problema de acesso ao iPhone não será algo muito comum, mas um esquecimento pode sempre acontecer e para problemas do momento, há que haver soluções rápidas. Neste artigo vamos deixar algumas soluções que o vão ajudar a desbloquear o iPhone sem código de forma rápida, com soluções da própria Apple e de terceiros. 

Como desbloquear o iPhone sem código?

Como desbloquear o iPhone sem código via Modo de Recuperação

Caso se tenha esquecido do código do iPhone, a Apple sugere desde logo colocar o iPhone em modo de recuperação para que possa apagá-lo e configurá-lo novamente. 

Se introduzir o código errado no ecrã bloqueado do iPhone demasiadas vezes, será apresentada uma mensagem a indicar que o iPhone está desativado. Se não se lembrar do código quando tentar novamente, utilize um computador para colocar o iPhone em modo de recuperação. O modo de recuperação permite apagar o iPhone, o que lhe permite configurá-lo novamente.

Depois de apagar o iPhone, pode restaurar os dados e definições a partir de uma cópia de segurança. Se não tiver efetuado uma cópia de segurança do iPhone, pode configurá-lo como novo dispositivo e, em seguida, descarregar os dados que tem no iCloud.

Desbloquear o iPhone sem código através do iTunes 

Para voltar a ter acesso ao seu iPhone, poderá também recorrer ao iTunes. Desta forma, deverá ter o iTunes instalado no PC ou no Mac e ligar o iPhone por cabo. Depois, na lista de dispositivos, basta selecionar o iPhone a que pretende aceder e selecionar a opção para "Restaurar iPhone".

Se você não tiver um backup sem senha, será preciso restaurar o iPhone do zero, apagando tudo o que tem. 

Recorrer à app Encontrar para desbloquear o iPhone sem código de acesso

A recuperação do seu iPhone pode também ser feita facilmente se utilizar a app Encontrar. Uma vez mais, se não tiver backup feito, poderá perder tudo o que tem no iPhone, mas voltará a ter acesso ao dispositivo. 

Basicamente, de forma remota, vai conseguir apagar qualquer dispositivo da Apple, para que ninguém possa ter acesso aos seus dados. Contudo, dentro de casa, poderá ser a solução para voltar a ter o seu iPhone de volta, sem o código de acesso. 

Imagem app Encontrar da Apple no iPhone 13 Pro Max

Desbloquear o iPhone sem código através do PassFab iPhone Unlocker

Todas as opções que a Apple oferece para voltar a ter acesso ao seu iPhone sem o código de acesso, passam por apagar tudo o que tem no iPhone e começar a configurá-lo do zero... ou pelo menos a partir do que tiver de backup. O software PassFab iPhone Unlocker, acaba por permitir dar acesso ao smartphone sem código, de uma forma muito mais rápida e simples.

Depois de instalar o PassFab iPhone Unlocker no computador Windows ou Mac, terá que abrir a aplicação e ligar por cabo, o iPhone ao computador.

É depois necessário fazer o download do firmware do iOS para o dispositivo correspondente e, finalmente, avançar o processo para remover a senha de acesso ao iPhone com sucesso. Tão simples e rápido quanto isto.



Além de ser compatível com o iPhone, o utilizador também pode recorrer a este software para aceder ao iPad e iPod Touch. Servirá para resolver o problema de quem se esqueceu do código de acesso e ultrapassou o limite de tentativas; para aquelas pessoas que partilham os smartphones com os filhos e eles acabam por alterar a forma de acesso, mas depois já não se lembram qual foi.

O PassFab iPhone Unlocker é eficaz para quem tem um código de acesso de 4 ou 6 números, ou para quem tem Face ID ou Touch ID, como formas de desbloqueio seguro do smartphone. 

Tal como já referido, qualquer um destes métodos vai fazer com que perca os dados do seu iPhone, para lhe voltar a ter acesso, portanto, o ideal é ter sempre uma cópia de segurança, para poder restaurar tudo a qualquer momento.

Fonte: Pplware.


Apple revelou por que não quer mostradores de relógio de terceiros no watchOS e no Watch

 O watchOS 10 traz muitas mudanças, mas há uma funcionalidade que há muitos anos não é mudada. Falamos da possibilidade de usar faces de relógio de terceiros, algo em que a Apple parece ser intransigente. Não as aceita e revelou finalmente por que não quer mostradores de relógio de terceiros no watchOS.

Não há mostradores de relógio de terceiros no watchOS

Uma das vantagens dos smartwatches é a possibilidade de serem configurados com faces de relógio que estão disponíveis nas lojas de apps e outros locais. Os utilizadores apreciam esta personalização, podendo escolher o que usam e mudar quando pretendem.

Claro que a este nível o Apple Watch está a anos-luz da concorrência, com a empresa a controlar o que está disponível nos seus relógios. Os utilizadores têm pedido esta mudança e abertura, mas nunca foi possível ter acesso a mostradores de relógio de terceiros.

Mesmo com muita especulação e teorias, nunca ficou clara a razão para esta decisão da Apple. Isso mudou agora, numa entrevista dada por Kevin Lynch e Deidre Caldbeck, executivos da Apple, ao jornal suíço Tages-Anzeiger. Nessa conversa sobre o watchOS 10 e as suas novidades revelaram um pouco mais.

Apple Watch watchOS mostradores relógio

Apple explica porque mantém a sua decisão no Watch

Do que é apresentado na entrevista, a Apple não permite mostradores de relógio de terceiros por estes poderem impedir o funcionamento correto do relógio. Sendo a porta de entrada deste equipamento, caso estes falhem, a experiência de utilização fica comprometida.

Os executivos da Apple detalham que a empresa tem receio que as atualizações possam comprometer o correto funcionamento destes mostradores de relógio de terceiros. Argumentaram também que a Apple já oferece aos utilizadores muita flexibilidade para personalizar os seus mostradores de relógio e aprimorá-los com apps de terceiros.

Como fica agora provado, a Apple continua a querer controlar todos os elementos dos seus sistemas, mesmo no Watch e no watchOS. Condiciona os utilizadores, mas assim garante-lhes que os sistemas funcionam sem qualquer problema, em qualquer situação.

Fonte: Pplware.

Mito ou verdade: fechar os aplicativos do celular realmente economiza bateria?


 Você provavelmente já ouviu por aí que fechar todos os aplicativos do celular vai ajudar o aparelho a economizar bateria, não é? Há também quem diga que a prática deixa o smartphone mais rápido. Não é para menos. Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu alívio ou até uma sensação de "limpeza" quando encerrou simultaneamente todos os apps abertos no celular.

Seja nos smartphones iOS ou Android, a lenda urbana era clara quando dizia que a prática limparia a memória RAM do aparelho, resultando em um melhor desempenho e agilidade. Mas afinal, fazer isso realmente economiza bateria do celular? Confira a resposta abaixo!

economiza bateria do celularEntenda se fechar todos os apps em segundo plano do celular realmente economiza bateria (Foto: Getty Images/Reprodução)

Fechar os apps economiza bateria do celular?

Se você sempre fechou os aplicativos do seu celular achando que estava ajudando a salvar um pouco de bateria do dispositivo, sentimos em avisar que não, a prática não auxilia na redução do uso de energia. Quem confirma são os próprios engenheiros da Apple e da Android.

O vice-presidente da engenharia da Android, Hiroshi Lockheimer, explicou em seu Twitter, que a prática de fechar os aplicativos não usados, na verdade, pode gerar o efeito contrário.

"O sistema é otimizado para gerenciar o que está em execução. Mexer com isso só causa mais problema", disse. "Em geral, é melhor deixar o sistema fazer seu trabalho; ele foi projetado para gerenciar aplicativos em execução para que o usuário não precise", explicou.

Os engenheiros da Apple também reforçam que os usuários só precisam fechar os apps do sistema quando eles não estiverem funcionando corretamente, apresentarem falhas no sistema ou com suspeita de vírus. Isso porque, ao contrário do que a maioria imagina, os aplicativos em segundo plano não comprometem a bateria do smartphone.

Resumindo, as empresas afirmam que não é preciso se preocupar com isso, porque os sistemas operacionais já têm os seus próprios recursos de gerenciamento de bateria. Além disso, os apps são congelados e têm suas atividades quase 100% paradas pelos SOs quando estão em segundo plano. Consequentemente, o consumo de energia deles é considerada baixíssima, a ponto de não justificar o encerramento à força.

Por outro lado, forçar a parada vai obrigar o sistema a reiniciar o processo quando o aplicativo for aberto na próxima vez. Assim, a ação consome o dobro de energia e gasta mais bateria.

O que fazer para economizar bateria do celular?

Se você quer economizar bateria do seu celular, aqui vão algumas dicas simples, mas bastante eficazes:

  • A primeira é óbvia, mas vale ser reforçada: utilizar o modo de economia de energia. Apesar de as fabricantes usarem diferentes abordagens para poupar bateria do aparelho, em todos os dispositivos a função funciona reduzindo significativamente os recursos dos aplicativos.
  • A segunda dica é diminuir o brilho da tela e/ou utilizar o modo noturno. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA), a função que escurece as interfaces dos apps gerou uma economia de 3% a 9% de bateria nos dispositivos testados (Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3).
  • Outras práticas que podem ajudar a economizar bateria é desligar os sinais de Wi-Fi, Bluetooth e desativar o uso de dados do aparelho. Basicamente, se não está ou não vai utilizar no momento, não há necessidade de deixar as funções ativadas.
  • Por fim, desativar as funções de geolocalização de aplicativos também ajuda a poupar energia do celular. Além de ajudar a manter a privacidade, a prática evita que os apps continuem coletando dados e os processando a todo momento.

Quer saber mais? Saiba quais 7 erros comuns desgastam a bateria do seu celular!

Fonte: Tecmundo.