26 de dez. de 2020

Apple já terá reservado a primeira encomenda de chips de 3 nm da TSMC

 Não é por acaso que a Apple é uma das empresas mais inovadoras do mundo. E um dos motivos para isso mesmo é que a marca se esforça por trazer para os seus produtos os componentes mais recentes e de ponta existentes no mercado.

De acordo com os rumores, a Apple já terá mesmo reservado para si a primeira encomenda de chips de 3 nanómetros da TSMC.

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é a maior fabricante independente de semicondutores do mundo. E é a responsável principal pelo fabrico de muitos equipamentos, como processadores e placas gráficas.

No que respeita à litografia dos chips, a empresa já domina o segmento de 5 nanómetros, assim como o de 7 nanómetros. O fabrico destes chips já está mesmo a todo o vapor até 2021, e a Apple detém grande parte das encomendas da litografia de 5 nm para integrar nos chips do novo iPhone 12.

Mas, a máquina não para e a fabricante de Taiwan já está focada nos chips de 3 nm. A sua primeira fábrica para esta litografia já está pronta e irá começar a produção em 2022.

Apple poderá ter já reservado a primeira encomenda de chips de 3 nm

De acordo com alguns rumores recentes, a Apple já terá reservado a primeira encomenda de chips produzidos numa litografia de 3 nm à TSMC. Estas informações são de fontes chinesas e afirmam que a marca da maçã quer ser uma das primeiras marcas com hardware fabricado neste novo processo em 2022 e, por conseguinte, distanciar-se ainda mais da concorrência.

Atualmente a empresa de Cupertino conta com o processo de 5 nm para o seu processador A14 Bionic, presente na nova geração de iPhones e iPads e também para o M1 integrado nos Macs.

Para já as informações ainda são poucas. Não se sabe, por exemplo, a quantidade encomendada nem quanto vai representar no total da ocupação da fabricante de Taiwan.

O que se sabe é que a TSMC quer lançar este novo processo em 2022, ano em que a Apple poderá lançar o processador A16 Bionic, já que em 2021 deverá chegar o A15 Bionic.

Mas tudo isto são, para já, rumores e iremos estar atentos a mais novidades que possam surgir.

Fonte: Pplware.

Apple já está a cumprir o que prometeu aos programadores

 Este ano fica marcado por vários assuntos que envolveram a Apple e as suas comissões cobradas aos programadores da App Store. Contudo, a empresa de Tim Cook não ficou indiferente às críticas e há umas semanas prometeu baixar a percentagem cobrada nas compras das apps.

Alguns programadores já estão a dar conta que a Apple já está a cobrar uma comissão mais baixa nas vendas na sua loja de aplicações.

Imagem ilustração App Store da Apple

Apple reduz as comissões para 15% para alguns programadores

Em novembro, demos conta que a Apple ajustou a tabela de comissões a pagar aos programadores que menos faturam. Segundo a empresa de Cupertino, o Programa para Pequenos Negócios da App Store iria colocar a comissão nos 15% para programadores que ganharam até 1 milhão de dólares em receitas durante o ano anterior.

Conforme o previsto, a mudança dos 30% para os 15% estava prevista para entrar em vigor em 1.º de janeiro de 2021. Contudo, de acordo com alguns programadores, a Apple já está a cobrar uma comissão menor nas vendas da App Store.

Um dos testemunhos foi dado pelo programador Aditya Rajveer, da app Marvis no Twitter. Rajveer notou que agora está a receber 5,09 dólares por uma aplicação que custa 5,99 dólares. Assim, contas feitas, o valor retirado para a dona da loja corresponder à comissão de 15%.



Portanto, poderá ser em jeito de prenda de Natal, mas há já vários programadores a dar conta desta importante mudança.

 Fonte: Pplware.

Quais as marcas tecnológicas que mais se destacaram em 2020?

 No final de cada ano é costume fazer-se um apanhado geral e uma reflexão sobre o que de melhor e menos bom aconteceu ao longo dos doze meses. E neste ano de 2020 não será diferente, embora com a condicionante da pandemia. Mas mesmo assim há sempre aquelas marcas que foram as mais faladas, por bons ou maus motivos, mas que acabaram por marcar o ano.

Desta forma, queremos que nos diga quais foram, para si, as marcas tecnológicas que mais se destacaram em 2020.

O ano de 2020 está quase a terminar e sem dúvida que ficou marcado pela pandemia da COVID-19. Para as empresas de todo o mundo este foi um desafio sem igual, uma vez que as lojas foram fechadas, as fábricas também ou funcionaram a meio gás, e muitos serviços ficaram comprometidos.

Em concreto no mundo da tecnologia, este ano obrigou a adiar vários lançamentos de produtos, comprometeu eventos e ainda modificou toda a forma de trabalhar.

Quais as marcas tecnológicas que mais se destacaram em 2020?

Para a questão desta última semana do ano reservamos o tema das marcas tecnológicas que mais se destacaram em 2020.

Na lista encontram-se várias empresas, como por exemplo as mais populares Apple, Microsoft, Google, Samsung e Facebook. Mas também inserimos outras marcas de smartphones que se evidenciaram, como Huawei, Xiaomi, OPPO, Realme, Nokia e One Plus.

Novo iPhone 12 da Apple, lançado em 2020

Para a secção de hardware e gaming, inserimos a Intel, AMD, Nvidia, ASUS, Sony, IBM, Nintendo, Epic Games e ainda a Qualcomm.

PlayStation 5 da Sony e Xbox Series X da Microsoft, as novas consolas de 2020

Não nos podíamos obviamente esquecer as marcas de serviços que têm tido em altura de pandemia, como Amazon, Zoom e Telegram. E também fazem parte da lista as marcas Tesla, Uber, Spotify e DJI.

Já escolheu quais destas marcas se destacaram em 2020?


Participe na nossa questão desta semana

Quais as marcas tecnológicas que se destacaram em 2020?

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Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Fonte: Pplware.


Alguns utilizadores do iOS 14 já estão a ver a nova ferramenta de seguimento da Apple

 A Apple está a planear disponibilizar aos seus utilizadores do iOS 14 e iPadOS 14 uma nova funcionalidade de privacidade. O recurso está pronto e já foi testado na versão beta destas versões do sistema operativo. Assim, com esta novidade, será exigido às empresas que solicitem permissão antes de rastrear (seguir) utilizadores quer nas aplicações, quer nos sites.

Embora a Apple não tenha fornecido detalhes sobre quando este recurso será lançado, parece que as bases iniciais estão a começar a ser implementadas.

Imagem ilustração privacidade Apple do iOS 14

O recurso da discórdia

O Facebook é a voz que se levanta contra esta ferramenta da Apple. Aliás, há motivou vários tipos de iniciativas, desde “má publicidade” intentada nas capas dos jornais nos EUA, reforço de apoio em lutas contra a Apple, até a opiniões diretas ao CEO da empresa de Cupertino. Tudo porque este recurso vai passar o controlo do rastreio das atividades do utilizador para a mão do utilizador.

Conforme já vimos, a gigante das redes sociais está com receio que a quebra de receitas possa ser de 50%.

 

Mas do que se trata afinal?

O recurso de privacidade em questão é duplo. Primeiro, os utilizadores poderão ter acesso aos controlos de privacidade na aplicação Definições no menu “Privacidade”. Aqui, os utilizadores poderão ver quais as aplicações que precisam de permissão para ativarem o rastreio e revogar ou conceder permissão quando necessário.

Imagem do alerta para o rastreio de privacidade da Apple no iOS 14

Os utilizadores também verão uma mensagem pop-up quando abrirem uma app pela primeira vez após a implementação deste recurso. Além disso, os utilizadores também irão ver a notificação de novas aplicações, bem como daqueles que já possuem nos seus dispositivos. Este pop-up é onde empresas como o Facebook podem explicar aos utilizadores por que eles devem ativar o rastreio.

Apesar desta ferramenta já ter sido implementada no iOS 14, ainda não foi ativada para o público em geral. Contudo, alguns utilizadores já estão a ver o alerta de rastreio nos seus iPhone, embora seja apenas para determinadas aplicações. Por exemplo, um utilizador recebeu um pop-up ao abrir a aplicação da NBA. Este aviso dizia que a app estava a solicitar permissão “para rastrear a sua atividade nas aplicações e sites de outras empresas”.

 

A Apple irá lançar o recurso de privacidade só para o ano 2021

A Apple esperava originalmente lançar este novo recurso de privacidade como parte do iOS 14 em setembro. Contudo, acabou por atrasar o lançamento, permitindo aos programadores mais tempo para se preparar. Assim, iremos ver este recurso no próximo ano 2021.

Conforme foi visto, a primeira aparição desta funcionalidade surgiu na beta iOS 14,4 na semana passada, após o lançamento estável do iOS 14.3 para todos. Com base no precedente, é esperado que o iOS 14.4 seja lançado para todos em algum momento de janeiro, no mínimo.

No entanto, alguns utilizadores de iOS estão a relatar que viram este pop-up no iOS 14.3 e no iOS 14.2. Isso pode significar que é uma mudança do lado do servidor que a Apple está em processo de implementação ou que certos programadores começaram a implementar o recurso antes de um “lançamento” oficial.

Fonte: Pplware.