7 de jun. de 2021

18 das 1.000 aplicações mais rentáveis da App Store são golpes que renderam $48 milhões

A App Store tem estado debaixo de fogo e debaixo do escrutínio da Apple. O caso que está a colocar frente a frente a Apple e a Epic Games tem revelado eventos e dados que até agora eram desconhecidos. Uma nova análise do The Washington Post afirma que 2% das mil aplicações mais lucrativas da Apple na iOS App Store eram golpes que arrecadaram cerca de 48 milhões de dólares.

Alguns programadores conseguiram perceber os esquemas e denunciaram os golpes à empresa de Cupertino. Das 18 aplicações descobertas, a Apple já removeu da loja praticamente todas.

PUB

Apps que são uma fraude conseguem “roubar” 48 milhões de dólares

Uma das bandeiras da Apple é a segurança do seu ecossistema. Dos dispositivos com informação encriptada, a uma das maiores bases de dados de cartões de crédito do mundo, a Apple gasta milhões para garantir a inviolabilidade do seu “cofre”. No entanto, um punhado de aplicações, que atuaram durante alguns anos, conseguiram arrecadar cerca de 48 milhões de dólares aos utilizadores que a Apple diz proteger.

Segundo o relatório agora divulgado pela WP, muitas destas aplicações podem ser descritas como “fleeceware”, usando revisões falsas da App Store para impulsioná-los no ranking, convencendo os clientes a baixá-los e possivelmente a gastar dinheiro, muitas vezes involuntariamente.

Ilustração de apps da Apps Store da Apple

 

Mas o que é o Fleeceware?

Em grosso modo, o fleeceware é um tipo da aplicação móvel de malware que vem com taxas de assinatura excessivas e ocultas. Estas aplicações também tiram proveito de utilizadores que não sabem como cancelar uma assinatura para continuar a cobrá-los por muito tempo depois de terem excluído a aplicação.

Em 2020, mais de 600 milhões de utilizadores instalaram apps Android fleeceware da Play Store, mas foram este tipo de apps que renderam também milhões na App Store.

O funcionamento das apps fleeceware obedecem, por norma, a um padrão. Assim que o utilizador faz download da aplicação, este tem obrigatoriamente de fornecer os seus dados de pagamento para a poder executar. Daqui em diante, por vezes quantias pequenas, são cobradas todos os meses sem que o utilizador consiga desativar.

 

Uma gota num oceano de apps

O relatório refere-se a precisamente a 18 aplicações, do tipo apps de Encontros, de leitura de códigos QR, apps que removem vírus do iPhone, entre outras, que o WP diz terem enganado alguns utilizadores em cerca de 48 milhões de dólares. É claro que 18 apps numa App Store com 1,8 milhões de aplicações é uma pequena porção. Claro que o custo financeiro para cada utilizador não é alto, pois tirando um grão ali, outro acolá, o esquema mantém-se e a Apple não dá conta, nem o utilizador de apercebe.

Apple aumenta a vigilância depois de fortemente criticada

A Apple recentemente elogiou a segurança da sua App Store face ao crescente escrutínio que o processo da Epic Games tem obrigado. A Apple afirma ter ajudado a evitar 1,5 mil milhões de dólares em transações potencialmente fraudulentas, ao mesmo tempo que rejeitou quase 2 milhões de inscrições na App Store e encerrou 470.000 contas de programadores.

Uma pesquisa recente afirma que a App Store da Apple ajudou a contabilizar cerca de 643 mil milhões de dólares de faturação e vendas em 2020, a maioria dos quais proveniente de bens e serviços físicos. Conforme observa o relatório, o próprio diretor de conformidade da Apple, Kyle Andeer, advertiu que abrir o iPhone para sideload ou mais lojas de aplicações serviria simplesmente para multiplicar os problemas que este relatório mais recente identificaram.

Fonte: Pplware. 

Vem aí o Monterey! Conheça a nova versão do macOS

 Tal como previam os rumores, a nova versão do macOS poderia chamar-se Mammoth ou Monterey. A Apple escolheu a segunda opção, e o macOS 12 terá o nome de Monterey.

Hoje, no WWDC 2021 a Apple deu a conhecer todas as novidades desta nova versão do sistema para Desktop da gigante de Cupertino. A grande novidade chama-se Universal Control!

PUB

A Apple escolheu Monterey e será este o nome da nova versão do novo macOS (sucessor do macOS Big Sur). O “conceito” já circulava na internet em alguns vídeos e hoje a Apple confirmou que este novo sistema operativo é muito mais funcional e terá muitas novas funcionalidades que ajudarão os utilizadores a ser mais produtivos.

Com esta nova versão, a Apple promete também  mais interoperabilidade com outros sistemas da marca. Por exemplo, será possível partilhar um teclado e rato entre um Mac e um iPad.

O novo macOS irá trazer excelentes novidades ao nível das videochamadas e do teletrabalho, com a opção Focus. A funcionalidade é semelhante ao que se pode encontrar nos teclados e ratos da Logitech, permitindo que o utilizador mova o cursor e transfira ficheiros entre um Mac e um iPad. Esta nova funcionalidade chama-se Universal Control.

A Apple também anunciou que os Macs irão receber Shortcuts que estará associado ao Finder, barra de menu, Spotlight e Siri. Com esta funcionalidade será possível partilhar conteúdos entre dispositivos com um simples clique.

Outra das novidades é a chegada das extensões ao Safari. O browser da Apple também será renovado e terá uma toolbar mais polida e tab groups. Destaque também para a privacidade que será ainda melhor e eficiente.

AirPlay para Mac permitirá uma panóplia de funcionalidades. Por exemplo, poderá ver um vídeo no iPhone e usar o sistema de som do Mac.

Resumo de todas as novidades do macOS Monterey

Assim que o Pplware testar a primeira versão deste sistema operativo irá trazer até aos leitores as primeiras impressões. Estejam atentos. De referir que a versão beta para programadores estará disponível a partir de hoje. A beta pública chegará apenas em julho. Segundo o CEO da Apple, a versão final deste sistema operativo deverá chegar apenas no Outono, assim como outros sistemas apresentados durante o evento.

Fonte: Pplware.

watchOS 8: Conheça as novidades que melhoram ainda mais o relógio da Apple

 O watchOS é o centro de todas as funcionalidades do Apple Watch. É com ele que se explora todo o hardware presente neste relógio da Apple.

As novidades desta nova versão são muitas e querem tornar ainda melhor o que já era excelente.

PUB

A grande aposta desta nova versão é mesmo na saúde e na qualidade de vida dos utilizadores. Assim, todas as funcionalidades já conhecidas estão presentes, com melhorias e otimizações.

Apps como o Breath receberam novas animações, para serem mais apelativas. Há também novas atividades, com o Tai chi ou pilates podem agora ser exploradas, com todas as suas especificidades.

No campo das faces de relógio, podem agora ser usadas fotografias do utilizador. Estas podem ser vistas de forma mais detalhada, com o rodar da coroa. As imagens e fotografias podem também ser partilhadas diretamente.

Uma novidade que vai elevar ainda mais as mensagens do Apple Watch e do watchOS é a presença de emojis e gifs. Escrever no relógio da Apple será também mais simples.

Fonte: Pplware.

iPadOS 15: O iPad vai ficar ainda mais inteligente com esta versão

 O iPadOS é o sistema operativo direcionado para o iPad da gigante Apple. A Apple acabou de levantar o véu sobre a nova versão do iPadOS, o iPadOS 15 que irá chegar com excelentes novidades.

Tal como se esperava, esta nova versão melhor bastante o multitasking, o sistema de widgets, Quicknote, auto translate, etc.

PUB

Já são conhecidas as novidades do novo iPadOS. A Apple dotou a nova versão com novas funcionalidades com o objetivo de tornar os utilizadores mais produtivos e terem a melhor experiência de utilização.

Sistema de widgets melhorado

A primeira novidade apresentada foi ao nível do sistema de widgets, que agora está mais completa e funcional. Como esperado, o iPadOS 15 vai permitir organizar ainda melhor todos os widgets do seu dispositivo e vai poder ter estes elementos no homescreen (ecrã inicial).

Os widgets podem agora também ter outros tamanhos para tirar partido do tamanho do ecrã do iPad.

A Apple também integrou a App Library no iPadOS. Muito parecido com o iPhone, esta funcionalidade permitirá que mantenha a homescreen menos desordenada, arquivando as apps que raramente usa.

Multitasking totalmente renovado

A outra novidade é ao nível do multitasking que foi totalmente renovado. O iPadOS 15 vem com um menu multitarefa, que permite finalmente selecionar apps do ecrã inicial, em vez de apenas da dock, para dividir a visualização.

Existirão também novos ícones que tornarão mais simples entrar no modo de visualização dividida, e a Apple também mencionou uma funcionalidade de “shelf” que torna mais fácil misturar tarefas diferentes. É uma mudança significativa na forma como a multitarefa funciona atualmente no iPadOS e parece uma grande melhoria.

 

Quick Note

A ferramenta Notas também é atualizado com o iPadOS 15 passando a suportar hashtags. Além disso, com a nova funcionalidade Quick Note pode ser ativado simplesmente arrastando com um Apple Pencil do canto inferior direito do ecrã do iPad.

A ferramenta abre imediatamente uma nova nota para “anotações rápidas”. Com a funcionalidade “Quick Notes” é possível tirar notas rápidas a partir de um pequeno ecrã que surge sobre aquilo que está a ser visualizado.

AutoTranslate no iPadOS 15

Outra das interessantes novidades é a integração de uma ferramenta Tradutor no iPadOS 15.  Esta ferramenta não é um simples tradutor, pois permite traduzir qualquer coisa a partir de uma imagem de forma instantânea.

 

Como viu, são várias as novidades que esta nova versão do iPadOS irá trazer e tornar o iPad ainda mais inteligente. O novo iPadOS estará disponível para uma lista vasta de versões do iPad.

Fonte: Pplware.