24 de mai. de 2020

Jailbreak para o iOS 13.5 já foi lançado e pode ser instalado em qualquer iPhone

Há muito que o termo jailbreak parece ter desaparecido do léxico dos utilizadores do iPhone. Este método de libertar os equipamentos das limitações impostas pela Apple depende sempre de uma falha no iOS, o que não tem existido.
Agora, e vários meses depois da última solução funcional, volta a ser anunciada uma nova forma de fazer jailbreak. Esta sobretudo é uma excelente notícia para os utilizadores do iPhone e funciona até já na mais recente versão do iOS, a 13.5.
jailbreak iOS iPhone Apple
O jailbreak voltou ao iPhone
Esperava-se que a Apple aplicasse no iOS 13.5 medidas de segurança fortes e que decerto limitassem o acesso a áreas essenciais deste sistema. É desta forma que a empresa controla o jailbreak e todas as técnicas usadas para o implementar.
Segundo o que a equipa Unc0ver revelou, a mais recente versão da sua ferramenta para jailbreak está pronta para tratar do iOS 13.5. Esta consegue ir mais longe traz esta mudança a qualquer iPhone que corra qualquer versão do iOS entre a 11 e a mais recente.

Esta versão trata até do recente iOS 13.5

Algo importante e que foi também revelado é que esta versão não tem qualquer impacto nos consumos de bateria. É ainda garantido que as proteções para os dados os utilizadores são mantidas e que as apps correm dentro da sandbox do sistema.
Outra informação importante está na validade deste jailbreak. A Apple, por norma, corrige as falhas usadas em pouco tempo, com uma nova versão do iOS. Todavia, neste caso, e do que revelado, este processo irá demorar muito mais tempo.
jailbreak iOS iPhone Apple

Apple não deverá conseguir limitar esta novidade

Apesar de não existir acesso ao código da ferramenta de jailbreak, sabe-se que esta atua de forma diferente do normal. Abre acesso a áreas que estavam limitadas e assim consegue libertar o iPhone e outros dispositivos da Apple.
Não tem sido um caminho simples para conseguir uma forma de jailbreak estável e sempre funcional. A Apple tem corrigido todas as falhas e limitado o acesso. Ainda assim, e como se viu esta semana, a própria empresa está a passar por problemas que podem limitar o futuro do iOS.
Fonte: Pplware.

Não consegue usar apps no iOS? A culpa é do iCloud e a Apple está já a resolver

Lançado há poucos dias, o iOS 13.5 vem trazer um conjunto de melhorias importantes. Não sendo focado em novidades, quer corrigir um conjunto de situações que afetavam este sistema da Apple e assim torná-lo ainda melhor.
Esta nova versão está já a ser instalada e um novo problema está a surgir a alguns utilizadores. Quanto estes tentam usar as suas apps normais, estas simplesmente não funcionam e surge uma mensagem de erro.
iOS iPhone apps iCloud Apple
Um novo problema no iOS 13.5
Apesar de não ser essencial para o iOS funcionar, o iCloud é um elemento que ajuda os utilizadores a manter os seus dados guardados e organizados. Ao longo dos anos tem recebido melhorias e hoje permite interligar todo o ecossistema da Apple.
É precisamente este o elemento que estará agora a trazer o novo problema que está a ser relatado. Os relatos revelam que ao surgir a mensagem, os utilizadores podem ser redirecionados para a App Store. Podem ainda cancelar a mensagem.

Apps não correm no iPhone

Os muitos relatos que existem descrevem o problema como estando associado à partilha de apps com a família no iCloud. Existe aparentemente um problema com este serviço, que está agora a revelar-se neste problemas apresentados aos utilizadores.
Mesmo com o problema ainda presente, existe uma solução que pode ser usada neste momento. Passa por remover a app do iOS e voltar a instalá-la no iPhone imediatamente a seguir. Após esse procedimento, a app deixa de apresentar o problema.
iOS iPhone apps iCloud Apple

Apple irá resolver o problema do iCloud

As descrições que existem na Internet focam-se principalmente no iOS 13.5 como sendo o mais afetado. Existem, no entanto, casos pontuais onde este problema parece estar também presente em versões anteriores do sistema operativo móvel do iPhone.

A Apple deverá ter o problema resolvido em breve, eliminando de vez esta questão dos utilizadores. Não se sabe quando esta estará normalizada, mas até lá a solução é mesmo a reinstalação das apps uma a uma.
Fonte: Pplware.

Há uma versão prévia do iOS 14 que anda a passear na Internet há meses

A Apple sempre conseguiu manter os seus novos produtos debaixo de uma capa de segredo acima do normal. São raras as fugas de informação e os poucos dados que surgem vêm de fontes externas à empresa, em situações poucos claras.
Estranhamente, e na mesma aura de secretismo de sempre, têm surgido muitas informações sobre o iOS 14. Sabe-se agora que afinal existe uma razão para estas fugas de dados. Existe uma versão do iOS 14 a circular na Internet e sem controlo da Apple.
iOS 14 iPhone Internet Apple
O iOS 14 já anda pela Internet
Normalmente a Apple revela ao mundo e aos programadores as novidades do iOS durante o WWDC. Esta conferência dedicada a software acontece todos os anos em junho, e este ano não será diferente, ainda que aconteça de forma virtual.
Eventuais fugas de informação acontecem semanas antes, em volume reduzido e controlado. Mas este ano, tudo está diferente e já se conhece muito do iOS 14. Fala-se de uma nova app de fitness, da API PencilKit, atualizações ao iMessage, um novo ecrã principal, códigos QR e muito mais.
iOS 14 iPhone Internet Apple

Fuga veio da China e de um iPhone

O que agora foi revelado mostra que afinal a fonte de todas estas novidades é mesmo real e tem uma origem bem identificada. Resulta de uma versão deste sistema operativo da Apple que pelo menos desde fevereiro que circula pela Internet.
Esta é uma versão inicial do iOS 14, mas onde muitas das novidades estão já presentes, ainda que algumas em estagios iniciais de desenvolvimento. Esta terá tido origem na China, vindo de um iPhone 11 de desenvolvimento.
iOS 14 iPhone Internet Apple

Apple não conseguiu controlar este acesso

A versão em causa datava a dezembro de 2019 e era usada pela equipa de desenvolvimento da Apple. A compra terá custado várias centenas de dólares e foi possível extrair a build interna do iOS 14. Esta depois foi partilhada pela comunidade de jailbreaking e de hackers.

Por agora a Apple recusou-se a comentar este assunto, mas é provável que a empresa intervenha em breve. O acesso a esta versão prévia, ainda que inacabada, poderá abrir portas para várias descobertas para o jailbreak ou para se conhecer o iOS 14 antecipadamente.
Fonte: Pplware.