3 de jun. de 2022

Apple terá grandes novidades para o iPadOS 16

 Estamos a poucos dias de conhecer um lote grande de novidades da Apple para os seus sistemas operativos. O iOS, nas suas vertentes, vai certamente ter acesso a melhorias e correções, para o tornar ainda melhor.

Estas normalmente são segredo até ao último tempo, continuando a ser um segredo da Apple e dos seus criadores. Há uma mudança que agora foi revelada e que mostra como o iPadOS e o iOS vão mudar para os utilizadores.

iPadOS iPad Apple novidades mudanças

Sendo um sistema dedicado aos tablets, em especial ao iPad, o iPadOS tem de conseguir ser usado em condições especial e até particularidades. É aqui que o sistema da Apple precisa de se renovar e de apresentar novidades.

O que o conhecido Mark Gurman revelou agora, faz parte da mudança que a Apple vem a preparar. As mudanças vão existir, conseguido novamente colocar o iPad mais próximo do que se espera de um tablet e menos de um smartphone.

Assim, com o iPadOS 16 será estreada uma melhoria, a interface multitarefa, para poder abrir e chamar as apps usadas que forem necessárias. É o ideal para alternar entre apps e não perder nenhuma da informação que ali for colocada.

iPadOS iPad Apple novidades mudanças

Outra mudança que está a ser avançada é a capacidade de redimensionar as janelas das diferentes apps que estiverem a ser usadas no iPad. Assim, este sistema torna-se verdadeiramente focado nos utilizadores e na sua experiência de utilização.

Como sempre, e aqui temos o grau de confiança em Mark Gurman, esta poderá ou não ser uma realidade. Tudo aponta para que seja o foco da Apple, que assim tem os seus utilizadores mais preparados para retirar o máximo do iPad.

Na próxima semana tudo será finalmente revelado e a Apple dará finalmente acesso a um sistema dedicado aos tablets. Com estas pequenas mudanças muito mais será possível fazer, retirando o máximo do SoC M1 e do ecrã de dimensões generosas.

Fpnte: Pplware.

Google Drive aprimora busca por aquivos com coluna de localização


 O Google Drive em breve receberá uma atualização que deixará mais fácil encontrar arquivos perdidos. Uma nova coluna de Localização será implementada e mostrará informações importantes sobre os documentos armazenados.

Quando o usuário entrar nas abas de pesquisa ou recentes, por exemplo, a nova coluna de Localização estará junto da linha que mostra nome, proprietário, última data de modificação e tamanho dos documentos. Passar o mouse ou clicar nas informações mostrará os dados de localização completos.

De acordo com a publicação oficial do Google, a ferramenta tornará mais rápido e prático para os usuários diferenciarem documentos com nomes semelhantes que estejam em locais diferentes do Drive. Porém, é válido comentar que até agora temos confirmação dessa nova coluna apenas para o Google Drive Web.

O Google vem se dedicando a adicionar novos recursos ao Google Drive nos últimos meses, como os “chips de pesquisa”, que permitem filtrar os resultados da pesquisa por tipo de arquivo, rótulos e data da última modificação, entre outros. Também se tornou possível encontrar documentos a partir de palavras-chave em vez da "obrigatoriedade" de colocar o nome completo do arquivo.

O novo recurso de localização do Google Drive já está sendo implementado e será ativado por padrão. A função está disponível para clientes do Google WorkspaceG Suite Basic e Business no momento, mas deve chegar ao público geral durante o mês de junho.

Fonte: Tecmundo.


Apple irá lançar um motor de pesquisa? Os rumores estão de volta

 Já não é de agora que a internet aposta que um dia a Apple irá lançar o seu próprio motor de pesquisa. Aliás, há mesmo quem refira que a Google paga milhões todos os anos à empresa de Cupertino para não avançar com este tipo de software. Apesar disso, a Apple nunca mostrou o seu interesse em confrontar a gigante Google nesta área. Mas os rumores estão agora de volta.

O especialista em comunicação, Robert Scoble, vem de novo a terreiro revelar supostas informações. Há datas de início das operações do motor de pesquisa Apple que este blogger americano revela.

Apple poderá criar um motor de pesquisa e fazer frente à Google?

A Apple quando em 2020 mudou a forma de pesquisar no iOS e iPadOS fez mexer o mercado online com uma suposta intenção de colocar a funcionar o seu próprio motor de pesquisa. Contudo, a empresa nada referiu sobre o assunto e não passou, novamente, de um rumor.

Agora, Robert Scoble acredita que a Apple irá revelar um novo motor de pesquisa web centrado no utilizador, semelhante ao do Google, mas está à espera de janeiro de 2023 para o fazer.

Segundo Scoble, estas novidades poderão ser já divulgadas pela Apple no seu evento WWDC 2022que começará na próxima semana, no dia 6 de junho.

Scoble não dá mais detalhes no seu tópico do Twitter, mas disse ao TechRadar Pro que parte desta informação vem de conversas com fontes próximas. A outra parte, vem da sua dedução.

Mas qual a fiabilidade da informação deste evangelista?

Bom, não é certo que tenha fontes sempre seguras. Aliás, anteriormente, Scoble disse que a Apple lançaria o seu equipamento de Realidade Virtual "Apple Glass" na WWDC 2022 - e que viria com um "novo iPod". Esta afirmação também teve origem no Twitter, mas Scoble logo a seguir, com outro tweet, tentou voltar atrás com todas as suas afirmações à estratégia da Apple.

Agora, não é uma estratégia que não tenhamos já visto antes no caminho da Apple. No passado, a gigante de Cupertino fez isso com a substituição do serviço de mapas da Google. Com a chegada do iOS 6, os mapas nativos passaram a ser Apple e o Google Maps caiu.

Apesar dessa mudança não ter começado bem, hoje os mapas da Apple são de grande qualidade e, em vários aspetos, até melhores que os da Google.

Além disso, a Apple já dispõe de um motor de pesquisa que alimenta a Siri e o Spotlight. Por isso, não parece ser um esforço enorme para expandir isso para um serviço de pesquisa geral completo ao estilo Google.

Se a Apple lançar este motor de pesquisa geral para utilizadores, é provável que venha a perder muito dinheiro. Conforme foi noticiado anteriormente, a Google terá pago à Apple 15 mil milhões de dólares ao longo de 2021, de modo a permanecer como o motor de pesquisa nativo no iOS.

Se a informação for correta, este negócio em particular corresponde entre 15% e 20% dos lucros anuais da Apple de 2020. Claro, se a Google não pagar, como se falou na altura, a Microsoft poderia avançar com o Bing.

Fonte: Pplware.



WWDC 2022: onde assistir e o que esperar do evento da Apple


 De 6 a 10 de junho acontece a Worldwide Developers Conference 2022 (WWDC 2022), conferência organizada anualmente pela Apple. Quem espera pelo anúncio de novidades relacionadas aos sistemas operacionais da empresa, além de outras, poderá conferir em tempo real, de onde quer que esteja, o que ela tem para compartilhar com o público.

Aliás, mesmo que a gigante tente manter seus segredos muito bem guardados, vazamentos e expectativas quanto ao que evento pode trazer tomam conta de veículos especializados. Sendo assim, o TecMundo montou este guia com o que devemos encontrar ao longo do evento.

Onde assistir a WWDC 2022?

Como em anos anteriores, a Apple transmitirá virtualmente a WWDC 2022 do Apple Park, seu HQ em Cupertino, Califórnia (EUA). Ainda que haja a possibilidade de profissionais de desenvolvimento e estudantes acompanharem as notícias presencialmente, apenas convidados e convidadas terão essa oportunidade. Logo, canais oficiais são as melhores opções para ficar por dentro das ações.

Anote na agenda: a partir das 14h do dia 06 de junho, informações começarão a "pipocar" por streaming tanto no canal da empresa no YouTube quanto na Apple TV, no app Apple Developer e no site da companhia. Além disso, nossa equipe entregará conteúdos fresquinhos em tempo real.

O que esperar do evento?

Todo ano, a Apple apresenta as novas versões de sistemas operacionais, que são o foco da conferência — e em 2022 não deve ser diferente. Mas algumas das apostas incluem tanto hardwares quanto softwares inéditos.

Novos chip M2, Macbook Air e Mac Pro

Sucessor do chip M1, o chip M2 de 4 nm da TSMC, segundo o analista Mark Gurman, da Bloomberg, poderá ter oito núcleos na CPU, a exemplo de seu antecessor, mas desempenho aprimorado graças a uma nova arquitetura e a um ou dois núcleos de GPU adicionais. Espera-se suporte de 16 a 32 GB de RAM.

No que o M2 pode desembarcar? Na próxima geração do Macbook Air, vazada recentemente — que, indicam rumores, virá em várias cores (como azul, amarelo, verde e prata, de acordo com o leaker Jon Prosser) e com design slim, borda plana, molduras mais largas e notch. Equipado com display Mini-LED de 13,3 polegadas, o suposto notebook pode ter, também, suporte a MagSafe, duas portas USB-C e teclado branco.

No fim de março, a Apple publicou uma prévia de que lançaria um novo Mac Pro em breve, munido de processadores da própria companhia. Quem sabe ele não dê as caras de fato com o M2? Ao contrário do headset VR/AR, que deve permanecer um mistério por enquanto.

iOS 16 e outros sistemas

Falando dos sistemas operacionais da Apple, o iOS 16 quase certamente fará sua primeira aparição na WWDC 2022. Isso ao lado de novas versões da família de sistemas operacionais da marca (iPadOS 16, macOS 13 Mammoth, watchOS 9 e tvOS 16).

Com os lançamentos, supõe-se, virão novos widgets interativos (a exemplo de um voltado à reprodução simplificada de músicas). Dentre outras novidades, um sistema capaz de detectar colisões de veículos (similar ao de detecção de quedas) pode fazer parte tanto do iOS 16 quanto do watchOS 9 (só não se sabe se para todos os aparelhos com o SO ou apenas os mais recentes).

Para o watchOS 9, um modo de economia de bateria aprimorado, detecção de fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca), mais modos de exercícios e métricas para o app Exercício e "melhorias significativas para navegação e operação" fazem parte do pacote, segundo o MacRumors.

Funcionalidades exclusivas de acessibilidade também estariam presentes nos softwares, como legendas ao vivo, espelhamento do Apple Watch, detecção de portas para pessoas com deficiências visuais, suporte ao VoiceOver para novos idiomas e mais recursos voltados a questões física e motora.

Buddy Controller, Siri Pause Time, reconhecimento de som e escrita por meio de voz, inclusive, estarão disponíveis ainda neste ano, segundo a gigante. Mais detalhes, provavelmente, serão revelados durante o evento.

Há bem mais apostas por aí, mas só saberemos de fato quais vão se concretizar durante a WWDC 2022.

Fonte: Tecmundo.





Termius: Cliente SSH para Android, iOS, Mac, Windows e Linux

Quando se fala em SSH, mais concretamente em clientes de SSH, o nome mais sonante é sem dúvida o Putty. O Putty é provavelmente  uma das ferramentas mais usadas para a gestão remota dos servidores Linux espalhados pela Internet e pelos centros de dados espalhados pelo mundo.

Hoje a nossa sugestão vai para o Termius, um Cliente SSH  multiplataforma.

Termius: Cliente SSH para Android, iOS, Mac, Windows e Linux

Quem usa sistemas Linux, como o Ubuntu, CentOS, Debian, entre outros, sabe que é muito fácil aceder remotamente a outra máquina. Um dos protocolos mais conhecidos e mais usados é o SSH.

Este protocolo é extremamente versátil e um servidor com suporte para o SSH, como é o caso do OpenSSH, pode-se instalar e configurar rapidamente. Um dos clientes mais usados no Windows para acesso a um serviço de SSH é o Putty. Para outros sistemas operativos a nossa sugestão vai para o Termius.

Termius: Cliente SSH para Android, iOS, Mac, Windows e Linux

Termius: O cliente SSH que funciona no Desktop e Mobile

O Termius é um cliente SSH multiplataforma. Esta ferramenta oferece uma bem organizada interface e um conjunto de funcionalidades importantes para toda a gestão.  Por exemplo, além do registo de hosts, o Termius permite organizar hosts em grupos. Os grupos permitem que partilhe configurações, embora cada host possa ter as suas próprias configurações.

Esses dados, juntamente com o histórico de ligação, são sincronizados com segurança em todos os seus dispositivos (seja mobile, seja desktop). A Termius usa criptografia de ponta a ponta para garantir que os dados permaneçam seguros e protegidos.

Termius: Cliente SSH para Android, iOS, Mac, Windows e Linux

Principais características do Termius

  • Autocomplete
  • Snippets
  • Touch Terminal no Android e iOS
  • Suporte para SFTP

Para utilizadores que usam o acesso remoto de forma ocasional, o Termius é gratuito. Se não for esse o caso, vejam aqui qual o pacote que podem adquirir.

Termius 

Fonte: Pplware.