10 de fev. de 2022

Siri da Apple gravou acidentalmente conversas que teve com muitos dos seus utilizadores

 Para a Apple, privacidade dos utilizadores é algo essencial e obrigatório. Assim, e com uma mudança lançada em 2019, deu aos utilizadores a possibilidade de não enviar informação recolhida pela Siri.

O que foi descoberto recentemente é que essa opção afinal não estava a ser respeitada e as conversas eram captadas e enviadas para a Apple. Esta situação estará já resolvida, mas mostra como foi simples recolher dados sem qualquer controlo e mesmo recusando.

Siri iOS Apple registo conversas

Não é certamente uma situação normal e esperada, mas a Apple admitiu que durante algum tempo, a empresa teve uma falha potencialmente grave na Siri. Esta esteve a recolher as conversas do que teve com os utilizadores, mesmo contra a vontade destes.

Esta é uma clara falha na privacidade que a Apple tanto apregoa, ainda mais, quando havia uma indicação no sistema operativo para não o fazer. Estas conversas foram depois enviadas para a Apple, que as usou para avaliar as respostas da Siri.

Siri iOS Apple registo conversas

A falha estava mesmo no iOS, que ignorava a escolha que os utilizadores tinham tomado para esta ação. Esta opção foi criada em 2019, para garantir aos utilizadores do iPhone ainda mais privacidade e segurança dos seus dados.

Segundo o que a Apple revelou, esta situação atingiu apenas alguns utilizadores, sem ter especificado quantos de forma clara. Confirmou ainda que esta é uma situação que ficou resolvida no iOS 15.2 e que atualmente não acontece.

Siri iOS Apple registo conversas

Para além de ter tratado deste problema de forma global, com a mudança no iOS e na Siri para não enviar as conversas, a Apple foi ainda mais longe. Eliminou os registos que recebeu de forma errada e que, na verdade, já tinham sido usados para avaliar o serviço prestado.

Esta não é certamente uma situação normal e que fosse esperada pelos utilizadores. Durante algum tempo a privacidade dos utilizadores foi ignorada pela Siri, enviando os seus registos mesmo em quem definiu que estes não deveriam sair do seu iPhone.

Fonte: Pplware

Apple partilha acidentalmente referências ao novo ‘realityOS’

 Desde há vários meses que se tem falado num produto novo que a Apple estará a preparar na área da Realidade Aumentada e Realidade Virtual (RA/RV). Como tal, estes óculos necessitam de determinado hardware e software, tecnologias que têm sido referidas em patentes propostas pela empresa, além de leaks conseguidos por alguém ligado aos fornecedores da gigante de Cupertino.

Agora, a Apple terá, "acidentalmente", deixado escapar referências a um novo 'realityOS' que será executado nos tais óculos de RA/RV.

realityOS para Realidade Mista da Apple

Conforme sabemos, a Apple tem por política criar sistemas operativos para gerir os seus vários conjuntos de dispositivos. Temos o macOS para a linha de computadores Mac, temos o iOS para os iPhones, watchOS para os Apple Watch, iPadOS para os tablets da empresa, tvOS para a Apple TV e Homepods.

Portanto, a aparecer o realityOS será para algo ligado ao novo dispositivo.

Foram encontradas referências no código-fonte aberto que a Apple enviou para o GitHub e que os programadores escrutinaram minuciosamente nos logs de upload da App Store.

Um desses programadores, Steve Troughton-Smith, observa que "Isso pelo menos confirma 1) tem o seu próprio sistema operativo e 2) tem um simulador de realityOS".


Apple Glass com realityOS

Conforme temos vindo a acompanhar, houve vários relatos a sugerir que a Apple poderia revelar o seu headset AR/VR já na WWDC 2022 com o lançamento no mercado em 2023. No entanto, problemas de superaquecimento poderão ter estado na origem do atraso dos planos da empresa de Cupertino.

Há ainda rumores de que os óculos da Apple possuem 3 ecrãs, incluindo dois Micro OLED e um painel AMOLED. Outras previsões incluem mais de uma dúzia de câmaras, rastreio ocular, reconhecimento de íris e um custo de cerca de 3.000 dólares.

Fonte: Pplware.


Apple lançou o iOS 15.4 beta 2 com novos recursos do Face ID e muito mais

 Esta é de facto uma versão do iOS que traz muitas novidades, para além de melhorar o que já existe. Na versão beta 1 vimos a inclusão de um face ID que lê os rostos com máscara, e hoje o iOS 15.4 beta 2 apresenta novos recursos.

Então a pergunta que se impõe é, o que há de novo no iOS 15.4 beta 2?

Duas semanas após o lançamento da primeira versão beta para os programadores, a Apple lança o iOS 15.4 beta 2. A empresa também possui uma nova versão beta do iPadOS 15.4 e do watchOS 8.5.

Imagem Apple Watch com watchOS 8.5 beta 2

Conforme referimos na semana passada, o iOS 15.4 inclui uma ampla variedade de novos recursos para iPhone e iPad. Para os utilizadores do iPhone, há suporte para Face ID ao usar máscaras pela primeira vez, enquanto os utilizadores do iPad agora podem ativar o tão esperado recurso Controlo Universal.

Há também mais de 30 novos emojis para escolher, alterações no iCloud Keychain e muito mais. Mas agora há mais no iOS 15.4 beta 2.

 

Tap to Pay on iPhone

Após um boato de que a Apple estaria a trabalhar num recurso para transformar o iPhone num terminal de pagamento sem contacto, a empresa confirmou agora exatamente essa novidade. Chama-se “Tap to Pay on iPhone”.

Imagem Tap to Pay on iPhone

Com o Tap to Pay, os utilizadores poderão receber pagamentos com cartão de crédito e débito de outras pessoas usando apenas o iPhone como leitor de cartão sem contacto.

Como este é apenas um novo recurso que pode ser adotado pelos programadores em vez de um novo serviço da Apple, a versão beta mais recente do iOS adiciona as estruturas necessárias para ativar o Tap to Pay nas aplicações.

Ajustes para o Face ID enquanto estiver a usar uma máscara

Um dos novos recursos do iOS 15.4 de maior importância é a capacidade de configurar e usar o Face ID enquanto estiver a usar uma máscara, algo que antes só era possível se o utilizador usasse o Apple Watch.

Como a nova opção de reconhecimento facial ao usar uma máscara depende de detalhes precisos da área dos olhos, o iOS 15.4 beta 2 deixa mais claro para os utilizadores como posicionar os olhos para desbloquear o telefone.

Nalguns casos, os utilizadores verão a mensagem “Olhe para baixo para desbloquear” no ecrã de bloqueio.

Acesso aos dados do iCloud na Web

O iOS 15.4 beta 1 incluiu uma nova opção para desativar o acesso aos dados do iCloud através do iCloud. No entanto, esta opção foi removida do iOS 15.4 beta 2.

Os motivos não são claros, mas provavelmente a opção foi removida porque ainda está em desenvolvimento – já que desativar o acesso aos dados do iCloud na versão beta anterior não teve efeito no site do iCloud.

Foi descoberto, com base em ficheiros internos do iOS que a Apple ainda está a trabalhar neste recurso, portanto, deve voltar a disponibilizar a opção numa versão beta futura.

Suporte de rede Wi-Fi cativo para HomePods

Com o tvOS 15.4 beta, a Apple introduziu suporte para redes Wi-Fi cativas, que exigem etapas adicionais de login, como em hotéis ou dormitórios.

Ao tentar aceder a uma dessas redes Wi-Fi, o utilizador será solicitado no iPhone a concluir o processo de autenticação. Com a versão beta de hoje, esse recurso também passa a funcionar com HomePods.

Fonte: Pplware.



Comprei um Apple Watch muito barato. Como posso saber se é original?

 Boa pergunta, até porque muitas pessoas podem comprar "gato por lebre" a achar que estão a fazer um bom negócio. Como tal, hoje vamos deixar um guia simples para verificar se o relógio que comprou é de facto um smartwatch da Apple ou uma imitação.

Este guia de validação dos smartwatches Apple funciona para todas as versões dos Apple Watch. Tem o seu relógio inteligente aí à mão?

Imagem Apple Watch número de série na app Watch

Todo e qualquer dispositivo da Apple tem um número de série. Assim, com este número, o utilizador poderá usar o site da Apple para verificar a autenticidade. Além disso, se o seu Apple Watch é o modelo com eSIM, o Cellular, poderá ver também o número de IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou "identidade internacional de equipamento móvel").

Como encontrar o número de série

O número de série do Apple Watch poderá ser visto em vários sítios. Pode ser visto no software Watch que existe no iPhone, mas também pode ser visto na caixa do equipamento e no próprio dispositivo gravado na parte interior do engate da bracelete:

Na primeira geração, o Apple Watch Series 0, também conhecido como Apple Watch Original, vai encontrar o número de série gravado na parte traseira do mesmo.

Portanto, como podem ver, mesmo que o Apple Watch não esteja emparelhado com o iPhone, podemos ver várias informações sobre o relógio no equipamento.

Imagem Apple Watch original número de série

Se o Apple Watch estiver emparelhado com o iPhone, esta informação está disponível na app Watch > Geral > Informações > Número de Série.

Com esse número em sua posse, poderá então ter acesso a esta página: https://checkcoverage.apple. com.

Se o seu dispositivo for autêntico, o resultado deverá ser idêntico ao que mostramos a seguir.

A Apple tem um site onde explica estes pormenores e deixa os exemplos dos seus equipamentos para que possam perceber se o que têm é ou não uma peça autêntica.

 

Onde está o IMEI do meu Apple Watch Cellular?

Os Apple Watch podem ser apenas GPS ou GPS+Cellular. Em Portugal, atualmente já existem duas operadoras que oferecem serviços eSIM, capacitando os Apple Watch com o poder de fazer e receber chamadas sem estarem emparelhados com o iPhone.

Aliás, já falámos nisso em relação à NOS e também, mais recentemente à Vodafone.

Assim, os modelos GPS + Cellular do smartwatch da Apple possuem também um número de IMEI. Se pretender verificar que está tudo correto com o registo de IMEI do dispositivo, veja como encontrar este número:

  1. Abra a app Watch no seu iPhone e vá ao separador Geral;
  2. Dentro do geral clique no menu Informações;
  3. Nas Informações procure pelo campo IMEI.

Agora que já sabe o seu IMEI, pode utilizar sites confiáveis para consultar o status do registo do IMEI do seu relógio, como IMEI.infoIMEI 24IMEI Pro e IMEI Check

E estes são os dados que poderá recolher da apresentação do IMEI do seu Apple Watch. Tudo isto irá permitir que valide a autenticidade do seu relógio da Apple. Não vá em cantigas.

Fonte: Pplware.