10 de jan. de 2021

Rumores: iPhone 13 da Apple terá módulo TrueDepth mais fino e um notch menor

 O notch, ou o entalhe no topo do ecrã do iPhone, “incomoda” de alguma forma o explanar pelo ecrã total as imagens apresentadas. Contudo, este incomodo traz como vantagem o melhor sistema de segurança num smartphone. Agora, a Apple parece comprometida em minimizar este impacto.

Segundo alguns rumores, o próximo modelo do smartphone da empresa de Cupertino, com lançamento previsto para este outono, pode apresentar um “entalhe” TrueDepth mais fino.

Imagem iPhone 12 Pro

Novidades no iPhone 13 da Apple

Com base nalgumas informações, a Apple manterá o design da geração atual com um corpo mais grosso. Além disso, espera-se que ambos os modelos Pro apresentem o mesmo módulo de câmara.

Segundo citações de alguém na cadeira de fornecedores chineses da Apple, Mac Otakara relata que o “iPhone 13” integrará pequenas, mas importantes mudanças de design para permitir um emagrecimento do conjunto TrueDepth do telefone.

Todos os quatro modelos do iPhone 13 (que se espera seguirem os tamanhos da série 12) terão praticamente o mesmo design. Isto é, a altura e largura dos dispositivos permanecerão inalteradas, mas a espessura aumentará 0,26 mm.

Ilustração do que poderá ser o notch no iPhone 13

Rumor de como será o notch no iPhone 13

 

Alterar a disposição dos elementos no notch

Os elementos poderão assumir novas posições. Especificamente, o auscultador da unidade deve ser reposicionado em direção à borda do ecrã perto do chassi. Embora não seja detalhado no relatório, o design pode mostrar o auscultador posicionado na moldura do iPhone.

Os modelos atuais de iPhone com Face ID posicionam o auscultador entre componentes importantes – e fisicamente grandes – com o projetor de pontos do sistema e a câmara frontal colorida à direita, e o iluminador infravermelho e a câmara infravermelha à esquerda.

Ilustração do módulo face ID da Apple no iPhone X

Nesta mais recente versão da tecnologia, a Apple miniaturizou certos componentes TrueDepth no iPhone 12, mas o processo falhou em produzir uma região de “entalhe” menor como era prometido em rumores no ano passado.

 

iPhone 13: Câmaras traseiras também serão mais imponentes

O relatório mais recente também observa que a unidade da câmara traseira do “iPhone 13” será 0,9 mm mais grossa em todos os modelos de próxima geração. Segundo as fontes, em vez de uma “saliência” da câmara com lentes salientes, o novo design contará com uma unidade integrada com cada módulo da câmara embutido e potencialmente coberto por uma placa de vidro safira.

Além disso, as unidades de câmara nos chamados “iPhone 13 Pro” e “iPhone 13 Pro Max” são consideradas idênticas em tamanho. Então, isso sugere que o modelo de camada inferior ganhará estabilização de imagem ótica com estabilizador de sensor em 2021.

Módulo de câmara do iPhone 12 Pro Max ao lado do iPhone 11 Pro Max

A Apple expandiu o aumento da câmara no iPhone 12 Pro Max para acomodar um sensor grande angular 47% maior, que também foi o primeiro módulo de câmara do iPhone a beneficiar da estabilização de deslocação do sensor.

O notch, para quem usa o iPhone, não tem um grande impacto. Isso deve-se à otimização do sistema operativo e das apps para o mesmo. Contudo, ao longo dos anos, tem sido uma preocupação para quem não tem o equipamento. Provavelmente, será esse o motivo pelo qual a Apple não tem interesse em prejudicar a segurança em favorecimento de um design mais limpo.

Fonte: Pplware.

Materiais do iPhone 12 custam mais 21% do que os do modelo anterior

 Apesar de estar a ser um sucesso de vendas, o iPhone 12 tem um custo elevado. A Apple não abdica dos componentes de elevada qualidade e de toda a sua máquina de marketing e isso eleva o custo destes smartphones.

Uma nova análise aos componentes e ao seu custo, revelou que o novo iPhone custa mais 21% do que os do modelo anterior, o iPhone 11.

iPhone 12 custos materiais modelo preço

Preço dos materiais do iPhone 12

Uma análise que é normalmente feita quando sai um novo smartphone topo de gama está no seu preço de produção e dos seus componentes. Estes valores ficam sempre longe do preço final, o que deixa no ar a dúvida onde esta diferença de custo surge.

A primeira avaliação destas ao iPhone revelou um custo de 373 dólares e um valor de 341 euros (406 dólares) para o iPhone 12 Pro. Uma nova análise feita, desta vez pela conhecida Counterpoint, revelou a BoM (Bill Of Materials) deste smartphone.

Aumento dos custos foi bem justificados

A informação apresentada revela que o novo iPhone de 128 GB tem presentes 415 dólares em materiais. Os responsáveis por este aumento de custo são a presença do 5G e a alteração dos ecrãs da tecnologia LCD para a OLED.

Esta análise revelou que o custo dos componentes projetados e criados pela Apple têm um valor de 16,7% no valor total do iPhone 12. Aqui encontram-se o processador A14 Bionic, os controladores de áudio e o chip para comunicação UWB.

iPhone 12 custos materiais modelo preço

Modelo anterior é mais barato e preço foi mantido

Os grandes causadores do aumento do custo dos componentes do iPhone são mesmo o processador e o modem 5G. O SoC A14 Bionic trouxe o processo N5 (5 nm) da TSMC. A compatibilidade com as redes 5G veio com o modem Qualcomm Snapdragon X55.

O estudo foi feito com a versão norte-americana do novo iPhone, que inclui suporte as redes mmWave. No caso do modelo global — compatível com as frequências sub-6GHz — o aumento do custo em relação ao iPhone 11 é menor e fica em 18%.

Fonte: Pplware.