24 de jun. de 2020

Apple vai remover milhares de jogos para iPhone não aprovados pela China

De acordo com as informações, a Apple vai remover milhares de jogos para iPhone que não estão aprovados pelo governo chinês. Vários programadores e editores chineses foram notificados de que as suas aplicações exigem uma licença para continuarem a funcionar a partir do mês de julho.
Apesar de haver um regulamento apertado no lançamento de aplicações, no iPhone vários jogos conseguiram ser lançados sem uma autorização prévia.

Apple vai remover milhares de jogos da App Store chinesa por falta de licença

Depois de uma mudança na política, a Apple vai remover milhares de jogos da sua App Store na China, segundo as informações.
É já a partir do próximo mês de julho que os jogos apenas poderão continuar disponíveis na loja de aplicações depois de obterem licenciamento através das entidades reguladoras chineses.
App Store da Apple na China
De acordo com o que pôde ser apurado, esta decisão irá afetar pelo menos 20 mil jogos que constam na App Store chinesa. Os lesados vão desde títulos que são pagos aos que disponibilizam compras na aplicação, mas que atualmente não têm aprovação.

O lado negro desta decisão da Apple

Obviamente que uma decisão desta dimensão vai trazer diversas consequências a vários níveis.
Em primeiro lugar aos programadores, uma vez que podem perder a totalidade da receita obtida nesta que é a segunda maior loja de apps da Apple. Neste caso, ou os criadores tornam o jogo completamente dependente de publicidade, ou fazem as devidas alterações propostas para que a aplicação vá ao encontro com o que é exigido para obter licenciamento por parte das autoridades reguladoras.
Grand Theft Auto para iPhone
Por outro lado, alguns jogos populares, como por exemplo o Grand Theft Auto, podem ser removidos. Pois, de acordo com os analistas, é muito difícil que jogos deste género consigam a aprovação do governo chinês.

A remoção dos jogos não deverá acontecer de uma só vez, mas a Apple recusou comentar o assunto.
Fonte: Pplware.

Apple: macOS Big Sur é inspirado no Linux Deepin 20? Parece que sim…

Como sabemos a Apple apresentou ontem um conjunto de novidades relativas aos seus sistemas operativos. Uma dessas novidades é o novo macOS Big Sur que se apresentou com uma nova e elegante interface.
Numa primeira análise todo o mérito é para a gigante de Cupertino! No entanto, não terá a Apple se inspirado no Linux Deepin 20?
Apple: macOS Big Sur é inspirado no Linux Deepin 20? Parece que sim...
O macOS Big Sur é mais elegante que os seus antecessores! A interface foi “arredondada” o que lhe dá um look and feel bem mais atrativo. A inspiração para o desenvolvimento da interface é notável, mas não terá a Apple descoberto uma forte de inspiração?
Apple: macOS Big Sur é inspirado no Linux Deepin 20? Parece que sim...

macOS Big Sur é “igual” ao Linux Deepin 20?

O Deepin é uma distribuição Linux que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão foi inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, mas agora está disponível para todo o mundo.
Se já espreitaram como é a interface do macOS Big Sur, vejam agora como é a interface do Linux Deepin 20 que já foi apresentada há alguns meses!

O que vos pareceu? Inspiração? Além do Linux Deepin 20 também o Zorin OS 15 é uma distribuição Linux como as janelas arredondadas. Dito isto, na verdade, a interface do novo macOS está muito bonita e limpa. A Apple escolheu um bom caminho, mas há que dar mérito a quem tem as ideias. Se fosse ao contrário…
Fonte: Pplware.

O seu dispositivo vai correr o iOS e iPadOS 14, macOS Big Sur ou o watchOS 7?

Na apresentação de ontem, focada na WWDC, a Apple apresentou muitas novidades e melhorias nos seus sistemas operativos. Estes ganham novas funcionalidades e melhorias principalmente focadas na usabilidade e na sua interface.
Algo que a Apple não referiu e que está sempre presente nos utilizadores é a da compatibilidade. Há sempre a dúvida sobre quais os equipamentos que vão suportar as novas versões do iOS, do iPadOS, do macOS e outras, entretanto reveladas.
WWDC Apple iOS iPadOS watchOS
Tal como é normal, a Apple não revelou no seu evento os equipamentos suportados, remetendo para o seu site para esta informação. Esta já está disponível e acessível a todos. No caso do iOS 14, a lista de dispositivos suportados é elevada.
Esta é de todas a plataforma mais simples. De forma resumida, os dispositivos que hoje suportam o iOS 13 vão poder usar a nova versão. Vamos assim até ao iPhone 6s e ao iPhone SE.
WWDC Apple iOS iPadOS watchOS
Também no iPadOS 14 existe a dúvida de quais os tablets da Apple vão suportar esta versão mais uma vez a lista é grande e comporta equipamentos já com alguns anos de ativo.
Também aqui a vida fica facilitada aos utilizadores. Toda a linha suportada atualmente pelo iPadOS 2 vai ter acesso direto ao iPad OS 14 e a todas as suas funcionalidades.
WWDC Apple iOS iPadOS watchOS
A grande mudança parece estar mesmo no watchOS. O sistema operativo do relógio da Apple vai deixar de fora alguns dos seus clássicos. Assim, a Série 1 e a Série 2 não têm acesso a esta versão.
Para além disto, a Apple alertou ainda que nem todas as funcionalidades vão estar presentes em todos os modelos. Isto significa que mesmo que o watchOS 7 seja instalado, nem todas as novidades vão poder ser usadas.
WWDC Apple iOS iPadOS watchOS
Para o fim ficou o macOS Big Sur. Esta é uma das maiores mudanças neste sistema e as novidades são muitas. Isso obriga a usar mais recursos e alguma tecnologia que nem todos têm presente.
De fora ficam também algumas máquinas que não são recentes e que assim ficam privadas das mais recentes novidades. A Apple disponibiliza um guia simples para perceber de que altura é cada modelo dos Mac.
Está assim revelada a linha de equipamentos que recebe as novas versões dos sistemas operativos da Apple. Se a vida está facilitada para o iPhone e para o iPad, já o mesmo não se pode dizer para o Apple Watch e para os computadores Mac.

Fonte: Pplware.

iOS 14: Nova opção notifica utilizador de sons de alarmes de fogo, água a correr ou campainhas

O iOs 14 traz, como era de esperar, excelente novidades, entre elas algumas dedicadas à acessibilidade. Se ontem já falámos no toque para lançar aplicações, hoje deixamos outra funcionalidade interessante. Para alertar os utilizadores, o iPhone terá a capacidade de identificar determinados sons. Se ouvir um alarme de incêndio a tocar, se ouvir água a correr, o choro de um bebé ou a campainha da porta, este produzirá uma notificação visual e sensorial.
Esta funcionalidade ajudará sobretudo quem tem problemas de audição, mas mesmo para quem não tem, poderá tirar imenso proveito.
Imagem do iPhone com Reconhecimento de sons no iOS 14 da Apple

iOS 14 traz Reconhecimento de sons

A Apple adicionou um recurso de acessibilidade útil ao iOS 14, chamado Reconhecimento de som. Segundo a Apple, com este recurso ativo, o iPhone procurará identificar determinados sons e emitirá uma notificação se os reconhecer através da inteligência artificial no dispositivo.
Assim, encaixando o recurso na utilidade, temos agora uma área, onde podemos definir sons, como os alarmes de incêndio e campainhas, entre outros. Na verdade, este recurso é especialmente útil para pessoas com deficiência auditiva. Contudo, não se fica por aqui.
Para o ativar, o utilizador apenas necessita de ir a Definições > Acessibilidade > Reconhecimento de som. Dentro deste menu há o slide para ativar a funcionalidade e uma outra área para escolhermos que sons pretendemos que o iPhone detete.

Acesso rápido via Central de Controlo

Conforme pode ser visto na informação, o reconhecimento requer 5,5 MB de armazenamento no dispositivo. Para que haja um acesso rápido ao recurso, poderá usar a Central de Controlo.
Assim, neste local, poderá ver o ícone para ativar ou desativar, assim como mudar as escolhas dos sons a serem reconhecidos.
Para já, estas e muitas outras funcionalidades estão apenas disponíveis para quem tem conta de programador Apple. Contudo, no final deste mês, a empresa de Cupertino irá lançar a versão beta do iOS 14 pública.
Portanto, se o iPhone reconhecer alguns destes sons, enviará um alerta pelo iPhone e também pela Apple Watch.

Seguramente ainda vamos ver muitas outras novidades no capítulo da Acessibilidade. Esta é uma de muitas que neste iOS 14 o utilizador poderá receber ajuda em muitos cenários do dia a dia.
Fonte: Pplware.