30 de jul. de 2023

Twitter não pode mudar o nome da sua app iOS para X por culpa das regras da Apple

 O Twitter está a mudar o seu nome e toda a sua imagem para X, segundo a ideia que Elon Musk teve e vem a preparar há já algum tempo. Se este é um processo que muitos entendem ser rápido, surgem agora os primeiros de muitos problemas que se esperam. Não vai conseguir mudar o nome da app iOS para X por culpa das regras da Apple.

Twitter X Elon Musk app Apple

Foi há uma semana que Elon Musk iniciou a maior mudança do Twitter em muitos anos. Esta é provavelmente uma alteração que vai mudar completamente esta rede social e que não poderá ser revertida nos próximos anos. O nome X veio para ficar e será a imagem do Twitter no futuro.

Este é um processo que vai para lá de mudar apenas o nome e o seu logótipo, mas implica também alterações em muitas áreas que não sao visíveis para os utilizadores. Um exemplo disso são as apps dedicadas apps sistemas operativos móveis, onde há muito para mudar.

A verdade é que até esse processo foi já iniciado e até já está terminado no caso do Android. Esta app já apresenta um novo X como o seu logótipo e abandonou o nome na Play Store e nos próprios smartphones, tendo agora a nova identidade.

O que muitos estavam a questionar era a razão deste passo não ter sido ainda dado no iOS. Deveria ser algo tão simples como aconteceu com a app do Twitter no Android, mas na realidade esta mudança poderá nunca acontecer, pelo menos segundo as regras atuais da Apple para as apps dedicadas ao iOS.

Do que é avançado, esta mudança está a chocar com uma regra que indica que as apps não podem ter nomes com apenas 1 letra. A alternativa poderá ser a utilização de uma etiqueta com informação adicional, algo como "X: A app para tudo".

A Apple não mudou as diretrizes de nomes das apps na App Store desde o seu início, e é improvável que o X seja uma exceção. Embora a Apple tenha feito compromissos em outros aspetos, não parece ser algo que possa acontecer agora, dada a natureza do Twitter sob esta nova administração.

Fonte: Pplware.

Uma caminhada ao passado: conheça todos os logótipos que a Apple já teve

 A Apple é uma das empresas mais conhecidas do mundo e o seu logótipo é imediatamente reconhecível, apesar de ser relativamente simples. Este mudou várias vezes ao longo dos anos. Será que se lembra de todos?

É bastante surpreendente que o nome e o logótipo da Apple tenham conseguido adquirir um reconhecimento tão grande. Afinal, é apenas uma maçã com uma trinca e o seu nome também é algo bastante simples.

Mas deixamos a evolução do logótipo desta tão prestigiada empresa:

 

1976 - O primeiro logótipo da Apple

Não parece, mas este foi o primeiro logótipo da Apple. É uma ilustração a preto e branco de Isaac Newton a ler um livro debaixo de uma macieira. Segundo a história - talvez o conto mais famoso de toda a ciência - Newton viu uma maçã cair de uma árvore, o que inspirou a teoria da gravidade.

Foi desenhado por um empresário chamado Ronald Wayne, que alegadamente deixou a Apple apenas 12 dias após a fundação da empresa - embora Steve Wozniak diga que foi após alguns meses. De qualquer forma, tal como o Sr. Wayne, este logótipo não se manteve por muito tempo.

 

1977 - Logótipo ganha cor

Apenas um ano após a fundação da empresa, a Apple atualizou o seu logótipo para a icónica maçã que conhecemos hoje, e a palavra "apple" em minúsculas. Foi criado por Rob Janoff, um designer gráfico da agência de publicidade que a empresa contratou em 1976.

Este logótipo apresentava seis faixas de cores que significavam as capacidades gráficas a cores do Apple II. Ambas as características, a dentada e o arco-íris, permaneceriam muito para além desta iteração.

 

1984 - Mantém-se a cor, retira-se o nome

Sete anos mais tarde, a Apple contratou a Landor & Associates, que simplificou o logótipo para uma simples maçã de seis cores com uma dentada. As cores e a forma também foram ligeiramente atualizadas. Foi nesta altura que a empresa começou a apresentar apenas o ícone, sem apresentar o nome.

A maçã com faixas de seis cores é considerada por muitos como o logótipo "clássico" da Apple. Foi utilizado de alguma forma desde 1977 até 1998.

 

1998 - Alterado para preto sólido

A atualização do logótipo da Apple no final dos anos 90 foi, sem dúvida, uma mudança drástica em relação ao logótipo colorido que a marca tinha. Steve Jobs regressou à Apple em 1997, depois de ter sido forçado a sair da empresa em 1986. Uma das primeiras coisas que fez foi tentar reposicionar a empresa como uma marca de luxo e premium.

Para acompanhar a nova linha de computadores prateados da Apple, o logótipo foi alterado para preto sólido.

O ícone preto simples da Apple é um logótipo aborrecido, mas mostra o quão reconhecível a marca se tornou. Apesar de alguns tempos difíceis na ausência de Steve Jobs, a empresa ainda tinha um enorme reconhecimento, e um logótipo preto liso representava a simplicidade pela qual se tornaria conhecida na década seguinte.

 

2001 - Surge o efeito 3D

Em 2001, a Apple deu ao icónico logótipo um efeito 3D brilhante. Podia ser encontrado em várias tonalidades, por vezes com uma sombra, outras vezes sem.

O design do software da Apple assumiu um aspeto "skeuomorphic" - conceito de design em que os elementos digitais assumem a aparência dos seus equivalentes no mundo real - e este logótipo enquadra-se bem nesse tom.

 

2015 - Logótipo volta ao plano simples

O logótipo plano nunca desapareceu totalmente durante a fase 3D, mas por volta de 2015, a Apple começou a abandonar os efeitos brilhantes e voltou ao logótipo plano simples. Este é o que a empresa utiliza atualmente.

É visto principalmente em preto, branco e cinzento. No entanto, de vez em quando, é-lhe dada uma explosão de cor. Embora a forma tenha sido ligeiramente aperfeiçoada ao longo dos anos, este continua a ser essencialmente o logótipo da Apple de 1977. Isso é impressionante.

 

O branding da Apple

A Apple tem sido quase sempre correta. A empresa inclinou-se para o tema da maçã com o Macintosh, e o esquema de nomes "i" tornou-se tão icónico como o próprio logótipo. Um bom branding desempenha um papel importante no sucesso de uma empresa e, independentemente do que preferir, é evidente que a Apple passou no teste de branding com distinção.

Fonte: Pplware.

Macs não são imortais! 6 sinais de que está na altura de substituir o seu Mac

 Embora os MacBooks da Apple durem muito tempo, algum dia terá de se despedir do seu. Deixamos 6 sinais de que está na altura de substituir o seu Mac por um novo.

 

Quanto tempo duram os Macs?

Quer esteja a fazer um balanço da sua máquina antiga ou a pensar no valor de uma nova compra, poderá perguntar-se quanto tempo duram os MacBooks.

Não existe um número exato de anos para a vida útil de um Mac, uma vez que depende de uma série de fatores. Uma pessoa que utilize o seu Mac apenas para navegar ocasionalmente na Web poderá provavelmente utilizar a mesma máquina durante mais tempo do que uma pessoa que utilize o computador durante todo o dia e efetue tarefas pesadas, como edição de vídeo.

Quanto mais trabalhar com o seu computador, mais cedo um componente poderá deixar de funcionar tão bem.

Imagem MacBook Pro M1 Max

As definições da página de produtos Vintage e Obsoletos da Apple dão uma ideia da longevidade dos dispositivos. Os produtos vintage são dispositivos que não são vendidos há mais de cinco e menos de sete anos. Um produto é considerado obsoleto se tiver sido descontinuado há mais de sete anos.

Na maioria das vezes, os Macs são elegíveis para obter a versão mais recente do macOS durante cerca de sete anos. Em geral, a Apple suporta cada versão do macOS durante três anos. As aplicações de terceiros podem ser um pouco mais tolerantes. O Google Chrome, o Spotify e o Dropbox exigem pelo menos o macOS 10.13 High Sierra (lançado em 2017). O Firefox requer o macOS 10.12 Sierra, lançado um ano antes, em 2016.

Considerando tudo isto, digamos que comprou um Mac novo em 2023. É provável que receba actualizações do macOS até 2030. O SO lançado em 2030 receberia suporte da Apple até 2033, e a maioria das ferramentas de terceiros que funcionassem na versão final do SO seriam suportadas até, pelo menos, 2036. Isto significa que, em geral, pode esperar pelo menos 10 anos de vida útil de um Mac.

 

1. Não é possível executar a versão mais recente do macOS

Todos os anos, por volta de setembro ou outubro, a Apple lança uma nova versão do macOS. Os modelos dos últimos anos são capazes de a executar. Isto significa que se o seu Mac for demasiado antigo para ser atualizado para a versão mais recente do macOS, está a tornar-se obsoleto.

O macOS Ventura (versão 13) é a última versão do macOS. Os modelos que podem receber esta atualização estão indicados aqui.

Se o seu Mac não estiver nessa lista, é provável que tenha entrado no estado obsoleto. Quando o suporte da Apple for descontinuado, o Mac não receberá atualizações de segurança para a versão atual do macOS. Isto significa que terá de pensar em substituir o seu Mac em breve.

 

2. O seu Mac está constantemente a ficar sem espaço

À medida que a tecnologia avança, as aplicações e outros dados continuam a ocupar mais espaço. Isto resulta numa luta constante por espaço livre se tiver uma máquina mais antiga com uma quantidade insignificante de armazenamento.

Se o seu MacBook é de 128 GB ou mesmo 256 GB, é provável que tenha de fazer malabarismos com ficheiros para obter mais espaço constantemente. Isto pode significar libertar espaço no Mac sempre que possível ou, eventualmente, adicionar mais armazenamento ao Mac com um disco externo ou outros métodos.

Pode utilizar estas soluções alternativas para lidar com uma pequena quantidade de espaço durante algum tempo. Mas quando se fartar delas, é altura de atualizar para um novo Mac. Quando o fizer, escolha um modelo com bastante espaço de armazenamento para os próximos anos.

 

3. O hardware do seu portátil não é suficientemente bom

O disco de armazenamento do Mac é apenas um dos componentes do computador que enfraquece com a idade. A falta de RAM impede-o de executar muitas aplicações ao mesmo tempo e uma CPU antiga significa que tarefas como a edição de vídeo 4K são extremamente lentas ou impossíveis. Também notará que o desempenho geral do sistema sofre com hardware antigo.

Outro componente interno dos MacBooks que sofre com o passar dos anos é a bateria. As baterias têm apenas um determinado número de ciclos antes de ficarem "gastas" e não manterem a carga durante muito tempo. Se a bateria tiver sido muito utilizada, poderá durar apenas uma ou duas horas. É possível contornar esta situação utilizando o portátil sempre ligado à tomada, mas isso sacrifica a portabilidade, como é óbvio.

Existem opções para substituir a bateria de um MacBook, mas o dinheiro que gastaria numa substituição de bateria (ou numa atualização de hardware profissional) fica melhor no investimento de uma máquina nova. Pode ver os preços dos serviços na página de assistência da Apple.

 

4. O seu Mac tem danos graves no hardware

Uma razão óbvia para ter de substituir o seu MacBook é o facto de este ter sofrido danos físicos graves. Talvez o tenha deixado cair e danificado os componentes internos, ou tenha partido o ecrã.

Nestes casos, o computador fica inutilizável até ser reparado ou substituído. E, tal como referido anteriormente, não faz muito sentido investir centenas de euros numa máquina antiga ou mesmo obsoleta quando se pode adquirir uma nova que irá durar mais tempo.

Exceto no caso de uma grande catástrofe de hardware, uma longa lista de pequenos problemas pode rapidamente tornar-se num grande problema. Um computador antigo é muitas vezes parecido com um carro antigo. Pode viver com alguns problemas estranhos se estes não afetarem a sua capacidade de o utilizar corretamente, mas, eventualmente, algo irá correr mal e terá de decidir se o deve reparar ou atualizar.

Pequenos problemas, como o facto de o carregador não funcionar a não ser que esteja no local certo, pixéis estragados no ecrã e teclas encravadas não são necessariamente sinais de que é necessário substituir o Mac. No entanto, quando o seu computador tem tantas pequenas falhas que quase não é utilizável, deve cortar as perdas e procurar uma máquina de substituição com um desempenho melhor.

 

5. O seu portátil tem problemas frequentes de software

Um Mac desatualizado também se pode manifestar através de problemas de software. O sistema operativo pode congelar frequentemente e tudo deixar de responder. Outros problemas comuns incluem falhas visuais e shut downs aleatórios.

Quando estes problemas ocorrerem, deve certificar-se de que tem espaço livre suficiente, uma vez que o pouco espaço em disco pode contribuir para estes problemas. Se a reinicialização do SMC e da PRAM não resolver o problema, passe para a reinstalação do macOS e veja se os problemas persistem.

Se for o caso, é provável que tenha problemas relacionados com hardware desatualizado e deverá considerar a atualização do seu Mac.

 

Saiba quando substituir o seu Mac

Se não puder comprar o modelo mais recente ou quiser poupar algum dinheiro, pode optar por um Mac mais antigo ou recondicionado. Tenha em atenção que quanto mais antigo for o computador que comprar, mais cedo se tornará obsoleto. Terá de decidir qual o tempo de vida útil que pretende para o dinheiro que gasta.

Fonte: Pplware.