24 de ago. de 2022

iOS 16 beta 5 pública já está disponível no Apple Beta Software Program

 Depois do lançamento da versão iOS 16 beta 7 para programadores, a empresa americana está agora a disponibilizar mais uma versão para os utilizadores que se registaram no Apple Beta Software Program.

Agora, depois da confirmação do evento especial para o dia 7 de setembro, o sistema operativo do iPhone está pronto.

Esta versão hoje disponibilizada aos utilizadores do programa de testes é a mesma que a do iOS 16 beta 7.

A par desta versão, a empresa está também a disponibilizar novas betas públicas de iPadOS 16, watchOS 9, tvOS 16, e HomePod 16.

Principais características:

Para o iOS 16, uma das alterações mais notáveis foi com a app Mensagens (iMessage), que teve as suas características de edição atualizadas.

  • Editar uma mensagem: Durante os primeiros 15 minutos, os utilizadores podem fazer até cinco edições a uma determinada mensagem, e os destinatários poderão ver um registo das edições feitas à mensagem.
  • Desfazer envio: Reenviar qualquer mensagem durante até dois minutos após o seu envio.
  • Marcar como não lida: Marcar as mensagens como não lidas quando não tiver tempo para responder. Isto permite mais tarde fazer a devida resposta ao remetente.

Com o iOS 16 beta 5, a Apple trouxe um novo ícone de percentagem de bateria. Com isso, alguns utilizadores de iPhone podem agora finalmente ver a percentagem da bateria na barra de estado pela primeira vez em cinco anos.

Como instalar a beta 5 pública do iOS 16

Para testar as novas versões públicas disponibilizadas pela Apple, é preciso fazer parte do Apple Beta Software Program. Este é um programa totalmente gratuito que dá acesso às versões de testes dos sistemas da empresa de Cupertino.

Depois de se registar, verifique se o seu dispositivo é compatível com o iOS 16, o iPadOS 16, o macOS Ventura 13, o watchOS 9 e/ou o tvOS 15. Nesta lista a seguir terá todos os dispositivos compatíveis com os novos sistemas operativos.

Como descarregar e instalar esta versão pública

Como todos já sabem, instalar a versão beta mais recente do iOS num iPhone não poderia ser mais fácil. Basta navegar até Definições > Geral > Atualização de software e tocar em “Descarregar e instalar” na parte inferior dessa página.

Fonte: Pplware.

Apple anuncia evento “Far Out” para 7 de setembro. Vem aí o iPhone 14

 A Apple anunciou hoje a data do seu evento mais importante do ano: quarta-feira, 7 de setembro, pelas 18 horas de Portugal continental. O evento terá lugar no Teatro Steve Jobs no campus do Apple Park em Cupertino, Califórnia, e haverá uma componente presencial com membros dos meios de comunicação social convidados.

Está desfeita a dúvida do dia e acertada a data para a apresentação do iPhone 14, do Apple Watch Series 8 e de algo mais!

Imagem evento Apple

Far Out... "longe"?

Dentro do que temos visto de pequenos indícios, rumores e prognósticos, o evento de setembro centrar-se-á nos novos modelos do iPhone 14, e esperamos um iPhone 14 de 6,1 polegadas, um iPhone Max de 6,7 polegadas, um iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas, e um iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas.

Este ano não haverá um iPhone "mini" de 5,4 polegadas, com a Apple a optar por aparelhos maiores.

Embora não haja grandes mudanças nos modelos padrão do iPhone 14, os modelos iPhone 14 Pro receberão um recorte em forma de "pílula" ou "cápsula" e um de furo que substitui o entalhe (notch), um chip A16, uma nova câmara de 48 megapíxeis... assim como outras melhorias.

Ilustração iPhone 14 a ser apresentado no Far Out

 

Novidade no lançamento do iPhone e até no Apple Watch

Os modelos iPhone 14 continuarão a utilizar um chip A15 e não obterão a mesma tecnologia de câmara que a Apple lançará este ano.

No entanto, este modelo irá contar com novas cores, uma lente Ultra Wide atualizada, 5G mais rápido e WiFi 6E. Portanto, haverá uma forma nova para apresentar ao mercado o iPhone 14 e 14 Max.

Para acompanhar os novos modelos do iPhone, a Apple deverá estar também a trabalhar na atualização do Apple Watch. Há um novo smartwatch Series 8 em desenvolvimento que poderia apresentar um modo de baixo consumo atualizado, maior duração da bateria, deteção de temperatura, um chip S8, e outras características possíveis como a deteção de acidentes de automóvel.

A Apple deverá também lançar um "Apple Watch Pro" topo de gama, que irá apresentar um novo design, um tamanho maior, e um ecrã maior, com construção muito mais durável. O tal que será um "todo-o-terreno".

O "Apple Watch Pro" será pensado para atletas e para aqueles que sujeitam os seus relógios a mais abusos do que o utilizador normal.

 

Haverá mais dispositivos no evento especial Apple

Estamos também à espera da segunda geração do AirPods Pro, um novo iPad de 10.ª geração, um iPad Pro renovado, um Apple Silicon Mac Pro, entre outras novidades.

No entanto, deveremos ter que esperar para ver estes e outros dispositivos. Eventualmente num segundo evento de outubro(?).

A Apple transmitirá o evento de outono ao vivo no seu website, no YouTube, e na Apple TV através da aplicação Apple TV. Como é normal o Pplware irá seguir o evento e deixar todas as novidades em tempo real.

Fonte: Pplware.

Protótipo do Apple-1 usado por Steve Jobs vendido em leilão por quase 700 mil dólares

 Os produtos tecnológicos mais antigos também têm o seu valor e, alguns deles, são mesmo verdadeiras peças raras que podem custar milhares de euros. Prova disso é que volta e meia existem notícias de alguns equipamentos antigos vendidos a preços exorbitantes.

Recentemente mais um computador Apple-1 da marca da maçã, e usado por Steve Jobs, foi vendido em leilão por um valor muito perto dos 700 mil dólares.

Protótipo do Apple-1 vendido em leilão

Foi colocado à venda mais um raríssimo computador Apple-1. Este foi considerado como sendo o primeiro PC da marca da maçã, com um microprocessador, teclado e monitor. Mas o modelo que foi agora vendido em leilão é um protótipo usado por Steve Jobs antes do desenvolvimento da versão final do computador. E mal sonhava o falecido fundador da Apple que o equipamento que o ajudou a lançar o seu negócio, iria ser vendido anos mais tarde a um valor extremamente elevado.

O protótipo foi usado por Steve Jobs em 1976 para demonstrar o computador Apple-1 a Paul Terrell, dono de uma das primeiras lojas de informática em todo o mundo. Terrell gostou tanto do equipamento que fez de imediato uma encomenda de 50 unidades, o que ajudou a marça da maçã a promover a sua atividade.

Já foram leiloados até ao momento alguns Apple-1 e o preço mais elevado até ao momento foi de 905.000 dólares. Este protótipo foi leiloado através da plataforma RR Auction por um valor ligeiramente mais baixo, mas igualnente excêntrico, de 677.196 dólares. Mas também o atual estado deste protótipo, tal como podemos ver pelas imagens, deixa muito a desejar, não estado nas melhores condições.

A placa não está inteira, tendo algumas partes partidas. No entanto trata-se de um produto certificado e as imagens também mostram que este protótipo conta com a inscrição Apple Computer A, certificando-o então como um protótipo original, sendo que as letras foram gravadas à mão pelo próprio co-fundador Steve Wozniak.

O preço original deste computador era de 666,66 dólares na altura, como tal foi agora vendido por um preço 1.000 vezes acima. Sabe-se que, na altura, foram apenas fabricadas 200 unidades dos primeiros Apple-1 e, atualmente, há a confirmação da existência de 62 unidades.

Pode ver outros modelos desta relíquia da Apple que foram vendidos aqui.

Fonte: Pplware.

Apple confirmou finalmente! O iPadOS este ano vai chegar mesmo mais tarde

 Os rumores sobre a chegada do iPadOS 16 vinham a acumular-se há já algum tempo. A Apple revelou esta nova versão na última WWDC, mostrando muitas melhorias e uma novidade especial, o Stage Manager.

Colocando agora um fim a toda a informação não oficial, a Apple confirmou o que vinha a ser adiantado. O iPadOS este ano vai mesmo chegar mais tarde, aproveitando assim um momento especial para esta plataforma.

iPadOS Apple Stage Manager iPad

O iPadOS é a versão dedicada do sistema da Apple para o iPad. Depois de muitos anos a usar o iOS, a gigante de Cupertino resolveu criar uma proposta dedicada a este hardware e que explora tudo o que este pode oferecer de forma específica.

Agora, e apesar de não ter revelado a data precisa, foi finalmente confirmado que o iPadOS 16 será adiado e apresentado mais tarde. Foi a própria Apple que apresentou esta novidade, num comentário que enviou em resposta a um pedido de esclarecimentos.

Este é um ano especialmente grande para o iPadOS. Como uma própria plataforma e com recursos projetados especificamente para o iPad, temos a flexibilidade de entregar o iPadOS no seu próprio cronograma. Neste outono, o iPadOS será lançado após o iOS, como a versão 16.1 numa atualização de software gratuita

A Apple sempre apresentou o iOS e o iPadOS em conjunto, mas a verdade é que estes sistemas podem bem conviver de forma dissociada. Se setembro é o mês do iOS e do iPhone, mais tarde, e com os novos iPad, parece ser mais lógico.

O que não se esperava era que a Apple saltasse a versão base do seu novo sistema, apesar de já o ter feito quando o revelou (iPadOS 13.1). Como foi referido, esta versão chegará mais tarde, mas na versão 16.1 e não na 16, como seria esperado.

iPadOS Apple Stage Manager iPad

Algo que também não foi revelado são as causas deste adiamento. Apesar de não estar confirmado, muitos apontam o dedo à mais recente novidade, o Stage Manager. Muitos utilizadores parecem indicar que este recurso, mesmo sendo uma grande novidade, está longe de estar maduro para ser tornado público.

Fica assim confirmado algo que vinha a ser avançado há algum tempo. Ao adiar esta versão, a Apple tem mais tempo para o preparar e tornar ainda melhor, quer traga ou não o Stage Manager, que tantos problemas parece estar a trazer para quem o quer usar no iPad.

Fonte: Pplware.