3 de fev. de 2021

Apple recua e retira atualização iCloud 12 e suporte à extensão iCloud Passwords

 A aposta da Apple em apps fora do seu ecossistema é muito reduzida. Muitas das apps que tinha têm vindo a desaparecer, mostrando que esta não é mesmo a sua área de atuação, focando-se nas suas ofertas.

Ainda assim, há umas quantas apps que resistem e dão acesso aos serviços da Apple. Uma das que ainda está funcional é o iCloud para Windows, que recebeu esta semana uma atualização. Agora, e sem qualquer razão, a Apple recuou e removeu esta nova versão.

Apple iCloud extensão Chrome Windows

iCloud 12 trouxe uma novidade para o Windows

Não é normal a Apple lançar atualizações das suas apps dedicadas ao Windows. Apenas e faz quando tem novidades nos seus sistemas operativos e quer assim aproximar as suas versões e as funcionalidades existentes.

A mais recente chegou à poucos dias e colocou o iCloud na versão 12 e trouxe uma surpresa. A nova extensão iCloud Passwords traz para o Chrome o acesso a todas as passwords do Safari. Guarda igualmente no Porta-chaves do iCloud as passwords criadas no Chrome.

Apple iCloud extensão Chrome Windows

Extensão para o Chrome traz problemas graves

Tudo parecia funcionar corretamente, mas a Apple decidiu reverter agora a atualização. Os utilizadores começaram a reportar problemas, que aparentemente estão na extensão que a Apple criou para sincronizar dados do utilizador com o Chrome.

A empresa não se manifestou ainda, mas tudo parece estar focado na autenticação de 2 fatores, que não está a funcionar corretamente. Há ainda relatos de que a extensão simplesmente não funcionava como pretendido pelos utilizadores.

Apple iCloud extensão Chrome Windows

Apple não se manifestou sobre este problema

A decisão da Apple traz agora um problema aos utilizadores. A extensão pode ainda ser instaladapor qualquer um, mas simplesmente não tem suporte do iCloud para Windows. Assim, esta simplesmente não funciona e é inútil, por agora.

Provavelmente a Apple estará a resolver os problemas do iCloud para Windows. Retirou a atualização para impedir a utilização com problemas. A questão é que desta forma os utilizadores têm agora uma extensão que não faz nada do que promete.

Fonte: Pplware.

Dica macOS: Saiba como pode terminar várias aplicações de uma só vez

 O macOS tem várias funcionalidades que podem ajudar o utilizador em determinados recursos. Por exemplo, se por algum motivo uma aplicação parar de responder e se não conseguir sair da mesma normalmente, o sistema permite “Forçar saída” para fechar a aplicação. Além disto, esta modalidade pode ser usada se tiver mesmo com urgência em fechar várias aplicações de uma só vez.

Esta é uma dica simples, mas que pode estar no lado do desconhecimento sobre o macOS Big Sur ou anteriores.

Imagem macOS Big Sur com gestão das aplicações

Usar a força para terminar a ação de uma aplicação no macOS Big Sur

Apesar de cada vez mais o macOS trazer regras para o funcionamento das aplicações, como as que introduziu no Catalina, onde só aplicações 64 bits funcionam, por vezes pode ser necessário forçar o seu encerramento. O comportamento da aplicação, principalmente as apps de terceiros, pode não ser o que desejamos ou pode mesmo ficar “bloqueada”. Apesar de ser uma situação rara, ainda acontece.

Neste caso, o macOS oferece uma solução simples. Se de forma natural não desligar, vamos forçar que a aplicação saia de atividade.

 

Usar a ferramenta Forçar saída

A forma de chamar o controlo de fecho de aplicações é simples e pode ser feita de 2 maneiras. A primeira é diretamente no menu Apple, escolhendo a opção Forçar saída.

Imagem Força saída de apps no macOS

 

Existe uma segunda opção, que muitas vezes é a mais usada, que recorre à sequência de teclas  option + command + esc, que devem ser carregadas em simultâneo.

 

Escolher uma ou várias apps que quer terminar no macOS

Uma vez nessa janela, só precisam de identificar as aplicações que estão com problemas. O macOS, por norma, marca-as, ajudando os utilizadores. Estes, por seu lado, só precisam de escolher a aplicação e carregar no botão Forçar saída.

Imagem Forças aplicações do macOS

 

O que queremos fazer agora é precisamente o mesmo, mas mantendo o botão Command pressionado, podendo assim escolher mais do que uma aplicação para terminarmos. No fim, tal como antes, carreguem no botão Forçar saída.

 

Terminar as aplicações problemáticas no macOS

Por fim, e para terminar este processo, será pedido que confirmem que querem terminar as aplicações selecionadas. Só precisam de responder afirmativamente para que o macOS trate do processo sozinho.

De seguida as apps selecionadas vão ser terminadas e, após um pequeno período de espera, o macOS recuperará o seu desempenho normal. Caso os problemas persistam, é recomendado que reiniciem o Mac.

Esta é uma pequena e simples dica que permite ganhar tempo nos momentos de problemas, evitando ter de estar a terminar uma app de cada vez, o que pode ser moroso quando têm muitas abertas.

Fonte: Pplware.