18 de dez. de 2022

Todos os rumores sobre o iPhone 15 até agora

 Novo ano, um novo iPhone. Mantendo-se fiel a essa tendência, as conversas sobre o iPhone 15 já circulavam mesmo antes de o iPhone 14 ter saído. Este ainda está a vários meses de distância, mas embora nada seja definitivo, tem havido certos rumores muito mais promissores do que outros.

Deixamos todos os rumores sobre o iPhone 15 até agora.

Data de lançamento e modelos

A data de lançamento do iPhone é quase sempre uma coisa que podemos prever, uma vez que a Apple realiza normalmente um evento em Setembro de cada ano. Se as coisas correrem como planeado, veremos os novos modelos do iPhone 15 em Setembro de 2023. Por falar em modelos, como será a nova linha? Tanto quanto se sabe, a Apple está a planear seguir a mesma do iPhone 14, que contará com um iPhone 15, Plus, Pro, e Pro Max.

Contudo, os especuladores acreditam que a Apple poderia lançar um iPhone 15 Ultra novinho em folha, para além dos modelos habituais. Será o Ultra uma adição única à linha, ou será o Pro Max renomeado para iPhone 15 Ultra em vez disso? Teremos de nos manter atentos para descobrir.

 

Preço

Os rumores do iPhone 15 Ultra são também seguidos por um aumento significativo do preço do modelo. Se este aumento (se for verdade) se aplicará a todo a linha continua a ser um mistério.

 

Design: Será que o iPhone 15 terá USB-C?

Embora não sejam conhecidos todos os detalhes e as medidas exatas, existem algumas especulações sólidas sobre mudanças no design da nova linha da Apple. De acordo com os especuladores, o notch será possivelmente retirado de todos os modelos do iPhone, sendo substituído pelo modelo Dynamic Island que vimos no iPhone 14 Pro. A par disso, algumas fontes mencionam também bordas arredondadas e uma estrutura de titânio para o iPhone 15.

Apesar disso, a maior mudança de design que todos esperamos ver é a inclusão de uma porta USB-C para cumprir com as regras da UE. Embora o USB-C tenha várias vantagens em relação ao Lightning, a Apple poderia possivelmente usar diferentes tipos de USB-C - variáveis na velocidade de transferência - para diferenciar os modelos Pro.

Alguns rumores também insinuam botões táteis em vez de físicos, mas é pouco provável que isso aconteça.

 

Câmara do iPhone 15

A Apple nunca deixou de melhorar as suas características de câmara com cada nova linha do iPhone, e esperamos que desta vez não seja diferente.

A especulação de uma nova lente de periscópio no iPhone 15 tem corrido bastante através de múltiplas plataformas. A lente de periscópio vai oferecer capacidades de zoom como nunca antes. Enquanto os modelos atuais do iPhone 14 Pro têm um zoom de 3x, a lente de periscópio pode ter até 10x.

Como sempre, a Apple guarda as suas melhores características para os modelos Pro, o que significa que se a nova lente for incorporada, muito provavelmente será para aquelas variantes mais caras.

Processador e eSIM

Não temos informações sobre melhorias de desempenho, mas o iPhone 15 irá provavelmente obter o novo processador A17. Não temos a certeza se toda a linha será equipada com o A17 ou apenas os modelos Pro. Se for este último, os outros modelos irão provavelmente ter o mesmo chip A16 que o iPhone 14 Pro.

Passando aos eSIMs, poderá estar a pensar se a linha do 15 suportará apenas eSIM como o iPhone 14 em alguns países. Alguns rumores afirmam que os modelos do iPhone 15 vendidos internacionalmente irão ter a entrada física do SIM tradicional.

É importante salientar que tudo é ainda incerto, e muito ainda está por vir. Independentemente disso, este novo iPhone soa muito promissor.

Fonte: Pplware.

Foxconn vai vender a sua participação na fabricante de chips chinesa Unigroup

 Praticamente todos os dias nos chegam notícias do setor tecnológico que mostram a dimensão das tensões políticas entre alguns dos mais poderosos países do mundo. Falamos concretamente dos EUA e da China, sendo que outras regiões são também arrastadas neste conflito, como Taiwan.

Assim, tal como já se havia falado, a taiwanesa Foxconn confirmou recentemente que a sua subsidiária na China vai vender a sua participação na fabricante de chips chinesa Tsinghua Unigroup.

Foxconn venderá a sua participação na chinesa Unigroup

Segundo as informações avançadas pela Reuters, a Foxconn, que é a maior fabricante de equipamentos eletrónicos do mundo, disse nesta sexta-feira (16) que a sua subsidiária na China concordou em vender toda a sua participação na fabricante de chips chinesa Tsinghua Unigroup. A possibilidade desta decisão já era falada desde o mês de agosto.

Parece que Taiwan se tem sentido apreensiva e cautelosa quanto à ambição da China em promover a sua indústria de semicondutores. Nesse sentido, esta e outras medidas permitem com que se afaste gradualmente deste conflito, ao mesmo tempo que fortalece a sua legislação no sentido de impedir aquela que diz ser uma situação de potencial roubo da tecnologia de chips por parte da China.

Nas suas declarações, a empresa referiu que a subsidiária Xingwei, que é 99% controlada pela sua unidade chinesa Foxconn Industrial Internet Co. Ltd., concordou em vender as suas participações por pelo menos 5,38 mil milhões de yuans, cerca de 772 milhões de dólares, a uma empresa chinesa designada Yantai Haixiu.

A Foxconn é conhecida sobretudo por ser uma das mais importantes fornecedoras de componentes da Apple e responsável pelo fabrico do iPhone. E já no início do mês foi referido que a empresa de Cupertino começou a definir uma estratégia para deslocar a sua produção para fora da China.

Em julho deste ano, a taiwanesa revelou que era uma das acionistas do grupo Tsinghua Unigroup, contudo na altura a polémica prendeu-se com o facto de a Foxconn não ter procurado a aprovação do governo de Taiwan antes do investimento. Assim, de acordo com os dados divulgados, as autoridades do país entenderam que a marca violou uma lei que define as relações entre Taiwan e a China.

Para já, a Tsinghua Unigroup ainda não respondeu a um pedido de comentário sobre o assunto.

Fonte: Pplware.