16 de mar. de 2023

Apple pode estar a preparar-se para aumentar o preço do iPhone 15 Pro

 Ainda a vários meses de distância da chegada do iPhone 15 Pro, começam a surgir rumores sobre este novo smartphone da Apple. Terá mudanças de hardware já esperadas, mas a Apple poderá ter uma surpresa. Há informações de que pode aumentar o preço do iPhone 15 Pro.

Apple iPhone 15 Pro preço smartphone

iPhone 15 Pro pode ver o preço aumentado

O preço a que a Apple vende o iPhone tem aumentado nos últimos anos. Este é um cenário que tem sido visto em muitos mercados na Europa e na Ásia, mas que não tem acontecido nos EUA. No seu mercado de origem o preço tem sido estável há vários anos.

Isso poderá mudar com a chegada do iPhone 15 Pro e dos restantes modelos, com um aumento significativo. Os rumores apontam que este smartphone passe para o patamar dos 1100 dólares, que contrasta com os atuais 1000 dólares a que é agora comercializado. Um aumento que também se poderá refletir no resto do mundo.

Do que é avançado por Jeff Pu, analista de tecnologia da empresa de investimentos Haitong International Securities, este aumento criará um fosso ainda maior face ao iPhone 15 Plus. Esta informação já tinha sido avançada em janeiro, na rede social Weibo.

Apple iPhone 15 Pro preço smartphone

Apple tem de cobrir a despesa do novo hardware

As razões apresentadas baseiam-se no novo hardware que será adicionado neste novo modelo. Falamos da estrutura em titânio, botões de estado sólido com feedback tátil, o SoC A17 Bionic, o aumento da RAM, uma lente de periscópio para aumentar o zoom ótico no modelo Pro Max e muito mais.

Fora dos EUA, a Apple aumentou os preços dos iPhones várias vezes nos últimos anos, em grande parte devido às flutuações da moeda. Não está também claro se os modelos de entrada também recebem este ajuste de preço. Assim como o iPhone 15 Pro, estes devem receber a Dynamic Island, a porta USB-C e um novo design.

Com preços cada vez mais elevados, a Apple poderá voltar a mudar o mercado com a chegada do iPhone 15 Pro. Novamente irá definir o padrão para os preços desta categoria, que não têm parado de aumentar nos últimos anos.

Fonte: Pplware.

iOS 16.4 beta 4 já chegou aos programadores e utilizadores do programa beta da Apple

 Estamos a caminho do lançamento da versão final do iOS 16.4 que trará, entre outras coisas, o sistema SOS Emergência via Satélite aos utilizadores iPhone 14 de Portugal. Além destas, outras novidades também marcarão presença e hoje vamos conhecer algumas.

Imagem iOS 16.4 beta 4 no iPhone 14 Pro Max Apple

A Apple continua a desenvolver e melhorar os seus vários sistemas operativos. Depois de ter já lançado a versão beta 6 para o tvOS 16, chega a vez dos outros dispositivos.

Assim, a empresa lançou o iOS 16.4 beta 4 aos programadores e também utilizadores registados no Programa de Software Apple Beta.

 

O que há de novo no iOS 16.4?

  • Atalho de ecrã de bloqueio do iPhone;
  • Detalhes do consumo de bateria do modo Always-On;
  • Adição de novo Emoji para iPhone e iPad;
  • Novos recursos para aplicações web no iPhone e iPad, incluindo acesso a notificações push;
  • Apresentação da nova arquitetura HomeKit;
  • O iOS 16.4 expande o suporte 5G para novas regiões, além de utilizadores do Google Fi
  • Lançamento do HomePod em Israel com Siri em hebraico
  • O iMessage (Mensagens) agora oferece suporte a visualizações avançadas de conteúdo para publicações do Mastodon

lançamento da semana passada do iOS 16.4 beta 3 em particular trouxe algumas pequenas melhorias, mas foi mais um afinar do que antes já havia sido lançado. Entre essas novidades podemos encontra o retorno das animações do virar de página do Apple Books e também o suporte para o novo produto lançado no Apple Music, o Apple Music Classical, que chega dia 28 de março.

Possivelmente a Apple irá lançar as versões finais destas betas, para o público em geral, em finais de março ou inícios de abril.


Além do iOS 16.4, a Apple também está a testar a beta 4 dos seguintes sistemas operativos:

Além destas novidades, a empresa refere que foram feitas algumas correções. Na verdade, nos últimos dias a Apple tem testado o seu sistema de atualização de Resposta Rápida de Segurança. A mais recente tem a referência (b). Portanto, está a mexer.

Fonte: Pplware.

Siri não consegue superar o ChatGPT, diz ex-engenheiro da Apple


 Lançada em 2011, a Siri tornou-se uma grande companheira de várias pessoas. Contudo, a assistente de voz da Apple não tem condições de ser tão poderosa quanto a plataforma de inteligência artificial ChatGPT da OpenAI.

Ex-engenheiro da Maçã, John Burkey contou ao New York Times que a Siri tem um “código desajeitado” que dificulta a adição de novos recursos. O profissional atuou na Gigante de Cupertino entre 2014 e 2016 com a exata função de trazer melhorias para a assistente.

De forma resumida, a Siri responde a perguntas e comandos, como “Você pode tocar essa música”, ao acessar um banco de dados na nuvem. Então, um grupo de engenheiros é responsável por alimentar um “diretório de palavras” que expande as capacidades.

Contudo, o ex-funcionário da Apple sugere que o banco de dados em questão é “uma grande bola de neve”. Exigindo muitas revisões apuradas, é necessário até seis semanas para adicionar novas frases que serão interpretadas pela assistente de voz.

Segundo Burkey, uma integração para pesquisas avançadas, semelhante ao ChatGPT, poderia demorar até um ano para ser implantada. Por fim, o especialista apontou o "código complicado e desatualizado” como culpado pelo lento processo de adição de recursos.

Ao Business Insider, a Apple não respondeu ao pedido de comentários sobre o assunto. John Burkey também não retornou o contato do portal norte-americano para novos detalhes.

Aposentadoria dos assistentes de voz

Coincidentemente, as revelações sobre a Siri foram publicadas pouco depois do anúncio do ChatGPT-4. Com diversos recursos impressionantes, a nova plataforma avançada pode tornar a tecnologia de assistentes de voz obsoleta.

Adam Cheyer, cocriador da Siri, já afirmou que a ampla capacidade do chatbot da OpenAI faz os assistentes atuais “parecerem estúpidos”. A opinião é semelhante à de Satya Nadella, CEO da Microsoft, que disse que a Siri e a Alexa são “burras como uma pedra”.

Vale lembrar que a Amazon fez cortes na divisão da assistente de voz Alexa no fim de 2022. O motivo seria a perda de mais de US$ 3 bilhões da divisão no ano passado, considerado “uma falha colossal” por ex-funcionários.

Fonte: Tecmundo.