28 de dez. de 2022

Deteção de acidente do iPhone 14 continua a desencadear falsas chamadas de emergência

A Apple colocou no iPhone 14 tecnologia que permite detetar se o utilizador sofreu um acidente de viação. Depois, dispara um alerta para os serviços de emergência. Na teoria funciona muito bem, mas ainda não está tudo bem afinado. Resultado, muitas falsas chamadas de socorro.

Apesar das otimizações feitas numa atualização iOS 16 em novembro, a funcionalidade continua com falsos positivos, como, por exemplo, uma viagem numa montanha-russa, a esquiar ou a fazer outras atividades físicas, que o dispositivo interpreta de forma errada como um acidente de carro.

Falsos positivos ainda são um problema

A Apple colocou no iPhone 14 (em toda a linha), no Apple Watch Series 8 e Ultra, melhores sensores e um giroscópio de gama alta dinâmica, assim como um acelerómetro de dois núcleos capaz de detetar forças de 256 Gs.

Os equipamentos estão assim equipados com um inovador sistema que permite detetar se o utilizador foi vítima de um acidente de viação. Detetada a emergência, o iPhone (ou o Apple Watch) inicia uma manobra de alerta de socorro, fazendo uma chamada para o 112.

Como referimos, esta tecnologia está assente em avançados sensores e algoritmos, no entanto, a Apple ainda terá de afinar o sistema, visto que continua a desencadear falsas chamadas de emergência, forçando os operadores a enviar recursos de emergências que podem ser necessários em emergências reais.

No meio de relatos de chamadas falsas, a Apple lançou o iOS 16.1.2 em novembro, que dizia ter feito "Crash Detection Optimizations" (ou Otimização da Deteção de acidente), sem especificar quais as alterações implementadas. Apesar das otimizações da atualização, a questão continua a ser um problema enfrentado pela aplicação da lei.

Como noticiado esta semana pelo jornal The Colorado Sun, os centros de atendimento de emergência 911 (como o nosso 112) nos condados de todo o estado, testemunharam um aumento de chamadas de emergência de esquiadores após o seu iPhone 14 e os novos modelos Apple Watch interpretarem erradamente as quedas de Ski como acidentes de automóvel.

No fim de semana passado, os operadores do número de emergência 911 (112) do Condado de Summit receberam 71 notificações automáticas de acidentes a partir de iPhones dos esquiadores e dos seus Apple Watch nas quatro áreas de ski do condado. Nenhuma delas envolveu uma emergência.

Os condados de Grand, Eagle, Pitkin, Routt e Summit têm grande afluência de esquiadores, para as 12 colinas carregadas de neve. Como tal, são milhares de pessoas que por lá passam com o novo iPhone ou Apple Watch e que produzem este tipo de falso alarme. Os operadores, que dão suporte de emergência a estes locais, não podem ignorar estes alertas.

Chamadas reais podem receber atendimento atrasado

As chamadas acidentais estão a colocar uma tensão nos centros de emergência que têm de reafetar recursos longe das emergências genuínas, especialmente desde que as chamadas 911 (112) são efetuadas em ordem e umas atrás das outras.

Estamos absolutamente a desviar recursos essenciais de pessoas que precisam deles para uma função num telefone.

Observou Trina Dummer, a diretora interina do centro de emergência em Summit County.

Segundo ela, no condado de Pitkin, o centro 911 (112) está a receber até 20 destas chamadas acidentais causadas pela funcionalidade de deteção de acidente do iPhone 14 por dia. Já o centro de emergência de Pitkin County recebe cerca de 15 a 20 destas chamadas automáticas por dia a partir das quatro áreas de esqui do condado.

Os operadores tentam responder a cada chamada, mas muitas vezes uma chamada para um esquiador com o telefone no bolso fica sem resposta.

Apple diz que está a tratar de resolver o problema

Alguns diretores destas unidades de resposta aos pedidos de socorro partilharam com a Apple as suas preocupações. Segundo eles, a empresa de Cupertino diz que está consciente do problema, mas no terreno as entidades pedem mais ação por parte da gigante tecnológica.

Estamos a comunicar com a Apple para que eles prestem mais atenção a isto, mas parece que estamos a tentar transformar um navio de guerra numa banheira.

A Deteção de acidente está disponível em todos os modelos iPhone 14, no Apple Watch Series 8, Apple Watch Ultra e no Apple Watch SE de segunda geração.

Fonte: Pplware.

TSMC vai iniciar a produção dos chips de 3 nm para a Apple já esta semana

 Mesmo em tempos de incerteza, guerra e crise económica, a indústria tecnológica não pode parar e, como tal, deve continuar a criar novos produtos para responder às necessidades das empresas e dos seus equipamentos avançados.

Desta forma, a TSMC, que é atualmente a maior fabricante de semicondutores em todo o mundo, já vai começar a produção em massa dos chips de 3 nm para a sua mais poderosa cliente, a Apple, esta semana.

A TSMC é um dos nomes mais abordados quando as notícias envolvem a indústria dos chips eletrónicos avançados. A fabricante taiwanesa é a mais forte atualmente neste setor, tendo o olhar sempre atento das rivais de peso Samsung e Intel.

No entanto, a TSMC tem vários trunfos que lhe dão este estatuto, nomeadamente as mais avançadas máquinas para a produção de chips da próxima geração, o continuado alargamento da sua capacidade de produção através da construção de várias novas fábricas e, o mais importante, é a escolha dos nomes mais importantes no setor tecnológico, como a Apple, Nvidia, Qualcomm, AMD, entre outros.

TSMC: Vai começar a produção em massa dos chips de 3 nm para a Apple

Tal como já tinha anunciado, a TSMC vai então mesmo iniciar a produção em massa dos seus chips avançados na litografia de 3 nm e a primeira fornada destina-se à sua maior cliente, que é a Apple. Segundo os detalhes revelados pelo DigiTimes, esta produção irá começar já esta semana, mais concretamente na próxima quinta-feira, dia 29 de dezembro.

Prevê-se que a TSMC realize uma cerimónia na Fab 18 localizada no South Taiwan Science Park (STSP) no dia 29 de dezembro para assinalar este início de produção, entre outras novidades.

Lembramos que, antes, a dona do iPhone recorria a outras fabricantes para o desenvolvimento e produção dos seus chips, como a Intel. No entanto, a marca da maçã redefiniu a sua estratégia e começou a criar os seus próprios chips, como o SoC Apple M1, deixando assim de estar dependente de terceiros. A escolha para o fabrico recaiu sobre a gigante taiwanesa e os novos componentes de 3 nm serão então usados nos SoCs da próxima geração, os M2/M2 Pro.

Fonte: Pplware.

COVID-19 está a “tramar” a distribuição do iPhone 14

 O mundo continua em estado de pandemia por COVID-19. É verdade que não estamos perante cenários vividos no passado, mas os alertar têm vindo a ganhar força, pois os números de infetados estão a disparar. Além disso, a comunidade científica alerta também para a possibilidade de novas mutações.

A COVID-19 tem vindo também a ameaçar muitos setores, incluindo a distribuição do iPhone 14.

COVID-19 está a "tramar" a distribuição do iPhone 14

Há trabalhadores infetados obrigados a produzir o iPhone 14

A maior fábrica de iPhones do mundo, a Foxxcon, está novamente a "meio gás". De acordo com as informações partilhada pelo jornal The Times, o aumento de casos de COVID-19 entre os trabalhadores está a impactar a produção do último modelo do iPhone da Apple.

Há trabalhadores da empresa que denunciaram aos meios de comunicação que estão infetados com SARS-CoV-2 e a ser obrigados a trabalhar e a produzir o novo iPhone 14.

De relembrar que, no início de dezembro, face a protestos da população em várias cidades, o governo de Pequim pôs fim à maioria das medidas sanitárias da restrita política "zero covid", que aplicou desde 2020, suprimindo quarentenas e restrições de viagem, que tinham impacto considerável sobre a economia chinesa.

COVID-19 está a "tramar" a distribuição do iPhone 14

O país enfrenta agora uma onda de casos, com milhões de idosos ainda não totalmente vacinados e hospitais sem capacidade para acomodar um elevado número de pacientes.

Desde o início do ano que a Foxxcon perdeu 25,74% da capitalização bolsista, estando neste momento a valer 2.096,6 biliões de dólares. As ações da fabricante de telemóveis valiam 131,86 dólares na cotação de fecho da passada sexta-feira.

Esta nova onda de casos poderá representar um novo golpe na Apple e na produção do iPhone 14.

Fonte: Pplware.

Apple quis dar ao iPhone 14 Pro um novo GPU, mas acabou por não o conseguir terminar

 A Apple tem apostado em criar os seus SoC e muito do seu hardware. Esta capacidade dá à marca uma independência grande e permite controlar ainda mais o seu ecossistema e todos os elementos que o vão compor.

Com o iPhone 14 Pro, a Apple tinha uma ideia bem definida. Queria dar a este smartphone um novo GPU, mas acabou por não o conseguir. Isso criou uma situação sem precedentes e acabaram por não ter a proposta pronta a tempo.

Apple iPhone 14 Pro GPU desenvolvimento problemas

Um novo GPU parar o iPhone 14 Pro

Em 2022 a Apple acabou por ter algumas limitações no que toca ao hardware dos diferentes modelos do iPhone 14. muitos criticaram a empresa por não ter trazido para estes modelos inovação e mudança, como de pode ver no SoC usado nas propostas apresentadas.

Com o tempo, vão sendo conhecidas algumas informações, que revelam mais sobre o que motivou a Apple para a criação destas propostas. Uma delas dá agora conta de que havia intensão da empresa de criar uma nova GPU para o SoC A16 Bionic, mais potente e com mais capacidades.

A nova proposta seria aplicada nos SoC que o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max usariam, destacando-os ainda mais das linhas apresentadas. Este processo terá corrido de forma não esperada e vários problemas foram encontrados durante o processo de desenvolvimento.

Apple iPhone 14 Pro GPU desenvolvimento problemas

Apple teve problemas no desenvolvimento

O primeiro dos problemas estaria na energia que esta GPU iria consumir na sua utilização. Estes consumos eram demasiado elevados e iriam contrariar o que é normal e até esperado, levando a uma redução da vida útil da bateria e causando problemas na gestão térmica do iPhone.

O problema foi ainda maior porque as situações anormais do novo GPU só foram descobertas numa altura já avançada do desenvolvimento. Assim, a Apple foi obrigada a interromper os seus planos de o trazer para o iPhone 14 Pro e apresentando apenas algumas melhorias a nível gráfico.

Este é apenas mais um revés nos desenvolvimentos da Apple e que resultam da perda de elementos-chave na equipa de desenvolvimento das unidades de processamento gráfico. Com estas mudanças a empresa acaba por perder parte da sua capacidade e autonomia nestes desenvolvimentos.

Fonte: Pplware.

iPhone novo? Então conheça as 12 novidades do iOS 16.2

 O iOS 16.2 está agora disponível para os modelos do iPhone 8 e posteriores, após dois meses de testes. Com adições de última hora como o Apple Music Sing e a proteção de dados avançada, a atualização do software inclui mais de uma dúzia de novas funcionalidades e alterações para o iPhone. Estas novas funcionalidades incluem a nova app Freeform, dois novos widgets para o ecrã bloqueado, uma nova configuração do AirDrop, e muito mais.

Agora que recebeu o seu novo iPhone, venha conhecer as 12 novas funcionalidades que o iOS 16.2 trouxe na mochila.

 

1. Apple Music Sing

Apple Music Sing é uma nova característica, semelhante ao karaoke, da aplicação Apple Music que lhe permite cantar ao longo de dezenas de milhões de músicas. A funcionalidade permite aos utilizadores baixar o volume dos vocais de uma música e assumir o papel de cantor/a.

O Apple Music Sing é compatível com dispositivos equipados com o chip A13 ou mais recente, incluindo os modelos do iPhone 11 e posteriores, iPads selecionados, e a mais recente Apple TV 4K.

 

2. Proteção de dados avançada no iOS 16.2

O iOS 16.2 introduziu uma funcionalidade opcional de Proteção de dados avançada que, quando ativada, expande a encriptação de ponta a ponta a muitas categorias de dados do iCloud, incluindo cópias de segurança de mensagens, fotografias, notas, lembretes, ficheiros de voz, e muito mais.

A Proteção de dados avançada está atualmente limitada aos utilizadores dos EUA e começará a ser aplicada no resto do mundo no início de 2023, de acordo com a Apple.

 

3. Aplicação Freeform

O iOS 16.2 inclui uma nova app de "desenho livre", o Freeform. A aplicação fornece um quadro infinito para desenhar e inserir notas, caixas de texto, formas, fotografias, vídeos, links, PDFs, e muito mais.

A app está também disponível no iPad e no Mac, e pode colaborar com outros em tempo real através do FaceTime e do iMessage (Mensagens).

O Freeform é mais útil no iPad dado que o dispositivo suporta o Apple Pencil, mas também pode tentar replicar a Monalisa no iPhone ou Mac, se preferir.

 

4. Dois novos Widgets para o ecrã bloqueado

Há dois novos widgets para o ecrã bloqueado no iOS 16.2: Sono e Medicação.

Com o widget Sono, pode ver o seu mais recente sono e as suas fases, enquanto o widget Medicação permite-lhe aceder rapidamente à sua agenda de medicamentos.

5. "Ecrã Sempre ligado" no iPhone 14 Pro e Pro Max

A partir do iOS 16.2, pode escolher a opção de "Ecrã sempre ligado" no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. Isto resulta num ecrã bloqueado com um preto sólido, de aparência mínima, semelhante ao Android.

Este ecrã mostra informações importantes como hora, widgets, e notificações. Contudo pode esconder algumas destas informações.

Para configurar esta opção:

1. Aceda às Definições do seu iPhone 14 Pro ou Pro Max.

2. Deslize para baixo e clique em "Ecrã e Brilho".

3. Agora, clique em "Ecrã sempre ligado".

Configure à sua maneira de acordo com as opções dadas na página.

6. Jogos ao vivo através da Apple TV no iOS 16.2

O iOS 16.2 trouxe novamente o apoio a desportos ao vivo através da aplicação Apple TV, depois de esta ter sido desativada nos testes do iOS 16.1. A funcionalidade permite aos utilizadores do iPhone ver em direto as pontuações dos jogos da MLB, NBA, e Premier League, incluindo na Dynamic Island nos modelos do iPhone 14 Pro.

Durante um jogo da Premier League, por exemplo, a Dynamic Island mostra um painel de resultados ao vivo com o número de golos marcados por cada equipa.

A Apple diz que a funcionalidade está disponível para jogos da MLB para utilizadores nos EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, Brasil, México, Japão e Coreia do Sul, para além dos jogos da NBA e da Premier League apenas para utilizadores nos EUA e Canadá. Esta funcionalidade será provavelmente alargada a outras ligas desportivas no futuro.

7. Nova configuração do AirDrop

O iOS 16.2 substitui a anterior configuração "Todos" do AirDrop por uma opção limitada "Todos por 10 minutos" para reduzir os pedidos indesejados de estranhos.

O AirDrop volta agora automaticamente para "Só contactos" após 10 minutos.

 

Outras atualizações no iOS 16.2

  • 8. Nova arquitetura da app Casa

Está disponível uma atualização para a aplicação Casa com nova uma arquitetura. A Apple diz que a nova arquitetura melhora o desempenho, eficiência e fiabilidade da aplicação para controlar acessórios domésticos inteligentes. Isto vem depois de a aplicação ter ganho suporte para os acessórios da Matter no iOS 16.1.

  • 9. SharePlay

O SharePlay no Game Center permite-lhe jogar jogos multiplayer com as pessoas com quem está numa chamada de FaceTime.

  • 10. 5G

O iOS 16.2 permite o suporte para redes 5G na Índia no iPhone 12 e posteriores.

  • 11. Meteorologia 

A app Meteorologia tem agora integrada uma secção de Notícias.

  • 12. Mensagens

A pesquisa melhorada na aplicação Mensagens permite-lhe encontrar fotos baseadas no seu conteúdo, como um cão, carro, pessoa, ou texto.

 Fonte: Pplware.