25 de fev. de 2021

iPhone 13: data de lançamento, preço, rumores


 Mal o iPhone 12 foi lançado, em novembro do ano passado, e já há muitas especulações a respeito da próxima geração. Rumores dizem que as novidades do iPhone 13 (se este for mesmo o seu nome) incluem o fim do entalhe e do conector Lightning, o retorno do Touch ID, tela sempre ligada e atualizações nas câmeras, entre outras.

Se seguir a tradição, o evento da Apple deve ser em meados de setembro, mas não sabemos se a produção do aparelho será atrasada devido à pandemia, como ocorreu em 2020. Alguns analistas estimam 17 de setembro como a possível data de lançamento.

Novamente, devem ser quatro modelos na família: iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Mas o nome sequer foi confirmado pela Apple —vai que, por superstição, o número 13 é pulado.

Alguns rumores apontam que o lançamento será, na verdade, um iPhone 12S. Foi o ocorreu em 2015, com o 6S seguindo o iPhone 6, e em 2018, com o XS seguindo o iPhone X, sem grandes modificações em relação aos modelos de 2020.

Assim, analistas acreditam que os preços sejam similares, ou até menores, que os da linha 12, seguindo a tendência do mercado —o Samsung Galaxy S21, por exemplo, chegou um pouco mais barato que seu antecessor, no exterior. No Brasil, porém, os preços foram ajustados para cima.

O designer gráfico Technizo Concept criou uma série de imagens e um vídeo, materializando como será o iPhone 13 Pro, com base no que se sabe (ou se imagina) até agora sobre o aparelho. Veja:

Conheça as principais e possíveis novidades do iPhone 13:

Sem entalhe

Ainda não há nenhum vazamento de protótipos, mas o design dos aparelhos, provavelmente, será familiar, com os mesmos tamanhos e estilo da linha 12. A carcaça deve seguir a mudança que aconteceu em 2020, com o retorno às laterais retas, resgatadas do iPhone 5.

Mas o tão polêmico entalhe (aquele recorte no topo da tela que abriga câmera, alto-falante e sensores do Face ID), introduzido em 2017 com o iPhone X, pode finalmente sumir —ou pelo menos ser reduzido. Alguns concorrentes já vêm testando até câmeras que enxergam através da tela.

Sem porta Lightning

A porta Lightning também corre risco de desaparecer. Ainda não se sabe se será substituída pelo padrão USB-C (assim como ocorreu no iPad Pro), ou simplesmente removida, para permitir apenas carregamento sem fio —por exemplo, com um carregador MagSafe, promovido junto com o iPhone 12.

Sem portas, o aparelho pode vir "blindado" contra água, poeira e detritos.

Mas, segundo os boatos que circulam na mídia especializada internacional, isso só deve acontecer nos tops de linha 13 Pro e Pro Max.

Retorno do Touch ID

O querido Touch ID, que permitia o desbloqueio por impressão digital até o iPhone 8, pode retornar. Desta vez, não como botão, mas num sensor sob a tela. Foi assim no iPad Air mais recente, que ficou com um botão lateral.

Essa novidade é boa para quem se incomoda com o desbloqueio facial, especialmente agora que estamos quase sempre de máscara.

Tela sempre ligada

Assim como no Apple Watch e em diversos celulares Android, o novo iPhone pode vir com a tela sempre ligada (always-on). De acordo com os rumores, a tela sempre mostraria a porcentagem de bateria e o horário, além de notificações selecionadas, sem que seja preciso desbloqueá-la ou "acordar" o celular.

Diversos concorrentes usam o recurso há anos, aproveitando o fato de que as telas Oled não gastam tanta energia para mostrar só esses dois elementos.

Taxa de atualização

Uma tela com alta taxa de atualização, capaz de exibir imagens mais suaves e fluidas, é um sonho antigo dos donos de iPhones. Especula-se que a chinesa BOE será a principal fornecedora de painéis Oled sofisticados para linha 13 —no lugar da Samsung, que vem fabricando as telas dos iPhones há anos.

Os novos visores poderão ter suporte a 120 Hz, talvez até 240 Hz, segundo os boatos. A Apple estaria buscando uma maneira de implementar a novidade sem gastar muita bateria —uma das soluções é a tecnologia de exibição LTPO de baixa potência.

Upgrade nas câmeras

Um dos pontos fracos nas câmeras da família 12 é a capacidade de zoom (até 2,5x óptico). Os novos iPhones poderão ter lentes periscópicas e até um modo para astrofotografia, para conseguir imagens com detalhes da Lua, por exemplo.

O modo noturno, para situações de pouca luz, também deve ser melhorado, com uma lente de abertura maior. Já o modo retrato, que desfoca o fundo, poderá ser expandido para vídeos.

LiDAR para todos

A tecnologia LiDAR, que usa um sensor de profundidade 3D para medir distâncias e desfocar cenas (é a bolinha preta junto com as câmeras do iPhone 12 Pro), pode ser expandida para todos os quatro modelos da linha 13.

Ela permite fotos que parecem ter sido feitas por câmeras profissionais, e também usos interessantes de realidade aumentada.

Fonte: Uol.

Novo iMac com Apple Silicon poderá ter um aspeto colorido estilo iPad Air

 A Apple terá planos para atualizar a sua linha iMac com os novos processadores Apple Silicon. Apesar de ainda estar na esfera do rumor, esta máquina de trabalho merece não só um novo SoC, como também um redesenhar do seu aspeto. Assim, a empresa de Cupertino poderá estar a desenvolver um novo computador inspirado na paleta de cores que usou no iPad Air que lançou em 2020.

Apesar das cores dos Macs, desde há alguns anos, serem apenas o cinzento sideral, o dourado e o prateado, a tradição da Apple no passado não era essa. Conforme devem estar lembrados, a Apple foi a impulsionadora de máquinas coloridas. Quem não se lembra do iMac (G3)?

Imagem iMac 2021 com Apple Silicon

Novo iMac Apple Silicon ao estilo G3

A Apple está “pressionada” para lançar um iMac redesenhado com Apple Silicon ainda este ano. Conforme já foi relatado por várias fontes próximas da Apple, 2021 terá de receber um novo iMac. Contudo, apareceu agora um novo rumor que refere que o iMac redesenhado também estará disponível em várias cores semelhantes ao mais recente iPad Air.

Num novo vídeo, o leaker Jon Prosser afirma que foi informado de que o iMac redesenhado usará as mesmas cores do iPad Air de quarta geração lançado no ano passado. Portanto, se a informação estiver correta, isso significará que o iMac redesenhado estará disponível em cinzento sideral, prateado, rosa-dourado, verde e azul-céu.

As imagens aqui são simplesmente conceitos e as especificações permanecem por desvendar. Apesar de haver estes rumores, na verdade, ninguém sabe se a Apple segue mesmo com este plano. Prosser garante que estes Macs estão em estágio de protótipo. O vídeo onde o refere não oferece nenhum detalhe adicional sobre os planos da Apple para a atualização 2021 do iMac.

Imagem iMac 2021 com Apple Silicon

Um novo Mac que pode ir beber às origens o seu novo design

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, o novo iMac contará com um design inspirado no ecrã Pro XDR.

O redesenho do iMac será uma das maiores atualizações visuais para qualquer produto da Apple neste ano. Isso incluirá a remoção da “área do queixo” da parte inferior, bem como as costas retas em vez do design curvo atual. A Apple planeia duas versões para substituir os modelos existentes de 21,5 e 27 polegadas “ainda este ano”.

Referiram fontes citando pessoas familiarizadas com os planos da Apple.

Por enquanto, devemos tratar o boato sobre os iMacs coloridos com ceticismo, pois não foi corroborado por nenhuma outra fonte. Aliás, a Apple tem uma certa “resistência” a mudar o look&feel dos seus produtos e ao longo dos anos as alterações foram sempre muito cautelosas.

Fonte: Pplware.