11 de abr. de 2022

iPad: Navegador inteligente com estabilizador facilita leitura a utilizadores com Parkinson

 A tecnologia tem ajudado muito quem lida com determinados problemas. A acessibilidade, aquele grupo de funcionalidades que podem ser ativadas nos dispositivos, são uma grande valia para utilizadores com certas doenças. No entanto, pessoas com a doença de Parkinson ainda têm dificuldades em usar com qualidade smartphones e tablets. E se houvesse uma app que tirasse proveito do acelerómetro do iPad e ajudasse quem tem tremores nas mãos?

Se assim pensaram, melhor executaram. A app Staybl é gratuita e tira proveito do potencial do tablet da Apple. Vamos ver como.

Imagem Staybl para iPad que ajuda utilizadores com Parkinson

Parkinson: Staybl estabiliza os tremores no ecrã do iPad

Chama-se Staybl e é uma app inteligente, para navegar, que tira proveito de um recurso incluído no iPad desde o primeiro dia. Esta app irá facilitar imenso quem treme das mãos e não consegue manter o tablet estabilizado, para oferecer uma boa leitura.

Embora os efeitos da doença de Parkinson, “um distúrbio degenerativo de longo prazo do sistema nervoso central”, possam levar anos a aparecer, os primeiros sintomas incluem tremores em muitas partes do corpo, mas mais comummente nas mãos, o que pode tornar as tarefas mais simples em desafios extraordinários.

Nestes últimos anos apareceram imensos dispositivos do dia a dia, como colheres, que trazem estabilizadores por forma a dar a neutralizar os movimentos dos tremores, permitindo que as pessoas com doença de Parkinson se alimentem novamente.

O Staybl foi criado para fazer a mesma coisa, mas com dispositivos móveis, aproveitando as tecnologias já existentes que são usadas para jogos, exercícios de seguimento ou simplesmente rotação automática do ecrã.

Tirar proveito do acelerómetro do tablet da Apple

A aplicação foi desenvolvida pela Havas New York e Havas Germany. As duas empresas passaram dois anos a trabalhar com a Associação Alemã de Parkinson e pacientes com Parkinson na Alemanha e nos EUA para testar e otimizar o software.

Na sua essência, a app baseia-se no acelerómetro de um iPad para detetar os movimentos subtis de tremores nas mãos e, em seguida, mover uma janela do navegador no ecrã na direção oposta para cancelar esses movimentos, fornecendo ao utilizador uma visão estabilizada e estável de uma página da web, enquanto segura um dispositivo móvel.

Outras melhorias feitas na app Staybl, que ajudam a torná-lo mais acessível e utilizável para quem lida com tremores nas mãos, foram a remoção dos gestos de deslizar necessários para a navegação, os botões maiores que facilitam o pressionar, uma interface de maior contraste e o uso da fonte Atkinson sem serifa hiperlegível desenvolvida pelo Instituto Braille.

Esta fonte traz uma melhor legibilidade aos leitores com deficiência visual através de um design que facilita a diferenciação de letras individuais.

Atualmente, a aplicação Staybl está disponível para download gratuito na App Store para iPads com iPadOS 14.0 ou posterior. Isto porque a app requer um ecrã maior e taxas de atualização mais rápidas do dispositivo, mas os seus criadores esperam trazê-la para outros dispositivos e plataformas no futuro.

Infelizmente, para já, esta app não está disponível na App Store Portugal.

Fonte: Pplware.

Tap to Pay da Apple no iPhone ganha novo e importante parceiro

 A Apple prometeu há umas semanas, com o lançamento das recentes versões do iOS 15.4, que iria trazer uma grande novidade: o Tap to Pay. Em grosso modo, esta funcionalidade irá trazer a cada um dos recentes iPhones a possibilidade de fazer pagamentos, aproximando-os apenas uns aos outros. Cada um irá funcionar como se fosse um cartão a pagar numa máquina portátil de pagamentos, um TPA.

Por trás desta tecnologia, já disponível, têm de existir serviços que suportem a passagem do dinheiro de uma conta para a outra, apenas com o tal toque. Como tal, a plataforma global de tecnologia financeira Adyen anunciou que oferecerá o Tap to Pay aos seus clientes ainda este ano.

Imagem Apple Tap to Pay

Para que serve o Tap to Pay?

Vamos, de forma muito direta, explicar como poderia usar esta tecnologia. Imagine que vai almoçar a um restaurante e no final quer pagar a conta. Normalmente ou paga em dinheiro, ou pede "a máquina multibanco", isto é, o TPA de pagamento automático.

O funcionário traz o terminar de pagamento, introduz o valor e entrega-lhe para que passe o seu cartão de débito (ou crédito). Insere o PIN (se for abaixo de 50 euros, no montante total, por contactless não precisa) e a transação é feita.

Com o Tap to Pay apenas precisa de ter no seu iPhone o seu cartão inserido na app Carteira e no lado do funcionário apenas necessitará igualmente de ter um iPhone. Já não será necessário o TPA.

Quem diz um pagamento no restaurante diz em milhares de outros cenários. Claro, tudo isto terá de ser validado pelo Face ID.

Imagem pagamento via iPhone app Carteira

Este é um pagamento terminal TPA para iPhone. O Tap to Pay será pagamento terminal de iPhone para iPhone

 

Empresas terceiras terão de oferecer a ponte entre o cliente e a instituição bancária

De acordo com a empresa, a Adyen está a trabalhar com clientes empresariais e plataformas de comércio, como Lightspeed Commerce e NewStore, para levar o recurso a ainda mais empresas. Com o suporte da Adyen, a NewStore testará o novo recurso com o seu cliente Vince.

Como tal, o Tap to Pay no iPhone permitirá que os clientes da Adyen usem uma solução de pagamento de maneira fácil e segura. Os utilizadores precisam de um iPhone XS ou posterior para começar a aceitar pagamentos sem contacto através do iPhone.

O Tap to Pay no iPhone estará disponível para plataformas de pagamento e programadores de aplicações com o objetivo de integrar nas suas apps iOS e oferecer como opção de pagamento para seus clientes empresariais. O Stripe será a primeira plataforma de pagamento a oferecer o Tap to Pay no iPhone para seus clientes empresariais, incluindo a aplicação Shopify Point of Sale nesta primavera. Plataformas e aplicações de pagamento adicionais serão lançados ainda este ano.

Disse a empresa holandesa Adyen.

Este é um importante player visto ter na sua carteira de clientes marcas como a Mango, Microsoft, Domino´s, LinkedIn, MO, Uber, Worten, McDonald's, Spotify, Tap Portugal, Salsa, Shein, entre outras.

Fonte: Pplware.

iOS 16 terá melhorias nas notificações e nos apps de saúde


 Próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 16 deve ser apresentado durante a edição 2022 da Worldwide Developers Conference (WWDC), cuja abertura acontece no dia 6 de junho. Ainda há poucos detalhes sobre a atualização do software, mas novas informações surgiram nesse domingo (10).

De acordo com o analista da Bloomberg Mark Gurman, a nova versão do iOS não trará mudanças drásticas na interface, mas virá com “melhorias bastante significativas” em outros aspectos. Entre eles, vale destacar o sistema de notificações do iPhone e os recursos de monitoramento de saúde do software, em especial os apps Saúde e Fitness.

Embora as fontes do especialista não tenham detalhado as modificações, o 9to5Mac descobriu algumas atualizações relacionadas ao modo Foco. Lançado no iOS 15e no macOS Monterey, o recurso oferece ao usuário a possibilidade de gerenciar quais notificações e apps quer visualizar em certos momentos do dia.

O modo Foco pode ser acionado quando você precisa se concentrar no trabalho.

No iOS 16, a ferramenta terá ainda mais opções de personalização, segundo a publicação, atendendo a diferentes perfis e necessidades. Porém, as atualizações encontradas durante a análise dos códigos do macOS 12.4 beta não terão compatibilidade com as versões atuais dos sistemas, ou seja, será preciso refazer as configurações após o update.

Mais novidades a caminho

Voltando aos detalhes especulados por Gurman, ele sugere que a gigante de Cupertino esteja trabalhando também em novos recursos para o Apple News, alguns deles exclusivos para os dispositivos compatíveis com o iOS 16, também conhecido pelo codinome “Sydney”. Isso pode ser um indicativo do fim do suporte para alguns modelos do iPhone e do iPad ainda este ano.

Em seu relatório, o analista ainda menciona o desenvolvimento de novas funções para o relógio inteligente da Maçã, chegando com o watchOS 9, e uma interface multitarefa para o iPadOS 16. Tais aprimoramentos podem ter um maior detalhamento em breve.

As fontes também revelaram a ele que dois novos Macs estão a caminho, um deles provavelmente sendo o MacBook Air renovado, com o lançamento acontecendo na WWDC 2022 ou logo no início do segundo semestre deste ano. Um Mac mini atualizado e um iMac de 24 polegadas seriam outros modelos em desenvolvimento.

Fonte: Tecmundo.

Como contornar o MDM no iPhone e iPad sem necessidade da password?

 Contornar ou fazer bypass ao MDM do iOS nem sempre é fácil. E, quando se compra um iPhone ou iPad em segunda mão mas se estiver bloqueado com o MDM, como remover o problema das restrições?

Ou, importante, impõem-se as questões como: não pretende ser vigiado ou está preso no ecrã de login da Gestão Remota durante a ativação? Deseja remover o perfil do MDM do seu iPhone/iPad sem reiniciar o dispositivo? O AnyUnlock ajuda-nos a contornar a gestão remota do MDM sem o nome de utilizador e palavra-passe ou até mesmo a remover completamente a gestão local do dispositivo, mantendo o conteúdo e as definições intactos. Vamos saber como?

Vamos por partes: o que é o MDM?

Antes de mais, MDM significa Mobile Device Management (Gestão de Dispositivos Móveis).

Trata-se, simplesmente, um protocolo Apple que oferece aos administradores de sistema uma oportunidade de gerir um dispositivo iOS, executando comandos a partir de um servidor central para dispositivos na mesma rede.

Então, ao utilizar o MDM, um administrador de sistemas ganha autoridade remota sobre iPads e iPhones e poderá instalar, remover, ou inspecionar qualquer perfil e ao mesmo tempo remover o código de acesso e apagar um dispositivo que esteja a gerir.

Existem alguns cenários comuns onde o MDM se torna, claramente, mais forte, como por exemplo:

  • Comprou um iPhone ou iPad em segunda mão com o MDM bloqueado mas não sabe a palavra-passe para o desbloquear,
  • Esqueceu o nome de utilizador ou a password para remover o bloqueio MDM, mesmo que tenha sido a pessoa que o adicionou,
  • Ter sido forçado a adicionar uma proteção MDM, mas pretende contorná-la sem deixar que a pessoa que a adicionou saiba.

Nesse sentido, existem muitas mais possibilidades que se poderiam aqui listar mas o AnyUnlock, disponível tanto para Windows como para Mac, ajuda de imediato em praticamente todas elas.

Como contornar o MDM no iPhone e iPad com o AnyUnlock, em 2022?

Em poucas palavras, definimos o AnyUnlock como um software multi funcional para os utilizadores de iPhone/iPad/iPod touch com a capacidade de remover os vários códigos e proteções de acesso e sem qualquer necessidade de jailbreak.

Do mesmo modo, existe uma grande utilidade em situações da vida real que passa por ajudar os utilizadores iOS a desbloquear várias palavras-passe para dispositivos iOS, incluindo:

  • ID da Apple,
  • Palavra-passe de ecrã,
  • Palavra-passe de screen Time
  • Backups de segurança encriptadas do iTunes.

No entanto, uma vez que a maioria dos dispositivos iOS estão na última versão do iOS e tenham o Find My iPhone ativado, o Apple ID Unlock o programa pode tornar-se obsoleto para a maioria dos utilizadores.

Contudo, para todos os utilizadores que não tenham conhecimentos técnicos ou mais aprofundados, o AnyUnlock é uma lufada de ar fresco. Seja como for, o utilizador pode resolver todos os seus problemas acima listados sem possuir qualquer conhecimento técnico.

Finalmente, deve o leitor consultar este guia técnico, disponibilizado pela marca, que nos ensina o ABC de trabalhar com o software.

Veja o AnyUnlock em ação

Suporte e requisitos AnyUnlock:

Sublinhe-se que o software suporta todos os modelos de iPhone e iPad com iOS 7 e superior, incluindo o mais recente iOS 15 e iPadOS 15.

Passemos, então, aos requisitos gerais:

Sistema operativo:
  • Windows OS: Windows 11, 10, 8, 7, Vista, tanto 32bit como 64bit
  • macOS: macOS Monterey, macOS Big Sur, macOS Catalina, macOS Mojave, macOS High Sierra, macOS Sierra, OS X 10.11, 10.10
  • iOS: iOS15, iOS14, iOS13, iOS12, iOS11, iOS10, iOS9, iOS8, iOS7, iOS6, iOS5
CPU
  • Windows: 1GHz (32 bit or 64 bit) ou superior
  • Mac: 1GHz Intel ou superior
RAM
  • Windows: 256 MB ou superior (1024MB Recomendados)
  • Mac: 512 MB ou superior
Outros eventuais requisitos:
  • iTunes pre-instalado

Preços e condições

Obviamente, um software deste calibre dificilmente se encontra a ser distribuído de forma gratuita.

Assim, ao visitar esta página, pode encontrar vários planos disponíveis:

  • 3 meses
  • 1 ano
  • lifetime

Acima de tudo, a escolha deve incidir sobre a necessidade de cada um.

Na nossa opinião, os preços não parecem descabidos face a uma taxa de sucesso do objetivo do software, que ronda os 100%.

Sobretudo, ao consultar a página das condições, caso se aplique, não hesite em verificar para propósitos Educacionais (como escolas, professores, alunos, etc) ou os descontos em massa para um conjunto alargado de licenças.

Conclusão

Em resumo, este é um software tudo-em-um para a maioria dos utilizadores de iPhone/iPad/iPod touch de forma a removerem vários códigos de acesso.

Frequentemente, é seguro afirmar que o AnyUnlock funciona tal como indica e claramente tem uma utilidade real.

Em suma, para quem não possua os conhecimentos técnicos suficientes então a aplicação será, certamente, de grande ajuda. Pode, basicamente, resolver todos os seus problemas seja desbloqueando o ID da Apple, a password do ecrã, a encriptação de cópia de segurança do iTunes, e a password do Screen Time Passcode sem qualquer conhecimento técnico necessário.

NOTA IMPORTANTE sobre o AnyUnlock

Em primeiro, é importante perceber que o AnyUnlock foi desenhado para ajudar os utilizadores de iPhone/iPad/iPod touch a desbloquear as passwords esquecidas e a contornar ou remover o MDMnos próprios dispositivos do utilizador.

Sem dúvida, este é um software para uso pessoal, pelo que qualquer uso indevido de AnyUnlock para fins comerciais ou ilegais é estritamente proibido.

Esta mesma nota pode ser encontrada no site do programador.

Fonte: Pplware.