18 de mar. de 2023

Apple quer trazer Inteligência Artificial semelhante à do ChatGPT para a Siri

 Com o sucesso que o ChatGPT tem, é inevitável que empresas como a Apple queiram estar presentes. A Microsoft já garantiu o seu lugar e agora parece ser a gigante de Cupertino a querer assumir a sua posição. A empresa quer trazer algo semelhante ao ChatGPT para a Siri e já trabalha em soluções de IA próprias.

Apple ChatGPT Siri IA assistente

A Apple quer o ChatGPT e a IA na Siri

Foi no mês passado que a Apple realizou o seu evento anual de Inteligência Artificial (IA), dedicado aos seus funcionários, onde terá revelado os seus planos para o futuro e como tem estado a avaliar as soluções neste campo, para conseguir fazer frente ao ChatGTP e a outras soluções.

Do que é avançado, a Apple quer ter a sua solução, integrada com os seus serviços e com um alvo em particular. Falamos da Siri, que mesmo com todas as suas funcionalidades tem lacunas grandes no que toca a realizar tarefas, isto comparado com a concorrência.

Nesse evento, a Apple terá mostrado como pretende integrar os mecanismos de IA na Siri e assim dotá-la de uma inteligência maior. Não ficou claro se a empresa irá integrar soluções como o GPT da OpenAI ou se irá desenvolver as suas soluções próprias.

Apple ChatGPT Siri IA assistente

Resolver primeiro os problemas da assistente

Esta integração, e a mudança na Siri apresentam desafios grandes para a Apple. Todo o conceito da sua assistente virtual está focado em dados concretos e não em contextos, algo essencial e que o ChatGPT tem já. Além disso, há o processo de transcrever a comunicação falada para texto, algo que requer níveis de processamento elevado.

Informações recentes revelam ainda que o código em que a Siri assenta não está otimizado, sendo complicado qualquer adaptação. Informações de ex-funcionários da Apple revelaram que esta assistente virtual tem um "design pesado" e que é morosa qualquer alteração.

Neste momento, a Micrsoft tem uma posição única neste novo mercado e empresas como a Apple, a Google e outras precisam de reavaliar posição face à IA e ao que esta oferece, para assim não perdem o seu espaço e ficarem atrasadas.

Fonte: Pplware.

WhatsApp traz uma novidade exclusiva para o iPhone! Saiba qual é

 De todas as novidades que o WhatsApp vai desenvolvendo e apresentando, a maioria é dedicada ao Android ou acessível a todos. Não existem muitas que sejam exclusivas do iPhone, dada a natureza deste serviço de mensagens. Isso mudou e há uma novidade do WhatsApp exclusiva para o iPhone! Saiba qual é.

WhatsApp iPhone novidade texto imagem

Com capacidades diferentes em cada sistema operativo, é natural que o WhatsApp aproveite para se diferenciar das restantes apps. Isso tem sido visto no passado e agora está novamente a acontecer, desta vez no iOS e no iPhone.

A empresa da Meta tem agora disponível a capacidade de detetar e copiar o texto de qualquer imagem, tornado-se assim mais útil. Esta ainda não está referenciada na lista de novidades da App Store, mas sabe-se que está a ser alargada a todos os que usam o WhatsApp no iPhone.

Para testar esta novidade, os utilizadores só precisam de abrir uma imagem recebida e aceder ao editor destas. Aqui encontram um novo botão, que vai permitir copiar o texto presente e usá-lo depois em qualquer lugar. As imagens temporárias não vão poder ser usadas neste contexto.

Para o conseguir, esta nova versão do WhatsApp faz uso de APIs que são exclusivas do iOS 16. Estas são dedicadas a fazer este processo, algo que era já conhecido dos utilizadores e que a Apple tinha revelado quando apresentou a nova versão do sistema do iPhone.

Visto que usa APIs da mais recente versão do iOS, a capacidade de copiar texto nas imagens do WhatsApp não fica acessível a todos. Quem tiver versões mais antigas deste sistema fica fora desta novidade. Há também a exclusão de qualquer iPhone que não possa receber o iOS 16, como os modelos anteriores ao iPhone 8.

Esta é uma excelente adição para o WhatsApp do iPhone, que ganha assim novas funcionalidades. Usando funcionalidades próprias do iOS e do smartphone da Apple, difere logo de tudo o que a concorrência oferece.

Fonte: Pplware.




iPhone: Como reproduzir sons relaxantes para embalar o seu sono

 Hoje vamos dar uma dica para ativar o modo sons de fundo no iPhone e criar um atalho rápido para poder na hora certa embalar o seu sono com o som do mar, da chuva ou outro tipo de som, também chamado ruído branco.

Imagem de sons de fundo para embalar o sono com o iPhone

Por vezes precisamos de um pouco de som tranquilo para embalar o nosso sono. Há quem o faça com música, outros precisam de sons diferentes, que na memória de cada um são sons pacificadores, como o som do mar, da água dos rios a passar, do vento a acariciar as árvores ou da chuva a amaciar as terras.

Como tal, recorrendo ao iPhone, vamos mostrar esta funcionalidade e automatizar para ser mais fácil, na hora que está quase a encostar a cabeça à almofada, poder ativar esta cortina sonora.

 

Como ativar os sons de fundo do iPhone

Estes sons estão numa categoria muito própria, a da Acessibilidade.

  • Abra as Definições;
  • Dentro escolha a opção Acessibilidade e Áudio/Visual;
  • Nesta lista de opções escolha Sons de fundo;
  • Ative esta opção no primeiro slider;
  • Aqui dentro no menu Som escolha o som de fundo que quer usar para relaxar.

Dentro ainda deste menu, é importante ajustar o nível de volume, escolher se quer que o som seja reproduzido enquanto outras fontes de multimédia estão a reproduzir. Também pode ajustar o nível de volume também para isso.

Um último ajuste serve para definir se quer que estes sons de fundo parem quando o iPhone é bloqueado. Para isso basta ativar o slider no final deste menu, tal como vemos na última imagem.

Mas e não podemos ter esta funcionalidade em modo botão no ecrã fontal?

Claro que sim, podemos criar um atalho para disparar estes sons sempre que sejam necessários e podemos fazer mais, podemos mesmo usar outras funcionalidade para nem ser necessário virmos ao ecrã para ativar esta opção. Com dois ou três toques na parte traseira do iPhone, podemos ativar este atalho.

 

Como criar um atalho para ativar os sons de fundo

Conforme referimos atrás, podemos usar um atalho para correr esta ação de ativar os sons de fundo. Assim basta deitar e clicar no atalho.

  • Abra a app Atalhos;
  • Agora clique em Adicionar ação;
  • Pesquise agora o comando Definir sons de fundo;
  • Neste novo menu, em cima do comando coloque a opção Alternar e clique no botão OK;
  • Feito o atalho, nos 3 pontos do ícone altere o nome do atalho.
  • Agora no mesmo local faça Partilhar, para colocar o atalho como ícone no iPhone.

Claro que este atalho terá de ser acionado dentro dos ecrãs. Mas podemos também usar outra funcionalidade muito interessante do iPhone, os toques na traseira do equipamento.

  • Vá a Definições, depois Acessibilidade;
  • Dentro da Acessibilidade vá a Toque;
  • Agora escolha Toque na parte de trás;
  • Em Duplo toque e escolha a ação que quer fazer e escolha Atalhos;
  • Dentro dos atalhos escolha aquele que criou agora, no nosso caso chama-se Sons de sono.

    Agora com dois toques ativa estes sons e com dois toques desativa. Bons sonhos!

    Fonte: Pplware.


“Salvou a minha vida”: Apple Watch voltou a ajudar um utilizador

 A Apple quando colocou determinados sensores e tecnologias dedicadas à saúde no Apple Watch ganhou o mercado. Conseguiu criar um dispositivo útil para ajudar as pessoas naquilo que não tem preço, a sua vida. Pela sua popularidade, este smartwatch tem sido creditado em muitas situações em que as pessoas veem a sua vida salva. Agora aconteceu de novo.

Imagem Apple Watch

Podia ser qualquer outro das muitas marcas que têm dispositivos de monitorização da respiração e do ritmo cardíaco. E há atualmente vários que já o fazem com muita qualidade, como é o caso dos Samsung, Huawei ou mesmo os Garmin. Mas, como tem sido já frequente, o Apple Watch voltou a fazer parte da história de um ser humano.

Apple Watch detetou um baixo nível de oxigénio no sangue

Muitas pessoas usam o Apple Watch para verificar mensagens de texto, ver as horas, receber as chamadas e monitorizar as atividades físicas. Contudo, com tanto potencial, Ken Counihan, um americano de meia idade, usa o seu Apple Watch para ouvir música, "vigiar" o sono e a a sua respiração.

Sou muito ativo e gosto de acompanhar o que estou a fazer - coisas das calorias. Tiro-o e carrego-o para o poder usar durante o dia. Também o uso na cama - mantenho também o registo do sono.

Disse Counihan, em entrevista ao canal News5 de Cleveland.

O relógio tornou-se parte da sua rotina diária, mas em outubro passado, o relógio assumiu um papel maior.

Recebi um alerta em outubro de que a minha respiração estava elevada. Portanto, basicamente existe um certo número de respirações por minuto, e o relógio disse que passei de 14 para 17 ou 18. A minha mulher mandou-me fazer um telefonema ao meu filho e ele sugeriu que eu fosse aos cuidados ambulatórios, para ser examinado, que foi o que fiz. E eles apenas fizeram um raio-X e deram-me alguns medicamentos para a bronquite, na altura.

No momento, o homem ficou a pensar que o Apple Watch se poderia ter enganado, ou alertado para algo "menor" não significativo. Foi para casa e, quando se preparava para se deitar, o Apple Watch disparou novo alerta.

Imagem smartwatch da Apple

Bom, desta vez o home percebeu que afinal algo não estava bem.

O meu oxigénio no sangue - que é normalmente acima dos 90, que é o que é suposto ser, mais ou menos 95%, começou a cair para 80%. Eram 10 horas da noite. A minha mulher estava muito preocupada. O meu filho estava muito preocupado. Eu estava tipo: "Só quero ir para a cama. Estou cansado...e ambos diziam 'Não, tens de ir já para as urgências".

 

Apple Watch afinal não estava enganado

Com nova visita aos cuidados de urgência, e com os alertas do Apple Watch, os médicos quiserem saber mais e fizeram-lhe mais exames, com mais detalhe. Foi então quer descobriram que afinal havia algo muito mais grave do que a bronquite.

Levaram-me de volta ao TAC e descobriram que eu tinha coágulos de sangue nos pulmões.

Disse Ken Counihan.

Os médicos referiram que os coágulos de sangue encontrados são uma condição verdadeiramente grave que poderia ter custado a vida a Counihan.

O que o médico disse sobre este caso foi que se eu não tivesse ido ao hospital, que acontece a 60% das pessoas que têm esta condição nesta fase - e se eu fosse para a cama, talvez não tivesse acordado na manhã seguinte.

Explicou o homem.

Os próprios médicos têm já vários casos de pessoas avisadas para problemas do coração após o Apple Watch alertar para condições como fibrilhação auricular. Pessoas que sofrem acidentes e sem reação são salvas pela chamada automática do relógio para o 112, ou mesmo, como neste caso, uma respiração anormal, podendo indiciar problemas graves ao nível pulmonar.

Fonte: Pplware.

iPhone 4 em 2023? Veja como seria o clássico da Apple em versão atualizada


 Para muitos fãs da Apple e de seus smartphones, o iPhone 4 ainda é um dos modelos de celulares mais bonitos já lançados pela marca norte-americana. Chegando ao mercado em 2010, o aparelho tinha um design mais compacto e clean, diferente das versões posteriores do iPhone, que foram ficando cada vez maiores e mais repletos de recursos. Mas e se o iPhone 4 fosse remodelado para se encaixar aos padrões de 2023 e substituísse o futuro iPhone 15?

Um usuário do Reddit chamado Nate, que utiliza o nickname u/G8M8N8, não só pensou nessa pergunta como foi além e reimaginou o iPhone 4 de uma maneira incrível, atribuindo ainda mais qualidades ao aparelho tão celebrado pelos amantes da Apple. Como o próprio internauta explica, ele utilizou o Blender, programa de código aberto, para criar o conceito. Abaixo, confira o resultado!




O iPhone 4 criado por u/G8M8N8, que poderia muito bem ser lançado ao lado do iPhone 15, utiliza elementos clássicos dos smartphones da Apple, como as bordas prateadas e o fundo de vidro. Além disso, mantém o design menor e compacto, que conquistou muitos usuários. Caso você não se lembre, o iPhone 4 trouxe diversas novidades e foi o primeiro da companhia californiana a ter uma tela de retina e uma câmera frontal (o que ajudou a popularizar as famosas selfies). O design original foi criado por Jonathan Ive.

Em 2025, o iPhone 4 completará 15 anos desde que foi lançado, o que poderia inspirar a Apple a produzir o aparelho com um novo design. Uma edição comemorativa, talvez. Porém, nada em relação ao assunto foi oficializado ou sequer mencionado pela Apple, que está focada no desenvolvimento do iPhone 15 — o modelo deve chegar ao mercado ainda este ano com USB-C.

Fonte: Tecmundo.