15 de set. de 2022

iOS16: Como visualizar a percentagem da bateria no iPhone

 Para quem já experimentou o novo iOS 16, certamente se apercebeu de imediato que é um sistema estável e com uma boa fluidez (pelo menos no iPhone 13).

As novidades do iOS 16 são muitas, incluindo a possibilidade de apresentar a percentagem da bateria no ícone de topo. Saiba como ativar esta informação.

iOS16: Como visualizar a percentagem da bateria no iPhone

iOS 16: Como ativar a opção para ver a percentagem da bateria

O estado da bateria num smartphone é sempre uma informação importante. Na verdade, sem carga na bateria de nada serve o nosso smartphone. Se até agora a Apple apenas apresentava apenas um ícone sobre o estado de carga da bateria, agora já é possível saber a percentagem da mesma. Tal opção passou a estar disponível com o iOS 16.

Para ativar tal funcionalidade, basta ir a Definições > Bateria e em seguida ativar a opção Percentagem da bateria.

Como viram o procedimento é bastante simples e para quem gosta de saber sempre o estado da bateria agora já não precisa de recorrer a software de terceira. É ainda possível também adicionar um widget com a informação sobre a bateria.

Além desta novidade há outras, das quais se destacam...

  • Novo design do sistema
  • Nova interface de bloqueio, que poderá ser personalizada, mudanças ao nível do sistema de notificações
  • Modo Concentração mais simples (Com a nova configuração simplificada do modo Concentração, pode escolher as apps e as pessoas que pretende silenciar ou autorizar)
  • Fototeca partilhada em iCloud
  • Reinvenção das mensagens
  • Melhorias ao nível da app de e-mail
  • Ditado mais inteligente...
  • e muito mais - ver aqui.

A atualização para o iOS 16 é relativamente simples. Para tal basta ir a Definições > Geral > Atualização de Software.

Estão também disponíveis as versões watchOS 9, tvOS 16, assim como o novo software para HomePod.

Fonte: Pplware.



Benchmarks AnTuTu do iPhone 14 Pro mostram um incremento fantástico no desempenho

 O iPhone 14 apresentado há alguns dias, recebeu um SoC ligeiramente melhorado face ao que a Apple apresentou ano passado no iPhone 13. Há poucas melhorias, apesar deste processador ser ainda um dos mais poderosos do mercado de dispositivos móveis. Contudo, no iPhone 14 Pro, a empresa de Cupertino introduziu o novo A16 Bionic produzido com tecnologia de 4 nanómetros. Segundo os benchmarks da AnTuTu este novo iPhone tem um incremento no desempenho nunca visto, face aos modelos anteriores.

A Apple continua a firmar que o seu processador A13, que equipa o iPhone 11, continua a ser melhor que o melhor da concorrência. Então, o A16 Bionic aumentou consideravelmente a distância para o topo de gama dos rivais!

Imagem iPhone 14 Pro com A16 Bionic

Apesar de alguns comentadores e apreciadores da tecnologia dizerem que a Apple não deu um passo em frente com o iPhone 14, a verdade é que o SoC A15, agora com GPU de 5 núcleos (o anterior tem 4) está mais otimizado e continua a ser dos mais poderosos do mercado. Portanto, em termos de poder de processamento, o iPhone 14 ganhou face ao iPhone 13. Claro, ao contrário dos outros anos, a Apple não o equipou com o novo SoC, o A16 Bionic.

É precisamente este novo processador que está a deixar os entusiastas dos benchmarks bastante surpreendidos. No AnTuTu, os benchmarks do iPhone 14 Pro mostram melhorias dramáticas de desempenho.

iPhone 14 Pro no Geekbench 5 obteve uns resultados bons, mas...

As referências AnTuTu iPhone 14 Pro mostram melhorias dramáticas de desempenho em testes concebidos para imitar a utilização dos dispositivos na vida real. Estes resultados são nitidamente melhores do que o esperado, na sequência de benchmarks anteriores realizados no Geekbench 5.

Imagem iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max

As pontuações do Geekbench destinam-se a medir a potência bruta, e os resultados do Geekbench 5 sugerem que a melhoria do desempenho em relação aos modelos do ano passado foi relativamente limitada.

De acordo com a pontuação do Geekbench 5, o iPhone 14 Pro tem uma pontuação de 1.879 Single-Core, enquanto que tem uma pontuação de 4.664 Multi-Core. Em comparação com o teste de referência do iPhone 13 Pro, o predecessor do iPhone 14 Pro tem uma pontuação de 1.797 Single-Core e uma pontuação de 4.659 Multi-Core.

Com este teste, sabemos que o chip A16 Bionic tem um desempenho 10% mais rápido num único núcleo em comparação com o seu modelo anterior, enquanto que praticamente não há diferença com a parte multi-núcleo.

De acordo com o publicado no Geekbench Browser.

 

iPhone 14 Pro benchmarks agora a fundo com o AnTuTu

Para quem dá muita importância aos resultados dos benchmarks, sabe seguramente que as referências da AnTuTu são cuidadosamente concebidas para determinar as melhorias que os proprietários podem esperar ver no uso real, em vez da potência bruta medida pelo Geekbench. A empresa pontua dispositivos para CPU, GPU, MEM, e UX - juntamente com uma pontuação global.

Nesse sentido, a SmartPrice partilhou os resultados que a AnTuTu descreveu como uma das melhores melhorias observadas no desempenho da GPU para qualquer telefone em vários anos.

O iPhone 14 Pro e 14 Pro vêm ambos com 6GB de RAM e, para o teste, o AnTuTu utilizou os modelos de 1TB. Ambos os dispositivos são alimentados por um novo chip A16 Bionic. O iPhone 14 Pro garantiu uma pontuação global de 978147 e o 14 Pro Max garantiu 972936. Na pontuação da CPU, o 14 Pro obteve 246572 e o 14 Pro Max obteve 241999.

O AnTuTu diz que, em comparação com o iPhone 13 Pro, a pontuação do iPhone 14 Pro foi melhorada em 18,8%. O desempenho da CPU aumentou 17% e o desempenho da GPU aumentou 28%. De acordo com a empresa, esta melhoria no desempenho da GPU é uma das melhores dos últimos anos em qualquer telefone.

Refere a informação partilhada pela SmartPrice.

Como se pode ver na tabela abaixo, as pontuações melhoraram em todos os aspetos, seja na CPU, GPU, MEM (memória), e UX - graças às melhorias em todos os departamentos, as pontuações globais do iPhone 14 Pro e do iPhone 14 Pro Max atingiram um novo máximo.

Imagem dos resultados dos Benchmarks AnTuTu do iPhone

Estas pontuações são melhores que as que eram esperadas, sobretudo porque a Apple este ano, no evento do passado dia 7 de setembro, não deu tanto enfoque ao SoC como já o fez no passado. Afinal, nas entrelinhas a empresa de Cupertino continua a puxar os limites dos seus Apple Silicon.

Fonte: Pplware.

Como utilizar o Modo de baixo consumo para poupar a vida da bateria do seu Apple Watch

 Com o lançamento do watchOS 9, a Apple introduziu uma funcionalidade há muito solicitada para o Apple Watch: Modo de baixo consumo. Este modo ajuda a bateria do seu relógio a durar mais tempo antes de precisar de o carregar. A desvantagem é que algumas funcionalidades podem ficar desligadas, ou limitadas, ou até ter uma ação menos assídua.

A Apple define 18 horas de autonomia do Apple Watch com um conjunto de ações, que vão desde as medições constantes de saúde, até algum tempo com a app Treino a funcionar. Com este novo modo, a vida útil melhora alguma coisa. Vamos ver como podemos ativar este modo.

Imagem Apple Watch em Modo de baixo consumo

Dar mais vida à bateria do Apple Watch

A Apple afirma que um Apple Watch Series 8 pode ter até 36 horas de vida útil da bateria por carga quando utiliza o modo de baixo consumo (os modelos mais antigos também recebem este impulso), e para o Apple Watch Ultra, até 60 horas de vida útil da bateria por carga. Nada mau!

Assim, o que a empresa de Cupertino fez foi portar para os seus smartwatches o modo de baixo consumo que já existe no iPhone ou iPad. Isso permite poupar a vida da bateria destes dispositivos.

Imagem Apple Watch Ultra com bateria para 60 horas com modo de baixo consumo

 

Como funciona o Modo de baixo consumo no watchOS 9?

Em primeiro lugar, desde que a Apple introduziu esta característica no watchOS 9, só está disponível para a Apple Series 4 e superior, Apple Watch SE, e Apple Watch Ultra. O Modo de baixo consumo não está disponível nos relógios que ficaram na versão watchOS 8 e inferiores, incluindo a Série 3.

Assim, para estes relógios, pode continuar a utilizar o Modo Poupança de Energia.

Imagem Apple Watch Series 3

Apple Watch Series 3 ficou no watchOS 8 e não tem a opção Modo de baixo consumo, apenas Modo Poupança de Energia.

Partindo então para os Apple Watch que suportam o novo sistema operativo, vamos então ativar o Modo de baixo consumo.

Vamos à Central de Controlo, tocamos no ícone da percentagem de bateria e aí podemos ativar o Modo de baixo consumo. Também podemos ir a Definições > Bateria. Dentro temos um gráfico interessante, um botão que devem conhecer (Estado da bateria) e têm depois o slide Modo de baixo consumo.


Ao ativarmos este modo, temos 3 novas opções:

  • Ativar
  • Ativar durante...
  • Fechar

Ora foi também aqui que a Apple colocou a informação sobre quais as funcionalidades que ficarão desativadas quando este modo de poupança de energia for ativado.

Usar as opções

Para ativar simplesmente o modo de baixo consumo, toque em Ativar. Se o ligar acidentalmente, toque em Fechar e o modo de baixo consumo não será ativado. Agora, se quiser que o seu relógio ligue automaticamente o modo de baixo consumo durante um dia, dois dias, ou até três dias, toque em Ativar durante... e escolha o seu intervalo.

Atualmente, não há forma de definir um temporizador manual ou de o definir para menos de um dia, como, por exemplo, durante uma hora ou para ou quando se deixa um local específico.



Como desligar o modo de baixo consumo no Apple Watch

O Modo de baixo consumo desliga-se automaticamente sempre que se carrega o relógio a 80% ou mais. Contudo, podemos também desligá-lo manualmente através da Central de Controlo e tocar em cima da percentagem > por baixo do nível de bateria, desligamos o Modo de baixo consumo!

Claro, também podemos ir a Definições > Bateria e dentro desligar a opção Modo de baixo consumo.

 

Mas qual é a ação prática deste Modo de baixo consumo?

Segundo a Apple:

Esta ação permite poupar bateria ao desativar a opção de ecrã Sempre ligado e limitando os sensores e as ligações móveis e Wi-Fi do Apple Watch.

As notificações recebidas poderão ser apresentadas com atraso. Serão desativadas funcionalidades como:

  • Medições de frequência cardíaca em segundo plano;
  • Avisos de frequência cardíaca;
  • Avisos de ritmo cardíaco irregular:
  • Medições de oxigénio no sangue.

No que toca às notificações, importa salientar que como o Modo de baixo consumo afeta as ligações de rede, o Apple Watch tenta recuperar notificações uma vez por hora, em vez de o fazer continuamente quando não estiver no alcance do Bluetooth do iPhone emparelhado.

Isso significa que iremos ainda recebe notificações, incluindo notificações push das aplicações de terceiros, no Apple Watch, e elas chegam em tempo real quando tivermos o relógio ao alcance do iPhone.

Fonte: Pplware.

Apple: É melhor atualizar o seu iPhone ou Mac para evitar problemas de segurança sérios

 A proteção que a Apple dá aos seus dispositivos, com o iPhone ou os computadores Mac é elevada. Ainda assim, com os muitos mecanismos presentes, não é imaculada e está sujeita a problemas de segurança.

Uma nova situação está agora a ser corrigida pela própria Apple e precisa dos utilizadores. Estes devem atualizar os seus equipamentos, como o iPhone ou os Mac, com a máxima urgência para estarem protegidos contra este problema.

Apple iPhone Mac segurança problemas

Mais uma falha de segurança nos sistemas Apple

A Apple tem por hábito tratar das suas questões de segurança com a máxima urgência. Desta forma mantém os seus sistemas protegidos e longe de problemas, ainda que mantendo muita da informação longe do público e até dos potenciais atacantes.

Foi neste espírito que na passada segunda-feira lançou várias atualizações para os seus sistemas, enquanto apresentou também o iOS 16. Estas corrigem um problema grave e que permite aos atacantes executar código aleatório, com privilégios no kernel e sem o controlo do utilizador.

Apple iPhone Mac segurança problemas

iPhone e Mac expostos a estes problemas graves

Tal como aconteceu em outras situações anteriores, a Apple não revela mais pormenores, para garantir que a maior parte dos utilizadores tem as atualizações instaladas. Em termos de versões, estas correções surgem no iOS 15.7 e iPadOS 15.7, macOS Monterey 12.6 e macOS Big Sur 11.7.

Há também uma lista de equipamentos que estão afetados com esta falha e que devem realizar a atualização com a máxima brevidade. Estes vão desde modelos mais antigos até as propostas muito recentes:

  • iPhone 6s e posteriores
  • iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 e posteriores, iPad 5ª geração ou posteriores, iPad mini 4 e posteriores
  • iPod touch (7ª geração) 
  • Mac que corra o macOS Big Sur 11.7 e macOS Monterey 12.6

Apple iPhone Mac segurança problemas

Um acumular de situações ao longo de 2022

Com esta nova falha apresentada, a Apple soma já um registo bem visível para o ano de 2022. Ao todo são já 8 as situações em que a empresa teve de lançar atualizações ao longo deste ano, todas de grau elevado de criticidade e assim a necessitar de atenção especial dos utilizadores.

Nesta situação o cenário é idêntico e necessita que as atualizações sejam aplicadas com a máxima urgência pelos utilizadores. No caso dos dispositivos que suportam o iOS 16, os utilizadores vão ter acessíveis 2 atualizações diferentes. Nos restantes, será simples e muito direto.

Fonte: Pplware.