2 de set. de 2021

Strava: Partilhar a localização em tempo real agora é grátis

 Strava é uma das aplicações mais populares entre os desportistas. A plataforma abrange um grande leque de atividades desportivas, recolhe dados cardíacos e de georreferenciação e dá uma vasto leque de estatísticas. Algumas destas funcionalidades apenas estão disponíveis na modalidade Premium, que é paga. Contudo, a empresa veio agora, gratuitamente, disponibilizar a partilhar a localização em tempo real da atividade do utilizador.

Esta funcionalidade é muito importante, seguramente uma das mais relevantes do leque da app. Há uma razão por trás desta "oferta" e faz todo o sentido.

Imagem Strava

Conforme é referido no site da empresa, a equipa por trás do Strava percebeu a necessidade dos atletas se sentirem seguros enquanto treinam. Para isso, a empresa criou o Beacon, uma fantástica funcionalidade de partilha de localização em tempo real.

Esta opção poderá ser controlada pelo utilizador por forma a esta gerir a sua própria segurança e para se manter em contacto com a comunidade quando mais precisa. Esta opção já existia, mas era na modalidade paga. Agora, o Strava anuncia que já podemos usar esta opção de forma gratuita.

 

Como ativar o Beacon no Strava

Dentro da app Strava vá a Definições (canto superior direito). Depois na opção Beacon ative esta opção. Agora toque em Adicionar contactos de segurança e siga as instruções para permitir que o Strava aceda aos seus contactos. Em seguida, poderá selecionar até três contactos de segurança.

Pode ignorar este passo, caso não pretenda permitir o acesso aos seus contactos.

Guarde as alterações e, em seguida, clique em Enviar mensagem de texto Beacon no ecrã de registo para enviar a mensagem de texto previamente formatada para os seus contactos de segurança.

Se preferir, pode optar por editar o texto antes de enviar a mensagem.

Como funciona o Beacon do Strava?

Beacon cria um URL único que pode partilhar por mensagem com os seus contactos de segurança, permitindo que estes sigam a sua atividade em tempo real. Então, a sua localização é atualizada a, aproximadamente, cada 15 segundos, consoante a rede móvel.

Uma vez ativado, o Beacon irá permanecer ATIVO, mas irá perguntar-lhe se deseja enviar uma mensagem sempre que iniciar uma nova gravação. Mesmo que o Beacon esteja ATIVO, os seus contactos apenas irão ter acesso à sua localização se lhes enviar a mensagem de texto pré-formatada.

No entanto, os contactos de segurança que escolheu inicialmente permanecerão os mesmos até os alterar. Pode optar por enviar uma mensagem de texto em qualquer momento durante a sua gravação. Basta clicar no ícone do Beacon e enviar a mensagem.

Esta "borla" vem ajudar a manter os atletas mais seguros. Além desta funcionalidade de enviar o SMS com o URL do trilho a ser feito pelo utilizador, existe ainda mais opções, mas estão ainda no modo pago. Só os assinantes podem partilhar automaticamente um Beacon de dispositivos como computadores de ciclismo Garmin ou Apple Watch.
Fonte: Pplware.

Apple procura na Coreia do Sul e Japão quem lhe fabrique o Apple Car

 O projeto tem sido um dos mais enigmáticos dos últimos anos vindo da empresa de Cupertino. Ninguém sabe como será o carro, que tecnologias trará, que segmentos de preços alcançará e, principalmente, quando será apresentado e vendido. As notícias que se conhecem falam que a Apple tem o projeto em desenvolvimento e está no mercado há algum tempo à procura de uma fabricante automóvel asiática para produzir os seus carros.

Iniciou-se como Projeto Titan em 2014, e levou a Apple a juntar mais de 1.000 especialistas e engenheiros do segmento automóvel. Sete anos depois, a empresa poderá ter um produto final pronto, mas está com dificuldades para contratar fábricas para o produzir.

Ilustração Apple Car, o carro da Apple

Apple Car poderá aparecer em 2024

Segundo um novo relatório, que vem ao encontro das informações reveladas no passado, a Apple planeia lançar o "Apple Car" em 2024. Como tal, os responsáveis pelo projeto estão a visitar fabricantes de automóveis coreanos e japoneses.

Anteriormente, fontes supostamente com informações relacionadas ao projeto afirmaram que a Apple iria lançar o "Apple Car" mais cedo do que o esperado. Isto é, se já se apontou a data de 2027 para o lançamento as informações são de que agora o ano de 2024 será o apontado para o início de um novo produto Apple.

Imagem projeto Apple Car

Imagem de um dos Lexus usados para testar o sistema de condução autónoma da Apple.

De acordo com o Digitimes, o foco agora é saber como o "Apple Car" poderá ser produzido no meio da escassez global de chips. A indústria automóvel está igualmente a ser afetada por esta crise de componentes. Além dos processadores, a publicação diz que também há problemas com outros chips não especificados.

Anteriormente, onde a data de 2024 foi lançada, foram as alegações da Hyundai que deixaram no ar a hipótese do "Apple Car" ser fabricado nos Estados Unidos. No entanto, estas informações poderão ser apenas rumores.

Há alguns indícios que a Apple continua a aperfeiçoar o seu veículo. Recentemente, foi relatado que a empresa americana está a trabalhar num novo design de bateria de carro monocell para 2024. Portanto, há alguns indícios, mas ainda não há muito mais que isso.

Fonte: Pplware.


Apple Watch poderá ter monitoramento de pressão, glicose e sono

Um relatório publicado no Wall Street Journal (WSJ) nesta quarta-feira (01) afirma que os sensores de saúde continuam no centro das atenções do Apple Watch. Entre as novidades que podem ser incluídas no wearable estão o monitoramento de pressão arterial, rastreamento de sono e medição de glicose no sangue e de temperatura corporal.

Apesar da expectativa em torno de novos recursos, o Apple Watch Series 7 ainda não terá essas funcionalidades. O dispositivo, que enfrenta atrasos de produção e deve ser lançado até o final de setembro, está focado em um novo design semelhante ao iPhone e um processador mais rápido.

Sensores de saúde no Apple Watch

Apple quer ampliar os recursos de saúde disponíveis em seu relógio inteligente. (Fonte: Apple/Reprodução)Apple quer ampliar os recursos de saúde disponíveis em seu relógio inteligente. (Fonte: Apple/Reprodução)Fonte:  Apple/Reprodução 

Para o Apple Watch Series 8, a companhia investe em sensores capazes de detectar padrões avançados de sono, como apneia. Essa função melhoraria a competitividade do dispositivo para enfrentar a concorrência dos vestíveis mais recentes de empresas, como a Fitbit. No entanto, o relógio inteligente da Big Tech pode ser limitado por conta da vida útil da bateria.

A Apple também pretende incluir um recurso no relógio para detectar diabetes, diz o relatório. A empresa diz estar “lutando” com esse processo, no entanto, e não fez muito progresso nos esforços nos últimos anos.

Em 2022, o Apple Watch Series 8 pode oferecer suporte para medir a temperatura de uma pessoa, mas necessitaria da instalação de um novo sensor. O dispositivo poderia ser utilizado, inclusive, para identificação de período fértil, dando indícios às mulheres sobre seu ciclo de ovulação.

Aprovação de updates de funções existentes

Apple quer aprovação do FDA para ampliar uso de sensores já existentes em seu smartwatch. (Fonte: Apple/Reprodução)Apple quer aprovação do FDA para ampliar uso de sensores já existentes em seu smartwatch. (Fonte: Apple/Reprodução)Fonte:  Apple/Reprodução 

WSJ relata também que a Apple está pressionando a Food and Drug Administration (FDA) para a aprovação de updates de sensores já disponíveis no relógio inteligente.

Uma dessas atualizações permitiria que pessoas diagnosticadas com o ritmo cardíaco irregular, conhecido como fibrilação atrial (AFib), usassem o recurso do relógio para rastrear essa condição. Outra função nova faria com que o dispositivo emitisse um alerta aos usuários em caso de queda do nível de oxigênio.

Atualmente, o sensor de oxigênio no sangue fornece uma leitura, mas não alerta os usuários, e o recurso AFib só pode ser usado por pessoas que dizem não ter essa condição.

Fonte: Tecmundo.

 

É possível desbloquear um iPhone para qualquer operadora, em qualquer parte do mundo!

 Todos sabemos que desbloquear um iPhone pode ser um pesadelo e a grande maioria dos iPhones em todo o mundo estão bloqueados por operador, recusando qualquer outro cartão SIM.

Logo, apesar de ser feito de forma intencional, uma vez que a operadora por vezes oferece vantagens, caso o consumidor queira remover a restrição, então terá provavelmente de pagar uma taxa. Além disso, se sair do país de origem, os valores a pagar são absurdos ou mesmo se decidir mudar de operador estará sempre limitado. Mas a partir de hoje, tudo muda de figura.

É possível desbloquear um iPhone para qualquer operadora, em qualquer parte do mundo!

Como desbloquear o iPhone para qualquer operadora

Embora seja um acordo justo, nem todos querem ficar trancados, especialmente se não estiverem satisfeitos com a rede. Não há nenhuma cláusula justa que ajude os consumidores a cancelar o negócio com base na questão do Transportador.

É aí que é necessário software que possa ajudar a remover a restrição de utilização com qualquer Transportadora, ou seja, Desbloquear iPhone a Qualquer Transportadora.

Uma vez que tal software seja iToolab, o SIMUnlocker entra em cena. Pode remover a restrição e o erro -IM não suportado/não válido - que recebe quando utiliza o SIM de outra operadora num iPhone bloqueado.

Afinal o que é o SIMUnlocker do iToolab

Em resumo, é uma aplicação profissional, para Windows e Mac, concebida para contornar o bloqueio SIM da portadora e corrigir qualquer problema de ativação que possa ter com o seu iPhone. É um processo simples que pode ser feito em poucos minutos.

Em poucas palavras, este software explora uma falha utilizando a ferramenta Checkra1n e, seguidamente, desbloqueia o telefone.

No processo, o iPhone terá de receber um jailbreak, algo que será de risco baixo se seguirmos todas as instruções prestadas.

Uma vez feito, conseguirá utilizar qualquer rede em todo o mundo e contornar qualquer bloqueio de cartão SIM.

Principais características do software:

Obviamente, este tipo de programa, para desbloquear um iPhone, é pensado para funções muito específicas e consegue, com sucesso, cumprir. Abaixo, alguns exemplos das principais características:

  • São necessários apenas cinco minutos para desbloquear o iPhone;
  • Desbloqueio permanente;
  • Disponível para todas as operadoras, não importa em que parte do mundo.
  • Suporta modelos iPhone do iPhone 5s - iPhone X com iOS 12-14.7.
  • Disponível tanto para MacOS como para Windows (versão aqui analisada)

Nota: o software não precisa do seu número IMEI para desbloquear o seu iPhone.

Como desbloquear um iPhone com o iToolab SIMUnlocker?

Antes de prosseguirmos e falarmos sobre o processo de desbloqueio, é necessário certificar-se de duas coisas:

Primeiro, que o iPhone em questão não se encontra na lista negra da Apple ou de qualquer uma das operadoras.

Segundo, é importante certificar-se desligar a função Find My iPhone antes de tentar desbloquear o SIM.

Somente assim é possível arrancar com esta espécia e de bypass ao bloqueio SIM no iPhone SIM.

Seguidamente, em 5 passos, veremos como é simples:

Passo 1:

Descarregue o software, e instale-o no seu computador. Certifique-se de o desbloquear utilizando a chave de ativação.

Passo 2:

Em seguida, ligue o seu iPhone usando o cabo original, e certifique-se de que o PC o deteta.

Simunlocker Ligar o iPhone Windows

Passo 3:

Uma vez que o software detete a versão do iPhone, este irá então quebrar a prisão do seu iPhone utilizando a ferramenta Checkra1n. Deverá ver uma barra de progresso onde o software descarrega o pacote.

Simunlocker Descarregar a ferramenta Jailbreak Tool Windows

Passo 4:

Assim que o pacote for descarregado, o iPhone é Jailbreak; o software verificará então a elegibilidade do dispositivo.

Simunlocker Start Unlock Windows

Passo 5:

Se for elegível, então desligue e volte a ligar o telefone ao computador para garantir que não há qualquer problema com isso. Finalmente, prima o botão Unlock para remover o bloqueio do SIM.

Recomenda-se, isso sim, a visualização do ponto seguinte, um esclarecedor vídeo que nos mostra como funciona este software.

Um vídeo importante 

Então, o seguinte vídeo é muito importante ser visualizado, pois dá-nos uma ideia precisa de como funciona e quais os processos a que recorre esta ferramenta que pode tornar-se bastante útil:

Ou, também, podemos aproveitar para consultar este guia da marca que nos ajuda passo a passo em todo o processo!

Conclusão

Em suma, podemos dizer que iToolab SIMUnlocker foi desenhado para permitir um desbloqueio rápida e fácil de um iPhone ou outro cartão SIM do smartphone.

O grande pronto positivo reside no facto de o processo tomar apenas 5 minutos a concluir, sem perda de dados e com desbloqueio permanente do dispositivo.

Por último, e muito importante, caso aconteça alguma questão o suporte ao cliente está sempre ativo e pode ajudar em qualquer altura. No nosso caso não foi necessário, mas consultamos com a marca e garantiu-nos que sim.

Disponível para:

Fonte: Pplware.

Mac App Store não está a cativar os programadores, revela pesquisa

 A Apple tem na sua App Store para iOS e iPadOS uma espécie de galinha dos ovos de outro. A empresa tenta colocar o mesmo modelo nos seus outros dispositivos, como na Apple TV, Apple Watch e Mac. Contudo, nos computadores Apple os utilizadores têm muitas alternativas e nem sempre o download da loja é o mais atrativo. Perante este cenário, a Mac App Store parece estar a cativar pouco os programadores.

Apesar de já ter 11 anos, a loja de aplicações para os computadores Mac precisa de uma política diferente. No entanto, os números mostram que para já esta loja não está a ter tração.

Ilustração Mac Ap Store num computador Mac

Mac App Store é uma loja de apps para macOS

As lojas de aplicações para dispositivos Apple são uma mais-valia. A Apple envolve os programadores a criar software de qualidade e que seja útil, e estes, por sua vez, ganham dinheiro. O negócio é fácil de perceber. Contudo, tal como outras empresas, desenvolver aplicações para os computadores não tem o mesmo impacto como desenvolver apps para smartphones.

Segundo o que é revelado pela empresa de análise de aplicações AppFigures, o número de novas aplicações enviados à Mac App Store tem diminuído constantemente desde o início deste ano.

Em janeiro de 2021, mais de 400 apps macOS foram lançados na Mac App Store. Em junho, este número caiu para menos de 300 nas aplicações pela primeira vez. Assim, a previsão para agosto é que este número caia para cerca de 200 novos softwares lançados na Mac App Store.

Se estes números foram comparados com anos anteriores, então há uma tendência. Fica explicito que os programadores não se mostram interessados em produzir e distribuir aplicações macOS através da Mac App Store.

Em 2020, os programadores lançaram, em média, 392 novas apps na Mac App Store todos os meses. Os números reais variam entre 300 e 400, então a média é uma estimativa razoável.

Para contextualizar, a App Store recebeu 40.000 novas apps em média todos os meses em 2020. Isso é 100 vezes mais.

Mas a nossa história continua porque até agora, em 2021, o número médio de novas aplicações Mac baixou para 343, com a variação a crescer drasticamente, agora perto dos 200.

Imagem do gráfico de colocação de aplicações na Mac App Store da Apple

Estará a perder interesse desenvolver apps para computadores Mac?

Há outras causas que podem explicar a baixa afluência de apps nesta loja. Conforme sabemos, com o novo processador M1, apareceu a promessa de ser possível correr apps iOS no ambiente de trabalho. Portanto, cresceu o potencial para os programadores, mas num outro prisma.

No entanto, se por um lado esta nova realidade pode trazer um maior incentivo aos programadores (um maior número de consumidores pagadores), por outro, os utilizadores poderão simplesmente ficar-se pelas apps iOS e a ideia de criar uma versão macOS das apps iOS acaba por morrer.

Taxa de 30% também é um motivo de insatisfação

Se no iOS e iPadOS os programadores ganham muito dinheiro, com a Mac App Store já não é bem assim. Então, se o valor de receita é baixo, os 30% tornam-se um fator de desânimo para criativos. Além disso, muitos queixam-se que demora muito tempo a avaliação feita pelas equipas da Apple até ser dado OK (ou alguma informação para melhoramento).

Tudo isto junto poderá estar a levar a um abandono progressivo dos programadores desta loja, o que poderá ser um problema para a Apple dentro de pouco tempo. Além disso, a empresa de Cupertino está a ser alvo de um ataque por parte de alguns reguladores e de alguns governos para que o iOS deixe de estar apenas dependente de apps da App Store. Uma primeira derrota foi já na Coreia do Sul, onde o governo prepara a lei “anti-Google” para regulamentar lojas de apps da Apple e Google.

Portanto, os próximos meses serão de grande luta para manter as lojas invioláveis e atrativas. Resta saber se a gigante americana conseguirá os seus intentos.

Fonte: Pplware.