21 de mai. de 2023

Apple garante 90% de toda a produção de chips de 3 nm da TSMC

 Para que marcas como a Apple consigam lançar equipamentos cada vez mais modernos a uma velocidade incrível, contam com a ajuda fundamental das fabricantes e dos seus mais avançados processos de fabrico. Como tal, a empresa da maçã já garantiu para si praticamente toda a capacidade de fornecimento dos chips de 3 nm da TSMC.

Apple domina quase toda a produção de 3 nm da TSMC

Não é novidade para ninguém que a Apple é a maior cliente da TSMC e já se previa que a empresa de Tim Cook fosse assegurar um fornecimento em quantidades significativas dos próximos chips produzidos na litografia de 3 nm. Mas as mais recentes informações indicam que realmente foi quase toda a produção que a Apple vai açambarcar.

Em concreto, os dados avançados por um relatório do Digitimes (via AppleInsider) indicam que a dona dos iPhones reservou 90% de todo o fabrico de chips do processo de 3 nm da primeira geração, designados como N3B, da gigante de Taiwan. Este fornecimento será destinado aos próximos modelos de iPhone, Mac e iPad com os chips A17 Bionic e Silicon M3.

O processo avançado de 3 nm da TSMC promete um aumento de 35% na eficiência energética e um incremento de até 15% no desempenho comparativamente ao chips de 4 nm, o qual se encontra no A16 Bionic e presente nos modelos iPhone 14 Pro e Pro Max.

É também esperado que os chips de 3 nanómetros sejam usados no chip M3 para novos Macs e iPads, podendo estes ser o MacBook Air atualizado de 13 polegadas e o novo iMac de 24 polegadas que deverá chegar no final deste ano de 2023.

Estima-se que cada wafer possa render cerca de 620 chips, com um tempo de ciclo de 4 meses. E este arranque de 3 nm é muito importante para a TSMC, especialmente porque este mercado enfrenta algumas dificuldades e ainda para mais a fabricante tem sede em Taiwan, país que está no meio do conflito entre os EUA e a China.

Fonte: Pplware.

No dia em que o ChatGPT chega ao iOS, Apple proíbe funcionários de o usar

 A app mobile do ChatGPT acaba de ser lançada para iOS, o que acaba por ser uma revolução para o serviço de Inteligência Artificial. Mas, ao mesmo tempo que isto acontece, a Apple está a proibir os seus funcionários de utilizarem as ferramentas poderosas do ChatGPT na empresa.

No dia em que o ChatGPT chega ao iOS, Apple proíbe funcionários de o usar

O ChatGPT é hoje utilizado em muitas empresas como um recurso extra para ajudar a resolver muitas questões, das mais simples às mais complexas. No entanto, a Apple quer manter a Inteligência Artificia (IA), longe dos seus desenvolvimentos.

Recorreu a um memorando interno para dizer que as IA generativas não poderiam ser usadas para trabalhar. A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal, que terá tido acesso ao memorando, e refere que a Apple estará preocupada com a recolha de dados confidenciais dos funcionários e da empresa através dessas plataformas de IA. 

Além do ChatGPT, a Apple também proibiu os seus funcionários de usar o Copilot do GitHub, que pertence à Microsoft. Com o Copilot, os programadores podem automatizar a escrita do código.

No dia em que o ChatGPT chega ao iOS, Apple proíbe funcionários de o usar

O ChatGPT, que também tem suporte da Microsoft, envia dados aos programadores para que eles continuem a aprimorar os modelos de inteligência artificial usados ​​pela plataforma. Conforme observado pelo WSJ, um bug em março permitiu que os utilizadores tivessem acesso ao histórico do chat de outros utilizadores do ChatGPT. 

Depois deste incidente, o ChatGPT adicionou a opção de permitir que desliguem o histórico de chat e não contribuam para o treino do modelo de IA.

Se os engenheiros da Apple usarem essas plataformas, não há como garantir que os códigos digitados por eles não acabem nas mãos de outra pessoa – ou mesmo ser usados ​​pelos programadores por trás destas apps. O mesmo se aplica a outras informações confidenciais, já que os funcionários podem usar o ChatGPT para redigir e-mails, por exemplo.

A Samsung, recentemente, enviou também um memorando interno aos funcionários com o mesmo pedido e com as mesmas preocupações.

Fonte: Pplware.