1 de jan. de 2022

Cuidado com apps de streaming na App Store! Esquema lesou utilizadores Apple

 A Apple reclama para a App Store uma qualidade única na avaliação das apps e dos conteúdos que nela encontramos. O que agora foi revelado é que na verdade continuam a existir apps maliciosas e que estão a lesar os utilizadores do iOS.

Esta é mais uma descoberta feita por Kosta Eleftheriou, que reportou a presença de várias apps de streaming ilegal de conteúdos na App Store. Mais uma vez esta situação acontece e os utilizadores do iOS são prejudicados.

App Store Apple apps iOS

Outra situação de apps fraudulentas na App Store

As apps que estão nas lojas como a App Store são o motor dos dispositivos móveis. É aqui que os utilizadores recorrem para tirarem mais dos seus dispositivos, sempre confiando nas empresas que as mantêm e que, supostamente, avaliam as ofertas.

Com um registo que se entende sempre ser imaculado, a App Store está novamente no centro de mais uma polémica. Segundo o programador Kosta Eleftheriou, a loja de apps da Apple alberga várias apps de streaming ilegal e que exploram os utilizadores para terem acesso.

Apple está a ganhar dinheiro com esta situação ilegal

A forma de iludir e ludibriar os utilizadores do iOS é simples. As apps recorrem a apresentações dos filmes e a imagens dos mesmos. Para poderem ser usadas e haver acesso aos conteúdos, é pedido que estes coloquem códigos ou que partilhem com outros, para assim crescerem.

Dentro destas propostas ilegais existem também serviços pagos de subscrição. O mais caricato é que nestes casos a Apple está a receber a sua comissão e a ganhar dinheiro com esta situação ilegal. Kosta Eleftheriou refere que estas apps têm mais de 2 milhões de downloads e geram cerca de 16 mil dólares por dia.

Não existe qualquer posição para este problema do iOS

A Apple tem estado atenta a esta situação, ainda que se tenha mantido em silêncio. Algumas das apps apresentadas por Kosta Eleftheriou foram rapidamente retiradas da App Store, mas aparentemente nenhuma foi ativamente encontrada.

Kosta Eleftheriou é já bem conhecido pelo seu trabalho em detetar este tipo de situações na loja de apps da Apple. Por diversas vezes encontrou e denunciou várias situações em que os utilizadores eram lesados, bem como outras que mostraram situações pouco normais da Apple.

Fonte: Pplware.




Reino Unido: Homem encomendou um iPhone 13 e recebeu uma caixa de chocolates

 Já aqui escrevemos sobre muitas situações insólitas que acontecem no mundo da tecnologia. Inclusive ainda ontem fizemos um apanhado e revelámos as 10 situações que considerámos terem sido as mais caricatas do ano de 2021. Mas o ano ainda não acabou e hoje trazemos mais uma história peculiar.

O caso aconteceu no Reino Unido onde um homem encomendou um iPhone 13 pela Internet mas, em vez do novo smartphone da Apple, recebeu chocolates Cadbury.

Homem encomenda iPhone 13... e recebe chocolates

Muito devido à pandemia da COVID-19, as pessoas optaram por fazer as suas compras essencialmente através das plataformas digitais. Assim, as encomendas online acabaram por ser a solução para muitos consumidores, uma realidade que se arrasta até à atualidade, tendo obviamente tido uma maior movimentação agora devido à época natalícia. Esta é uma prática simples e rápida que as pessoas podem fazer na comodidade das suas casas, evitando as grandes filas e também a proximidade com outras pessoas, numa altura de contenção.

No entanto nem tudo correu bem para Daniel Carroll. O sujeito, residente no Reino Unido, encomendou um exemplar do novo iPhone 13 Pro Max da Apple online. Mas, em vez do smartphone topo de gama da marca da maçã, Daniel ficou chocado ao desembrulhar a encomenda e encontrar duas tabletes de chocolate Cadbury.

Tal como podemos ver pelas imagens que o homem partilhou na sua conta da rede social Twitter, chegaram até à sua morada dois chocolates brancos Oreo da Cadbury. No entanto, pouco depois o tweet foi apagado e até já nem conseguimos encontrar a sua conta, que seria @Daniel_James201.

Carroll referiu que a encomenda vinha com um atraso de 2 semanas e que, para além disso, ao receber a embalagem, percebeu que o selo havia sido adulterado. Menciona ainda que as tabletes de chocolate estavam embrulhadas em papel higiénico.

No tweet, Daniel mencionou a rede de entregas @DHLParcelUK, a qual não deixou o cliente sem resposta:

O homem terá pago 1.045 dólares pelo iPhone 13, mas parece que nem os deliciosos chocolates vão conseguir aliviar a sua desilusão.

Fonte: Pplware.

Apple Watch: Coroa Digital será substituída por sensores óticos

 Sabemos que as patentes são parte fundamental no desenvolvimento dos dispositivos Apple. Estas cobrem toda a gama de produtos e serviços da empresa de Cupertino. A mais recente diz respeito ao Apple Watch e à Coroa Digital.

Visando a remoção destas protuberâncias nos equipamentos, a patente submetida poderá transformar uma ação mecânica numa experiência mais digital através de sensores óticos.

Imagem 3 gerações de Apple Watch e a respetiva Coroa Digital

Patente: substituir a Coroa Digital do Apple Watch por sensores óticos

Um dos mecanismos mais importantes do Apple Watch é a sua Coroa Digital. Este "botão" permite aos utilizadores navegar na interface watchOS sem ter de tocar constantemente no ecrã. No entanto, parece que a Apple está a trabalhar numa solução para substituir a Coroa Digital por sensores óticos.

Conforme foi relatado pela PatentlyApple, o US Patent and Trademark Office publicou esta semana uma nova patente da empresa com sede em Cupertino que revela como a Coroa Digital no Relógio Apple poderia ser substituída por sensores óticos para identificar os gestos do utilizador.

A patente chama-se Watch with optical sensor for user input (tradução à palavra: Relógio com sensor ótico para introdução do utilizador). A informação permite-nos equacionar a utilização por parte da Apple de novos sensores para permitir aos utilizadores percorrer a interface reduzindo o número de peças móveis no smartwatch. Os sensores óticos detetariam os gestos feitos pelos utilizadores e transformá-los-iam em controlos do sistema.

Menos acessórios, mais durabilidade

Conforme a empresa observa na patente, a remoção da Coroa Digital pode não só tornar o Apple Watch mais durável, mas também libertar espaço que pode ser utilizado por outros componentes, tais como novos sensores ou mesmo uma bateria maior.

Por exemplo, o utilizador pode fornecer movimentos e gestos próximos da componente de entrada. O sensor, neste caso, irá detetar, interpretar e controlar o relógio. Os movimentos e gestos fornecidos pelo utilizador podem ser detetados diretamente com os sistemas óticos da componente de entrada, para que o número de peças móveis possa ser reduzido e o espaço no interior do relógio possa ser utilizado de forma mais eficiente.

Uma vez que a Digital Crown também tem um sensor cardíaco elétrico que permite o ECG, a patente mostra que os novos sensores óticos também podem ser usados para medir o ritmo cardíaco, o ritmo respiratório, o nível de oxigénio no sangue, a pressão arterial e muito mais.

Vários rumores sugerem que o Apple Watch 2022 terá novas características de saúde, incluindo a monitorização da pressão arterial.

Fonte: Pplware.




Patente: Futuro iPhone poderá carregar outros dispositivos através do ecrã

 A Apple tem uma série de patentes registadas que nos dão uma ideia do que poderá aparecer no futuro. Desta forma, os próximos modelos de iPhone podem não só permitir carregar outros dispositivos sem fios, mas também serem capazes de o fazer através do ecrã, em vez de o fazerem pela parte traseira do telefone.

A tecnologia patenteada chama-se "Through-Display Wireless Charging" e poderá ser a solução para o utilizador não ter de virar o ecrã para baixo.

Ilustração iPhone a carregar Apple Watch através do ecrã

Ecrã do iPhone ou iPad poderão carregar dispositivos

pedido de patente da Apple é específico nalgumas partes da ideia, mas noutras não é nada explícito. Isto é, o que começa a parecer como carregamento sem fios por baixo do ecrã - como a identificação facial por baixo do ecrã - torna-se algo um pouco menos apelativo.

Um dispositivo eletrónico pessoal (por exemplo, um computador tablet) pode ser configurado para carregar sem fios um acessório (por exemplo, uma caneta) através de uma face do ecrã do dispositivo. Pelo menos uma parte da face do visor pode ser transparente para facilitar a visualização do ecrã.

Pode-se ler na descrição da patente.

Tal como podemos perceber, ou pelo menos o que podemos retirar destas "meias-palavras", é que o ecrã tem apenas uma parte do seu todo com a capacidade de carregar um dispositivo. Isso poderá não ser exequível num iPhone, pois ao colocar algo a carregar em cima do ecrã, a visualização deixava de ser possível, nem que fosse apenas na parte desocupada.

No entanto, nos desenhos que acompanham o pedido de patente, é sugerido que o que se propõe é mais um ecrã híbrido. Uma secção do ecrã poderia ser ativada para carregamento sem fios, e essa área não poderia exibir nada.

Mas será que a Apple vai aumentar a moldura do ecrã?

Isso não faz sentido. Aliás, ao longo dos dois últimos anos temos visto a Apple a diminuir consideravelmente as molduras, tornando os ecrãs praticamente "infinitos". Apesar disso, a patente traz mais alguma informação a este respeito.

[Tal] configuração pode incluir um computador tablet ou um smartphone configurado para permitir que uma caneta ou outro acessório seja carregado sem fios numa face do dispositivo eletrónico pessoal...

Refere o texto que acompanha a descrição da patente.

Poder pousar o Apple Pencil numa das extremidades do ecrã do iPad ou iPhone e tê-lo automaticamente, recarregado sem fios, é uma possibilidade apelativa. Não é tão apelativo como poder, digamos, descansar o iPhone no seu iPad e ter essa carga, mas é muito bom.

Contudo, esta "novidade" poderá levar a outras opções bem mais interessantes. A Apple trabalha para simplificar estes processos, como vimos quando apareceu o carregamento do próprio Apple Pencil no iPad. Este avanço poderá abrir novas portas para o carregamento ter no ecrã, num determinado sítio, um ponto de carga para "outros dispositivos".

Conforme podemos ler na patente, este pedido de registo de propriedade intelectual é creditado a oito inventores. Isto inclui Zaki Moussaoui, cujo trabalho anterior inclui um pedido de patente sobre a prevenção de carregadores sem fios que interferem com o CarKey.

Fonte: Pplware.